Opinião > Bolsonaro de volta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 Próximas

  1. SHEILA GOMES SOARES

    Sim todos têm direito de fazer um comentário infeliz. Porém ñ foi o caso. Foi um editorial.Um jornal da envergadura da Folha,tantas vzs achincalhado por esse indivíduo, na cadeira presidencial c o propósito claro de usurpar a República, como os urbans e maduros da vida, jamais podia lhe estender um tapete vermelho como opção de uma "oposição saudável". Um petismo,por mais vetusto q fosse, ñ justifica um antipetismo retrógrado,para não dizer fascista. Vcs erraram feio e irremediavelmente.

    Responda
  2. Marcelo Ribeiro

    A Folha fascistou de vez. Socorro onde chegamos.

    Responda
  3. Vera Linke

    A Folha não entendeu ou simula que não entendeu o que é o bolsonarismo? Porque cogitar bolsonarismo sem violência e autoritarismo é como idealizar um jornal sem palavras e imagens. Primarismo ou mão pesada para voltar a propagar a inexistente simetria entre extrema-direita e Lula? Em um editorial, então... É alarmante, mesmo para quem conhece há muitos anos as estratégias da Empresa para rodar os diferentes pratinhos que lhe interessam.

    Responda
  4. MAURILIO CESAR SILVA

    Folha dificultando cancelamento de assinatura.

    Responda
  5. WANDER FERNANDES DE SOUSA

    ... e a esquerda que cobra todos os direitos não aceita opiniões divergentes, com a Folha continuando a fazer análises equivocadas e tendenciosas! Bulshit...

    Responda
  6. Leonilda Pereira Simoes

    Infelizmente, a Folha pisou de novo na bola. Não existe possibilidade de um governo que não evitou mais de 700 mil mortes pela Covid, desdenhou da doença, provocou, com sua incompetência, mais vítimas, ser um adversário de qualquer partido democrático. Não foram erros perdoáveis, foram contra a população, contra os próprios eleitores, mortos na ignorância e vendo o ódio ser disseminado pelo ex-pr, sua família e eleitores deles. Nunca serão alternativa para o poder, nunca. Tem de desenhar, Folha?

    Responda
  7. Ricardo Martins Merino

    Vergonhoso editorial. Bolsonarismo não existe sem violência e autoritarismo. E os últimos quatro anos nos mostraram que ele também não existe sem negação da ciência e desprezo à saúde pública, sem desrespeito a diretos humanos básicos, sem destruição ambiental, sem respeito às instituições democrática, entre muitos outros. Um jornal do calibre da FSP dizer que um bolsonarismo sem violência e autoritarismo seria uma opção viável de liderança oposicionista é vergonhoso.

    Responda
    1. Ricardo Martins Merino

      Sem desrespeito com as instituições democráticas*

  8. André Silveira

    O jornal que emprestava suas viaturas para a infame Operação Bandeirante parece que subitamente teve um lampejo saudosista pra pregar essa peça de mau gosto no quadragésimo nono ano do Golpe de 64! Vade retro, pagbank! Que rasteje na lava incandescente junto com seu editorial das trevas!

    Responda
  9. Sulinha Fernandes

    Uma vergonha esse editorial.

    Responda
  10. Henrique Monnerat

    Eh uma tristeza não termos jornalismo serio. Esse editorial eh um embuste, um horror, uma obsecnidade. La vou eu cancelar de novo esse jornaleco, agora pra não assinar de novo.

    Responda
  11. MARCIO ROLIM DA SILVA

    Acabei de cancelar minha assinatura! Não darei meu dinheiro pra sustentar mais nenhuma linha sequer que considere o fascismo uma opção para o nosso país cuja democracia encontra-se tão combalida! Um editorial como esse numa data histórica terrível como 31/03, dia do golpe de 64? Pelo menos que fosse publicado em 01/04 como uma brincadeira de mau gosto!

