Poder > Bolsonarismo representa forma de entender o mundo, é estruturante, diz socióloga Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Marcelo de Souza

    A Folha insiste em transformar fascismo em coisa boa. Daqui 30 anos vão pedir desculpas, se ainda existirem, igual fizeram por apoiar a ditadura

    Responda
  2. ireny MORA

    Fascismo is estruturante, em especial em Fascinar Fracos de Fator Q.i

    Responda
  3. Helvidio Menezes Junior

    O Bolsonaro é obra do Lula ( assim como o diabo é obra de deus ) , se não tivesse inventado o Hadad e apoiado outro candidato , Bolsonaro não ganharia . Outra lógica , sem aquela quantidade de dinheiro público ( vale taxista , caminhoneiro e aumento do Bolsa Família há 3 meses da eleição ) ILEGAL , teria perdido no primeiro turno .

    Responda
    1. Felipe José

      Também acho que o Lula errou em 2018, mas não acho que ele criou Bolsonaro, que começou a ser gestado no auge da Lava Jato e no impeachment da Dilma.

  4. ireny MORA

    Entender o mundo da terra plana. Credo! Tem limitados que só têm atenção se se fizer do contra. The other hand são iNotaveis*

    Responda
  5. José Roberto Ferreira

    Matéria LI_XO. Teoria, mais LI_XO ainda.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Nossa! Que argumento mais inteligente e embasado. Acho que posso adivinhar em quem a senhora votou

    2. José Roberto Ferreira

      Marcus, a matéria não merece um comentário, por isso é um LI_XO. A sua opinião, idem. Entendeu, ou precisa desenhar?

    3. Marcus Machado

      Sequer é um comentário. "Li-xo" por quê? Não sabes escrever um argumento? Típico de tolos.

  6. Renato Vieira

    Velhas pensionistas em frente aos quarteis, um bando de loiros empunhando a bandeira marcahando berrando, outros orando para um pneu e iluminando ET's. Enquanto uns berram e pedem liberdade de expressão outros destroem a natureza, as terras indígenas. Evangélicos infiltrados no Palácio do Planalto e nos ministérios pedindo barras de ouro aos prefeitos, passando a mão no orçamento da união. Os militares mamando altos salários. Se isso é forma de ver o país entao estamos no fim do poço.

    Responda
  7. Olavo Cardoso Jr

    Vamos lembrar a essa socióloga q o Brasil é uma federação? E q o STF sentenciou q o combate ao coronavírus era tarefa de competência federal, estadual e municipal? Só isso já joga no lixo tudo o q essa professora disse sobre o governo Bolsonaro e a pandemia. Não chamar à responsabilidade governadores e prefeitos qt a esse tema é o cúmulo de cinismo político.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Qual a sabotagem, ô esquerdinha salsichão??(

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      O STF decidiu que a competência, no caso da pandemia, era tripartite. Cabia aos governos federal, estaduais e municipais. Ou seja, os três poderiam tomar medidas de combate à pandemia. O STF tomou essa decisão após governadores terem suas ações contra a pandemia sabotadas pelo Bolsonaro, como já foi exaustivamente explicado. Vá se informar antes de vir aqui mugir suas ignorâncias.

    3. Maria José de Araujo Costa

      Ainda bem que era tripartite, os Estados e Municípios puderam trabalhar. Mas mesmo assim o Bolsonaro fez questão de atrapalhar com fake News, bate-boca com governadores, etc.

  8. João Paulo Zizas

    São obviamente enviesadas as visões sobre o bolsonarismo expostas pela doutora Esther Solano como se frutos de rigorosa pesquisa fossem. Vale notar, a título de exemplo, que é no mínimo duvidosa a ideia de que os bolsonaristas moderados consideraram desastrosa a atuação de Paulo Guedes. Na realidade, eles reconhecem muito bem o fato de que durante a pandemia o então ministro ajudou a salvar o país de flagelos sociais bastante superiores aos ocorridos por efeito das absurdas normas de isolamento.

    Responda
  9. Carlos Rogerio Camargo

    A pesquisadora nem citar Romeu Zema, uma síntese do bolsonarismo “eficiente”, radical como a Michele e a Damares com fama de competente como Tarcisio, é uma falha incompreensível. Não torço por ele, muito ao contrário, mas que ele vai buscar subir um degrau não há dúvidas. Com a possibilidade de acordo/apoio do Tarcisio, que tem a possibilidade da reeleição, coisa que o Zema não tem.

    Responda
  10. Wagner Nobuo Hanaoka

    O nazismo também era estruturante.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Josef Stalin e Mao Tse-Tung também comandaram governos altamente estruturantes.

