Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    boa mesmo é regra fiscal infactível, que nunca é cumprida, mas agrada as expectativas da míope faria lima, que ca ga pros "pobres e cafundós", e que esse governo erroneamente leva em conta

    Responda
  2. Maria Almeida

    Pobres e cafundós... O olhar de Lula sobres estes faz toda a diferença. Assim o olhar desse Vinícius Torres faz toda a diferença para as ciências econômicas

    Responda
  3. Eduardo Freitas

    O calabouço fiscal do PT é somente para inglês ver.

    Responda
  4. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Quem acredita em Datafolha??

    Responda
  5. Hugo Oliveira

    "dinheiro grosso..." Que sabujo abjeto de mercado financeiro... dá pena assistir a morte deste jornalão golpista!

    Responda
  6. NACIB HETTI

    O importante é por a grana para circular. Agrada aos bancos e ao povão.

    Responda
  7. CAMILO DE MELLO

    Aí livre imprensa censurou o meu comentário??

    Responda
  8. noel neves

    Todos concordam que é necessário colocar ordem na casa. Portanto uma medida de tal monta deve ser factível e atender a todos conforme o momento que vivemos após um absurdo desgoverno de um joalheiro conhecido por mito. Ou mentiroso.

    Responda
  9. noel neves

    Todos concordam que é necessário colocar ordem na casa. Portanto uma medida de tal monta deve ser factível e atender a todos conforme o momento que vivemos após um absurdo desgoverno de um joalheiro conhecido por mito. Ou mentiroso.

    Responda
  10. Alberto A Neto

    Nunca foi boa conselheira a estratégia de "lutar em dois fronts". Haddad abriu logo TRÊS! A tática de Haddad não se sustenta. Dissipa capital político rapidamente, sem resultado e mais tensão em 2023. A começar nas desastrosas tratativas de Appy pelas duas horrorosas propostas de reforma tributária no Congresso que catapultam a atual alíquota média sobre o consumo de 17% para 25%. A probabilidade de Haddad - o "FHC do PT" - vir a ser eletrocutado e pendurado no poste de Lula III aumentou muito!

    Responda
  11. Antonio Carlos Sá

    Pelo visto, a folha não lê os comentários dos seus assinantes. A maioria absoluta insatisfeita com suas matérias e editoriais contra o governo Lula. Não escrevem nada sobre inúmeras medidas a favor do povo brasileiro. Do alívio de voltarmos à democracia e estarmos lutando por ela todos os dias. O que pretendem com isso? Voltarmos ao in fer no dos últimos quatro anos?

    Responda
    1. andre lunardelli

      A Folha sabe que os comentários aqui estão dominados pela militância petistas, que não eh representativa de nada, pois representa uma pequena minoria da população é uma pequena minoria dos leitores.

  12. CAMILO DE MELLO

    Mesmo que o projeto do Haddad fosse excelente a mídia direitista iria criticar. Não aprendeu nada depois da tragédia que foi 2018-2022... Pena que os jornalistas, em geral, não possuem autonomia diante de seus patrocinadores.

    Responda
  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Poucos jornalistas são tão medio cres quanto VTF.

    Responda
  14. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Poucos jornalistas são tão medio cres quanto Vinicius Torres Freire.

    Responda
    1. silvia ramos

      Luta em favor dos rentistas, vergonhoso.

  15. osmar pavani peres

    Titulo abobalhado. Se governa para todos tem que agradar a todos, gregos e troianos.

    Responda
  16. CAMILO DE MELLO

    E mesmo que a proposta fosse excelente a mídia entreguista jamais apoiaria pois deve primeiro favores aos seus patrões burgueses e disfarçados de democratas Deu na tragédia de 2018-2022. Nunca irão aprender???

    Responda
  17. João Leite Leite

    Um governo inteligente trabalharia para aumentar o numero de contribuintes para aumentar a arrecadação. Com a metade do povo vivendo de auxílios e a liberdade dos políticos de aumentar as suas mordomias ao bel prazer não há economia que resista.

    Responda
    1. silvia ramos

      Você viveria com RS 600?

    2. silvia ramos

      Você viveria com RS 600?

    3. silvia ramos

      Você viveria com RS 600,00? Abra mão do que recebe mensalmente e "viva" com o equivalente ao Bolsa-Família.

    4. Paulo Augusto

      Essa metade do povo não "vive de auxílios" mas "sobrevive pelos auxílios". E quanto aos políticos, você deve estar falando do legislativo. Presidente da República é do executivo, que não tem gerência sobre o legislativo.

    5. José Bueno

      Com 3 meses de governo já dá para os brasileiros saberem que Lula vai aumentar a arrecadação principalmente recuperando a indústria e o comércio, com isso aumentando o número de trabalhadores e consumidores. Mesmo que o Campos do Banco Central, lider dos rentistas impatriotas, e esta folha não queiram!

    6. José Bueno

      Com 3 meses de governo já dá para os brasileiros saberem que Lula vai aumentar a arrecadação principalmente recuperando a indústria e o comércio, com isso aumentando o número de trabalhadores e consumidores. Mesmo que o Campos do Banco Central, lider dos rentistas impatriotas, e esta folha não queiram!