    Responda
  12. Jose Roberto X de Oliveira

    Tem alguma coisa estranha nesse editorial tentando normalizar o "bolsonarismo". Alguém não sabe do apreço pela Ditadura? do menosprezo pelos Direitos Humanos? Da perseguição aos pobres? Da Eugênia disfarçada? Do apoio neonazista? E olhe que 99% da população não estudou nos caros colégios de alguns.

    Responda
  13. Mírcio Alves Pereira

    Depois desse editorial do dia 31/03/23 afirmando ser o ex presidente uma alternativa de oposição razoável, quero agora esse jornal longe dos meus olhos. Acontece que vocês dificultam o cancelamento de assinaturas. Antipetismo tem limites.

    Responda
  14. Pedro Carvalho

    Depois de fazer campanha para que um candidato e depois governo eleito de esquerda não governe com políticas de esquerda, a Folha vislumbra a possibilidade de um bolsonarismo não bolsonarista liderando a oposição. Ilustrativo da incapacidade do liberalism brasileiro de se viabilizar politicamente.

    Responda
  15. Dartagnan Santos

    Líder de um rebanho de gado descerebrado e desprovido de caráter, ambos como jamais se viu. Não há precedente na história moderna de tamanha falta de discernimento intelectual a moral que possa levar seres que seriam racionais a seguir uma figura como essa.

    Responda
  16. VICTOR PONTES

    Bolsonaro poderia liderar uma oposição saudável se não fosse autoritário e violento? O bolsonarismo é exatamente isso. Ele se projetou e venceu as eleições assim. Esse "se" é completamente absurdo, ameniza a barra de quem foi violento por todos esses anos, inclusive com a imprensa, e cria uma expectativa de mudança na postura dele. E se Hitler fosse diferente, e se Mussolini fosse diferente? Não seriam eles, simples assim.

    Responda
  17. Diego Alves

    A conclusão desse editorial continua ridícula mesmo após a alteração pois o bolsonarismo é um movimento fascista e tudo que fascistas fazem é para destruir a democracia. Não é da natureza de um fascista fazer "oposição saudável" e a Folha mostra que ou é muito ingênua ou tem algum interesse obscuro ao defender fascistas (ou talvez até seja simpática ao fascismo). Estão chamando de editorial Chamberlain, o primeiro-ministro inglês que acreditou na paz proposta por Hitler. Deu no que deu...

    Responda
  18. Genivaldo Bazilio dos Santos

    A recepção ao ex-presidente flopou. Esse deveria ter sido o título do editorial da Folha.

    Responda
  19. José Costa

    Li algumas vezes o editorial, é muito pobre.

    Responda
  20. wanderley dantas

    Confesso que em 40 anos de FSP nunca tinha lido editorial tão vil. Fascistas sempre serão fascistas!! Podem se camuflarem mas na primeira oportunidade mostram a personalidade autoritária, violenta e avessa a democracia.

    Responda
    1. Pedro Rivera

      Só não vou curtir porque tem 13 curtidas e não quero quebrar o encanto.

  21. CHRISTIANE NOVO BARBATO

    Editorial lamentável. Assino este jornal há anos, mas nas últimas semanas tenho pensado seriamente em cancelar minha assinatura.

    Responda
  22. florentina alves

    Depois de ler este editorial, verifico que a grande mídia é capaz de apoiar até quem cometeu os mais pérfidos crimes da história do país. Basta ser contra o PT e contra gastos sociais destinados aos mais vulneráveis. De fato, esta Folha de SP não se importa com seus leitores ou com assinaturas. Quer mais é cativar o neoliberalismo da Faria Lima, de onde sai a maior parte de seu faturamento. É muito triste e frustrante ler editoriais como este.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Esse editorial merece o mais enérgico repudio. O jornal recusou chamar o bolsonarismo de extrema direita porque não cumpria com os parâmetros do seu manual de redação, entre eles o exercício da violência. Se para o jornal as atitudes do governo e do presidente perante centenas de milhares de mortos na pandemia foram normais, o que dizer do 8/1? Isso não foi violência? Manifestações pedindo golpe militar é normalidade democrática? E agora a Folha pede bolsonarismo "democrático"? Lamentável!