  11. Olavo Cardoso Jr

    Essa professora diz q o governo Bolsonaro foi um desastre, mas não dá exemplos. Qual a desumanidade? Pq morreram seiscentas mil pessoas? Elas foram mortas pelo vírus q matou milhões no mundo todo. Esse argumento é totalmente infundado e descabido. Uma exploração política barata. Vamos chamar Lula de homicida e culpá-lo por todas as mortes originadas por homicídio no governo dele? Q tal? kkkkkkkkk.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Flávio Tadeu Marini da Silva

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Olavo Cardoso Jr

      Kfouri, vamos fazer o mesmo cálculo para homicídios? Não esqueça q segurança pública é monopólio do estado.

    4. João Paulo Zizas

      Interessante este comentário do leitor Olavo Cardoso Jr. Não dá para deixar de reconhecer que, de forma simples e direta, ele disse coisas pertinentes.

    5. Olavo Cardoso Jr

      Kfouri, q argumento raso, kkkk. Na Ãfrica a pandemia não pegou. Essa esquerdada não consegue pensar mesmo, e escolhe pseudoverdades pra justificar suas crenças. Não é a toa q dizem q estatística não é pra qq um.

    6. LUIZ CARLOS GAMBERINI

      Impressionante vc não entendeu nada Lamento

    7. LUIZ CARLOS GAMBERINI

      Impressionante vc não entendeu nada Lamento

    8. Paulo Araujo

      Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado...

    9. wilson kfouri

      Brasil tem 2,7% da população mundial e concentra quase 13% das mortes no mundo. Imagine quantas mortes poderiam ser evitadas se a vacinação fosse devidamente promovida ao invés do uso Cloroquina

    10. Olavo Cardoso Jr

      Pelo visto sua intelkigêcnia não só consegue responder com chavões

    11. wilson kfouri

      Brasil tem 2,7% da população mundial e concentra quase 13% das mortes no mundo por COVID. Imagine às centenas de milhares de mortes que seriam evitadas se Bolsonaro se portasse como um ser normal estimulando a vacinação,distância social,uso de máscaras ao invés de ser garoto propaganda da Cloroquina, deixando de falar que a vacina poderia transformar pessoas em jacarés,não imitar gente sufocando etc. O modo como Lula trata o povo yanomani em relação ao genocida evidencia a diferença

    12. Emerson Luis de Moraes

      O Olavo de Carvalho ressurgiu das catacumbas?

  12. wilson kfouri

    O bolsonarismo existia antes de Bolsonaro e continuará existindo depois de Bolsonaro e representa o que há de pior na sociedade brasileira

    Responda
  13. Carlos Lopes

    Ele é a maneira tosca de ver o mundo.

    Responda
  14. Marcy Cesar

    Como pode uma pessoa esclarecida como essa prestar um desserviço deste a nação? Um ladrão contumaz, mentiroso, espalhador de fake news, tchutchuca do centrão, miliciano disfarçado, professor de rachadinha (a família toda aprendeu), frouxo e fujão, pode deixar algum legado? Minha cara, aproveita e rasga logo esse diploma. Vergonha!!!!!

    Responda
    1. Renato Vieira

      Ladrão de jóias.

    2. Augusto Ribeiro

      Se vc não for um robô, leia a matéria toda.

  15. sergio ribeiro

    O bolsonarismo é radical por natureza. Sem radicalidade ele não existe. Se alguém tentar alguma ideia moderada, já é logo taxado de traidor (comunista). O fato é que são pessoas reacionárias, que querem viver numa sociedade do passado, subdesenvolvida, indiferente aos problemas sociais do país (à pobreza, ao trabalho escravo, à destruição da Amazônia e dos índios, entre outros).

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Radical é quem vai à raiz dos problemas. Não é quem faz mais barulho. O bozofascismo faz mais barulho e não tem capacidade de enfrentar qualquer problema.

  16. Augusto Ribeiro

    Muito boa a análise da socióloga! Bozonazismo já estava entranhado na sociedade brasileira. O bozo só deu um nome. O bozonazismo é maior que o próprio bozo. Os preconceitos e ódios sempre acompanharam a história do Brasil.

    Responda
  17. Anderson Francisco

    Folha, o bolsonarismo é de extrema direita! Está na hora de rever a redação que o jornal utiliza para denominar esse campo nefasto da política.