  18. José Bueno

    " Tentam agradar", "fazendo a mágica de satisfazer", "uma satisfação medíocre.", são referências ao governo Lula. A oposição política raivosa está "como um cachorro que cai do caminhão de mudança" , completamente sem rumo. Felizmente os brasileiros elegeram um governo que rstá mudando, fazendo políticamente o que é preciso para restaurar a unidade nacional e a reconstrução do país, com todos e para todos. Conto com Lula.

    Responda
  19. José Davi

    Torres Freire, esse teu receituário neoliberal foi aplicado nos últimos 6 anos e só piorou a vida dos brasileiros trabalhadores e pagadores de impostos. Estamos cansados de pagar juros abusivos para uma casta de rentistas que não investem e nada a não ser em papéis do governo. Nosso inimigo hoje se chama Campos Neto e os juros mantidos sob a batuta da política da direita.

    Responda
  20. Antonio José Santana

    O Lula é o Haddad, não tem que agradar a Gregod e Troianos, mas sim, fazer a economia crescer, diminuir a inflação, aumentar a renda e as condições de vida dos que mais necessitam!

    Responda
  21. jose carlos toledo junior

    Texto macarronico,confuso e redundante. O autor começa um assunto, salta para outro, só para retomar o primeiro. Pior, o autor ainda não entendeu o plano aparentemente. Defendia ou defende o teto de gastos do conspirador golpista e diz que esse do Haddad que é 100 vezes melhor está longe do ideal. Vc é confuso ou ideológico? O gde problema desse plano é que ele é pro cíclico e deveria ser anti cíclico. Menos investimentos estatal na alta e mais na baixa econômica. Mas, o confuso autor não viu.

    Responda
  22. José Cardoso

    A verdade é que se conseguirmos um crescimento das despesas paralela ao crescimento do PIB, devemos agradecer à reforma da previdência, que desarmou pelo menos uma parte dessa bomba relógio. Durante os governos do PT (que foram negligentes com esse tema), as despesas públicas aumentaram num ritmo de 6% do PIB em termos reais. O PIB só cresceu em média 3% ao ano no período. Não podia dar certo, e não deu.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      São 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Essa foi a bomba criada pelo política de teto de gastos sociais, pela precarização dos contratos trabalhistas e pelo confisco da previdência do pobre. Essa bomba não dá para desarmar com juros de 13,75%, os maiores do planeta, que abarrotam os bolsos dos acumuladores gananciosos.

    2. Paulo Augusto

      Durante o governo Lula, a dívida pública caiu de 60 para 34% do PIB.

  23. THALIA VIANNA

    Interessante como tem pessoas descoladas da realidade brasileira. Para essas pessoas, pouco importa se tem milhões de brasileiros na linha da pobreza e da miséria. Seu discurso é um eco dos interesses do mercado. Mercado esse que não contribui com o Brasil real, que não tem aonde morar, nem o que comer, nem como matricular os filhos em uma escola descente, e fica submetido ao desastre da precariedade do sistema de saúde. A imprensa contribui para firmar este pensamento distorcido da realidade

    Responda
  24. Daniel Vitorazzi

    Tem que cobrar de quem pode e não paga e aliviar quem tá com a corda no pescoço, ou seja, trabalhador e classe média. Ou faz isto ou a ruína virá. E vai pegar todo mundo, rico, remediado e pobre. Se conseguir aprovar uma reforma tributária decente, o que acho difícil, pode inscrever Haddad no Panteão dos Heróis da Pátria.

    Responda
  25. Marcos Benassi

    Uai, vejêmo, né, Vêtêfê? Peor do que tá, difícil ficá - mantidas Cntp, evidente, e olhando pra metadinha+ desassistida do país.

    Responda
    1. Marcelo Godoy

      Ahhh Marcos, nunca se esqueça do que dizia Tir irica - "pior do que tá não fica" - e deu no que deu... Polamor...

    2. Daverson Furlan

      Ah, prezado Benassi… é facim ficá peor: basta lula e ala ensandecida do pt fazer populismo sem pensar de onde vem a bufunfa (costume desses socialistas dos trópicos), que o déficit aumenta e se o bc não conseguir resolver a parada, da-lhe inflação. Azar dos mais pobres, que os socialistas adoram anunciar como preocupação mor. Populismo tem efeitos colaterais, vide Venezuela e quetais… plano Haddad tem mais furos que queijo suíço..

  26. Edimilson Volpe

    Está difícil ler a coluna, Vinicius. E muito blá-blá-blá negativo para assumir que pode dar certo. O problema desse colunista valente é que ele está aqui para criticar, mesmo quando já está recuando. Talvez seja um caso do rabo preso com o financiador.

    Responda
  27. Marcelo Magalhães

    Ao contrário dos acumuladores gananciosos, que reinvestem seus lucros no mercado financeiro, que não gera nenhuma riqueza, os pobres gastam seu dinheiro para subsistência e assim o governo arrecada mais. Foi isso que segurou a economia na pandemia, o auxílio emergencial. Ou seja, voltar a impulsionar a economia e acabar com a fome serão medidas de salvamento de um estado de total inércia e acumulação insana.

    Responda
  28. Carlos Mello

    Não é nenhum absurdo aumentar a receita. O que não é crível é a quantidade de ricos e empresários ricos que usam de subterfúgios pra não pagar imposto. Como as offshore mencionadas pelo ministro. O plano não pune os pobres para aumentar a riqueza dos ricos . Essa é a diferença entre liberal e não liberal.

    Responda