  23. Marcos Medeiros

    A folha é responsável pelo miliciano ter chegado ao poder qdo apoiou o golpe contra Dilma e ajudou a colocar o vampiro temer no poder. O jornal que se diz democrático esteve envolvido em todos os golpes. Qdo estava sendo atacada pelo bozo gritava por democracia, mas está longe de ser um jornal que possamos confiar, com certos editoriais e colunistas.

    Responda
  24. benjamim picado

    kombi da folha da manhã buscando passageiros em casa no dia 31 de março. entendedores entenderão.

    Responda
  25. Rubens gonçalves

    lider de oposiçao ao governo petista. solto ou preso?

    Responda
  26. Taís Rahal Melillo

    #francamente, dona Folha.

    Responda
  27. ROBERTO NOVELLO jr

    A Folha de S.Paulo considera que o líder de um governo que promoveu deliberadamente a morte de 600 mil pessoas de COVID e o genocídio Yanomami pode dar "vigor à política brasileira". Da série: ditabranda e empréstimos de carros para a operação bandeirante. Enterrem o cadáver putrefato que virou esse jornal. Está fedendo. (Roberta)

    Responda
  28. Casa Aquino

    Doido pra ver o ombudsman no domingo. Certamente esse editorial será pauta.

    Responda
  29. Ricardo Knudsen

    O q está por traz do elogio disfarçado ao psicopata neste editorial é o fato da Folha saber q as classes menos pobres do sul e sudeste constituem seu melhor mercado. Não querem desqualificar completamente o psicopata e seus correligionários, na esperança de q ajude a vender assinaturas aos bozistas.

    Responda
    1. MAURILIO CESAR SILVA

      Que fique com eles. Eu estou pulando fora. Mas essa gente não é chegada em leitura... Qualquer movimento tentando corrigir injustiças históricas no Brasil é vista como ameaça pelos jornalões, que sempre foram cúmplices das mesmas.

    2. João carlos Gonçalves de souza

      Sua opinião está corretíssima . Não importa o governo desastroso , fascista e desumano . O que importa é vender jornal.

  30. Ricardo Knudsen

    Entendi, se o Bozo abandonar a violência e o autoritarismo, tudo bem. Para a Folha é saudável negar a ciência e estimular as pessoas a se contaminarem em pandemias. É saudável estimular o desmatamento, a eliminação de indígenas e o envenenamento das populações ribeirinhas com mercúrio. É saudável se opor a direitos de minorias e de mulheres. É saudável tentar desacreditar o Judiciário. É saudável defender privilégios de militares. É saudável combater qquer política cultural etc. etc.

    Responda
  31. Devanir A Merengué

    Que horror! Que jornal é esse? Estamos na Alemanha nazista?

    Responda
    1. Dartagnan Santos

      Exato. Vou ligar agora mesmo, cancelando a assinatura. Depois de entrevista com Banon esse editorial. A Folha quer é o gado.

  32. Willer Goulart

    Com este editorial, a Folha dá vários tapas na cara de todos os brasileiros, ao ignorar todas as atrocidades cometidas por este sujeito e seus seguidores, ignorar todo o mal que ele fez e ainda faz ao Brasil e classificá-lo apenas como um político qualquer que fará oposição ao governo que está aí. Gostaria de ler na edição de amanhã a "mãe de todas as erratas". Ainda dá tempo Folha, pois errar é humano. Bolsonaro não.

    Responda
  33. CLAUDIO O L CARVALHO

    Que desastre esse editorial. Vergonha de ser assinante

    Responda
  34. Luís Bustamante

    "O nazismo até poderia, se abandonasse a violência, o genocídio e o autoritarismo, ser uma oposição saudável à social-democracia alemã em 1946". O que acha disso, Folha?

