Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lulaplanistas em desencanto.

    Responda
  2. adel eddine

    A folha , como todo o país depois da hecatombe, ainda procura um prumo. Mas é, de longe, o mais palatável no Brasil. A questão da violência nas escolas e que poderá seguir para instituições religiosas , parlamentos, judiciarios, atividades esportivas tem inúmeros fatores de contribuição ( tvs, streaming , cinema,games violentos sem impostos ) que pode ser bancada anonimamente por industrias armamentistas, modelo usado por de bebidas em musicas - sertanejas ou não. Entender os porquês,devemos.

    Responda
  3. Alexandre Linguanotes

    Não chega a ser graaande surpresa, mas que a decepção só faz crescer... Ah, isso faz ...

    Responda
  4. Daniel Pimentel

    Recebi um e-mail da fsp sobre comedimento nos comentários e, desde então, qualquer comentário que faça não é mais publicada, uma censura prévia descabida e vergonhosa. Cancelarei a assinatura pois não me vejo fazendo parte desse tipo de orientação ditatorial.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      De fato, a Folha é chegada a uma censura. Toda censura é ruim. Mas eles censuram idéias diferentes. Não precisa pregar violência ou agressões verbais

    2. Daniel Pimentel

      *publicado

    3. Daniel Pimentel

      *publicado

  5. Edemar Afonso Gonçalves

    Entrevistar um arruaceiro americano pra dizer que as eleições brasileiras foram fraudadas e outras boboseiras,alem do último parágrafo do editorial ciitado mostra a fascistizacão irrefreável da Folha. Triste!

    Responda
  6. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Tem um velho Frias que deve estar se virando na cova com o que estão fazendo do seu jornal. Quando o filho assumiu, houve um retrocesso. Quando o filho morreu, virou bagunça.

    Responda
  7. Matheus Lourenço

    A minha assinatura está por um fio, estou extremamente decepcionado desesperançoso com a folha, que leio há mais de 30 anos. É uma sensação de ser agredido com tamanho descaso para com a democracia. Já havia cancelado a versão impressa, ficando apenas com a eletrônica. A Folha, na ânsia de manter seus eleitores extremistas e extremados, avabará por perder os eleitores equilibrados e, pior, a sua credibilidade.

    Responda
  8. larissa ambrosini

    depois dessa reação bastante comedida até do ombudsman, cancelei minha assinatura. coisa que quase fiz quando o bob jeferson recebeu a tiros policiais cumprindo seu trabalho, e a manchete iniciava "após decisão de alexandre de mor...", como se a responsabilidade fosse do juíz. o editorial de sexta foi grotesco. deu de dar dinheiro pra um veículo que trata com cinismo o perigo que a extrema direita representa, que demoliu esse país nos últimos anos.

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      Você está certa! A minha assinatura está por um fio, estou extremamente decepcionado desesperançoso com a folha, que leio há mais de 30 anos! É uma sensação de ser agredido com tamanho descaso para com a democracia. Já havia cancelado a versão impressa, ficando apenas com a eletrônica. A Folha, na ânsia de manter os eleitores extremistas, perderá os eleitores equilibrados e a credibilidade.

  9. Joel Pedt Silvestre

    Alguém já disse que a dita imprensa é apenas um agrupamento de empresas de propaganda. Isto é, vendem e massificam produtos de seus clientes. Chamam esse produto de informação. Significa dizer que essa pseudo informação, com evidente viés de interesse, é cuidadosamente preparada e embalada para ser servida em horário nobre para os incautos cidadãos. Mas tudo tem proposta de levar o gado ao curral. Conjugando esse oportunismo com a ignorância, temos o pano de fundo dos golpes.

    Responda
  10. Marcos Medeiros

    É assustador o rumo em que está indo a Folha, todos os dias saem matérias duvidosas sobre a realidade do país. Os editoriais nem se fala, é um vexame só. Faz críticas ao governo Lula e as manchetes não batem muito com o conteúdo da matéria. Compara e faz referências ao genocida como se tivesse sido um período comum. Não foi, mas foi pior período, desastroso, da recente história do país. Não dá nem mais vontade de ler, parece mais um jornal sensacionalista feito pelo mercado.

