Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Geraldo Junior

    Proposta imbuída de racismo, ser mulher é negra é ponto positivo de superioridade?. Peço que esse autor seja acusado de racismo e indiciado!

    Responda
  2. José Cardoso

    Correto. Se o Lula indicar um branco provará que no mínimo não está antenado ao seu tempo. E se torna suspeito de racismo estrutural.

    Responda
  3. Marcelo Arias

    Acho importante a indicação de um cidadão ou cidadã nacionalista miscigenados... O racismo existe, precisamos supera-lo, não alimenta-lo...

    Responda
  4. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Critério "mulher negra" é exatamente a mesma coisa que critério "terrivelmente evangélico".

    Responda
  5. Dionisio DeBarros

    Concordo, depois da indicação de Zanin, uma jurista negra cairia como uma luva no STF.

    Responda
  6. Wilson Rossi

    Outra vez esse papo. Saber jurídico e decência devem ser os critérios.

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      Mas só homem branco atende esses requisitos? Convenhamos, tem homem branco lá que não tem exatamente decência nem atua com base no saber jurídico, nâo é? Pensa, Wilson, pensa bem.....

  7. Alexandre Gonzalez Takahashi

    Apoiado, Tom!

    Responda
  8. manoel Albuquerque

    O autor passa a palavra aos 3 poderes, mas na verdade cabe ao Lula a indicação . Não acredito que barrariam uma mulher negra. O problema é que falta coragem ao Lula. Tá mais preocupado em ter amigos no lugar certo. Sites progressistas ligado ao Governo estão defendendo o indefensável. A cena da diversidade subindo a rampa do Planalto foi só para inglês ver.

    Responda
  9. João Orlando Santos

    Estamos tentando viver o politicamente correto, e os defensores das minorias deveriam sim buscar igualdade para todos e não imposição por cor,sexo,raça. Não existe nenhuma urgência e nenhuma lógica em nomear alguém para o STF tendo como critério o sexo e a cor, o critério deve ser o de ter profundo conhecimento jurídico, moral ilibada, ética e capacidade de decidir segundo a constituição. O que STF precisa é acabar com as nomeações por indicações políticas e com o fim do mandato vitalício.

    Responda
    1. Edsonaugusto Brito

      João lembra da indicação de alguém " Terrivelmente evangélico?". Na época mesmo Católico e Negro senti uma tapa na cara de todas pessoas que não fossem evangélicas; qual mesmo o critério para ser Ministro? Os negro são sim preteridos ou estou mentindo?

    2. verônica Alves de Souza Medeiros

      Você diz que não faz sentido nomear por razões de sexo e raça mas a maioria lá é homem branco. Parece que esse critério tem sido usaso há tempos, nâo é?

  10. Alexandre Pereira

    É urgente termos alguém competente, que não deva favores, no supremo.

    Responda
  11. Robson Dias

    Não acredito MAIS nesta coisa de definir por sexo/cor da pele o nome a ser posto nas vagas do STF. Isto já se provou um equívoco imenso. Os critérios devem ser de outra natureza. Se se coincidir essas qualidades, ótimo. Do contrário devem ser os VALORES de cunho jurídico e político visto ser uma corte constitucional. Por isso mesmo devemos ter RIGOR sobre valores e conteúdos. E não essas questões q não dizem sobre a segurança jurídica, defesa do estado democrático de direitos e as garantias.

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      Rosana, você acha que o fato de a maioria ser homem branco no STF está relacionado com a antureza identitária masculina dessas escolhas? Ou a natureza dessas escolhas estaria baseada na preservaçâo de certos grupos hegemônicos nesese cargos?

    2. verônica Alves de Souza Medeiros

      Robson Dias, o critério sexo/cor já tem.sido usado há tempos: a maioria dos ministros é homem branco. A proposta do colunista é exatamente essa, a de mudar a natireza esse critério milenar, relacionada ao sexo masciulino e à cor branca.

    3. Rosane Aparecida Sene Pereira

      Concordo. Sou a favor das cotas nas Universidades mas indicação ao Supremo é diferente. Claro que ninguém deve ser barrado se tiver competência mas eu acho que a decisão deve ser do Presidente. Ficar forçando não é bom para a gestão. O Lula sabe como ninguém fazer articulação política e sabe o que melhor para o país. Eu acho que por causa dessas pautas identitárias ele se equivocou num dos Ministérios.