Wilson Gomes > O bolsonarismo cabe na república? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    Eis uma tarefa quase impossível a de desentranhar uma direita republicana do bolsonarismo, até lá o lulopetismo acabou de destruir qualquer possibilidade republicana desta nação.

    Responda
  2. Jose Souza

    A análise é consistente, mas é muito cheia de dedos ao qualificar o bolsonarismo e otimista ao pensar que ele pode ser dissolvido e recomposto em algo parcialmente útil.

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    O Sr. foi lúcido, racional, comedido, utópico demais, idealista demais. O bolsonarismo, não tem lucidez, não tem racionalidade e nem comedimento em nada, nem em mentir. E além disso é distópico, não interessa um porvir radiante, apenas os seus métodos para garantir e chafurdar no poder com seus zumbis. E o seus excesso de falso patriotismo destrói vorazmente a Pátria. Continuamos gigantes pela própria natureza, mas agora à beira do abismo...um peral verde-amarelo com odores esgotais.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Portanto, o Povo não votou contra Bolsonaro por conta da Democracia. O brasileiro votou contra Bolsonaro e no PT por conta da o fracasso da economia defendida pela direita, que destruiu direitos sociais. Foi o bolso vazio, a Fome e a Miséria causada por Guedes, representante desse ente sagrado chamado 'mercado'. Que isso fique muito bem entendido pelas partes envolvidas.

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Sr Muniz, 30 Milhões de Famintos. Tem pessoas que não tem contato com pobre, fica lendo jornal de gente que nem imagina o que se passa dentro da cabeça e da casa de pessoas de baixa renda. Eles estão se lixando pra democracia, porque não tem o que comer. Esse jornal e leitores como o senhor dão valor à Democracia. Eu também. Mas só vê o Estado por conta de militares pra coagir seus filhos, não sabe pra que serve 'Democracia '. Querem Sobreviver. Isso é a Verdade.

    2. Celso Muniz

      E da inflação e desemprego do governo Dilma ? Foi o "mercado" também ? Lembra quando Meirelles subiu os juros no primeiro governo Lula ? Nem um pio foi dado. Hipocrisia ? Com certeza foi. Foi empurrado goela abaixo do povo sim, que se não voltasse Lula a democracia estaria em risco. Não serão "isquerdiztas" que virão aqui ditar narrativas. Serão imediatamente desmentidos.

  5. Antonio Catigero Oliveira

    Lembrando o mais importante: o governo Bolsonaro só se sustentou em pé, porque tinha o Guedes fazendo o que ela queria. E ninguém quer chamar um aliado de 'fascista'...

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      O que ela (direita) queria.

  6. Antonio Catigero Oliveira

    Bolsonarismo só é essa aberração antidemocrática porque possui as características citadas; senão, não seria bolsonarismo. O termo 'fascismo' só foi utilizado pela esquerda antes da direita porque foi conveniente à direita aguardar as eleições de 2018 e ser conivente com o bolsonarismo enquanto fazia os cortes dos direitos trabalhistas, do congelamento do salário mínimo, das vendas de estatais a preços módicos, dos cortes do MEC, da Saúde. Essas atrocidades sociais são características da Direita.

    Responda
  7. Valdir Teixeira da Silva

    Certíssimo!!! Concordo que se tirar a violência, o preconceito e o autoritarismo do Bolsonarismo não sobra nada. O bolsonarismo é vazio, não deixou nenhum legado. Patriotismo? O sonho de todo bolsonarista é viver em Orlando. O "encosto" bolsonarista vai atormentar durante muito tempo a direita e vai prejudicar a formação de uma direita séria e correta o Brasil.

    Responda
  8. Rubens Vinicius Rocha

    Ótimo texto onde cabe uma definição perfeita do fascismo e uma ode às idéias conservadoras e a uma direita republicana. É uma pena que não consiga antever onde se enquadraria o bolsonarismo num regime republicano corrente. Felizmente, o povo brasileiro nos livrou desta ameaça totalitária e obscurantista... pelo menos, por enquanto.

    Responda
  9. benjamim picado

    seria interessante para o debate se WG destrinchasse um pouco mais (como diriam os lógicos, descendo ao plano das intensões, com "s" mesmo) sua caracterização de como a esquerda define o traço "fascista" do bolsonarismo. de outro modo, fica a impressão de que se permite pregar esta rubrica aos seguidores de jair messias, desde que não se seja um esquerdista - seja lá o que isto for. e aí, data maxima venia, o programa não roda.