    Responda
  11. Leonilda Pereira Simoes

    Será que os gênios da Folha vão repensar suas atitudes ou vão continuar pontificando erradamente sobre a política? Dá tempo de se corrigir e sair do pedestal do "só eu entendo, só eu sei o que é certo" e admitir seus erros e parar de praticá-los e encher a paciência dos leitores. Elogiar qualquer aspecto do governo genocida é erro sem precedentes, sempre, não tem desculpa. Mas poderiam pedir num próximo editorial, quem sabe.

    Responda
  12. SERGIO saraceni

    Asqueroso e abjeto o editorial da Folha.

    Responda
  13. Gil Carlos Dias

    A constatação, finalmente, meu caro ombudsman, a FSP se perdeu de vez.

    Responda
  14. Antonio Catigero Oliveira

    Folha e o restante da mídia tradicional não têm compromisso com a realidade e o leitor. Antipetismo foi criado pela mídia tradicional; não foi pelos bolsonaristas. Lula em menos de 100 dias de mandato, tenta corrigir uma destruição social, ambiental, cultural, econômica de 4 Anos; sem contar o tempo do golpista Temer. Vejam a parceria do antipetista Moro/mídia desde 2016 e o escândalo de extorsão, denunciado por Tacla Duran, que parece não existir nos jornais. -- Conivência ou conveniência?

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Melhor comentário, em poucas linhas deu um panorama do que está se passando.

  15. Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

    Caríssimo José Henrique Mariante...cumprimentos , absolutamente verdadeiro, escreveu por todos que se indignaram, inclusive pensei cancelar assinatura reconsiderada após a publicação de seu texto, mas ainda avaliando!!

    Responda
  16. Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

    Caríssimo José Henrique Mariante...cumprimentos , absolutamente verdadeiro, escreveu por todos que se indignaram, inclusive pensei cancelar assinatura reconsiderada após a publicação de seu texto, mas ainda avaliando!!

    Responda
  17. José Bernardo

    O editorial com seus dois finais - infames, ambos - teve ao menos uma utilidade: escancarar, para quem ainda tivesse dúvida, qual é o pensamento e quais são as prioridades dos donos do jornal. E se havia dúvida entre as duas pechas, parece ter deixado claro que cabe a segunda: as diferenças não estão nos princípios, apenas nos métodos.

    Responda
  18. José Bueno

    Se a folha deixou de ser veículo confiável há muito tempo, agora tem dado motivos para ser um veículo repelente.

    Responda
  19. Tadeu Roberto Corbi

    Será que uma vez, apenas uma, este pseudo ombudsman leu o painel do leitor? Ou, ainda melhor, será que ele lê a fo lha? Sobre a matéria com o lider da extrema direita, o pseudo ombudsman não disse uma palavra... como sempre, obedece ao dono do jornal e comenta suavemente aquilo que lhe é determinado.

    Responda
  20. Hugo Oliveira

    O triste fim de um jornalão golpista que sempre esteve ao lado de ricos, reacionários e contra setor público. Nenhuma novidade no editorial, a midia hegemônica de Banânia é guedista até o fim.

    Responda
  21. carlos campos

    A folha está senil e por isso dá tanto destaque ao bozo e ao bozonarismo e claramente anti Lula, apesar de todos os descalabros que o " mito" cometeu. Quem apoia um sujeito que admira um torturador e é misógino, homofobico, preconceituoso, larápio , negacionista e fez um péssimo governo , mostra seu caráter , se é que o tem.

    Responda
  22. Ricardo Candido de Araujo

    E claro que meu comentário "foi para análise prévia"... Que falta faz um Jânio de Freitas.

    Responda
  23. FLAVIO FARIA BELTRAO

    É isso o que o ombudsman tem a dizer sobre o vergonhoso editorial? Depois de ter enviado por três vezes um comentário que não cheguei a ver publicado naquele editorial, tinha ainda uma esperança - longínqua, confesso - de ver uma análise crítica aqui que correspondesse minimamente à indignação unânime dos leitores, refletida tanto na própria matéria quanto nas redes sociais. Diante do que vejo, o que dizer aqui? A indignação só aumenta! Vergonha!!! (Marisa)

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      E sem uma vírgula sobre o vergonhoso espaço dado ao "pensador máximo" da extrema-direita direita mundial, que foi amplamente criticado pelos leitores(assinantes) e a FSP só publicou um comentário quase que neutro.