    Responda
  18. Nelson Vidal Gomes

    O bolsonarismo, foi um termo criado pelo PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), para obscurecer o antipetismo. Deu certo e errado a um só tempo. Obscureceu mas fez aquele surgir e se desenvolver não obstante o discurso tosco e desonesto de Bolsonaro de onde não se estrai nenhum pensamento político. De novo Lula e o Peb querem mantê-lo vivo como forma de esmagar a terceira via, sobretudo agora quando Moro outra vez emerge como "mocinho" em relação a Lula. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Maria. Moro quando condenou Lula Bolsonaro nem partido definido tinha tanto mais perpectiva de se tornar Presidente da República. Essa associação entre uma coisa outra não passa de narrativa política, só crível ou aceita pelos de sempre. Lula não é inocente! Foi julgado por 09 Juízes além de Moro e nenhum o inocentou. O resto é blá blá blá. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. MARIA F LUPORINI

      Ninguém quer manter essa excrecencia viva, a não ser o jornal, a pedido dos rentistas. Bozo foi muito além do discurso, cometeu atrocidades, atos criminosos em série, genocídio em massa, não há comparação com o petismo. Quanto ao ex-juiz, aderiu ao fascismo e foi até ministro dele, nunca foi terceira via. Namastê!

  19. Andréia Chaieb

    Muito interessante. Saber ler as intenções da extrema direita é fundamental. A pauta de costumes é o trunfo usado contra a esquerda, portanto precisamos buscar consensos e focar no diálogo c o povo, comunicação e combate a desigualdade social. Tenho dúvidas qto à ideia de o Bolsonarismo ter despertado o fascismo latente, me parece q há um método sofisticado de manipulação e direcionamento de uma revolta legítima, de injustiças e traumas psicológicos pós ditadura, usados de forma perversa.

    Responda
  20. MARIA F LUPORINI

    Uma forma fascista de entender o mundo. E a Folha chamando pseudoespecialistas para debater o tema. Jesus!!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não, eu acho que o tema não merece uma série de reportagens com tanta ênfase. Fuzilar não é minha área, tenho horror a armas de qualquer tipo. A moça é boa sim, mas, para mim, o tema não merece o destaque dado e parece marketing, pela atual linha editorial do Off, o dono.

    2. Hermogenes Moussallem

      Como assim? Achei extremamente pertinente e sensata a socióloga. O que você sugere? que se fuzile metade do país?

  21. Lauro Freitas chagas junior

    Tratar o Bolsonarismo como algo sofisticado, p. nenhuma é uma desgraça!

    Responda
    1. Hermogenes Moussallem

      Ela não disse isso, irmão.

  22. Gilvan Cavalcanti de Melo

    Bolsonarismo surfou e se mantem devido à onda neofascista que sacude o planeta. Cada vez representa menos ao povo brasileiro. Sua política do odio e da violencia será deixada para trás com o passar do tempo, como um pasadelo sinistro que devemos superar.

    Responda
  23. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Exagerada. Faça uma análise no tempo. O BR já elegeu muito estrupicio que desapareceu. Só na segunda metade do século passado tivemos : getulismo, ademarismo, janismo, militarismo, colloridos (mais recente). Fora ameaças que não vingaram. E o povo Br sempre desestruturado e o país fora do mundo.

    Responda
  24. Lauro Freitas chagas junior

    O texto foi removido a pedido do autor.

  25. Lauro Freitas chagas junior

    Depois de todo esse tempo pós colônia, imperial, república, ditadura e democracia o Brasil descobriu uma forma de entender o mundo: o Bolsonarismo; que pobreza, que vontade de chorar.

    Responda
  26. Humberto Isidoro

    Discorodo de uma coisa. Bolsonarismo não é uma forma de entender o mundo. Eles não entendem coisa alguma. Bolsonarismo é uma forma de desorganização mental que não tem resposta para a realidade , estão em um universo onde a mentira crepita em suas mentes, não há um conjunto expresso de pensamentos, não há um livro que tenha uma teoria, nada. Apenas um atraso mental incrustrado onde se pensa crer em valores inexistentes, em pessoas semcarater,

    Responda
    1. Hermogenes Moussallem

      Mas essas pessoas, mesmo sem entender nada, votam.

  27. João Paulo Zizas

    A postura caridosa, a sublimidade, e a beleza de Michelle Bolsonaro revelam a natureza magnânima e angelical da nossa amada ex-primeira-dama. A linda tem propósitos nobres, bem superiores aos da forma de feminismo mais aparatosa hoje, aquela que na prática fomenta a objetificação sexual das mulheres quando prega a promiscuidade a elas. Assim, não surpreende o fato de até mesmo uma socióloga de ideias enviesadas ser capaz de reconhecer o potencial político da consorte do anterior chefe de Estado.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Ernesto, a sua observação é interessante. Contudo eu realmente não tive a intenção de usar o termo "sublimidade" como aposto. Sinceramente, não creio que ele seja um aposto adequado para "postura caridosa". A ideia foi mencionar três características distintas. Pode até haver similaridade entre elas, mas cada uma tem suas especificidades.

