Comentários para:

Bolsonaro de volta

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fábio FFF

    Que vergonha, FSP! Esse editorial é inadmissível.

    Responda
  2. Paulo Fernando Mohn e Souza

    Editorial vergonhoso.

    Responda
  3. João Pedro Sousa

    Corrigiram e ficou pior. Editorial horroroso.

    Responda
  4. fernanda fontes

    Que vergonha de assinar a Folha ao ler esse editorial, vocês conseguiram listar 3 motivos para o bolsonarismo não "dar vigor" a política brasileira? Vocês esqueceram de 700 mil motivos, de milhões de hectares de florestas de motivos, de milhares de crimes cometidos em 4 anos de mandato e nos próximos anos em que essa ameaça não irá deixar o Brasil tão cedo. No mínimo irresponsável esse editorial!!!

    Responda
  5. Daniel Soares Martins

    Que vergonha esse editorial. Sabia que a Folha era de direita e que não suporta o PT/Lula; mas ser bolsonarista... acho que chegou a hora de cancelar a assinatura desse jornal. Ser de direita ainda vá lá, mas apoiar e relevar atitudes de um fascista, misógino, homofóbico... não dá para engolir.

    Responda
  6. JOSE LUIS BOMBONATTI

    O bolsonarismo e o fascismo são inaceitáveis. Pode ser de direita, mas bolsonarista jamais. É doença!

    Responda
  7. Anderson Dalcin

    O que se tornou a folha de SP?

    Responda
  8. Davis Toledo

    Lamentável editorial, FSP... Se tivesse lido em 2018, já discordaria... depois de tudo o que passamos nesses 4 anos sombrios, é inaceitável tal posicionamento por parte de quem ainda tem um pouco de humanidade, pelo menos...

    Responda
  9. Daniel Pimentel

    Estou sendo censurado. Fez-me lembrar o papel da fsp na ditadura ao ceder veículos para transportar os corpos dos jornalistas arre. Benta. Dos e mortos pela ditadura.

    Responda
  10. José Fernando Ziliotti

    Normalizar o protofascismo bolsonarista é aposta impossível de se ganhar. Como assim Folha? Acreditar que capitão terrorista et caterva sejam capazes de quaisquer resquícios de civilidade não coaduna com um jornal responsável e centenário. Chamem o ombundsman. Comecem nova edição do manual de redação.

    Responda
  11. Daniel Pimentel

    É essa licenciosidade ética mascarada de serviço social e jornalismo que fermenta a can.alhice, o cinismo naturalizado como normose. Não me espanta tal enquadramento a relembrar os carros emprestados na época da dit.ad.ura para carregar os corpos dos jornalistas trucidados por milicos alucinados sob os pretextos ufanistas que hoje anacronicamente fazem o pêndulo lembrar das velhas e bárbaras badaladas. Os tempos são outros, as formas de transmissão também, mas os desafios semelhantes. Lamentável

    Responda
  12. benjamim picado

    "O bolsonarismo até poderia, se abandonasse a violência e o autoritarismo, liderar uma oposição saudável ao PT". quando a condicional conclui com a abolição do sujeito da premissa. ou, explicando-me melhor: se se abandona o iliberalismo, ainda se é bolsonarista? acho que não, né? ao que parece, dona folha anda testando as faculdades visuais do próprio esfíncter.

    Responda
  13. Marco Antonio Morgado da Silva

    Editorial da Folha atenuando os horrores cometidos por bolsonaro e seus seguidores. Reduz o neofascismo brasileiro, a extrema direita, a certa dose de violência e autoritarismo contornáveis. Pensando seriamente em cancelar a assinatura...

    Responda
  14. Alvaro Almeida

    Meu Deus do céu! Não acredito no que li. Acho que acabou pra mim. Vou cancelar minha assinatura. Não dá pra dourar um Fascismo e Nazismo.

    Responda
    1. Nair campos

      Eu tbm. Pena q hoje não dá mais pelo horário. Mas de amanhã não passa!

    2. Nair campos

      Eu tbm. Pena q hoje não dá mais pelo horário. Mas de amanhã não passa!

  15. Jose Ireland Meneses Oliveira

    Poucas vezes vi Editorial tão asqueroso… normalizaram e pactuaram com o neofascismo.

    Responda
  16. Marcia Pazin

    Que editorial horrível! Li o original e pensei & não é possível consertaram esse horror! A vc vai lá e vê a versão aprovada: "O Bolsonarismo até poderia, se abandonasse a violência e o autoritarismo, liderar uma oposição saudável ao PT, Esse não é, infelizmente, o desfecho mais provável. Dúvida sincera: o que mudou? Não vejo diferença na base do que está dito... Se abandonasse a violência e o autoritarismo não seria bolsonarismo. E o "infelizmente" do final!! Que horror!

