Opinião > Bolsonaro de volta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. Cristina Paraguassu

    Inaceitável esta última frase. Em que país vocês viveram nos últimos quatro anos? Que o lulopetismo precisa de oposição, é óbvio que sim. Mas não será a extrema direita a exercer este papel, ou então o futuro será muito sombrio.

    Responda
  2. Aloísio Gomes Goes Júnior

    Corrigiram e ficou feio ainda. Se não tivessem corrigido eu iria era cancelar a assinatura. Eu voto no Lula, no Ciro, na Simone, no Doria.... menos no Bolsonaro. Ele promoveu o negacionismo que matou milhares sem vacina. Não é sobre direita ou esquerda. Rejeitar Bolsonaro é pela civilização humana e pela democracia.

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      bem falado

  3. PAULO C NEVES

    Segundo a lógica "folhista": bo-zo é bo-zo se não for bo-zo. E o bo-zis-mo é bo-zis-mo se não for bo-zis-mo.

    Responda
    1. Cristina Murta

      exatamente

  4. Mateus Bego Bueno

    Bolsonaro se apresenta como o principal nome da EXTREMA direita, Folha! É de causar asco essa normalização que a Folha faz do fascista em pleno aniversário do golpe!

    Responda
  5. Gustavo Gomes

    De fato a oposição é bem vinda e necessária em qualquer democracia. Mas, pergunta óbvia, o que sobra do bolsonarismo se excluímos a violência e o autoritarismo? Um vergonhoso parágrafo final para um editorial medíocre.

    Responda
  6. PAULO C NEVES

    No dia do golpe, a Folha vem com isso. O simples fato de considerar esse sujeito como politicamente capaz, já é uma afronta. Ver no bolsonarismo algum tipo de contribuição para a política e para a democracia é uma afronta aos fundamentos da própria democracia. Esse bando só contribui para a intolerância. O editorialista esqueceu das agressões do desclassificado aos jornalistas? A prioridade da folha não é (será que um dia foi) a democracia. Vale mais ser panfleto do mercado financeiro.

    Responda
  7. thelma b oliveira

    Esse editorial tem que ficar registrado! Para que as pessoas não tenham dúvida do posicionamento desse jornal. O que a gente passou com o Bozo foi um época de terror, trevas, negacionismo, violência, apologia à tortura, etc. Fora toda a corrupção, roubo e tentativa de destruição da democracia Brasileira e mesmo assim, a Folha não se conteve e expôs seu desejo pela volta do Bolsonarismo. Não esqueceremos.

    Responda
  8. cassio farkuh

    Fraco o editorial. Mas o escorregao mesmo (imperdoável...) se dá no último parágrafo. Li o editorial do Estado sobre o mesmo assunto. Concorde-se ou nao, muito mais robusto e crítico ao bozo...

    Responda
  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Está mais do que claro a suprema dificuldade da Direita em criar liderança relevante e não estúpida. A Esquerda vai ter se ajudar

    Responda
  10. IGOR ALEXANDRE GARCIA

    Folha de SP está sofrendo de Síndrome de Estocolmo, não pode ser! Se dependesse do Bolsonarismo vocês estariam de portas fechadas em 2021. Toma vergonha!

    Responda
  11. Ney Hamilton Michaud

    Esse Editorial pode ser interpretado de duas formas: ou é de uma ingenuidade atroz ou de uma canalhice incomensurável. E nenhuma das opções é boa para o jornalismo.

    Responda
  12. José Bueno

    "Òdio e Nojo" à ditadura, como disse Ulisses Guimarães ao proclamar a nova Constituição do Brasil. Eu diria, Ódio e Nojo , também, aos saudosistas e aos seus seguidores atuais.

    Responda
  13. José Bueno

    "Òdio e Nojo" à ditadura, como disse Ulisses Guimarães ao proclamar a nova Constituição do Brasil. Eu diria, Ódio e Nojo , também, aos saudosistas e aos seus seguidores atuais.

    Responda
  14. Jarbas Vasconcelos

    No dia do golpe de 64 a FSP, mais uma vez, flerta com o fascismo à brasileira. Como se fosse possível bolsonarismo sem autoritarismo e antidemocrático. Lamentável pessoas na Folha abertamente golpistas.

    Responda
  15. Gilvan Cavalcanti de Melo

    A FSP prestando um servico para a ditadura. Depois rasgam vestiduras pela perda da democracia e a repressao dos jornalistas. Hipócritas !!!

    Responda
  16. Henrique Albuquerque de Araújo

    Vocês da FOLHA merecem cada um dos xingamentos que Jair Bolsonaro e seus correligionários fizeram nos últimos quatro anos. Cada um. O parágrafo modificado é o que o Conselho Editorial pensa de verdade, não venham tentar consertar. É a mesma folha que emprestou veículos para a OBAN, a mesma da Ditabranda, a mesma da ficha falsa da Dilma, a mesma do apoio à Lavajato. A Folha e o Bolsonarismo se merecem.

    Responda
  17. Maira Martins da Silva

    Tô rasgando meu dinheiro assinando a fsp. Que horror! Lamentável...

