André Roncaglia > Copom age politicamente e ameaça a credibilidade do BC Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pergunto: Se o PR não está satisfeito porque não pede a demissão dele no Senado? Porque a regra é clara: tem que levar a inflação para a meta, até lá não tem conversa. OU: Se o PR não está satisfeito porque não comanda o CMN para aumentar a meta de inflação e assim permitir a redução de juros? Nunca vi essa coluna tratar dessas espinhosas questões
Não há inflação de demanda, seus bolso naristas defen sores de infiltrado!
Foi dito isso em 2013 também. a história já foi contada, basta acompanhar.
Expectativas são de mais gastos do governo, aumento de carga tributária (tudo declarado e confirmado pelo arcabouço), zero reforma e racionalização de gastos, sendo que a inflação continua alta. O juro atual não é suficiente e vem mais inflação ai.
O Banco Central aumentou os juros durante o governo que criou sua autonomia e neste momento ninguém criticou o banco. O populista chegou ao poder e agora seus asseclas querem ter o BC sobre seus controles para assim usar a polÃtica monetaria a serviço de seus interesses eleitoreiros.
este boss tinha que estar no BC é doutor em que e quem deu o titulo para ele? pelo curriculo fez uma especialização na california e amarrou seu bode no santader, aquele que o ex presidente reclamou que havia um rombo de 20 milhões na conta das americanas e depois viram que era de 40 milhões, o cara errou só cem por cento.O netinho embora estudasse fora nunca trabalhou fora do brasil em banco de expressão ou em banco publico por aqui. Vida fácil ser banqueiro por aqui, basta QI.
O Senado precisa agir para barrar o sabotador do governo. É inaceitável essa postura polÃtica de fundo de quintal. CN é um traidor da pátria.
basta o CMN pedir, a comando do PR. Porque será que não o faz?
è preciso que Campos Neto seja denunciado ao STF. Ele não esta cumprindo a lei de autonomia do BC e esta agindo deliberadamente para sab otar o pais. Não é possivel que aja como um monarca inclusive palpitando sobre o que seria divergencia dentro de algum governo.Está clarissimo que sua ação é de sabotagem e polÃtica. Não é possivel que os empresarios, politicos, professores de economia, sindicatos, associação de advogados permaneçam inertres. Cad eia nesse sa botador.
Meu texto anterior sofreu moderação sabe-se lá por que, agora vou escrever só em minúsculas. Olhe para a Argentina e veja como faz falta um banco central independente, hoje todo argentino sonha com isso. E quanto ao um porcento do pib em crédito financiado pelo bndes com juros abaixo da selic, quem vai pagar a diferença? Eu respondo, você, eu e milhões de brasileiros.
No Brasil há BC independente, neófito?! Independente de quem, neófito? Completarei para você, neófito: no Brasil o BC ganhou independência do povo e dos objetivos fundamentais da Constituição (art. 3ª). Seu comentário falacioso compara paÃses e coisas diferentes para induzir à uma conclusão mentirosa, neófito ("barriga-verde" como dizem nas Gerais).
Ótimo texto. Esclarecedor. CN está empenhado na implosão do governo. Absurdo. Bolsonarista infiltrado.
A foto do presidente do BC conversando com o senador Marcos Pontes me lembrou a foto do ex juiz Sérgio Moro conversando com Aécio Neves.
Até a posição é a mesma.
Em paÃs emergente, mas com governantes e instituições com cabeça polÃtica de 3o mundo, BC independente é falácia. O BC atual tá a serviço do governo anterior. Se Bolsonaro tivesse sido reeleito e PG fosse o super ministro, a “técnica” da diretoria seria outra. BC independente ???? Me engana que eu gosto.
Concordo, o Roberto Campos está minando a independência do Bacen. Começou quando foi de camiseta verde amarela votar e quando participou da campanha. Se o bacen era órgão de estado, como insiste em dizer, ele não poderia ter tomado partido. Ele desacredita a independência do bacen. E não há inflação de demanda.
Parabéns, André, texto preciso e esclarecedor, Campos Neto é o cavalo de Tróia plantado pela finança e seus representantes na polÃtica, são cegos quanto ás demandas do conjunto da sociedade, valem os ganhos imediatos e o desgaste que puderem imputar ao governo, infelizmente, curvado sob o peso do "arcabouço".
É preciso ter cuidado com a inflação. Na Colômbia demoraram para subir os juros, que já estão em 12.75%, mas com uma inflação (crescente) de 13.3%. Acredito que já terÃamos iniciado nossa curva descendente de juros se não fosse a gastança populista do ano passado (incluindo a PEC do Lula) com o fim de comprar os votos da baixa renda.
Concordo em grau e número com tua opinião, André Roncaglia. Um diagnóstico preciso do que está em jogo. Muito bom. Parabéns.
muita gente aqui reclamando da coluna, que é ótima, por conta dos editoriais obtusos da folha. é preciso discernir. a folha tem o melhor time de colunistas do paÃs, e o andré está entre eles; infelizmente os editores são liberalóides reacionários que em pouco ou nada se diferem dos do estadão. dá vontade de cancelar a assinatura ao ler os editoriais? dá, mas nao é justo cobrar isso dos colunistas, que nao arbitram nessas coisas.
Campos Neto tem de ser cuspido do BC. Nada menos que isso.
A Folha está agindo tal qual o Banco Central com este morde e assopra. O BC se tornou o quarto Poder neste paÃs e justificam sua prepotência como independência.
Virou um ponto pra salvar o polÃtico ex presidente de estimação! Só isso. Que a economia e os brasileiros se Fu@.
A Folha, cuja orientação jornalista já fechou com Campos Neto, de vez em quando pública um texto por meio do qual acredita que pode parecer mais neutra em relação a posições já tomadas. Que vergonha, Folha.
