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  1. roberta melissa oliveira sales

    A escola já faz tudo o que este texto diz. Todas as escolas em que trabalhei tem e aplica Projetos, além de outras práticas nessas áreas. Digo e repito: atacar escolas tem a ver com Crime, Transtorno de Personalidade Anti Social, Depressão, Ansiedade e Psicopatia. Essas realidades são da esfera Psiquiátrica e não Pedagógica. E Crime é da esfera da lei. O problema e a confusão é que querem colocar na conta da escola coisas que não dizem respeito a ela.

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  2. Beatriz Judith Lima Scoz

    A indiferença, a invisibilidade, o sentimento de não pertencimento ( o bullyng oculto...) podem levar à necessidade de mostrar-se a qualquer custo!... A escola, como aparelho da sociedade, evidencia a negatividade desses comportamentos em qualquer contexto!

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  3. João carlos Gonçalves de souza

    Uma pergunta : quem decide a inclusão de temas na grade curricular do ensino infantil , médio e superior ? São as secretarias municipais , estaduais ou o ministério da educação ? Quem decide afinal o que deve ser ensinado ? Será que são pessoas com preparo adequado ou simplesmente interesses variados que nos levaram a esta calamidade ?

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  4. Clodoaldo Nascimento

    Excelente texto, sou do pensamento que as escolas deveriam ter no currículo educação financeira e gestão pública desde os primeiros anos, agora incluo nesse pensamento a educação alimentar. Quem sabe em algum lugar desse belo País um gestor não resolva incluir algo assim na grade de ensino.

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  5. RITA DE CÃ SSIA KOVALINKINAS FOLTRAM

    Enquanto a base familiar são souber dar amor e limites às crianças, o estado e a escola não conseguirão o milagre da transformação.

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  6. AFRANIO Gonçalves de Souza

    A violência não escola é fruto de políticas públicas de interesse privado, tirando a autonomia das escolas e da comunidade escolar decidir seu caminho. Muita conversa de pessoas distantes falando e escrevendo sobre inclusão, se nem saber do assunto real.

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