Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CICLAMIO LEITE BARRETO

    O ministro da educação provavelmente tem alguma interação com o setor privado da educação, que o faz tergiversar sobre a revogação imediata dessa reforma desqualificada. Se o presidente sabe disso e aceita está decepcionando seus eleitores. Se ele não sabe, então precisa chamar seus assessores independentes do MEC para uma conversa franca e decidir descobrir como essa interação do ministro pode afetar a qualidade do ensino médio. Manter NEM é prover formação insustentável aos jovens brasileiros.

    Responda
  2. Filipo Studzinski Perotto

    Na Folha tudo é desgaste

    Responda
  3. Arno Costa

    Esse ministro decepciona....

    Responda
  4. Arno Costa

    Aproveitar o que dessa tragédia?

    Responda
  5. SAMUEL PACHECO

    É claro que os secretários e o MEC são contra, esses li xos de itinerários formativos são uma mina de ouro pra iniciativa privada vender material didático. Pelo menos em SP, empresas que são dos próprios ministros.

    Responda
  6. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Mais uma passagem de R$200,00 lançada num dia e cancelada no outro, que coisa…

    Responda
  7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Se os professores fossem ouvidos e respeitados nesse país nossa educação não passaria pelos percalços habituais, tecnocratas a serviço do "mercado", sempre atropelam os que têm experiência e lidam no dia a dia tirando leite de pedras, com salários de fome e mesmo assim, preocupados com o futuro dos seus alunos que agora reagem por estarem sendo lesados, sem o docente não se faz educação de qualidade, as vezes é preciso repetir o óbvio!

    Responda
  8. Rafael Gallina Delatorre

    Ou seja, vão nos enrolar e no final manter esse programa maligno para a educação de qualidade.

    Responda
  9. Rafael Theodoro Silva

    Só nas escolas públicas, será mais um muro no contexto da desigualdade.

    Responda
  10. Leinig Perazolli

    A equação é simples: A reforma vai valer para a rede de ensino particular? A rede de ensino particular vai adotar as mudanças?

    Responda
    1. Arno Costa

      D u v i d o ! Os cursinhos vão lucrar horrores!

    2. Maria Irene de Freitas

      E tem notícias aqui mesmo no folha que as escolas particulares vão entrar na justiça para que não se revogue essa reforma do ensino médio.

  11. Fernando Santos

    Eu estou é com dó do Ministro da Educação, que sabe que parar tudo era ruim e não parar com certeza iniciaria seu processo de fritura política (que já começou, bem vindo ao cancelamento do bem). Brasileiro sempre tem alguém pra culpar. Hoje tive que ler da esquerda que o Ceará não pode querer exportar seu sucesso... O que é um bom ensino médio? Antes a esquerda dizia que não podia ser algo pra só passar no vestibular, agora a crítica é que as pessoas não irão passar no vestibular...

    Responda
  12. Maria Irene de Freitas

    Pelo pouco q eu li através das redes de professores das quais sou membro, sutilmente esse reforma da educação diminui a oferta de conhecimento amplo p os alunos da rede pública de ensino, pois coloca um monte de penduricalhos p que sejam escolhidos pelos estudantes, mas diminui o a aprendizagem de conteúdos importantes p ascensão ao ensino superior e assim os coloca em desvantagem, a mesma de sempre, entre alunos da rede privada e os da rede pública em qualquer concurso de acesso universitário.

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    de que adiante a criança receber informação sobre história do Brasil do século dezessete se ela não recebe informação de ospb para conhecer o Brasil atual .

    Responda
    1. Arno Costa

      Ospb é coisa de catarinense.... das antigas!

  14. marcos fernando dauner

    fui censurado - Enquanto não reintroduzirmos ospb vamos continuar criando ignorantes .

    Responda
  15. Paulo Camargo

    Nos governos petistas em 16 anos não foi feita reforma nenhuma na educação. Agora em volta ao poder os petistas querem revogar uma reforma em andamento. É o partido do atraso, tdo tem que ficar como esta para ñ desagradar as bases esquerdista juvenil estudantil.

    Responda
  16. Alexandre Marcos Pereira

    Dos profissionais da educação que eu conheço, só vejo gente falando mal. A principal crítica é a de que, na prática, as disciplinas tradicionais (Português, Matemática, Biologia, Física Química etc) estão perdendo espaço para certos modismos pedagógicos. A própria FSP publicou, na primeira edição deste ano, na página A3, um desabafo de um experiente professor de Geografia contra os tais modismos pedagógicos. Assim, o melhor caminho é cancelar definitivamente essa infeliz reforma.

    Responda
  17. ANDRE MORAES

    Retrocesso atrás de retrocesso. Aonde isso vai para. Que sanha é essa de vingança que esse governo trouxe. Dá medo.

    Responda
  18. RONALDO F VAZ

    O Camilo está saindo um liberal!

    Responda
  19. REINALDO ZATONI

    Retrocesso descarado assinado pelo Pete .porém o dito novo ensino médio , não e para o nível de ensino de países com o nosso , onde nem o básico existe, nem o elementar .os brasileirinhos do pátria educadora da Dilma ficaram muito piores , desconhecem tudo de literatura a geografia , matemática , e pior ainda da área das ciências , hoje e só história pra boi dormir em sala de aula , vamos ficando pra trás infelizmente .

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      O novo ensino médio foi assinado por temer em 2017 e implementado na era bolsonaro por estados. Mas a culpa é do PT, claro, que nada tem a ver com o imbroglio.

    2. Lourdes Barros

      Essa reforma foi aprovada (descaracterizada da proposta original) pelo governo Temer e ratificada pelo governo Naro, aquele que conseguiu a proeza de indicar 5 ministros da educação, um pior do que o outro.

  20. Marco Antônio Cabral Cabral

    Tem muito mais contra que a favor desse famigerado novo ensino médio.

    Responda
  21. Paulo Wach

    Temos que revogar essa desgraça de novo ensino médio. A função propedêutica da educação foi destruída por essa maldita reforma, mas só no ensino médio público porque os particulares não excluíram de seu currículo os ensinamentos introdutórios importantes para quem quer acessar o ensino superior. Essa reforma precariza ainda mais o ensino dado a quem precisa do serviço público e torna a vida dos professores um inferno por reduzir seus tempos de aula e os faça dar aulas de disciplinas inúteis.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Perfeito!

  22. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Por que a Folha insiste em afirmar que o assunto representa desgaste para o governo? Não foi proposta dele, não foi aprovado por ele, já estava em andamento quando assumiu, a implementação cabe aos estados e o MEC do Bozo não moveu um dedo para coordenar o processo em 4 anos de absoluto desgoverno e a culpa é do Lula? Qual a lógica? Desgaste haveria se cruzasse os braços e culpasse os governadores, como faria o Bozo.

    Responda
  23. Paulo Wach

    Revogem esse lixo Já!!! Só os professores e alunos que estão sentindo essa por_caria nas escolas sabem o lixo que é essa reforma destruidora do ensino médio. Fora interesses privados na educação pública.

    Responda