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  1. EDU elias parreira chamone

    Falta estrutura nas escolas, capacitação aos professores e motivação de toda comunidades escolar. Dessa forma não pode mesmo dar certo!

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  2. Lourdes Barros

    O objetivo dessa reforma nunca foi melhorar nada, apenas promover distração enquanto empresários invadem o sistema da educação pública para lucrar ainda mais. Para os mais pobres, fica o currículo voltado a formação de mão de obra barata para empregos informais. Para os mais ricos, continua o currículo tradicional voltado para a formação de novos empresários. As piscinas continuam cheias de ratos.

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  3. Carlos Bruno Desenzi

    Toda vez que tento relatar que essa p3551ma experiencia aconteceu em 1977, o comentario vai para moderaco. Acho que. FSP participou daquilo.

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  4. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Revogação total já! (Abner Nazaré Cândido)

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  5. Alexander Barbierato

    Já estava na hora. Pena que tardiamente, pois o ensino tradicional só volta em 2024. Mas é um novo começo. O ex presidente Temer empurrou goela abaixo este absurdo. E os diversos pedagogos que acham que sabem ensinar, estas figurinhas de gabinete compraram a ideia. Aulas tradicionais como geografia, historia, psicologia, sociologia, etc, foram trocadas por projeto de vida, aulas sem conteúdo algum

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  6. Rodrigo Sarruge Molina

    A nova BNCC e o novo ensino médio foram um retrocesso para as escolas públicas. No ensino médio, foram eliminadas as disciplinas como História, Filosofia, Sociologia e Ed. Física e incluídas coisas bizarras como "Projeto de Vida".

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  7. Otto Cabral Mendes Filho

    Finalmente! Parabéns ao governo

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  8. TALES DUMKE

    Minha sugestão enquanto professor é voltar com as tradicionais, aumentando sua carga horária e destinar uma parcela para disciplinas optativas para os alunos. Tudo isso com muita formação continuada de qualidade para os professores e não esse mundo faz de conta, onde o professor finge ensinar e os alunos fingem aprender. O que Temer fez foi um crime.

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    1. Lourdes Barros

      O Dimas poupou meu comentário. Falou tudo.

    2. Dimas Floriani

      Aliás esta figura sinistra cometeu inúmeros crimes, a começar pelo complô e participação no golpe; depois, pelo congelamento por 20 anos de investimentos do setor público que abriu a porteira para o desastre do desgoverno seguinte e das maracutaias do centrão e da lambança de picanha e leite condensado das Forças Armadas e dos 6 mil cargos de milicos no governo.

  9. Alexandre Marcos Pereira

    Essa reforma infeliz reduziu a quantidade de aulas em disciplinas essenciais, Português e Matemática, para dar espaço a modismos, muitas vezes imposto aos alunos por falta de outras opções. Sou a favor de aumentar a carga horária das disciplinas tradicionais, Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Filosofia etc. A escolha do currículo não pode ser feita por adolescentes, imaturos para decidir algo tão importante. Vão preferir ter aula de culinária a Matemática.

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    1. Macdowell B Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Gatti Portugues

    A única forma de salvar a educação básica brasileira, tornando- a atrativa e eficiente, será desvinculando o acesso à educação superior da educação básica. Transformamos a educação em preparação para provas de avaliação, apresentando um conhecimento desvinculado do desenvolvimento de funções psicológicas superiores e da realidade cotidiana dos estudantes. Somente o fim do vestibular permitirá uma reforma significativa nos ensinos fundamental e médio.

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  11. florentina alves

    Essa reforma foi aprovada no Governo Temer. A redação do título da matéria, porém, está propositalmente dúbia, pois insinua atribuir toda a responsabilidade para o Governo Lula. Ultimamente, esta Folha de SP está cada vez mais parecida com aqueles jornais populares, cujas chamadas de primeira página não tinham qualquer compromisso com a realidade.

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    1. Lourdes Barros

      Chego a pensar que a FSP está com saudades do governo Naro.

    2. fauzi salmem

      Pois é, imaginei que a Folha fosse melhor do que ohlobo porque ela permite comentar, embora com censura se falar sobre os holocaustos de tantos povos. Mas você tem razão, vivo criticando a forma ferina das manchetes para hostilizar o atual governo, sem considerar que a questão provém do governo Temer. Da mesma forma condenam a Rússia, sem mencionar que ela interveio para evitar a continuação da matança dos ucranianos separatistas de Donbass.