    Responda
  10. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Na mesa da democracia o apetite pantagruélico dos comensais e ilustres convidados. Na mesa republicana a idealização: sem bolsonarismo, sem lulopetismo apenas os princípios de liberdade, igualdade, fraternidade e os imperativos - qualidade especializada dos entes da política partidária, governabilidade límpida , dinamismo nos processos de mudanças, identificação com as forças sociais da coletividade, conexões com a aldeia global e uso dos instrumentos de expansão da liberdade. (Claudia F.)

    Responda
  11. Alison Sales

    "extraindo dele (o bolsonarismo) o que se possa passar por uma reconversão republicada". Jura?! Isso é pior do que acreditar em papai noel. É cada desserviço que a Folha publica.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Dá pra perceber que você é um radical.

  12. João Paulo Zizas

    É questionável a ideia de que o bolsonarismo sustenta um reacionarismo iliberal, dogmático e fundamentalista. Vale observar que Jair Bolsonaro governou frisando sempre o fato de ter grande apreço pelas liberdades dos cidadãos garantidas na Lei Maior. Quem maculou o Estado de Direito foram justamente aqueles membros do STF entusiastas de ingerências nos outros Poderes, máxime no Executivo, e de ataques aos direitos fundamentais através de aberrações jurídicas do gênero do inquérito das fake news.

    Responda
    1. Jose Souza

      Auto engano é triste.

    2. Valdir Teixeira da Silva

      Um cara que só falava em ditadura e do torturador Ustra agora virou um defensor das liberdades? Conta outra cara!!!

    3. Joaquim Salomão

      Não tem nada de questionável sobre a ideia do bolsonarismo sustentar tudo o que não presta. O seu argumento é uma aberração mentirosa e serve muito bem para exemplificar a torpeza do bolsonarismo.

  13. Joaquim Salomão

    Essa tal "direita republicana", a qual se refere o colunista, foi a grande responsável pela ascensão desse retrocesso civilizatório chamado de bolsonarismo. Ajudaram a eleger um fascistoide corrupto ligado ao crime organizado e agora ficam aí falando bobagens e morrendo de vergonha. Seja franco, colunista, o senhor votou no Bolsonaro em 2018? E em 2022? Não vale mentir e dizer que não votou em ninguém.

    Responda
  14. Marcos Antônio

    Esta palavra que prefiro não dizer não combina com democracia.

    Responda
  15. Silvio Mendonca

    O nobre Professor da Federal Baiana, muito inteligente e conhecedor das palavras, mas, claramente comunga dos ideais defendidos pela esquerda, deveria também fazer a pergunta do porque da polarização. Quais as opções de quem não comunga com a esquerda,e, principalmente, será que a idolatria perpetrada pela esquerda ao Presidente Lula, cabe na República?

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Votei em Lula e não o idolatro. Meus filhos votaram em Lula e não o idolatram. Minha esposa, a cunhada e a sogra também votaram nele e não o idolatram. Agora, não conheço um eleitor do execrável que não o idolatre. Quem idolatra quem mesmo?

    2. Celia Moura

      Pelo que você escreveu, claramente comunga dos ideais do Bolson@rismo...

  16. Marcelo Fernandes

    O texto, ainda que tecnicamente impecável, é um tanto confuso e não menciona o básico: a direita civilizada existe e vai bem, obrigado -dentro do próprio governo Lula III.

    Responda
  17. Joao Massucci

    Agradável supresa ver o nível dos comentários. Certamente, refletindo o nível dos leitores da coluna e de seu autor.

    Responda
  18. Marcelo Fernandes

    O texto, ainda que tecnicamente impecável, é um tanto confuso e não menciona o básico: a direita civilizada existe e vai bem, obrigado -dentro do próprio governo Lula III.

    Responda
  19. João Ramos de Souza

    Bom artigo, principalmente para despertar o debate necessário para que encontremos um rumo capaz de atender as demandas da população, dentro de um sistema verdadeiramente democrático. Para tanto, as forças situadas no centro, centro-esquerda e esquerda do espectro político, precisam abrir diálogo com a direita democrática para que ela represente o eleitorado conservador, de modo a isolar a extrema-direita 'trogloditosa' que abriga o bolsonarismo.

