Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Humberto Isidoro

    O mais interessante é que esse mesmo Elio Gaspari, qdo Lula falou sobre os juros etorsivos, correu a dizer pro Lula deixar o BC em paz; Dois prmio Nobel de economia estiveram no Brasil, no seminario do BNDS, os dois criticaram a politica de juros do BC, mas Gaspari queria que o presidente eleito ficasse calado diante do descalabro krimi noso da taxa de juros, a maior do planeta. Agora esta se vendo, quem faz a taxa de juros é a turma do mercado financista. Os camisas amarelas do Paulo Guedes.

    Responda
  2. Beckenbauer Simas

    Seu Élio, por que o senhor não disse logo que Lula e equipe econômica estão certos em relação ao descaminho que o presidente do BC está metendo o Brasil com estes juros estratosféricos?

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Ele não disse porque , ha alguns dias atras, no dia 21 de fevereiro, escreveu pro Lula calar a boca e deixar o BC em paz. Estava dando razão a esses mesmos que agora finge criticar de leve. Deu razão ao sabotador de camisa amarela Campos Neto.

  3. bagdassar minassian

    ... as exceções nas prisões especiais, pelos privilégios premio a bandidos, enviá-los direto a hotéis de luxo, cadeia prá que?

    Responda
  4. maria camila machado almeida

    em tempo, vai sair livro do ex ministro de finanças da Grécia, economista yanis varoufakis chamado tecnofeudalismo assisti entrevista do cara no programa de entrevistas up front , busquem no youtube

    Responda
  5. maria camila machado almeida

    em tempo, vai sair livro do ex ministro de finanças da Grécia, economista yanis varoufakis chamado tecnofeudalismo assisti entrevista do cara no programa de entrevistas up front , busquem no youtube

    Responda
  6. maria camila machado almeida

    eu cá sigo pensando alto com aquela economista e louvo entrevista do andré lara no canal livre, aula magna de economia, catem as coisas interessantes que estão pipocando

    Responda
  7. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Como se a própria Mirian não fosse porta-voz do mercado. Como se a mídia não tivesse seus interesses escusos, de A a Z. Quem não se lembra do famoso editorial ao vivo, lido por ela, diante do capiroto oportunista? Quem não tem acompanhado a Folha neste seu novo acesso às delícias da ditabranda?

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... sempre temos a mesma impressão quando se tem jornalista e ecominsta analista de mercado financeiro:... a voz interna do jornalista que pergunta é a mesma voz interna do analista financeiro. nem o timbre,sostaque, pausa estilo de fala, nem no silêncio e nem no tom muda!!!... no visível se dizem imparciais mas no invisível estão dentro de grupos de zap de operadores de donos de escravos, operadores de sistemas de escravidão, e quando a 'casa cai' operam seus sistemas 'Passa-Culpas'!!!...

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ... a TV Globo voltou a operar em seus pilares de propaganda, nesta semana, em elogios a 04 pilares! 1) AGRO e trama para obter financiamento a menores taxas;2)Industria de veículos flex e contra a indústria dos motores elétricos. Sistemas ferroviários?Se da equipe globo estiver em grupos de zap sobre o assiunto será dispensado do quadro! 3)Automação usando plástico; 4) e por fim, elogios à operação de uberização de tudo e de todos. Assim bailam e cantam suas canções de sistemas de escravidão...

    Responda
  10. Marcelo Silva

    Essa imprensa hipócrita se mostra moderninha em muitos aspectos relacionados a costumes e sexualidade mas quando mexem no seu bolso viram conservadores trogloditas da pior espécie@

    Responda
  11. CARLOS FREDERICO DANTAS ANJOS

    Concordo plenamente com a frase “ a grande mídia está completamente dominada por essa percepção, essa visão de mundo”. Até parece que só temos opções de desenvolvimento, inclusão social e ambiental, na visão dos influencers do mercado financeiro. As eleições sinalizaram a necessidade de um outro olhar para as condições de vida, emprego, renda, saúde e educação para o nosso povo!!

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    Precisou um Lara Resende para dizer o óbvio; aquilo que está diante de nossos olhos, e principalmente, de nossos bolso$ durante longo período de juros 'pornográficos'? A imprensa tem lado, mas não é por conta de ideologia; é interesse financeiro mesmo. É a arte de falar o que o patrão quer escutar, independente da realidade.

    Responda
    1. José Davi

      A imprensa neoliberal é ideológica. Ela quer que juros altos, salários baixos e inflação produzam justiça social. Fala-se cortem despesas com educação e depois publica-se os alunos brasileiros não vão em testes como o pisa.