    3. Guilherme Zambrana Toledo

      Você me fez lembrar do bebê diabo da Notícias Populares.

  12. Valderi Silveira Pinto Jr

    Terceiro ano do E.M tem duas aulas de português e duas de matemática, por semana! Não tem Física, Química, Geografia... A elite gosta, sobra mais vagas nas universidades para seus filhos.

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  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Pode mudar tudo. Se não houver escola em tempo integral, um abraço.

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  14. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Pode mudar tudo. Se não houver escola em tempo integral, um abraço.

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    1. MARIA F LUPORINI

      Vai haver. É programa de governo. Calma que será lento reconstruir tudo.

  15. Rogério Alves de Lima

    Hoje sou professor e vejo que muitos alunos estão apreensivos com esse Novo Ensino Médio, que vêem parte do conteudo da área de humanas se diluirem em itinerários formativos que não foram bem formulados ou não houve um amplo debate sobre o papel desses itinerários.

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  16. MARIA F LUPORINI

    Excelente. Essa Reforme é péssima e precisa ser reavaliada. Educação pública para pobre. Desgoverno passado.

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  17. Rogério Alves de Lima

    Do período que entrei na Universidade, até concluir o curso, vi muita desistência pela ausência de afinidade com a área, mesmo tendo escolhido, pelo menos a maioria justificava isso. Pois bem, geralmente, quem entra numa Universidade, tem em média 20 anos. Nessa faixa etária, nem sempre se sabe fazer uma escolha. Imagina um aluno entre com quatorze ou quinze anos.

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    1. Rogério Alves de Lima

      Retificando, "Imagina um aluno com quatorze ou quinze anos".

  18. Valderi Silveira Pinto Jr

    Terceiro ano do E.M tem duas aulas de português e duas de matemática, por semana! Não tem Física, Química, Geografia... A elite gosta, sobra mais vagas nas universidades para seus filhos.

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  19. Luiz Marcelo de Paula

    Só quem é professor sabe que esses itinerários não servem para absolutamente nada, ligam coisa alguma a lugar nenhum, os materiais são confusos e os temas não conversam. Os alunos simplesmente detestam e os professores, idem. Uma coisa medonha com cara de Brasil.

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  20. filipe moura lima

    Aprova essas mudanças no ensino médio quem não entende de educação.

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  21. solange perazza lins

    É lamentável esse movimento, um retrocesso. Os alunos precisam articular seus conhecimentos e ter compreensão sobre o que aprendem. Fazer transferência das aprendizagens para atuação em qualquer área é essencial na formação de nossos estudantes e as disciplinas encaixotadas não favorecem essa ação, porém os itinerários formativos dão asas a esse trabalho significativo.

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    1. Aldomar Rückert

      Only in our mind.....

  22. Guilherme Zambrana Toledo

    Pelo que entendi, essa reforma tão criticada é do governo Temer e aprovada pelo governo anterior. Desse modo, a manchete deveria ser: Lula vai suspender implementação do novo ensino médio aprovado pelo governo anterior e criticado por especialistas e estudantes.

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  23. Alan Alves Pereira

    Tem que revogar esse novo ensino médio, chega a ser risível, descabida e emburrecedora o tal "novo ensino médio". Governo Lula fez certo!

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  24. Armindo Kolbe

    Isso me lembra de uma conversa que tive há uns 15 anos passados quando o Gov. Lu_la estava investindo em armamentos modernos para o exército. Perguntei: " Vcs estão felizes com a modernização do armamento?" Resposta: " Quem fica contente com isso são o pessoal do alto escalão, isso lhes dá poder, mas nas bases não, temos que estudar e aprender a manuseá-los e isso dá trabalho." Vejo a mesma coisa com as reformas do ensino.

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  25. Nicolas Sanchez

    Certíssimo. Essa reforma educacional foi um verdadeiro fiasco, principalmente na área de humanas.

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  26. Armindo Kolbe

    O Lu_la e seu gov. continuam vaselina como sempre. Qualquer pressão que sofre já voltam atras . VASELINA.

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    1. Carlos Bruno Desenzi

      O projeto é do governo Temer, portanto no há volta atrás. De toda forma, como se vê uma quase unanimidade, era o que se deveria fazer mesmo. Em 1977 houve a implantacao de um projeto muito parecido em SP. Fui vitima dele e precisei matricular-me em um cursinho prevestibular para poder aprender as materias realmente importantes. Quem no pôde teve seu sonho de Universidade destruido. Nem é preciso dizer que o projeto foi um grande fiasco, agora, quase 50 anos depois, vem outro "iluminado" ...