    Responda
  20. Daverson Furlan

    Penso que no Brasil direita e esquerda são atrasadas. A esquerda porque não se atualizou: fala em comunismo, sindicalismo, populismo. A direita pende pro fascismo e é retrograda. Gosto da social democracia, mas mais desenvolvida que isso que já apareceu por aqui. Temos muito a caminhar, mas enquanto essas lideranças existirem, nem mato nasce.

    Responda
  21. jose carlos toledo junior

    "o maior derrotado pelo bolsonarismo foi uma direita republicana". Errado! Foi a "direita republicana" que pariu o bolsonarismo qdo aderiu as ambições pessoais de um derrotado. Aproveitou-se da crise, uniu-se a 2 conspiradores insignificantes e traiu o povo, calculando que elegeria o dolly. O povo perdeu o resto da confiança em política, a esquerda se manteve, e a ext. direita envergonhada deu lugar a ext. direita espalhafatosa e orgulhosa. Dessa direita envergonhada não sai nada republicano.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Quem já leu qualquer livro de História sabe que a direita brasileira nunca pôde ser chamada de "democrática", ao contrário, sempre esteve pronta à aderir a qualquer golpe que surgisse "na praça". Portanto, enquanto a direita brasileira não exorcizar esse carma, merece sim, infelizmente, ser chamada de fascista.

    2. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      Gostaria de lembrar que quando a esquerda era oposição à 'direita democrática' (PSDB-PFL), eles fizeram várias solicitações de impeachment, obstruções legislativas, ações no STF, etc sem bases sólidas, apenas para tentar de alguma forma ascender ao poder no 'tapetão'. A diferença entre os dois ocorridos é que Dilma 2 perdeu apoio popular e do Congresso assim como Collor porém, os governos de direita não chegaram nesse ponto crítico.

    3. Antonio Araújo

      E o governo da esquerda por 14 anos, que tungou o estado, apostou na divisão do país, que já chamava de fascistas os adversários políticos, que apoiava, como ainda apoia, a baderna escancarada de certos movimentos sociais, que vê o estado como de sua propriedade, não interferiu em nada? O bolsonarismo foi em grande parte reação a essa esquerda atrasada, corrupta e divisionista.

  22. Luiz Eduardo Cantarelli

    Como separar na esteira do processo democrático o lixo do bolsonarismo e a direita direita? Educação política nas escolas no qual o lixo aínda não colocou suas caçambas. É na juventude que a democracia deve investir. É na educação!

    Responda
  23. Felipe Araújo Braga

    Eu concordo com a esquerda que temos um dos países mais desiguais e socialmente iníquos do mundo. Ocorre que precisamos sim de um direita liberal republicana e democrática que aponte que somos um país burocratizado, com pouca produtividade econômica e fechado ao Mundo. E uma direita conservadora legítima que represente massas da população brasileira que é religiosa. Isso não quer dizer fundamentalismo, elitismo, intolerância com as minorias, rentismo, enfim todo o mal bolsonarista.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Exatamente. Comentário excelente.

    2. Felipe Araújo Braga

      Religiões, quando dotadas de bons princípios, constroem hospitais, escolas e universidades - muitas vezes gratuitos - aqui no Brasil só sabem pedir imunidade tributária, dízimo e fazer arminha!

  24. Bruno Araujo

    A direita liberal, democrática e que também almeja uma sociedade menos desigual precisa urgentemente expurgar do seu lado político o causador e referência maior de todo esse engano que é o bolsonarismo. Concordo que essa direita foi de fato a maior prejudicada após a ascensão desse movimento, portanto se quiser sobreviver não há outro caminho.

    Responda
  25. Helio Cardoso

    Não cabe na república, não cabe na democracia. Só cabe na cabeça oca do grileiro!

    Responda
  26. Silvia David Bowen

    O tema é pertinente e a referência aos líderes da ultra direita também. Assim, como pôde passar no texto "Il Dulce" quando nem de longe "Il Duce" ("vulgo" Benito Mussolini) tinha algo de doce? Perdoem o trocadilho, mas é que aqui também o dulce desceu amargo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.