-
Adri oliver
Deve se ensinar os conceitos básico de desenho de experimento cientifico, como a diferença de amostra e controle. Mais importante do que decorar informações no google, seria ajudar o alunos a desenvolver senso critico, saber ler informação de resultados de pesquisas, como diferenças entre causa e associações. Ensinar Ferramentas que são aplicadas a qq area da ciência e de mais benefícios do que decoreba. Obter senso crítico tem mais valor na atual sociedade.
-
Roberto Torsani Lisboa
Quantas vezes se estuda desde o período de alfabetização a mesma disciplina até o término do ensino médio? Aí, você vai fazer um concurso público e com dedicando uma carga horária de umas 90 horas consegue ver o conteúdo programático de uma determinada disciplina. Esse tempo de escola o aluno teria de sair PHd no assunto.
-
Artur Carmel
Pelo que foi divulgado até agora, bem como se for levado em conta o caráter de quem idealizou esse currículo para o nível médio, só mesmo revogando-o...Agora, e como fica a questão dos outros dois níveis de ensino, o básico e o fundamental ? Será que vão revogar o tal currículo do Ensibo Médio e vão passar por cima sobre a necessidade de uma reforma da Educação, nos níveis basico e fundamental ? Quem guenta....
-
Zueleide Casagrande de Paula
Fazer um ano de debate com alunos (1 representante da família, pai, mãe), pais, professores, corpo técnico, ter representação em todos os níveis e município, ir afunilando as representações até chegar em um consenso com o ministério da educação sobre a proposta e só depois implantar a reforma educacional. Dar opções de ensino técnico de qualidade para quem não deseja fazer graduação, vestibular para quem desejar. Criar as disciplinas de ética e lógica ministrada pela área de conhecimento.
-
Roberto Torsani Lisboa
Primeiro: aprender a metodologia de ensino com os professores de cursos para " concursos ". Exemplo : disciplina português. Aprendi agora morfossintaxe através de aulas objetias pela internet. Quando esquentando bancos de escolas ( e boas escolas ) , nada. Que isso sirva para a matemática, ensinar a solubilidade dos conhecimentos e não só a preocupação da aritmética dos números. Em história, preocupar ( prioridade ) com o momento atual fazendo referência ao passado. Geografia com o Google.
-
MARIA DO LORETO FRAGOSO DA SILVA
O Novo Ensino Médio é tão fora da realidade escolar da rede pública e tão ruim, que não tem como ser remodelado. O retorno do Ensino Médio regular e reestruturado, com o aumento de aulas para todas as disciplinas, seria o caminho mãos acertado. Contudo, aumentar o trabalho dos docentes sem uma valorização salarial devida, será mais que absurdo.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Aumentar e multo o salário de professores. E ensino integral. Entrar as sete e sair as dezenoves
-
Marco Aguiar
Permitir que bacharéis sem licenciatura também possam lecionar no ensino médio e, ou escolas tecnicas pois supre uma demanda de falta de profissionais na educação secundária. Deveriam, inclusive, permitir nos ultimos dois anos do ensino fundamental. Não é a falta de didática de ensino que vai atrapalhar o aprendizado. Afinal de contas, todos que estudaram por anos sempre fizeram parte dessa interação aluno-professor na sala de aula.
-
PAULO CURY
SENAI de dia e colégios a noite para os menos favorecidos terem uma profissão a acabar de vez com servente de pedreiro
-
Flávio Dalera
Aumentar a carga horária da formação geral básica e torna-la comum a todos os estudantes. Manter duas ou três eletivas semestrais (2 a 6 aulas semanais), 2 aulas de Projeto de Vida e tempos para que cada estudante organize sua agenda de estudos.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.