    2. Angelica Gomes

      Armindo você achou algum benefício nessa mudança do ensino médio?

  27. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O jornal, atrelado aos ditames do capital, está vergonhosamente triando as opiniões contrárias ao NEM, uma desmoralização para um órgão da impressa pretensamente liberal, isso é coisa de fas--cista!

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  28. Matheus Teodoro Silva Filho

    Só mesmo aquele governo sem visão, para achar que quantidade resolve problema de qualidade. Já não cabiam 800 horas, como colocar 1000 horas em um ano? Qualquer que tenha sido o governo, nunca se importou com educação.

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  29. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Vamos fazer as contas, eram 2400 horas, aumentaram para 3000 horas, porém reduziram os conteúdos tradicionais de 2400 horas para 1800, já os penduricalhos passariam a ocupar 1200 horas, (40%) engessaram as alternativas dos jovens já que o "itinerário" lhes privariam de conteúdos essenciais, ficando amarrados á uma área escolhida precocemente, entende -se a reação dos estudantes !

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    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Caro Ernesto! As disciplinas optativas são de responsabilidade dos entes federados e sua avaliação quanto ás demandas específicas/regionais . Proporcionar aos estudantes o conjunto do conteúdo das Ciências e letras é um caminho , podendo o discente optar por uma área(que terá maior peso) sem se privar da totalidade!

    2. Ernesto Medeiros de Araújo

      Um meio que pode ser pensado para resolver essa questão, é colocar as optativas matérias que existem. Ao inves de projeto de vida, ciencia politica. Em vez de O QUE ROLA POR AI, noções de direito constitucional e organização política brasileira. Ou ainda, oferecer estudos "mais avançados" das materias do BNCC, como Sociologia, Historia, Matematica, Fisica, etc.

  30. julio c s barbosa

    a desordem virou bagunça...

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  31. Jaime Souza

    Comentei outro dia que da falência do construtivismo ninguém falava: esta foi uma reforma absurda e que não corrigia disfunções estruturais do modelo arcaico de ensino que temos aqui. Fui apedrejado: disseram que eu estava confundindo as coisas - num claro entendimento limitado do que é a educação. Precisamos de gigantes como Françoise Dolto, Maria Montessori, Rudolf Steiner em classe. "Educação" mecanicista - mera repetição acrítica de tabus e dogmas - sem cidadania, é a receita para o caos.

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    1. Armindo Kolbe

      Vc está dizendo que temos de demitir cerca de 100% dos professores(as) hoje existente na ativa e começar tudo de novo... Eu acho que é isso sim.

  32. Anna Cristina Camargo Moraes Figueiredo

    Aí a folha coloca um link para uma matéria sobre no NEM com entrevistas feitas com alunos de escola de elite. Escola de elite pode fazer qualquer novidade ficar boa porque tem mensalidade de 5 mil reais e alunos sem nenhuma dificuldade cotidiana. Mas a gente está é discutindo a escola pública, onde estuda a maioria dos jovens. O MEC precisa considerar o que se passa na escola do Grajaú, do interior do Ceará, dos morros do Rio. E lá, o NEM está matando oportunidades de aprendizado.

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    1. Armindo Kolbe

      Então vamos criar cursos com maior ou menor grau de dificuldade e depois ficar ouvindo que não dão oportunidade para todos.... "mamão com açúcar"??? entra na fila...

  33. Joatan Nunes Machado Junior

    Sou professor e a realidade na implementação desse novo ensino médio é vergonhosa. Falta responsabilidade com a Educação, é preciso olhar para o pleno desenvolvimento do educando. Esse ensino médio visa formar mão de obra barata e nada mais. A discussão precisa acontecer com a presença dos professores e dos alunos. Os secretários estaduais realmente serão contra a revogação, mas gostaria de saber se eles conhecem a realidade dos cursos implementados nas escolas dos seus Estados.

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    1. MARIA F LUPORINI

      É a educação pública para os mais pobres proposta pela equipe do Temer e mantida pela equipe do Guedes. Precisa dizer Maia?