    2. JO O SOUZA

      E as jóias ?

    3. Ernesto Pichler

      Não, Zizas. Sublimidade é um apôsto, portanto deve vir entre vírgulas.

    4. Marcy Cesar

      Fala sério! Você está falando é da cara de pau dela nas aparições como evangelica? Não vale o ar que respira!

    5. Andréia Chaieb

      Michele angelical kkkk sinto muito João, ela é uma ótima atriz e representa estrategicamente o desejo de homens como tu!

    6. Mario Luiz Frungillo

      Já ouviu falar em súcubos? Se cuide, você parece ter sido vitimado por um deles.

    7. João Paulo Zizas

      correção de um errinho de digitação: é incabível a vírgula depois da palavra sublimidade.

  28. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Como a professora fala para a Folha, diz "momento complicado de comunicação" para não dizer "bombardeio da mídia conservadora".

    Responda
  29. Ormina de Almeida Ferreira

    Muito boa a análise mas com um equívoco: a diferença de votação no segundo turno não pode ser tributada ao bolsonarismo, mas sim à escancarada compra de votos e tentativa de sabotagem que aconteceu à frente de todos.

    Responda
  30. Nelson Oliveira

    Para o bem do Brasil, é preciso compreender o bolsonarismo com o fim de desestruturá-lo. Por meios pacíficos, evidentemente. Mostrando que não é com crueldade, cinismo e negacionisno qy se constrói um país.

    Responda
  31. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Excelente análise. É preciso reconhecer que o bolsonarismo expressa uma parcela da sociedade. A única coisa que poderia ser acrescentada, talvez fosse a defesa não verbalizada da escravidão, feita de modo explícito pelo vereador de Caxias do Sul. Havia um professor onde estudei que se queixava ainda nos anos 1970: "A abolição não precisava ter sido feita. A escravidão acabaria em 1936, já que havia as leis do ventre livre e do sexagenário." Não por acaso ele ensinava OSPB e Moral e Cívica.

    Responda
  32. jose carlos toledo junior

    Bobagem. Bolsonarismo foi um fenômeno conjuntural anti política e sobretudo um fenômeno extraordinário de união de todo tipo de intolerância que normalmente e naturalmente se chocam. Por exemplo, homossexual e homofóbico unidos pelo racismo. Dificilmente se repetirá na proporção dessas últimas eleições.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu tinha o que escrever e ia concordar com o artigo, mas a Folha me censurou. Ia tentar falar de um aspecto que a autora poderia ter explorado: a defesa não verbalizada da escravidão.

  33. Reivan Franca

    Engraçado afirmar que o início do governo Lula é complexo em termos de comunicação. É óbvio que Lula fala besteira às vezes, mas nada comparável com aos quatro anos da gestão e do próprio Bolsonaro. Por fim, o que o bolsonarismo estruturou foi a mentira, a galhofa e o desprezo pela vida das pessoas.

    Responda
  34. Roberto Torsani Lisboa

    Bolsonarismo foi nada mais, nada menos, do que a oportunidade de mostrar a sociedade o oculto, oculto.

    Responda
  35. Hercilio Silva

    É fascismo em estado bruto, é a proposta de um capitalismo sem regras, arcaico, volta a séculos passados. Sociólogo que avalia o bolsonarismo sem sequer tocar nesses temas passou longe da realidade. Intolerância teligis9sa deve ser combatido, não é valor.

    Responda
  36. Vinicius Rodrigues

    "Fundamentalismo Religioso e Patriarcado Masculino Branco de Classe" é isso e ela está corretíssima. A pesquisadora diz que se vc não entender isso vc não vai entender de verdade o Bolsonarismo.

    Responda
  37. Edison Gonçalves

    Estruturante da baderna, do golpismo, do armamentismo e de tudo que não presta. Cada figura!

    Responda
  38. Fábio Nascimento

    Essa ideia defendida no final, de que cabe à esquerda avançar pelo consenso, passa a impressão de que algo foi enfiado goela abaixo da população. Mas parece mais plausível entender essa sensação de dissenso a partir de assombrações produzidas por fake news da extrema-direita nas redes, ampliadas por uma base evangélica em ascensão.

    Responda
    1. Fábio Nascimento

      Sim, eu não neguei a sensação de dissenso, de que eles pensem que houve imposições de pautas. Eu questionei a causa dessa sensação deles. Não acho que realmente algo foi imposto, eles só acham que sim.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Lido com bolsonaristas no trabalho. A sensação que eles tem, quando se fala em temas de gênero é exatamente essa: quer-se impor mudanças goela abaixo da sociedade. Claro que a sociedade são eles.

  39. MARIA STELA C MORATO

    Quem é esta louca?

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.