Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O que o liberal quer dizer eh que a única coisa certa eh que tudo pode acontecer de ruim, só se garante o dinheiro pro banqueiro se o povo continuar na miséria e na escravidão. Como banqueiro nunca perde, a conclusão eh óbvia.

    Responda
  2. Marcelo Magalhães

    Se faltam detalhes, sobraram especulações. Óbvio que um projeto arrojado inclui riscos, inclui erros e defeitos a serem ajustados com a sua aplicação empírica. Assim que funciona na economia. Ou encomenda do Insper e vem um teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas, o confisco da previdência do pobre, o assalto à Petrobrás dentre outros. Assim é fácil , acumuladores gananciosos cada vez mais ricos e fome e miséria para quem paga a conta. Diferença que o autor não atingiu

    Responda
  3. José Cardoso

    Exato. Tem os mesmos defeitos do atual teto de gastos: não controla as despesas obrigatórias, que vão crescendo ano a ano e tomando conta do orçamento. É como uma linha de produção em que a qualidade é supostamente garantida pela inspeção final de produtos, enquanto o processo está fora de controle e fica gerando produtos defeituosos.

    Responda
  4. Miro Costa

    Logo tu que fizeste o L… Mas é isto mesmo: do calabouço fiscal só virá mesmo inflação , endividamento, desemprego e muuuuuito arrocho fiscal. Isso se for implementado, pois tem um probleminha, felizmente: os 300 picaretas do Vongresso.

    Responda
  5. Sávio Carvalho

    O que mais foi dito ontem em alto e bom som foi que não se terá aumento de impostos, irá se cobrar imposto daqueles que não pagam, aí chega o jornalista em pauta e abre manchete falando em aumento de impostos, logo, percebe-se quem ele está representando aqui

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Impressionante Sávio . Essa gente não tem mais vergonha de mostrar as quais interesses eles defendem. Não foi por acaso que em 2018 foi eleito aquela aberração para presidente. Não foi só com os votos dos evangélicos e dos que habitam o topo da pirâmide. Teve os votos desses sonsos também.

  6. Evando de Abreu

    Governo fraco que só se manterá com aumento de impostos para continuar comprando votos, fazendo o toma lá dá cá e lesando o país em benefício próprio. O que esperar de um descondenado que já arrombou este país antes?

    Responda
  7. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Será que esse Vinícius Torres não percebe que todos o consideram um medíocre?

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Medíocre ou pau-mandado?

  8. Fernando Alves

    O VSF se entrega no fim da coluna. Não se conforma que um governo, com população crescente e serviços inadequados precisa aumentar o gasto público. Queria que o estado fosse igual uma empresa como as bigtechs que numa canetada demitem um quinto dos empregados. Como seria isso no governo? Coloca quarenta bilhões em navios e manda pra China ou despeja no mar no meio da viagem? Esse é o humanismo da direita liberal.

    Responda
  9. NACIB HETTI

    O plano do Lula deixou o bolsonarismo sem discurso. É capitalismo na veia. Até a oposição no Congresso já prometeu aprovar.

    Responda
  10. armando moura

    plano de lula exige o aumento da contribuição tributária e não da carga tributária. O axioma é se todos pagarem, os que pagam terão que pagar menos e a arrecadação vai aumentar. O colunista entende portugues? O plano tem que ser complementado com uma revisao dos benefícios e com a reforma tributária. O colunista tem uma lancha e está preocupado?

    Responda
  11. Marcelo Albuquerque

    Só existe um plano! Arrumar din din para sustentar esse montão de gente, de ministerios, de amigo, vizinhos falidos e os b..u...r...r..o..s ficam aplaudindo.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Os b.u.r.r.o.s. ficam aplaudindo o boso e dizendo que ele não surrupiou os diamantes. Os b.u.r.r.o.s ainda continuam achando que o boso fez bom governo. Os b.u.r.r.o.s ainda continuam achando que o moro é honesto. Os b.u.r.r.o.s vão andar nas infindáveis motociatas do ladrão de ouro e diamentes

  12. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Que lenga-lenga chata essa reportagem da Folha. Vai continuar? Deveria ir atras da CMV para ver o que eles estão fazendo para evitar outra Americanas.

    Responda
  13. Paulo Camargo

    É o teto conversível, fica aberto ou fechado de acordo com as condições dos interesses eleitoreiro do poderoso de plantão.

    Responda
  14. Abel Magalhães

    Tudo isso aponta que irão tributar as exportações brasileiras de imediato.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      O sucesso desse governo te incomoda.

  15. Alberto A Neto

    "Queres ouvir o diabo gargalhar? Conta-lhe teus planos". (anedota sefardita)

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Na verdade a saída do desgoverno anterior, o fez chorar.

  16. Hugo Oliveira

    O Governo não deve perder tempo explicando para "jornalistas" espírito de porco como este, é perda de tempo. Os jornalões golpistas, liderados por este aqui, nunca se darão por satisfeitos porque são guedistas até o talo, só acreditam em austericídio, demissão em massa de servidor público e venda de patrimônio público a preço de banana. Fora isso, nada será bom. Parabéns ao professor Haddad, belo trabalho!

    Responda
  17. Alan Alves Pereira

    E pensar que o colunista recebe pra escrever uma patifaria dessas.