    2. MARCIA DOS SANTOS PORTERO SIMON

      Joatan, meu filho e minha nora são professores do Ensino Médio e dizem exatamente isso. Daniel Cara, um especialista em educação, tb critica muito esse "novo" Ensino Médio. E eu, que tb já lecionei nesse curso, acho um crime reduzir as aulas de Português, Matemática e outros. Como é que pode ter 2 aulas semanais de Português, qdo a maioria dos alunos mal sabe redigir um texto.

    3. MARCIA DOS SANTOS PORTERO SIMON

      Joatan, meu filho e minha nora são professores do Ensino Médio e dizem exatamente isso. Daniel Cara, um especialista em educação, tb critica muito esse "novo" Ensino Médio. E eu, que tb já lecionei nesse curso, acho um crime reduzir as aulas de Português, Matemática e outros. Como é que pode ter 2 aulas semanais de Português, qdo a maioria dos alunos mal sabe redigir um texto.

    4. filipe moura lima

      Não conhecem

    5. Armindo Kolbe

      Pelo que conheço do ensino público, e convivi bastante com ele, tenho dúvidas se os professores sabem ou querem mudanças...

  34. Raildo Alencar

    Perfeito! Os itinerários servem ao lucro de instituições privadas. Elimana-se o conhecimento científico e professores. Criam itinerários para pagar professor pelo projeto e nada mais, precárizando relações de trabalho e ensino. Lembrando que professor vende o projeto e esse fica definitivamente com a instituição que colocará qualquer um para aplicar. O ensino público, já precário, jamais atenderá as necessidades da educação, do aluno ou pais.

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  35. Rafael Pimenta

    Esta aberração neoliberalóide tem q ser revogada definitivamente logo. A intenção deste estorvo dos governos golpistas dos direitontos é clara, formar bur ros de carga planilheiros.

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  36. Marcos Antônio

    Reformar o ensino médio antes do Ensino básico é semelhante a começar a construir uma casa pelo telhado.

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    1. Armindo Kolbe

      Concordo assim como cotas pra universidade está errado. O certo é corrigir os ensinos fundamental e médio pra que cheguem melhores preparados nas universidades. Cotas universitárias é nivelar por baixo.

  37. Sergio Dias

    Quanto os defensores do NEM são professores! Ouvi dizer que os secretários estaduais de educação foram prestigiados com uma viagem de luxo para Europa, convidados pelas Fundações que apoiam o projeto. É verdade isso? Se for! Pelo amor de Deus!

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  38. AFRANIO Gonçalves de Souza

    A revogação do Novo Ensino Médio é a única saída para que possamos construir uma educação pública de qualidade. O currículo tem que ser alterado, mais essa discussão tem que ser feita pelos professores e não profissionais que não são das disciplinas. O que fizeram foram jogar a Educação Pública no fundo do abismo. O conhecedor de Geografia é o professor da disciplina e não pedagogos, jornalistas entre outros. Ninguém infartando vai ao dentista. REVOGA JÁ O NOVO ENSINO MÉDIO.

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  39. RILER BARBOSA SCARPATI

    É isso aí. Por isso fiz o L. Pegaram algo q era ruim e conseguiram piorar em muitas vezes. Fora o ataque q essa reforma significa às humanidades e pra finalizar ela foi feita de modo totalmente anti democrático, sem consulta a especialistas, alunos e profissionais da educação.

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  40. Nelson Vidal Gomes

    Coisa de um país atrasado política e culturamente. Ao invés de se propor o aperfeiçoamento e correção de rumos opta-se pela destruição da nova edificação. Só o advento do Parlamentarismo poderá trazer cultura política a nosso povo. Agora as redes sociais permitem informações, muito diferente de formação política. Namastê!

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  41. RAYMOND KAPPAZ

    Uma vez incompetente, sempre incompetente. Educação e esse governo, decididamente, não combinam.Sao como água e óleo.Prioridade ? Nunca.

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  42. Paulo Wach

    Tem que revogar essa porcaria. Matérias sem conteúdo formativo, redução de tempo em materiais importantes no currículo e precarização do trabalho dos professores são alguns pontos dessa maldita reforma que só agrada a empresários da educação. Fora Reforma do Ensino Médio Já!

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  43. JAILSON DE BEZERRA

    Na verdade o formato desse novo ensino médio é um lixo. A distância entre os alunos de escola pública e de escola particular em termos de aprendizagem será alargada infinitamente, deixando os alunos da escola pública, como sempre, à mercê desse sistema predatória do mercado de trabalho.