    Responda
  17. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

    Esse editorial é uma vergonha. Nós somos bolsonaristas e ponto...é mais honesto

    Responda
  18. Sebastião Staut

    Meu Deus, que lixo! Ainda tentaram corrigir... a coisa então é tão amadora, bagunçada e sem noção na F sp que "erram" um editorial? A que ponto chegaram. Querem um bolsonarismo com açúcar no comando. Gente abjeta domina o editorial desse panfleto

    Responda
  19. João carlos Gonçalves de souza

    Nem os militares tiveram coragem de lembrar o golpe de 1964 hoje 31 de março . Mas a Folha com este editorial pavoroso acabou por nos lembrar da ditadura , da tortura e das mortes de brasileiros desta época .

    Responda
  20. Vera Luz

    A Folha não errou neste editorial, havia construído um editorial apoiando a extrema-direita que tanto mal fez ao país. Elaborou um editorial neofascista. Depois deu uma leve polida, mas em essência nada muda. Preocupante que a primeira versão tenha sido tão descarada. Assinado Roberto Gervitz

    Responda
  21. Glauco Bruce Rodrigues

    Esse editorial é indecente, asqueroso, irresponsável e qualquer outro adjetivo desse tipo que se possa imaginar. A Folha está desempenhando um papel horrendo na história brasileira.

    Responda
  22. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Folha virou bolsonarista, aliás na verdade sempre foi. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  23. José Antonio Bonato

    Apenas porque chamei esse editorial de vergonhoso (ele é também desonroso, horrível) fui censurado.

    Responda
  24. ABRAHAO E ANNA NASSIF

    Esse "ERRAMOS" lembrou a minuta na casa do Anderson Torres. "É, realmente fomos nós que redigimos mas não era pra divulgar"...

    Responda
  25. José Antonio Bonato

    "Dono de capital eleitoral imenso..." Que vergonha, Folha de S.Paulo.

    Responda
  26. Mauricio Soares

    PQP, FSP!

    Responda
  27. Sérgio Miake

    a sempre com seu mas,cancelarei minha assinatura,saudade da folha de outrora que praticava um jornalismo sem tanto vies politico.uma vergonha (Boris Casoy)

    Responda
  28. Leandro Junqueira

    Oposição saudável ao PT pelo Bolsonarismo? A Folha faz um Editorial irresponsável e mesquinho. Continuo assinando o Jornal pois imprensa é sinal de país mais democrático, mas esse texto é insano.

    Responda
  29. Mariana Silva

    Não sou coveiro, propina das vacinas, sigilo de 100 anos, sigilo da carteira vacinação, cocaína no avião, imóveis comprados a vista, joias da Arábia Saudita,, homenagem a milicianos, minuta do golpe, pintou um clima com garota de 14 anos, ianomamis morrendo de fome, demissão do diretor do Inpe, recusar-se a responder a imprensa, tentativa de impedir pessoas no Nordeste de votar, imitação do Goebbels, deboche no dia das mulheres, Kopenhagen, rachadinha, fake news, (chegou no limite de caracteres)

    Responda
  30. Sérgio Miake

    a folha sempre com o seu mas,cancelarei a minha assinatura ,saudades da folha de outrora,que pena.

    Responda
  31. José Felipe Ledur

    É sintomático, dada sua história, que o jornal faça editorial no dia 31 de março almejando a liderança de Bozo e do bolsonarismo como oposição. Nenhuma palavra acerca de sua vinculação com a ditadura, exaltação da tortura, extenso rol de crimes etc. etc. Bye, bye FSP.

    Responda
  32. ABRAHAO E ANNA NASSIF

    Vergonhoso, FSP! Tomaram, desavergonhadamente , posição à favor do fascismo, tentando dar um ar de normalidade ao bolsonarismo, mesmo após as atrocidades e delitos de toda sorte, culminando com o 8 de janeiro???!! Isso num editorial no dia do golpe de 64... Pelo menos, mostrou a cara. Cancelando a assinatura.

    Responda
  33. nelson de azevedo

    Os jornalistas democráticos da Folha ( certamente há alguns) deveriam pedir demissão de imediato para não serem julgados por trabalhar num jornal que defende o fascismo.

    Responda
  34. Juliano Machado

    Hoje deixo de assinar a Folha, após 36 anos (claro que isto tem nenhuma importância pra quem quer que seja). Por Vera, por Amparo, Hubner Mendes, Laerte, Dahmer, Lúcia, Cristina Djamila e outras ainda continuava, a despeito da falta de escrúpulos na defesa do indefensável. A Folha, como fez na ditadura, agora normaliza o bolsonarismo -- de resto um movimento autoritário e violento de extrema-direita -- como alternativa política. Um jornal colaboracionista.

    Responda
    1. Nair campos

      Falou por mim!

    2. José Antonio Bonato

      Me parece isso também, Juliano. Inacreditável.

