Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcia campos de oliveira

    Nessa estou com Georges Duroy, protagonista do Bel Ami...a de se eleger o mais velho, mais perto da morte, pq gostamos mesmo é que sempre surja a oportunidade de discutirmos essas eleições, então a ordem é o potencial de rotatividade

    Responda
    1. Neli de Faria

      Isso não menciono . No início dos anos setenta fotografei meu casal de avós e saiu, de xereta ,meu primo Gérson. Olhei para o casal, oitenta e poucos anos e pensei: qual dos dois irá primeiro? No dia vinte e três de dezembro foi o primo com dezoito anos. Bem tratado, filho único. A morte não escolhe a idade.

  2. Marcia campos de oliveira

    Nessa estou com Georges Duroy, protagonista do Bel Ami...a de se eleger o mais velho, mais perto da morte, pq gostamos mesmo é que sempre surja a oportunidade de discutirmos essas eleições, então a ordem é o potencial de rotatividade

    Responda
  3. SIBELLE BARCELOS

    Mauricio de Sousa sim!!

    Responda
  4. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Esse ainda produziu alguma coisa e merece estar lá. Agora, tem gente que adentrou àquela casa sem qualquer histórico de ser realmente um escritor de laços poéticos ou ficcionista de grande calibre.

    Responda
  5. Joaquim Rosa

    Escritor de gibi! Sei não! Mundo estranho esse nosso.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Essa opinião, nos anos 1950, já estaria obsoleta entre as pessoas bem informadas. Nessa época, o poeta concretista Décio Pignatari (1927-2012) já havia esculhambado com os críticos das HQs. Depois veio o Umberto Eco e por aí vai. Longa vida ao Maurício de Souza!

    2. Helvecio Dias da Rocha

      A princesa já viveu em outro mundo para chamar de estranho esse nosso?

  6. MARCIO Gionco

    Mauricio foi elegante e merece, vai ganhar.

    Responda
  7. Vilarino Escobar da Costa

    A ABL precisa continuar com sua política anti-mofo que se viu com as escolhas de Gil e Fernanda Montenegro ! Agora é emplacar Maurício de Sousa para rejuvenescer a Academia brasileira de letras!

    Responda
    1. Neli de Faria

      ÿ Gilberto Gil é acadêmico por ser um grande poeta.

    2. Vilarino Escobar da Costa

      Chama a atenção a resposta de Joaquim Rosa ao meu comentário. Reiteradamente aqui na FSP ele faz alusão a pessoa de Jojô Todinho de forma pejorativa... será por ela ser mulher negra , será que lhe move padrões estereotipados de beleza...será que usa um padrão elitista de valores... Entendo que qualquer pessoa que contribua para a cultura nacional possa ser alçado a ABL !

    3. Joaquim Rosa

      Rejuvenecer? Queres dizer: virar uma zona. Isso mesmo? Jojô Todinho garantida na próxima vaga.

  8. Denise Cabral de Oliveira

    A ABL é pop. Realmente, incensar um empresário (de quadrinhos, de shampoo, de lenços umedecidos rsrsrs) em troca de um filólogo é bem o Brasil de hoje.

    Responda
    1. Neli de Faria

      O filólogo merece, mas hoje, se eu fosse acadêmico , votaria em Maurício.

    2. Neli de Faria

      Quem mais contribuiu para incentivar a Leitura ? Um filólogo ou um empresário? Amo a língua portuguesa, respeito quem a compreende , mas, os quadrinhos de Maurício ensinou milhares de brasileiros a ler. Lia a Turma da Mônica aqui na Folha, no início dos anos sessenta, aos domingos.Filólogo? nem sabia o que era...

  9. Avelino Ignacio Budu Garcia

    Aos 5 anos ensinei minha filha a ler com os gibis da Turma da Mônica e os da Disney. E, pasmem, ela ensinou o irmão, mais novo 2 anos, a ler aos 4. Minha neta mais velha aprendeu do mesmo modo. Depois passar para os livros é fácil. Se Maurício de Souza não for um acadêmico sem fardão, vamos vesti-lo!