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  44. Luciana Carvalho

    Essa suspensão deveria ter acontecido durante a Pandemia da Covid. O rombo da educação é absurdo. O abismo social está cada vez maior. Os alunos estão sem pré-requisitos básicos. Antes de qualquer reforma é urgente medidas públicas que reorganizem a educação para que ela "volte" a algum eixo. É necessário implementar planos de ação estruturados para diminuir os déficits gerados nesses últimos anos para só então pensar em alguma reforma, coerente à realidade educacional e social do país.

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  45. xikito ferreira

    Na belicosidade acirrada que se apossou do Brasil alguém vestiu a reforma como a criação de aula de fazer brigadeiro e no sarcasmo descartou-a. Na realidade foi um professor de química tratando da reação do açúcar com massa deu o exemplo de um brigadeiro.

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    1. daniel Rodrigues Santos

      Tá por fora, marido da xikinha. O NEM tem aulas de pensamento computacional sem uso de nenhuma ferramenta tecnológica para aplicação prática, por exemplo

    2. Airton Araújo

      Xikito, essa história do brigadeiro eu a desconheço. Contudo, por conhecer bastante o que está acontecendo nas sala de aula do novo Ensino Médio, eu lhe digo: não compreendo por que o Governo Lula ainda não revogou esse modelo de ensino que acompanha o projeto Ponte para o futuro, projeto idealizado por um presidente que chegou à presidência da república por meio de um golpe. Revoga já!

    3. Marcus caetano domingos

      Vai Xikito, vai acreditando nisso, o problema é o brigadeiro. Este é problema com o NEM, o brigadeiro.

  46. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Vival Lula! Restaurando o Brasil!

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    1. Erik Barroso de Andrade

      Esses socialistas...

  47. Carlos Figueiredo

    E o pior que vão suspender pois tem medo de perder os votos dos jovens. Lamentável, mas normal para essa cor ja.

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    1. Bruno Dias

      Uai, o governo suspendeu implantação de uma política que é extremamente impopular justamente entre aqueles que são mais afetados, e você quer afirmar que isso é eleitoreiro?

    2. lucas frazao silva

      É caro fta. Tem hora que vcs sem cérebro não tem mesmo o que dizer. E as joias da coroa... tudo normal? . Né.

  48. Carlos Figueiredo

    Nada que não fosse esperado. Criam algo inovador, dão 5 anos para implementar, e qual o problema? Gestores publicos e politicos não tem competência para isso. O que fazer então, cancelar. Simples assim. Sabe quando teremos ensino publico de qualidade, nunca.

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    1. Armindo Kolbe

      É P.W, vc deve trabalhar com educação, mas está lhe faltando educação.

    2. Bruno Dias

      A implantação da "inovação" tem que ser feita sem criar caos, é ridículo falar para um aluno "olha, o seu ensino médio vai ser péssimo mas é em prol de quando estiver tudo ajeitadinho daqui a mais cinco anos". A reestruturação foi feita de uma maneira brusca e aplicada mal em escolas que já careciam de recursos, não dá para defender a reforma no papel quando ela já fracassou na realidade.

    3. Paulo Wach

      Inovador porque você não trabalha com educação e não deve precisar dela. Deixa de falar m e r. Da.

    4. Rômulo Godoi

      Como se esse novo ensino médio fosse algo bem pensado. Temos escolas sem internet e vocês querendo que os alunos tenham aula de robótica. Falta de planejamento dá nisso.

  49. eli moura

    Desde do primeiro dia de aula a criança o jovem tem que participar de projetos, aprender através de realizações, cada disciplina e um tijolo nesta construção. A escola não deve ser maniqueísta mas construtora de cidadãos, empresários, artistas, esportistas, professores, agricultores etc

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    1. lorde brom de siracusa

      Existe cidadão para além desses exemplos?

  50. Valter Luiz Peluque

    O ministério deveria se comprometer com a abertura de amplo debate, onde todos tivessem voz, alunos, docentes e especialistas da área. A partir disso enviar PL ao Congresso para que a reforma efetuada se garantisse no revezamento de governos. Criar bases sólidas e revolucionar a educação básica é o que esperamos do governo Lula.

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    1. Armindo Kolbe

      Debate amplo... Com estudantes... , não querem reforma alguma, querem cada vez mais facilidades e menos qualidade.