Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Manoel Cardoso

    Fsp, a censura imposta aos assinantes tá ficando chata, sem sentido. Flexibiliza, por favor.

    Responda
  2. Manoel Cardoso

    Não adianta espernear e mentir, a China será a maior economia do mundo em 2030. É melhor trabalhar do que futricar. O Império Chinês vem aí.

    Responda
  3. Jaime Souza

    Sublinho o comentário de Julio Shiogi Honjo abaixo.

    Responda
  4. paulo werner

    Não esperava ver um artigo como esse por aqui. Grata surpresa!! A China tem suas contradições, mas nada que se compare à podridão ética americana. China será dominante sem estimular golpes, sem guerras, sem bases militares, sem bases militares pelo mundo……China envergonha os americanos porque expõe a mentira da democracia americana. Fosse a China um país que aceitasse o receituário ocidental, como estaria sua população hj?

    Responda
    1. carlos coelho

      A invasão e controle do Tibet é uma confirmação da neutralidade chinesa. Autocracia democrática e exemplo para o mundo.

  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Texto interessante como contraponto à visão hegemônica propagada pelo Império, sem santos ou demônios, a derrocada do socialismo trouxe novos atores ao palco do capitalismo mundializado, os EUA estão sofrendo a concorrência de países que não podem sabotar,(como sempre fizeram com o nosso) se tentarem engolir, morrerão de indigestão, sentirão saudades da luta ideológica, agora, o buraco é mais embaixo !

    Responda
  6. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    O texto reflete a forma como o diálogo público acontece no Brasil. "Você não pode falar que minha turma faz isto porque sua turma faz igual". Gostaria de ver o autor defender o comportamento do governo chinês para o povo do Tibet.

    Responda
  7. Ronald Fedalto

    Espero a próxima.

    Responda
  8. Ney Fernando

    Faltou dizer que na China ainda perdura a terrível ditadura iniciada por Mao.

    Responda
  9. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Que vergonha...

    Responda
  10. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Teria o que escrever, mas a censura da Folha não deixa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, que bom. Menos uma amarra censurolóide! Aliás, Sençurolóide!

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, que bom. Menos uma amarra censurolóide! Aliás, Sençurolóide!

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Consegui. Falava do Massacre da Praça da Paz Celestial.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Seguindo o conselho do Marcos: refero-me à repressão a protestos pacíficosde1989

    5. Marcos Benassi

      Caríssimo, o pobrema são os algarismos arábicos, dos quais a phôia não gosta. Deves fazer um exercício de inferência e apagar o espaço entre o número e os caracteres, antes ou depois, não importa. Estou supondo que você dite sua mensagem, né? Caso digite diretamente, basta não colocar um espaço antes ou depois, grudando os algarismos nos caracteres alfabéticos. E vamo que vamo, subvertendo.

    6. ROBERTO GENERALI BURGESS

      Me somo a você.

  11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Quando a China massacrou milhares de civis desarmados em 1989, massace esquecido na Praça da Paz Celestial, o regime estava sim absurdamente errado, como estava errado o regime estadunidense ao invadir o Iraque. No mais toda superpotência é bandoleira. O rigime chinês é um estudante muito bem aplicado do sistema capitalista.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Massacre esquecido não, massacre cen sura do pelo PC chinês

  12. Clovis Deitos

    O problema dos EUA é apenas a prepotência deles; são eles querem ser os donos do mundo, invadir qualquer país e matar indiscriminadamente. O EUA, como todo império, mais dia, menos dia, sucumbirão. A China ocupará pela primeira vez o papel de império.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      E com um detalhe. As duas últimas guerras em que a China participou foram: quando foi invadida pelo Japão e o ocidente não conta que milhares de chineses foram mortos, talvez em número maior do que o de judeus na Alemanha, pelos invasores; e na invasão americana no Vietnã, ficando do lado dos invadidos. Portanto, sem iniciativa belicista.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Continuo censurado. Não posso escrever sobre 1989.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      São inaceitáveis coisascomo o massacre esquecido da Praça da Paz Celestial em 1989. Aliás a censura da Folha não gostou que eu lembrasse.

  13. Agemir Bavaresco

    Caro Durante: "Essa propaganda chega de diversas formas, como discursos de políticos, reportagens na mídia e campanhas publicitárias. Mas por que os EUA estão propagandeando tanto contra o gigante asiático?" Concordo com o teu diagnóstico. No entanto, a opinião pública ocidental e as consciências domesticadas pela mídia corporativa, continuam, reproduzindo clichês e fazendo propaganda maldosa e distorcida sobre o Oriente, de modo geral, e sobre a China, de modo especial.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Continuo preso na censura Folhotrônica. Não posso escrever sobre o que ocorreu em Pequim em 1989. É pecado escrever sobre o que ocorreu no domingo, 5 de junho de 1989.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Meus comentários pararam na censura Folhotrônica.

  14. Wilson Rossi

    Desculpe é Aderbal. Sds.

    Responda
  15. Wilson Rossi

    Falou Aderbal.

    Responda
  16. Aderval Rossetto

    Simples assim, a China cresce devido mão de obra barata e poder de decisão governamental unificado; e os EUA encolhem devido demais nações não mais aceitarem pagar seu desenvolvimento poluente, opressor, dominador. O petrodólar lastreado em fundos soberanos médio-orientais morrerá ambientalmente pela cogeração solar e eólica, e ascensão do Brics.

    Responda
  17. Wilson Rossi

    EUA ñ tem moral para criticar ninguém. Terminada a questão da Ucrânia qual país vai ser invadido e ter sua sociedade destruída com desculpas falsas, mentiras escoadas pelas agências noticiosas canetas de aluguel com "analises" justificando. Uma sociedade decadente com a maioria da população totalmente ignorante.

    Responda
  18. Wilson Rossi

    Excelente avaliação .

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sim, mas não se pode escrever aqui sobre o... da Praça da Paz Celestial em 1989.

    2. Marcos Miranda

      O brasileiro tem que ler mais. A folha é praticamente de graça para se manter informado.

  19. Benedito Claudio Pacifico

    Sou totalmente pro americano , não porque veja alho de especial neles mas por ter um receio grande de ditaduras , de direita ou de esquerda , acho que países democráticos não deveriam manter relações com ditaduras ou povos que não respeitassem os direitos das mulheres , negros , minorias , religiosos , sexuais , etc .

    Responda
    1. paulo werner

      Kkkkk pró americano que odeia ditadura! Ideologia mequetrefe, a gente vê por aqui!

    2. Luiz Candido Borges

      Benedito, seu problema básico é a definição primária (ou purista) de "ditadura". Seu grande modelo, os EUA, teve senhores de escravos como "pais fundadores", a sua "nação de homens livres" manteve a escravidão por mais cem anos e o apartheid por mais cem e, atualmente, está cheio de grupos de "superioridade branca" neonazistas. E ainda teve o genocídio dos nativos... Temos que romper as relações com esta ditadura mal disfarçada!

    3. Rubens gonçalves

      Pede o grean card e boa viagem

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Então não poderiam existir relações internacionais, porque em algum nível todos os países desrespeitam estes setores a que você se refere. Não sou pr´-estadunidense, face ao imperialismo, mas não me encanto com nenhuma ditadura tenha o nome-fantasia que tenha.

    5. Joao Cellos

      Mas os EUA não impuseram ditaduras mundo à fora?