  13. Eduardo Giuliani

    Presidente de Honra do Banco Central. Lembra Keynes e Stiglitz ao ir contra o status quo em busca da Verdade. Ele no Banco Central e teremos um trilhão de reais a mais de poupança fiscal por ano, assim como 5 a 10 porcento de taxa de crescimento.

    Responda
  14. Antônio João

    O erro: a inflação no Brasil se iniciou com o forte aumento dos combustíveis fósseis - choque de oferta -, depois se irradiou para todos os setores. Portanto, Campos Netos erra ao dizer que a inflação é de demanda, e ainda, desemprego elevado, queda da renda média, isso significa que os jornalistas apenas têm fé, crendices, que o BC esteja certo.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Os jonalista$ do mercado têm muita$ credince$.

  15. Benedicto Ismael Dutra

    O Estado tornado um centro de captação de recursos financeiros atraiu o olho gordo da patifaria que fez do Estado um puxadinho para se refestelar na mordomia e poder. De outro lado as grande corporações se concentraram na oferta monopolista e dominaram quase tudo. Nem pau nem pedra, não há para onde fugir enquanto os indivíduos de todas as classes continuarem se esvaziando de sua essência humana.

    Responda
  16. JAYME KOPELMAN

    Não há qualquer coincidência - zero - o fato de que o JN vir sendo patrocinado majoritariamente, há décadas exclusivamente por bancos, num sistema óbvio de rodízio entre eles. E, sua linha editorial tem sido coerente com tal fato. Afinal, bufunfa é bufunfa. JK

    Responda
  17. Jorge Rodrigues

    O estado hipertrofiado, perdulário, patrimonialista, extramamente ineficiente e, quase sempre, corrupto é uma das causas principais da pobreza e subdesenvolvimento dos países latino-americanos.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      É justamente o contrário: a atrofia do aEstado provoca o caos! Vide o Haiti.

  18. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    O mercado financeiro detém uma influência e poder desproporcional e em total descompasso com as necessidades de um país emergente que precisa crescer e distribuir renda. vamos começar pelo absurdo boletim focus, divulgado com estardalhaço pela imprensa como elaborado pelo BC, mas é feito pelos credores. Mercado de capitais depreciado a ponto das empresas recomprarem suas ações em vez de investir, câmbio muito acima do valor ideal é juros reais de 8%. Para a imprensa e seus comensais,tudo normal

    Responda
  19. Márcia Meireles

    André Lara tem razão, na imprensa brasileira a visão econômica discutida, informada, divulgada é samba de uma nota só.

    Responda
  20. Renato Tartalia

    Qualquer dona de casa sabe que se ela gastar mais do que o marido ganha, a casa cai. É isso o que o lunático do Lara Resende defende. Foi isso o que fizeram Argentina e Venezuela Não existe crescimento econômico sustentável sem responsabilidade fiscal. Vide o desastre causado pela dona Dilma Política fiscal e econômica é Show me the money seu Élio

    Responda
    1. Renato Tartalia

      Como dizia James Carville, “Não é politica estúpido, é a economia” - É o dinheiro. E sem dinheiro não tem economia. Leiam o artigo do Henrique Meireles hoje no estadão. Caso não saibam quem é o Henrique Meireles, ele foi o homem forte da economia nos 8 anos de governo Lula. Porque pelos comentários, acho que vocês estão com saudades da dupla Mantega Tombini.

    2. Fernando Alves

      Eu queria que o patriota que bate continência a pneu explicasse como a dívida pública em relação ao PIB dos falidos Canadá, EUA, Alemanha, Itália, Reino Unido, Japão, França e Austrália são maiores que a da Argentina, já que é um crime gastar mais que arrecada. Colocou Venezuela e Argentina no texto, é sinal de tara forte pelo Bozo.

    3. jose carlos toledo junior

      Lunático? Lunático é quem trata economia doméstica e macroeconomia como se fossem a mesma coisa.

    4. Marcelo Silva

      Você deve ter uma boa grana na renda fixa, hein! Só mamando e falando bobagens, deitado em berço esplêndido!

    5. Enoque Sabino

      E se a casa já estiver caindo é necessário o gasto para ela se manter de pé. O tal do PAC da Dilma foi um desastre porque a economia financeirizada não quer saber sobre os investimentos em infraestrutura, e sim, no rentismo e bolsa de valores.