Voces estao acusando a Folha de ser Bolsonarista? Sugiro lerem a entrevista da Monica ao presidiario, no presidio. Presidente, como eh estar preso injustamente pelo bem do Brasil? O senhor ja e maior que o Mandela? Busca la.
Braulio, é só para posar de autônoma em relação a jornalismo. De fato, as grandes empresas de jornalismo não conseguem deixar o campo ideológico - há muito deixou de ser pensamento econômico - e reproduzem baboseiras há muito superadas desde o fim da década de 90 do século passado.
A Folha faz um jornalismo tão calhorda, que um texto como esse parece que apenas querem fazer uma média, para arrefecer o apoio ferrenho ao Campos Neto. Não dá nem vontade de ler. A gente desconfia. O jornalismo da Folha é horrÃvel.
É o André. Pode ler tranquilo.
O Bando Central "autónomo" quer derrubar a economka e prejudixar o govermo. PolÃticos e nasa técnicos, a serviço de outroa.
é preciso estirpar, com urgência, este tumor enxertado por BolsonaziGuedes e quadrilha, do coração da economia brasileira.
Será que temos um genocida econômico? O da saúde esperou acontecer a perda de milhares de vidas para decidir e, o da economia, vai esperar o que?
Excelente texto. Falta ao Senado chamar esse senhor e lembrá-lo de que a sua atuação e de seus colegas está subordinada à lei, não a interesses de ocasião, sejam financeiros, sejam polÃticos.
Campos Neto não soube se portar com o devido distanciamento de Bolsonaro nem no perÃodo eleitoral, quanto mais agora. É mais fácil esconder a subserviência ao Bozzo do que o ódio que tem ao atual governo.
A escalada da inflação foi plantada pelo próprio Roberto Campos Neto que em 2020 quando levou a Selic para 2% com uma inflação de 4,5%, isto é, alavancou a inflação de 2021 e 2022, mas isto ninguém fala porque as tesourarias dos bancões estão satisfeitas com uma Selic muito acima da inflação sem o risco creditÃcio.
E é por causa de ideias assim que a Argentina está onde está. Deixa o governando-me polÃticas expansionistas decidir os rumos dos juros jogando pra galera, deixa.
André, carÃssimo, pode não haver a tal "relação mecânica", mas parece que há - e se mantêm rigorosamente forte - uma relação messiânica entre o BC e a galera mercadofrênica. E o pessoal espera que o Bozo retorne igual Fênix: que nada, o passarinho encarnou foi no banco central, que se queima e ressurge como pavão, fênix de carnavá. Pelamor do Jesus da Goiabeira, até quando? Cansativo...
Um BC autônomo deveria reconhecer os seus limites e nunca atuar politicamente. A desfaçatez da gestão do banco precisa ser contida. O Senado tem um papel crucial nesse processo sob pena de ser conivente com a recessão que o Sr. Campos Neto está promovendo. Arrogância, ignorância e má fé são as caracterÃsticas da atual gestão do BC e isso não pode ser tolerado. Inflação com recessão iminente causada por uma estratosférica taxa de juros justifica a demissão do responsável. Precisaria de algo mais?
O BC não é independente. Campos Neto está a serviço da Faria Lima. Nomeado por Bolsonaro, tem como teoria macroeconômica o Neoliberalismo, escola de Economia de Chicago, cujos postulados estão sendo questionados desde os anos 70 pela sua demonstrada incapacidade de promover o desenvolvimento das Nações.
O jagunço do fascismo e seus capatazes, infiltrados no Banco Central, insistem em insultar a nação. Agora, com o tutor genocida por perto, sonham em superá-lo no ofÃcio do extermÃnio de brasileiros, via juros imorais. Carregam, todos, o DNA do sadismo.
Bingo! O BC tornou-se o quarto poder e quer definir a polÃtica econômica do governo. Está tão ensimesmado que interfere na forma de ameaças. Alguns podem atribuir a incompetência de meia dúzia de inseguros e infantis, outros poderão arguir incompetência técnica, mas a maioria enxerga uma atitude ideológica, que recebe todo o reforço do mercado e da grande mÃdia comercial. Ou seja atitude imoral tÃpica de mau caráter.
O BC é responsável pela logÃstica do Brasil? O Bc é responsável por um ciclo de negócios que estrangula o empresário? O BC é responsável pela indexação de salário à inflação? O BC determina a meta de inflação? o BC estabelece o orçamento da união? O BC é responsável pelo combate a inflação e arrecadação da diferença entre as receitas e os gastos através da venda de tÃtulos da dÃvida pública (bonds). Quando o BC vende bonds precisa ver se o comprador concorda em receber menos juros.
Concordo que não existe demanda agregada que justifique a taxa Selic. Mas existem outros problemas, a indexação dos salários a inflação é inflacionário e dificulta o combate a inflação. A alavancagem das empresas tem mais a ver com o ciclo de negócios que taxa Selic. O empresário paga fornecedores, empregados e impostos antes de receber a venda que fez, no caso B2B, demandando capital de giro financiado, isso é polÃtica fiscal. O governo gera a demanda de crédito. LogÃstica ineficiente culpa do
Em 2021, no meio da pandemia, de fato isso não acontecia porque as circunstâncias eram diferentes. Que o governo dá época era incompetente não resta a menor dúvida. Os Brasil tem mais problemas que a taxa de juros.
Em dois mil e vinte e um nada disso acontecia?
Só não quero que o Brasil vire Argentina.
É justamente por isso que a Selic tem sido mantida alta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > Copom age politicamente e ameaça a credibilidade do BC Voltar
Comente este texto