  24. Ricardo Candido de Araujo

    Para surpresa geral zero, o dito ombudsman não diz uma vírgula sobre o espaço concedido mais que erroneamente pela FSP à Steve Bannon. A coluna não deveria se chamar "Ombudsman" e sim "A FSP nunca erra, quando muito comete um pequeno deslize" e suprimir o trecho "para criticar o jornal, ouvir os leitores...". Seria mais honesto com os leitores.

    Responda
  25. Reinaldo da Silva

    Não é recente a atrofia dos esclarecimentos das matérias publicadas pela Folha. A maioria são colagens, parciais de outras matérias, isto é, total ausência de análise por parte de quem escreve. Esse método é repetitivo, sem criatividade, pouco ou nada serve para esclarecer ao leitor. A mídia alternativa está dando um banho na tradicional, com conteúdos e análises que atendem aos leitores. A mídia tradicional não se recuperou do advento da internet. Agora o fosso escancarou.

    Responda
  26. Paulo Silva Barbosa

    Imitar o que há de pior na sociedade estadunidense , onde de tempos em tempos vítimas inocentes são fuziladas por uma lei frouxa e protegida pelo lobby de vendas livres é um dos piores exemplos para todos nós, onde não superamos problemas pontuais como na educação, saúde, segurança e infraestrutura , onde parte da classe política vivem em outro mundo e pouco preocupam com as demandas que afetam o cidadão comum.

    Responda
  27. Berenice Gaspar de Gouveia

    No editorial Folha cometeu ato falho, só escamoteado apoya repercussão. Sim, foi contra algumas nuances do desgoverno findo, mas sempre condescendente com a péssima gestão econômica. Folha continua órfã de uma direita para chide sua

    Responda
  28. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Parafraseando o capiroto: "uma vergonha para o jornalismo".

    Responda
  29. Hercilio Silva

    A folha sofre daquele mal, se não for o PSDB, os tucanos, extintos pelo apoio ao bolsonarismo, acha que tem de ser oposição. Como só vê o bolsonarismo como oposição, finge que não é fascismo, a frase se abandonar a violência ou autoritarismo é ridícula. Pode ser trocada por se abandonar o fascismo, o que é piada. Caso o fascismo deixe de ser fascista a folha apoia, oficialmente, informalmente já o faz.

    Responda
  30. wilson moreira

    O editorial da folha, mostra apenas a vontade e linha de pensamento de seus proprietários, são pessoas que assim como legítimos defensores do bolsonarismo não estão comprometidos com a democracia, mas sim com seus interesses. Oposição a lula ou a qualquer governo vão ocorrer sempre que mexerem em seus interesses. São apoiadores e incentivadores daqueles que melhor atentam seus interesses. Apesar de assinante tem horas que repenso minha assinatura.

    Responda
  31. francisco e c viola

    O editor ultrapassou todos os limites. Dizer que a volta do estrupicio traz "vigor a política brasileira" eh absolutamente inaceitável.

    Responda
  32. Bianca Moreira

    É engraçado a Folha me censurar por dizer que só não cancelei ontem a assinatura porque perdi o horário e que apoiar o bolsoanrismo (mesmo se ele ficar quieto), não legitima o editorial ignorar todo o retrocesso civilizatorio e democrático que tivemos nos 4 anos de Bolsonaro.

    Responda
  33. Bianca Moreira

    O editorial me levou ao limite. Ser oposição a Lula não legitima o jornal apoiar o bolsonarismo em seu editorial (pasmem, no editorial! Não eram colunistas se expressando) se o bolsonarismo ficar calado. Inaceitável a falta de entendimento do editorial sobre o que o bolsonarismo significou ao país. O perigo, eminente,não só a nossa Democracia, mas a marcos civilizatorios importantes.Com pesar, por alguns colunistas e textos da BBC News, me despeço do jornal (ontem perdi o horário para cancelar)

    Responda
    1. José Bernardo

      Concordo, Bianca: o que o editorial desvelou foi algo muito sério para um jornal que diz apoiar valores democráticos.