    Responda
  18. Raul Deodato Moura

    Este projeto, plano, ou coisa que o valha, saiu aos 45' do segundo tempo mas, é bem melhor do que nada. O futuro vai definir seu sucesso ou fracasso mas, pelo menos, temos um norte na economia e, isto é muito bom.

    Responda
  19. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    O governo pode e vai explicar os detalhes da proposta e os economistas devem estar dispostos a apreender e não a repetir sempre velhos e ultrapassados conceitos. Essa "aulinha" é obsoleta, André Lara Resende a desconstrói com elegância e maestria, a começar pela relação dívida/PIB de 76% que só quem não sabe contar engole. Sobre mais impostos, a coluna poderia trazer uma aula sobre a taxação dos dividendos como medida salutar para aumentar a arrecadação, isso já seria um honesto bom começo.

    Responda
  20. Mayke Rocha

    Entendo que alguns pontos ficaram em aberto (normal), mas a priori, a sinalização foi bem positiva. Não sou fã do PT, mas reconheço que o Haddad é sim um cara muito centrado, moderado e racional. Ele difere muito da ala terraplanista econômica do partido. O maior risco, no meu entendimento, é que essa ala lunática ache a proposta "pró mercado demais" e comece a queimá-lo, desidratando a proposta e etc. Aguardemos.

    Responda
  21. Guilherme Zambrana Toledo

    O dólar caiu e a Bolsa subiu e o Vinicius acha que sabe mais que o mercado.

    Responda
  22. jose ferreira

    Nós contra eles ! O PT não aprende . País nenhum cresce deste jeito . Afff!

    Responda
  23. Marcelo de Souza

    Que nível chegamos! O que esperar do jornal que tem como "sócio" Paulo Guedes. Por isso hoje é o último dia de assinante. Não vale a pena assinar algo com este nível de comentarista. A folha realmente se tornou útil só para passear com seu pet e usar o papel para pegar os cocozinhos ou deixar para eles fazer pipi....

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Já vai tarde. Faz o L.

  24. haraldo cesar saletti filho

    O texto do Vinicius é muito confuso. Os argumentos não estão claros. E falta objetividade. O tema é de alta relevância. A Folha precisa abrir espaço para outros colunistas ajudarem.

    Responda
    1. CARLOS RENATO LOPES

      Super confuso! Típico de quem está predisposto a atacar o governo (seja o que este fizer), mas não consegue reunir argumentos suficientes que preencham o espaço de sua coluna.

  25. Edimilson Volpe

    Aumento de impostos ao que podem pagar, mas não pagam. É tentativa de justiça tributária, oras. Quanto é sonegado ou se deixa de pagar por benefícios fiscais pouco convincentes, para dizer o mínimo? O caminho é por aí. A análise do Vinicius é pessimista porque ele é o bate pau do jornal.

    Responda
  26. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Conversa mole. Basta a economia crescer, conforme previsto pelo plano.

    Responda
  27. yuri sebastiany

    Lula falou que pobre ia comer picanha ( sim eu sei q o preço baixou 1 real) e Haddad que não vai aumentar imposto. Sei

    Responda
  28. Marcelo Fogaça

    Pro-cíclico; então o governo busca uma poupança em momentos de crescimento com investimento em alta( mitigado efeitos inflacionarios) e reduzindo a dívida pois a poupança dos ricos ( títulos do governo) vai para investimentos mais vantajosos. Em momentos de baixa ou quase estagnação depois do fenômeno de alta a uma acomodação sem muito processo inflacionario e sem necessidades de aumento da taxa básica.

    Responda
  29. benjamim picado

    simplesmente amo o sadismo de vinícius.

    Responda
  30. Telma Saraiva

    Pelo que vi na entrevista do Haddad na Globonews, não haverá aumento de imposto, nem criação de novo imposto, mas apenas quem não paga passará a pagar, o que é muito justo. Logicamente não é quem ganha até dois salários mínimos que vai começar a pagar. Onde já se viu haver alguém que não paga imposto no Brasil? Isso é absurdo que a classe média paga imposto pra tudo.

    Responda
    1. yuri sebastiany

      Quem tem muito dinheiro consegue escapar facilmente do fisco com paraísos fiscais. A ideia é taxar mais a classe média e os pobres. Rico agora será quem ganha mais de 5k por mês. Essa é a taxação dos q não podem pagar pelo paraíso fiscal

  31. Almir Alves

    O governo apresentou uma diretriz, cabe ao congresso aprovar. Aguardemos o desenvolvimento da proposta,, sem ranço.

    Responda
  32. paulo werner

    Fico imaginando o que seria das grandes economias europeias, China, Coreia do Sul, EUA, Japão, Austrália se tivessem adotado o receituário da restrição das despesas sem distinguir investimento (retorno no longo prazo) dos outros gastos. Uma dúzia de liberais brasileiros nesses países já seria o suficiente pra travar tudo o que permitiu o desenvolvimento por lá. Faço justiça: Vinicius tem ótimas leituras e bom diagnóstico: vale muito a leitura, mesmo com seus acentos demasiado ortodoxos.

    Responda
  33. paulo werner

    Um loucura esse governo não resolver os problemas da economia em 3 meses! Tem muito o que explicar!

    Responda
  34. Beckenbauer Simas

    Pobre no orçamento e rico no imposto de renda.

    Responda
    1. yuri sebastiany

      Rico no paraíso fiscal e a mu lá pagando mais imposto