  21. eli moura

    este neto do roberto campos lembra a estória dos tecelões que diziam que fariam a roupa mais bonita e jamais vista para o rei, mas que só os inteligentes viriam. Tecelões são da imprensa e do mercado, na rua o moleque grita sem hesitar, olhem o rei está nu.

    Responda
    1. eli moura

      Veriam

    2. eli moura

      Veriam

  22. eli moura

    seria bom alguem avaliar o curriculo deste neto do roberto campos, estudou na california e fez especialização por la, alternativa óbvia pra quem tem dinheiro. Mas a maior parte da experiencia profissional foi como operador do santader brasil. Não parece ter no curriculo a direção de algum grande banco nacional ou multinacional. Não parece ter desenvolvido modelos econominos em uma tese de doutorado. Parece ser um pau mandado do guedes. Se for isto é isto que está decidindo o nivel de juros?

    Responda
  23. Paulo fedrizzi

    Em campanha eleitoral para ser o encolhido como o próximo Presidente do Banco Central,fazem os economistas mudarem suas convicções históricas.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Não projete sua personalidade e "valores" prá cima dos outros!

    2. Fernando Alves

      Tem gente que mede todo mundo com a régua do próprio caráter e dá nisso.

  24. Nader Savoia

    A seção de ECONOMIA da FSP mudou de nome para "mercado" há anos. E não foi por acaso, não. É isso. Não se debate nada, nem em economia, e nem em geo política ou outros assuntos. São formadores de opinião formada, na "fôrma".

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Perfeito! Imprensa farisaica e farsesca!

    2. Jose Neto

      Excelente é preciso comentário!

  25. José Fernando Ziliotti

    Os editores dos jornalões (Folha, Estado e Globo) podiam começar a entrevistar economistas da Unicamp. Nada contra as demais, mas essa primeira parece maldita. Será por que não professa o credo mercadista?

    Responda
  26. Luciano Ferreira Rocco

    A mídia corporativa está dominada por essa visão de mundo do mercado financeiro porque se o jornalista veicula visão diferente, perde o emprego.

    Responda
  27. Marcilio Souza

    André Lara tem toda razão, e aqui mesmo na Folha hoje temos um artigo de uma colunista que corrobora exatamente o que ele disse.

    Responda
  28. Marcos Benassi

    Haverá luta pela privatização do cárcere, sêo Elio, com a criação das classes "econômica-indigente", "inzecutiva" e "primeirona". Fica resolvida a questã da reforma carcerária e equalizada a pobremática das prisões de Bozolóides. Fikadika.

    Responda
    1. José Fernando Ziliotti

      Talvez aqui o Guedes, o insepulto cadáver economista, consiga promover um “private equity” para facilitar a privatização e depois se gabar junto aos farialaimers.

  29. Ernesto Dias Junior

    Sob a batuta de D'avila a FSP promoveu meros operadores da bolsa a analistas econômicos.

    Responda
  30. Julio Louzada

    A visão do André Lara é compartilhada por milhares de leitores que comentam as análises economicas que aparecem na FSP. Análises essas feitas por economistas que vivem uma distopia que mistura a vontade de acessar os recursos de um país, mas viver na Miami de outro.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Kkkkk! O risco na água do Wilson foi um tiro na água! Bolsominions...

    2. Antônio João

      O único plano efetivo que acabou com a mega inflação no Brasil, o Plano Real, não mexeu com a taxa de juros. Se olharmos para os EUA, que realmente está com inflação de demanda, com taxa de desemprego abaixo do nível da de pleno emprego, ainda com taxa de juros real negativa, vemos uma grande distorção dos altíssimos juros praticados pelo BC de Campos Neto.

    3. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Duplo parabéns J Louzada, esse Wilson não tem sapiência, só arrogância, André Lara é uma das poucas sabedorias da área econômica a altura dessa nação.

    4. Julio Louzada

      Coloque o seu então Wilson, quem sabe a gente pode apreciar a sua sapiência ao invés de sua arrogância.

    5. Wilson Luiz Antonio

      Um risco n agua seria mais profundo que essa sua análise.

    6. Nelson Goulart

      Perfeito Sr. Louzada.

  31. Ayer Campos

    Lara Resende, assim como Beluzzo e Nogueira Batista Jr, são o esteio da crítica fundamentada ao cânone fiscalista - e aparentemente tendem a se afastar das manobras conciliatórias do governo Lula. Vão deixar o pragmático Haddad falando sozinho?

    Responda
  32. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A gambiarra do andar de cima virá, sente-se estimado escritor, por uns instantes apenas.

    Responda