Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emerson César de Campos

    De acordo com a filosofia judaica, se a tolerância é o motor da vida, a humildade é o seu combustível. Nessa coluna não se vê nem tolerância, muito menos humildade. Luizinho feito catequista, doutrina seus admiradores. E se diz niilista, deve ser caso único no mundo de um niilista crente e pio. E fica a mesma pergunta de sempre: Até quando FSP?

    Responda
  2. Joel Domingos

    "Salmos 14:1 - [Salmo de Davi para o músico-mor] Disse o néscio [sinônimo de estúpido, ignorante] no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem."

    Responda
  3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O mundo e sua profundidade misteriosa, enigmas do Universo e da existência humana, aventuras mentais em busca de tudo, momentos de significações, percepções que orientam a consciência, as voltas nas stupas do Shakyamuni, a exigência de sentido, temas mitológicos e os símbolos, a eterna incompreensão humana e a procura do coração inteligente. (Claudia F.)

    Responda
  4. Luiz Candido Borges

    São textos assim que confirmam a minha certeza de que o Pondé só deseja mesmo "causar" e chocar os "inteligentinhos" que não creem em Deus. Pretende apresentar uma visão filosófica do deus abraâmico, o velho patriarca hebreu tornado Deus, mas é raso demais. Pior do que isso é a contradição intrínseca entre o seu proclamado niilismo, que torce pelo "quanto pior, melhor", e sua condenação do pessimismo como pecado diante de Deus! Já sei, o Pondé se define como um "pecador", pois é pessimista...

    Responda
  5. Hercilio Silva

    Segundo os bolsonaristas Deus é o Deus da guerra, não persegue que não crê pra deixar mais inteligente. Na visão deles Deus mata os infiéis, o que no caso são os opositores de Bolsonaro.

    Responda
  6. Regina Fonseca

    Como alguém que não acredita em Deus pode dizer que exige fôlego?

    Responda
  7. José Márcio Bittes

    A coluna tem um erro inicial que não compromete a análise, porém deve ser registrada. O amante de Bethsabat foi o Rei David, pai de Salomão. Salomão, em termos de comportamento sexual, se destaca como amante da Rainha de Sabat e esposo de 365 mulheres.

    Responda
    1. Max Morel

      No texto está claro que Salomão era filho do rei Davi e de Bethsabat, que antes de ser esposa de Davi tinha sido sua amante.

  8. Cristiano Jesus

    O estudo sistemático de textos religiosos é missão da Antropologia, não da Filosofia, porque a filosofia vira instrumento da religião quando ela é submetida a esse fim. Mas, esses mesmos textos são ricos em personagens que expressam elementos atemporais da nossa complexidade. Nesse caso, os personagens bíblicos como referência são só uma escolha, porque poderiam ser dos contos de fadas, da literatura ou da mitologia. Entendo que esse é o valor da reflexão proposta no artigo.

    Responda
  9. Emerson César Campos

    Luizinho, versátil como é, nos mostra na coluna de hoje que além de lugar garantido na seção da folha de auto ajuda, também teria lugar e assento no esoterismo religioso. Doutrina sobre a Torá, ou mesmo sobre qualquer outra religião são um contrassenso ao suposto niilismo que move tuas reflexões, não é mesmo Luizinho?

    Responda
    1. Emerson César Campos

      Não gostas de ironia? Basta não ler o que comento. Usar a conta de outro para des tilar teu conservadorismo não é irônico certamente.

    2. Bruno Camacho

      O César Fields - o irônico. (por Maria José)

  10. armando moura

    o velho testamento se aproxima da mitologia grega em alguns pontos, não tem deuses, mas o sacrificio do filho ou licença para matar e limpeza étnicas, david era o hércules hebreu. Cristo muda tudo, eleva a todos a filho de Deus, tem como a pessoa mais próxima uma ex prostituta, compartilha o pão e vai buscar os seus nas ruas e não nos palácios. Por fim é sacrificado e ressuscita, na verdade tudo o que disse. Mas Paulo em suas cartas turva as coisas virando para o controle social.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Controle social, tem que haver. Mesmo do ponto de vista secular. O próprio Freud pontificou: “Civilização é renúncia.” A falta dela é barbárie.

    2. Joel Domingos

      Controle social, tem que haver. Mesmo do ponto de vista secular. O próprio Freud pontificou: “Civilização é renúncia.” A falta dela é barbárie.

    3. Joel Domingos

      A afirmação de que Maria madalena era adúltera foi uma criação da igreja católica. Nada há nos evangelhos que identifique a adúltera de João 8 com Maria madalena. Nessa narrativa não é citado o nome da mulher adúltera. Quando são narrados eventuais pecados de Maria madalena nos evangelhos canônicos não é discriminado o tipo de pecado. O fato de que ela estava com sete demônios não implica necessariamente ser adúltera ou prostituta.

    4. Evandro Sant Anna Soncim

      Jesus não elevou todos à condição de filhos de Deus, somente os que nele creem, conforme o Evangelho de João 1:12. Assim, quem não cre em Cristo é apenas criatura e não será salvo da condenação eterna (João 3:16). Paulo em suas cartas somente deixa claro que Deus é amor, mas também justiça (Ele odeia o pecado! Existe a ira de Deus!), portanto não se trata de controle social, mas apenas de obediência aos mandamentos do Senhor, pois Ele é o Todo Poderoso e nós somos apenas pó e ao pó voltaremos!

  11. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Sempre que leio Pondé (o que é cada vez mais raro), é por causa do título. Leio o texto e concluo: como alguém consegue oferecer sempre uma escritura tão mequetrefe?

    Responda
  12. Paulo Azevedo

    Se eu criasse animais, eu não os deixaria se matarem, no entanto deus deixa.

    Responda
    1. Joel Domingos

      A criação divina tem caráter pedagógico. Se fosse apenas para manter a paz e a sublime comunhão espiritual Deus os manteria no céu. É pelo contraste que se percebe a grandeza da felicidade. Na linguagem literária, o mal no mundo, a miséria e o sofrimento são o contraponto no script da história da humanidade. Só se reconhece o valor de um estado de espírito ou de um sentimento bom quando se é privado dele ou se vivencia a condição oposta. (continua)

    2. Joel Domingos

      (continuação) É falso o ditado popular: "se conselho fosse bom não se dava: se vendia". Ele é tão disseminado no inconsciente coletivo da espécie humana que dá ensejo a que o Senhor Deus faça o homem sentir na pele a dor a fim de que seja compelido a acreditar nas coisas que poderiam ser aprendidas mediante meros conselhos. A morte do aparato biológico não é uma morte real: o espírito humano, enquanto fôlego divino, é imortal.

  13. flavio augusto orsi de camargo

    E acreditar cegamente num Deus não seria uma espécie de estpidez estupidez?

    Responda
    1. MARCELO DAWALIBI

      Søren Kierkgaard discordaria de você, Flávio. Há muitas formas de estupidez, inclusive o maniqueísmo ateísta.

    2. Flavio Colker

      Não. Primeiro porque não é cegamente, a dúvida é parte da fé. Depois porque Dus é a consequencia lógica da propria linguagem: sem Dus, ela não faz sentido portanto a estupidez está mais proxima de não acreditar.