    Responda
  18. Felipe Cunha

    Depois vêm fazer campanhazinha "ai ai ai, apoiem a democracia...". Vocês não tem VERGONHA?

    Responda
  19. Sergio Makrakis

    FSP, nos diga, antes do mito abandonar os horrores, ele não deveria responder pelos crimes que cometeu? Sempre suavizando o protofascista.

    Responda
  20. Mariana Pinheiro

    É inaceitável que a Folha de São Paulo leve a crer que existe um bolsonarismo dissociado do autoritarismo e da violência. Não bastasse a entrevista desta semana com o nefasto Steve Bannon, o jornal mais uma vez namora a extrema direita. Não é surpreendente, embora seja desalentador. Tomara que haja muitos bolsonaristas dispostos a ler jornais. Parece-me que não há. A Folha dá um tiro no pé e ataca quem quer sustente valores democráticos.

    Responda
  21. Antonio Silva

    Vergonhoso

    Responda
  22. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Agora até Bolsonaro elogia a FSP. Bolsonaro vai fazer a assinatura depois desse editorial. Boa recepção da Folha ao "exilado" da Flórida.

    Responda
  23. Luiz Gomes

    Editoria vergonhoso! Lembro como o Bozo tratava vcs e mesmo assim preferem se manifestar favoravelmente a presidente q apoiava torturadores e ameacava a nossa democracia? Tenham vergonha na cara, boa parte dos seus leitores sao progressistas, ao menos respeitem quem lhes paga o servico e nao nos desinforme.

    Responda
  24. Wenisclayton Mendes de Oliveira Lopes

    A única coisa que o bolsonarismo poderia fazer em prol do Brasil era sumir, e deixar a politica para quem entende o que é democracia e entende a liturgia necessária para gerir o Brasil.

    Responda
  25. Gerson Pelá

    FSP, pelo amor de Deus...

    Responda
  26. João carlos Gonçalves de souza

    Folha , enaltecer Bolsonaro e a extrema direita depois de um governo desastroso , fascista e desumano , não pode ser jornalismo plural. Meu Deus o que será ? Penso no pior , um jornal tentando normalizar estas aberrações não é bom sinal para nossa democracia .

    Responda
  27. Sergio Dias

    Folha naturalizando Bolsonaro como fez com a ditadura! É hora de ir embora!

    Responda
  28. Rafael Carlos Soares Maia

    Depois da Ditabranda, agora a Folha cria a BolsobrandaÂ…

    Responda
  29. Gerson Pelá

    FSP, pelo amor de Deus...

    Responda
  30. Maria Irene de Freitas

    A folha está se tornando uma leitura nauseante, pois parece pretender continuar dando cartaz, fale e espaço à um ser desprezível, cruel, desumano que infelizmente passou pela presidência nos últimos quatro anos. Costumo procurar as matérias "mais lidas" e as "mais comentadas" dessa mídia e por infelicidade geral da nação, há ultimamente mais de dez reportagens citando, exaltando, mantendo acesa essa figura que o Brasil expulsou da política em outubro de dois mil e vinte e dois, mas a folha não.

    Responda
  31. Bruno Costa Dias

    Chamar essa extrema direita negacionista, violenta e alienante de "oposição saudável" atesta que os constantes "acenos" da Folha ao Bolsonarismo não têm nada de acidentais.

    Responda
    1. MARCIA DA CRUZ

      Pois é, esse editorial escancara a posição do jornal e completa o quadro composto pela dispensa de vários colunistas e as notícias que há algum tempo são dadas de forma bem tendenciosa!

  32. Civio Oliveira

    A Folha é só mais uma vergonha entre tantas do jornalismo do país. Chegar ao ponto de enautecer o Bolsonarismo é algo ridículo e asqueroso.

    Responda
    1. Civio Oliveira

      Enaltecer*

  33. Antonio Carlos Sá

    Que horror! Os dois finais são péssimos. O que vocês querem para esse país? Estamos lutando para segurar a nossa democracia e a FSP normalizando a extrema direita? Isso é muito grave. Basta de tantos editoriais absurdos. Não terão perdão.

    Responda
  34. Bianca Moreira

    O bolsonarismo é sinônimo de extrema-direita, de fascismo. O parágrafo final falar que se o bolsonarismo, se deixar de ser o que é, será uma oposição democrática? Só pode ser brincadeira, sacanagem ou má-fé intelectual. Bolsonarismo é a extrema-direita. Bolsonarismo é fascismo. Folha, acho que vocês me venceram. Acho que deixarei de ser assinante, definitivamente, depois dessa.

    Responda
  35. Orasil coelho pina

    A ex- primeira dama Michelle, chamou o ex- presidente Bolsonaro de lindinho, quer ver então se ele estivesse portando aquelas jóias ( Colar, relógio, abotoaduras, etc...)das Arábias, aí sim!

    Responda
  36. Mario Donizete Pelissaro

    A direita brasileira se quiser ter papel relevante, precisa reorganizar seus conceitos e principalmente repelir bolsonaro como melhor representante de suas conviccões.

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      perfeito.