    Responda
  35. Bruno Boeckel

    "soou mal entre seus eleitores moderados". Existe essa figura do bolsonarista moderado?

    Responda
  36. Sergio Moraes

    Uma das chamadas mais irônicas da imprensa brasileira: " O que a Folha pensa". Hoje provou que publica editorial sem pensar muito...

    Responda
  37. Sergio Paulo Portela

    Acho que a FSP quis foi comemorar a ditadura e a sua participação.

    Responda
  38. Sergio Zilbersztejn

    Alguém teria a atitude caridosa de fechar o caixão onde a falha de s. paulo apodrece fedendo horrivelmente, mesmo estando o cadáver coberto de folhas do jornal impresso – que agora só serve para isso?

    Responda
    1. Margarida Maria de Oliveira

      Sergio,por favor, não deixe de assinar a Folha. Você vai decretar a falência do jornal.kkkkkkkk

  39. Roberto Pompeu

    Ele não!!! Pô Folha!!

    Responda
  40. Jose Walter

    Se o bolsonarismo é um movimento político fundado na violência, na negação do estado de direito, no uso da religião como meio de instrumentalização política, no combate e discriminação aos grupos étnico-raciais, na defesa de venda de armas ao povo e formação de milícias, na prática de disseminação de fakes news, na adoção de bandeiras nazi-fascistas, como pensá-lo enquanto um partido político numa democracia? Este editorial parece se aliar a essa perspectiva.

    Responda
  41. Carlos Alberto Adi Vieira

    Ah, a Folha, feliz com o retorno do pior político da história do Brasil! Os remanescentes da família Frias devem estar desapontados pela linha editorial imposta após a morte do jornalista Otávio Frias. Sinto que a Folha de S. Paulo está descompensada. Meus sentimentos!

    Responda
  42. vicente oliveira

    Traduzindo,isto é uma nota oficial da pag seguro,consequentemente de todos os especuladores do mercado financeiro,querem manter o bozzo como uma especie suplente para ser usado em caso de não conseguirem acorrentar Lula.

    Responda
  43. ISIS FINOTO

    Que opinião podre. Oq a Folha quer é o bolsonarismo com uma máscara menos fétida. O editorial de vcs é uma grande vergonha

    Responda
  44. Glauco Bruce Rodrigues

    Mais horrendo do que o editorial protofascista é o “erramos” tentando justificar o injustificável. Que nojo.

    Responda
  45. Carlos Zalaf

    Vergonhoso editorial da Folha de São Paulo, em especial seu desfecho cúmplice de outros "não radicais" da Faria Lima, como Bolsodória , Skafs, conjes ...q colocaram no poder misógino, pária mundial, negacionista, recordista de mortes, de queimadas, de cheques e rachadas, jóias inexplicáveis. "O bolsonarismo até poderia, se abandonasse a violência e o autoritarismo, liderar uma oposição saudável ao PT. Esse não é, infelizmente, o desfecho mais provável." VERGONHA!! Retratação seria pouco.

    Responda
  46. Fernando Maricato

    Indignado estou com este raciocínio vil, levando à tristeza centenas e centenas de leitores. !? Principalmente o retorno em uma data vilanizada por motociatas. Mais N E X O nexo jornal... Vale a pena mudar.

    Responda
  47. Fernando Maricato

    Indignado estou com este raciocínio vil, levando à tristeza centenas e centenas de leitores. !? Principalmente o retorno em uma data vilanizada por motociatas. Mais N E X O nexo jornal... Vale a pena mudar.

    Responda
  48. Valdir Silva

    Folha mudou: de rabo preso com o leitor a rabo preso com Bolsonaro. Lamentável.

    Responda
  49. flavio augusto orsi de camargo

    Como assim,? Um genocida asqueroso agora pode ser da oposição. Lider só se for de uma ala da Papuda

    Responda
  50. flavio augusto orsi de camargo

    Como assim,? Um genocida asqueroso agora pode ser da oposição. Lider só se for de uma ala da Papuda

    Responda

1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.