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Isso mesmo! Maurício de Souza soube trabalhar a língua portuguesa como poucos escritores. É um criador, inventivo, inteligente. O filólogo também candidato merece todo os nosso respeito, e espero vê-lo eleito em uma próxima eleição. Mas, agora é a hora do Maurício de Souza.

    2. Joaquim Rosa

      Já eu, em tenra idade, nos anos 60 lia revistinhas de saca nagem, desenhadas em preto e branco, conhecidas como catecismo. Vejam que fofo!

  10. Leonardo Gama

    Gente, se o Mauricio não merece uma vaga na ABL, então nenhum cartunista ou quadrinista merece. Ele pode não ser o escritor ou poeta mais rebuscado, mas introduziu várias gerações à leitura. Eu mesmo, antes de ler livros infantojuvenis, lia gibis. E não eram da Marvel, eram da Turma da Mônica.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Já eu, em tenra idade, nos anos 60 lia revistinhas de saca nagem, desenhadas em preto e branco, conhecidas como catecismo. Vejam que fofo!

    2. MAURO DEVANIR PAVAN

      Eu praticamente fui iniciado nas leituras extra escolar através da Turma da Monica e cia. Aprendi a escrever sem erros de português...Mauricio para ABL

  11. Rodrigo Costa

    O outro concorrente era muito nariz empinado... se ficasse na miúda, respeitando seu adversário, talvez teria chance.

    Responda
  12. David José Ferreira Júnior

    Nessa tocada, Jojô Todinho surge com chances num futuro próximo.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Jojô Todinho é pop. Trash, mas pop.

  13. eli moura

    com o cebolinha trocando o r pelo l, ainda assim o mauricio de souza não devia se misturar com aquilo. O machado se visse no que se tornou, jamais apoiaria uma academia com aquela. Filhotes da ditatura, reporter que margeia a extrema direita, cartunistas, aliás, o melhor eleito agora seria post mortem o Carlos Zéfiro, como boneco de cera, com o jaquetão sem nada por baixo na forma de um poster na entrada da academia, estendendo a mao gosmenta para cumprimentar os que vem para o chá.

    Responda
  14. Tiago Roberto de Freitas

    Só falta o Paulo Coelho  anunciar seu voto para Maurício de Sousa e depois falar que arrependeu. Estou vendo que essa votação não vai seguir a lógica da Meritocracia. Nesta nação onde o mais coerente em todas as esferas (política, judiciário...) geralmente não prevalece, eu não duvido de mais nada.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Joaquim: respondi ao Tiago, leia, se souber, o que ele escreveu.

    2. Joaquim Rosa

      O que andas. Melhor dizendo.

    3. Joaquim Rosa

      Neli, o que anda tomando? Vosso comentário está totalmente fora do eixos.

    4. Neli de Faria

      É direito do eleitor criticar, isto é, acordar! O voto, aprendi há muito tempo, não é uma procuração em branco para aplaudir, com olhos vendados, o escolhido! Político é para ser cobrado e não idolatrado!

  15. Everaldo Krigovski

    Se já tem atriz e cantor na academia, por que não ter um desenhista? Que além de tudo, também é escritor, roteirista, leitor voraz e grande incentivador da alfabetização e da leitura em nosso país. Merece sim.

    Responda
    1. Tiago Roberto de Freitas

      Joaquim Rosa, se você prestar atenção no comentário verá que eu coloquei "indica e/ou apoia", ou uma coisa ou outra, neste caso ele recebe um apoio de peso da Fernanda Montenegro, entendeu? Muito provavelmente será o escolhido. Mais o país tem preocupações maiores do que a escolha de mais um membro da ABL.

    2. Joaquim Rosa

      Thiago Roberto. "Mais quem indica". O que queres dizer com isso, caboclo?

    3. Neli de Faria

      Gilberto Gil não está lá por ser cantor. Ele é por ser um grande poeta. As letras das músicas são de uma poesia ímpar.Outro que merecia estar lá , pelas letras, é Caetano Veloso!

    4. Tiago Roberto de Freitas

      Concordo, contudo parece que neste caso vai prevalecer o QI, não o Quociente Intelectual, mais Quem Indica ou a força de quem apoia. Tenho 41 anos e nunca fui adepto as obras do Maurício de Sousa, mais respeito quem goste e a competência dele.