-
Joao Antonio
Tem algo no Manual da Redação sobre ouvir o outro lado ?
-
Valentino Ruy
Lamebtavel a ignorância de Mauro Aguiar em relação à realidade educacional, pública e privada. As pressões que não "têm nada a ver com educação" são pressões de estudantes e professores. É risível dar voz a um "gestor" sobre o que é e o que não é Educação.
-
Wirk De Souza
Vocês acham mesmo que as escolas particulares estão preocupadas com a qualidade do NEM? Sou professor na rede pública federal atualmente, passei pela rede pública em Minas Gerais e pela rede privada. A precarização da educação pública é o objetivo das privadas (e pra isso utilizam-se de seus parceiros midiáticos, folha de São Paulo inclusa). Por que Elizabeth Guedes, irmã de Paulo Guedes, estaria preocupada com uma escola pública em paraísopolis, por exemplo? A gente já sabe o porquê!
-
Christiane Souza Santos
O ensino médio das escolas particulares sempre foi desvinculado do que ocorre nas escolas públicas. Não entendo a razão dessa gritaria. O que eles investiram efetivamente na reforma? As universidades públicas vão continuar contando com a nota do Enem. Universidades particulares, hoje em dia, disputam aluno a tapa, no máximo, perguntam se o estudante sabe escrever. Quanto mais olhar nota de Enem.
-
Rafael Gallina Delatorre
Quando se argumenta dizendo que o ENEM não avalia nada ja se percebe a ideologia. Ou que estamos atrasados em relação ao mundo... onde no mundo se utiliza algo parecido com o Novo Ensino Médio? Onde há disciplinas tipo "O que rola por aí", ou "Quitutes quilombolas"? Deprimente tudo isso. Mas não se preocupem, há suspensão mas haverá implementação dessa tragédia.
-
Isabela Novais
Todo mundo está vendo que as escolas públicas estão pedindo socorro! Com isso, veja o caráter das instituições privadas que leva tudo para a justificativa política para desmerecer a demanda social do povo. É claro o descaso deles com a educação pública e para todos. Vocês acham que as escolas e univer privadas querem que todo mundo tenha a mesma qualidade de educação que eles? Pra eles é negócio. Não é viável p eles ter educação gratuita de qualidade se querem cobrar absurdos de $
-
Marcelo Fernandes
As escolas privadas são beneficiárias diretas da destruição do ensino público no Brasil - há décadas. Na verdade, são apenas comerciantes fantasiados de "educadores", interessados apenas em seus clientes. Sem escola pública de qualidade para todas as crianças e jovens, o Brasil nunca será um país de fato. Está certo o governo em frear essa farsa.
-
Maria Cenerentola
Porque a Folha só ouviu o velho lobby da educação privada? Para pelo menos disfarçar que é jornalismo, deveria ouvir o lado oposto; não só o ministério, mas diretores, professores e alunos da escola pública, e também, é claro, os educadores das universidades públicas. Se há bagunça é a imposta pela reforma
-
Leila Barbosa
Muito bem colocado . A FSP deveria ouvir todos os lados e descobrir os interesses por trás dessa reforma .
-
-
TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA
Que eu saiba, houve uma prorrogação das decisões, para que se discuta mais sobre o assunto. Mas a Folha trata nas manchetes como se a reforma foi proibida Aí vai buscar opiniões somente do lado que lhe interessa Lamentável.
-
marilza abrahão
O país tem um pensamento educacional rico e com tradição, o que a FSP finge ignorar. Mesmo sendo a educação escolar, fundamental e média, um fato novo (remonta à República) já se produziram inúmeras pesquisas e estudos por renomados educadores em quase tds os estados do país. Não serão consultados ou o que tem a dizer sobre isso não interessa aos grupos privados em ação?!?! Parcialidade e má fé, não é FSP?
-
marilza abrahão
Alguém perguntou o que a FL tem a ver com isso, demonstrando profundo desconhecimento de como funciona a relação entre as classes sociais que compõem a sociedade. Esse tipo de ignorância mantém a desigualdade perversa que impera no país. Recomendo a leitura dos gdes autores do campo da educação brasileira nunca consultados para falar sobre Educação Brasileira A FSP os conhece bem!
-
Felipe Araújo Braga
"Ah, o técnico profissionalizante é muito importante para o pessoal de escola pública, 80%" - querem que os pobres continuem sendo mão de obra barata, isso sim. Ensino Médio é o momento de ter um ensino genérico, acadêmico, científico e preparatório. O momento de escolhas é o da universidade.
-
Maurizio Ferrante
Se as escolas particulares estão contra a suspensão da reforma do ensino medio, esta suspensão deve ser uma BOA coisa!
-
jose silva
bla bla bla...vai minion!
-
-
Danilo Alves de Souza
A mesma novela do mercado financeiro em defesa dos juros absurdos. No governo Bolsonaro, o Enem correu até risco de não ser realizado por causa das gráficas falidas; sob Temer, o Novo Ensino Médio chegou via Medida Provisória, antes mesmo de a BNCC estar finalizada. Nada disso gerou alguma insegurança para instituições de ensino privadas que rendesse matéria de jornal. Mas apenas 60 dias de suspensão do NEM perturba demais os negócios na Faria Lima.
-
Felipe Araújo Braga
O que a Faria Lima tem a ver com isso? Não viaja!
-
-
Simone Rodrigues
A irmã do paulo guedes (minúsculo mesmo) sendo ouvida sobre o NEM e o ENEM, como se fosse alguém queminimamente se importasse com educação neste país. Absurdo!!! Essa gentalha ouvida pela matéria só quer saber de lucrar cobrando pelos serviços educacionais de baixa qualidade que oferece nas uniesquinas que possui, além de vender aulas mais baratas para os alunos das públicas interessados em passar no vestibular e que possam pagar por esse material. Por que não ouvem profissionais sérios?!
-
Iraia Galindo
Sim. Sabemos os s motivos que estão por trás dessa reação das escolas particulares.
-
DERLAN TROMBETTA
Quanta baboseira, sem análise técnica. As escolas privadas e as fundações empresariais querem lucrar com este Ensino Médio Frankenstein. Elas podem vender parte do ensino médio para estudantes das escolas públicas. O Novo Ensino Médio é um ensino pobre para os pobres!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.