  37. Mario Donizete Pelissaro

    A tal da "direita" brasileira não tem uma linha de pensamento e de ação bem consolidada. Nem sequer é minimamente coerente. É aliás, desconectada das tendencias e praticas humanitarias que visam o bem estar e o desenvolvimento humano. É contraditoria enquanto fala em "Deus, patria e familia" impõe o medo, a desobediencia civil, o odio e a insurreição.

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      perfeito, disse tudo. Extrema-direita só sabe absorver e propagar ódio, violência, sectarismo, patrimonialismo e perversidades.

  38. Rubens Ventura

    Esse homem demonstrou que a direita extrema é cruel com os necessitados, ignorante com a cultura e a educação, estupida na defesa do meio ambiente, corruptos até com o uso do alto escalão e inconsequentes onde igualam jóias milionárias, dinheiro vivo com copos d'água.

    Responda
  39. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha da Faria Lima suspirando por Bolsonaro. Que derrocada! Me tornei assinante de O Globo e, surpresa, está melhor que isso aqui. Não dá para ser banqueiro e jornalista. A escolha dos Frias é clara.

    Responda
  40. Benjamin Nunes

    Por essas e outras solicitei o cancelamento de minha assinatura na Folha (mas acabei ganhando da simpática moça do telemarketing mais 3 meses de gratuidade). Dar uma colher de chá para a extrema direita na véspera do aniversário do GOLPE militar é um absurdo, Folha! O que vc está pensando? Por mais descaradamente antipetista vc seja, há um limite! Façam como eu, assinantes! Solicitem o cancelamento da assinatura.

    Responda
    1. Nair campos

      Eu já ia cancelar depois da entrevista do Brannon mas com tanto trabalho não consegui ligar no horário. Pena q nao tenha atendimento 24 h! Pq quero deixar registrado quais foram os meus motivos. O principal é q esse jornal está um garbage! E ainda me cen suraram

    2. Nair campos

      Eu já ia cancelar depois da entrevista do Brannon mas com tanto trabalho não consegui ligar no horário. Pena q nao tenha atendimento 24 h! Pq quero deixar registrado qusis foram os meus motivos. O principal é q esse jornal está um lixo!!!

  41. José Bueno

    Não é mera coincidência que a tentativa desta folha de um 'revival' da tosca e destrutiva ação deste ex-presidente, que encarna os projetos da ditadura, ocorra no dia celebrado pelos golpistas de 64.

    Responda
  42. Gilmar Maghenzani

    Esse pode?

    Responda
  43. Gilmar Maghenzani

    FSP cadê o meu comentário? e deem uma lida em todos os comentários e fiquem sabendo quanta gente está falando em cancelar a assinatura

    Responda
    1. alessandro toller

      Tô nessa fila - que anda rápido.

  44. larissa ambrosini

    E enquanto vcs acham que esse traste é alternativa pra alguma coisa, Estadão e o Globo estão dando banho de reportagem em vcs.

    Responda
  45. larissa ambrosini

    Um cara que passou o mandato sem fazer nada de bim oelo país, cuidando de engordar a conta bancária dele e dos filhos, que matou 700 mil brasileiros, devastou a Amazônia e matou indígenas, que passou quatro anos conspirando contra a democracia. É ISSO MESMO QUE VCS CONSIDERAM ALTERNATIVA. Pensando seriamente em cancelar minha assinatura. Editorial simplesmente abjeto.

    Responda
  46. José Bernardo

    O novo final do editorial atenua na superfície, mas não corrige o equívoco essencial em que incorre o pensamento da FSP: violência e autoritarismo antidemocráticos são o próprio fundamento, a razão de ser do bolsonarismo, o oxigênio no qual respira. O editorial continua denotando vontade de normalizar tudo isso em nome do antipetismo.

    Responda
  47. Matheus Lourenço

    Não é possível que vocês ainda não entenderam a natureza do bolsonarismo. Em que mundo que a extrema-direita conseguiria ser não violenta e não autoritária, Folha? O que vocês desejam seria como pedir para um ser humano retirar o próprio coração e continuar vivo, oras!

    Responda
  48. Luís Santana

    Este editorial é da Folha mesmo ou algum hacker invadiu os sistemas do jornal? Bolsonaro líder, só se for da milícia e olhe lá.

    Responda
  49. Otto Nelson Nobre de Brito

    "O bolsonarismo [OU NAZISMO] até poderia, se abandonasse a violência e o autoritarismo, liderar uma oposição saudável ao PT. Esse não é, infelizmente, o desfecho mais provável. O nazismo assim como o bolsonarismo já existiam antes de Hitler e Bolsonaro, só não tinham nome, ainda.

    Responda
  50. rodrigo tenorio

    Fiquei enojado ao ler a versão inicial desse artigo. Uma pérola digna de se equiparar ao infame artigo do Estadão, "uma escolha muito dificil"

    Responda
    1. MARCIA DA CRUZ

      Está difícil mesmo ser assinante, que já estou considerando cancelar a assinatura!

    2. Matheus Lourenço

      Olha, tá puxado ser assinante da Folha ultimamente...

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.