  34. Sulinha Fernandes

    Os editoriais da FS parecem que são redigidos por estagiários Youtubers. Esse jornal vai ter que repensar na sua permanência na sociedade brasileira como veículo confiável.

    Responda
    1. José Bueno

      Se a folha deixou de ser veículo confiável há muito, agora tem dado motivos para ser um veículo repelente. Na verdade, uma grande perda.

  35. Mario Luiz Frungillo

    O problema é que o editorial parece a consequência lógica das posições do jornal: o destaque ao caráter "técnico" e "desbolsonarizado" de Tarcísio (que ele desmente todo dia), ao potencial eleitoral de Michelle (que o marido quer matar no nascedouro), à política "racional" de Campos Neto (sem opiniões discordantes). Não foi um deslize. É um deslizamento total.

    Responda
  36. Ernesto Dias Junior

    A era D'avila será lembrada como a Idade Média do jornal. Com um jornalismo sufocado por operadores do mercado elevados por ele à condição de "analistas" o veículo perdeu o rumo e desfigurou-se. Hora de pedir o chapéu.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A culpa é do sr. Luís Frias, que há tempos expulsou a irmã do comando do jornal para transformá-lo nisso que temos lido atualmente.

    2. João carlos Gonçalves de souza

      Mas aí é o ponto principal do jornal . Ele está lá por indicação do proprietário. Então isenção , imparcialidade e jornalismo plural é somente marketing da pior espécie.

  37. Marcos Benassi

    É, sêo Mariante, violência e autoritarismo são, como bem disse, apenas a parte mais espinhosa da Bozofrenia; parte de suas demais características, mesmo não sendo bárbaras como estas, também não são lá aceitáveis. Aquelas que o são, não são definidoras da Bozonéscia, são só "direitóides". Donde concluo que não, Bozonéscia não energiza a política brazuca coisíssima nenhuma - bota pilha numa guerra ideológica, isso sim. Vade retro, sô!

    Responda
  38. José Fernando Ziliotti

    Salve Mariante! Não é que um engenheiro de formação entende muito mais que os editorialistas da Folha: não se passa pano para o nazifascismo em nenhum momento.

    Responda
  39. José Cláudio fernandes correia

    Não renovarei minha assinatura

    Responda
  40. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Assino há quarenta anos. Tenho resistido ferozmente , contra minha própria vontade , ao cancelamento da assinatura. Mas dessa vez o editor me levou as cordas. Início a contagem regressiva. E percebo que tem muita gente nessa condição. Tudo tem limite. E a folha ultrapassou.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Estamos no mesmo barco. Amanhã, no mínimo, cancelarei minha assinatura da versão impressa. A Folha mais tem parecido ultimamente uma versão século XXI do Völkischer Beobachter, pelo espaço que tem dado à "luminares" da extrema-direita. Confunde hoje imparcialidade com ser palanque de gente que não o merece. Mas, com esse Ombudsman passador de pano...

    2. Marcos Benassi

      Eita, sô, vaza não. Pra folha, diferença alguma; pros debates aqui na Ágora, faz muita. Veja (ops!) aí.

  41. Luis Carlos Correia dos Santos

    Gosto muito deste ombudsman. Atualmente é um dos poucos articulistas q se salva na folha.

    Responda
  42. Ayer Campos

    Espero e desejo que o ombudsman Amarante tenha no horizonte o mesmo destino do inigualável Mário Vitor Santos.

    Responda
  43. Lourdes Barros

    Resumindo: a Folha passaria a referendar o Jair desde que ele cumprisse alguns combinados como tomar banho diariamente, usar uma roupa de grife e calçar sapatênis.

    Responda
    1. JOSE AUREO BIGLIASSI

      E fosse para o Novo

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, ótema: o mesmíssimo ooorrdinario, mas limpinho. Hahahah!

  44. Marcelo Magalhães

    A folha conspira diuturnamente contra o presidente Lula. Suas pautas são sempre em favor do mercado e contra uma política constitucional, que cumpra o artigo sexto. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. A folha é lobista dos endinheirados.

    Responda
  45. Luís Cruz

    A Folha nunca decepciona, quando se trata de decepcionar.

    Responda