  35. Maria Luiza Nery

    Como assim, bolsonarismo ser possibilidade de opisição se renunciar à sua essência, Folha? Essa ideologia é feita e se alimenta de violência, autoritarismo e ódio ao contraditório e à democracia, sendo completamente incompatível com qualquer possibilidade de civilização, que dirá de oposição política.

    Responda
  36. Alexandre Linguanotes

    Não entendo o pessoal em peso falando em "vergonha!". Isso a gte fala de quem mantém alguma, algum resquício pelo menos. Isso aí passa longe de ter decência. Fizeram campanha (fingida ?) pela democracia pra ganhar assinantes - eu fui um. Depois voltaram a ser o q sempre foram. E hj não conseguiram mais fingir. "Nosso editorial pensa q Rytler poderia voltar brilhantemente, SE não matasse em massa"

    Responda
  37. Alan Alves Pereira

    Filhotes da ditadura!!!

    Responda
  38. Arthur Torquato

    O texto é uma excrescência. A ânsia por imparcialidade e a tara na falsa equiparação entre Lula e Bolsonaro produz uma aberração como essa. A Folha é sadomasoquista e irresponsável, estimula um movimento de traços fascistas que há pouco patrocinou uma tentativa de Golpe de Estado truculento aos poderes da República. Deveriam assinar com nome, assumir a responsabilidade. Assinar como editoriais@grupofolha.com é clássico de covardes que se ocultam em editoriais antirrepublicanos como este.

    Responda
  39. simone do prado

    Horrível! Lamentável! Vergonhoso!

    Responda
  40. Mariana Silva

    Mas é de cair o ... da ... Folha! O desgoverno que foi esse anterior e vocês vem falar que "infelizmente" não é provável que abandonem o autoritarismo e violência para fazer uma oposição saudável. Como se esses não fossem a essência do bolsonarismo! "Infelizmente senhor, o seu câncer vai te matar, se pelo menos ele abandonasse a ideia de ser um câncer..." Piada!

    Responda
  41. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Meu deus que vergonha esse texto

    Responda
  42. nelson de azevedo

    Que vergonha Folha. Um jornal que já teve Jânio de Freitas, Glauber, Paulo Francis, Roland Marinho, Rangel, Dines, descer ao nivel mais baixo do bolsonarismo. O jeito é cancelar a assinatura.

    Responda
  43. João Larizzatti

    Todos os esculachos sofridos pela Folha e suas jornalistas no desgoverno anterior não serviram para nada.

    Responda
    1. José Antonio Bonato

      Não mesmo. Total falta de vergonha na cara. Ou masoquismo. Ou interesses empresariais.

  44. Mara Martins

    O bosonarismo é NADA, ZERO! Este jornal insiste em normalizar algo que não faz sentido. Oposição? Ora faça-me o favor!!

    Responda
  45. Alessandro de Oliveira

    É isso mesmo que pensa a Folha? A Folha, como toda imprensa profissional, foi desprezada, ridicularizada, foi jogada no bueiro e esgoto do bolsonarismo, teve profissionais agredidos no exercício do trabalho durante o governo Bolsonaro agora vem com essa conversa de "bolsonarismo light". Menos um pontinho na vontade de manter essa assinatura que tenho há tanto tempo.

    Responda
  46. Matheus Lourenço

    Ainda tentando digerir esse horror em forma de editorial. Folha normalizando a extrema-direita. Na tentativa de não perder assinantes extremistas, perderão a credibilidade e os assinantes moderados.

    Responda
    1. Mara Martins

      Já perderam e continuarão a perder

  47. Cristina Murta

    A Folha finge não entender que violência e autoritarismo são estruturas fundamentais do bolsonarismo. Sem estes elementos, o bolsonarismo não existe. Basta ler superficialmente a história do capitão. Folha: a cada dia um desapontamento. E são anos assim....

    Responda
  48. Nelson Oliveira

    Vergonha a posição da FSP ao querer dar papel relevante a um líder com as péssimas qualificações de Bolsonaro: cruel, mesquinho, sórdido, negacionista, autoritário, ofensor de seus compatriotas, transgressor da lei, carrasco da liberdade de imprensa, contrário aos direitos humanos, intelectualmente desprezível...

    Responda
  49. Berenice Gaspar de Gouveia

    E a Folha poderia ter comportamento digno se não aderisse a tese absurda de normalidade. Deve estar saudosa dos tempos que o Grupo Folha passeava com a repressão militar em seus veículos

    Responda
  50. Fernando LEAL

    Só para entender: oposição saudável inclui divulgação de fake news, apoio ao garimpo ilegal, campanha contra as vacinas, lberdade para desmatar, repressão aos direitos das minorias, liberação de armas sem controle, sucateamento da educação e da cultura. Por que a oposição saudável não pode vir de políticos de centro-direita e de direita que respeitam a ciência, o estado de direito, o meio ambiente e a educação, ainda que tenham divergências em relação às políticas do governo Lula?

    Responda