Elio Gaspari > Os Cem Dias de governo em 2023 e os de 2019 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O melhor feito de Lula até agora, foi ter resistido a tentativa de golpe de estado no dia 8 de janeiro. Alguns militares estiveram prestes a tomar o poder. Salvou a nossa democracia. Tem feito um esforço enorme para governar o paÃs. Formou um governo decente e democrático.
Picanha e cerveja nem sonhar. Bloqueio da transposição do São Francisco. Retrocesso no Marco do Saneamento que daria condições mÃnimas de saúde à população carente. Aumento pÃfio do salário mÃnimo, 1,2 bilhões para a Odebrech torrar em Angola e fazer cashback para a corrupção, queimadas disparando na Amazônia, aumento vertiginoso do desemprego, estouro antecipado do teto de gastos, declarações senis que obrigaram a assessoria a fazer um cala boca Magda. E tem mais dias pela frente....
O Ex? Em menos de cem dias escrevi aqui na Folha que era o pior quadro ministerial da história, tirante uns dois, exageradamente três ministros;exclui os militares por não conhecer. Agora digo: o quadro ministerial é muito melhor do que o anterior, mas, é pior do que os dos dois primeiros mandatos. No mais, ler a coluna do Elio é aprender polÃtica.
Comparar com o antecessor é nivelar por baixo. O que há de concreto nos cem dias do Lula? O que se realizou de fato nesse perÃodo?
Antes mesmo de assumir negociou e aprovou com o Congresso uma PEC que permitiu a manutenção dos R$ 6OO mensais para os mais pobres, que do contrário estariam na miséria, além de R$ 15O por criança e garantiu algum espaço no orçamento desastroso deixado pelo Bozo para investimentos, que virão, não se preocupe. Lembrando, o mandato é de 4 anos. Quem já consertou o mundo em 100 dias? Não há espaço aqui para falar mais mas já que vc lê jornais …
Só por não ter destruido as instituições os 100 dias do atual já seriam infinitamente melhores do que os do ogronaro.
Consertar o muito que o antecessor deixou de Rui a no paÃs já é o bastante meu caro !
O elio deve ter saudades do bozo. Pq na comparação dos 100 diass só falou dele. Muito estranho esse artigo.
Basta mostrar o desastre que foi o anterior. O atual não fez nada de ruim minimamente comparável. Nem precisa citar as realizações, não ter feito tanta herda em tão pouco tempo já é suficiente.
Que análise perfeita. Ler o Elio é ter uma lição Ãmpar da história.
Lula tem ido mal, muito mal. E espera-se que o governo reaja, lembrando-se de que foi eleito por uma frente, e não pelo PT. Mas ainda assim há coisas para comemorar: Brasil deixou de ser pária internacional; a democracia prevaleceu sobre a baderna golpista; as Forças Armadas não comemoraram o horrendo dia 31 de março; os Ãndios, as crianças indÃgenas, inocentes, passaram a ter alguma proteção; garimpeiros foram expulsos (mas podem voltar, sabemos, afinal, é ouro) e o Bozo, agora, na PF.
Oras, José, isso é desonestidade intelectual extrema. O desmonte de uma série de ações relacionadas ao meio-ambiente podem ser atribuÃdas ao capitão cloroquina, sem dúvida, mas o que o produtor rural que foi difamado na China por alguém que deveria promover os produtos brasileiros é uma discussão completamente distinta. Por sinal, somando à análise dos 100 dias, houve um recorde de desmatamento na Amazônia em fevereiro. Precisa somar isso à conta, obviamente.
O agronegócio brasileiro não precisa de difamadores. Ele próprio faz isso. Ou vc acha que as pessoas esqueceram a absurda devastação florestal que está em curso, a quantidade também absurda de agrotóxicos autorizada pelo governo "amigo" do setor (é melhor Jair se acostumando, era o slogan da classe rural)? E as boiadas do Ricardo Salles? E a desestruturação do Ibama, Funai etc. Tem, claro, exceções, mas são exceções.
Quando se cria uma procuradoria no governo para hostilizar opositores não é a democracia que prospera, meu caro… E quando a Apex vai para o exterior com um irmão petralha para difamar o agronegócio brasileiro o Brasil não se torna menos pária internacional.
Também tem como conquista a procuradoria da censura, destinada a combater e hostilizar crÃticos do governoÂ… E claro, a nomeação da saudadora da mandioca para um cargo que não tem preparo na China, sendo que nem português adequadamente falaÂ…
Ela certamente tem muito preparo, Paulo... Quase faliu um paÃs, deve conseguir fazer o mesmo com um banco mesmo... Isso fora estar em uma sede internacional e nem mesmo inglês falar...
Quem disse que Dilma não tem preparo ?
Opa! Isso não é nada em relação ao governo passado. O Mendonça, então no cargo de ministro da Justiça (?), chegou a fazer dossiê de intelectuais crÃticos ao governo. E o Heleno, o generaleco, usou a Abin para rastrear celulares de potenciais opositores. Presta atenção no que vc escreve.
Pois é, tudo a se comemorar nesses 100 dias: Presidente brigando com o banco central e mostrando que não sabe lidar com instituições que não controle, Associação de promoção do comércio exterior indo pra China falar mal do agronegócio brasileiro, vários ministros envolvidos em escândalos e um retrocesso inominável com a revisão do Marco do saneamento.
Já ouviu falar em polÃtica? Pois é, acha que as declarações do Lula sobre os juros criminosos do escudeiro do BozoGuedes são gratuitas e atabalhoadas? Parece que não acompanha os debates e ainda não percebeu que essa polÃtica monetária já não é consenso nem no mercado e muito menos entre empresários. Quem começou o debate? Vários ministros envolvidos em escândalos? Está de brincadeira ou é só ma fé mesmo? Ainda mais vindo de quem votou no miliciano genocida golpista e corrupto!
Sulista na area
Ora, Neli, votar no Lula é preferir o chefão do mensalão ao capitão cloroquina, mas achá-lo um estadista é a própria definição de falta de bom-senso.
Votei para Lula, mas, ao digitar o voto não deletei o senso crÃtico, perto do capitão cloroquina, Lula é um estadista.
Ah, certamente também devemos incluir nas conquistas a procuradoria da censura, criada para combater crÃticos do governo.
não resisto em perguntar a tio elio: e o lula, hein?
Notou que ele só citou os desastres do Bozo nos primeiros cem dias? Não acha deixou de citar os do Lula porque não houve nada minimamente comparável?
já alexandre contra necessita ser devidamente apresentado ao conceito de "sujeito", do ponto de vista gramatical e sintático. as frases dele falam, mas nem mesmo deus sabe sobre quem. algum mortal por aqui se arrisca?
Deveria estar na cadeia, infelizmente não está.
será que eu vou ter que explicar a wilson moreira o conceito de ironia?
Lulinha, nomeou negros, indÃgenas, mulheres e representantes de todas as matrizes desta nação, colocou o paÃs na rota internacional frequentantada por todo mundo civilizado, respeitou a democracia e fez tudo que o paria não fez. Tá bom prá você.#sem anistia
Não há termos de comparação
Perfeito: não há termos de comparação, mesmo que você não concorde com algumas ideias do Lula. Fora Bolsonaro, fora racistas e vândalos da democracia.
O PR PINOQUIO em cem dias deu uma demonstração do que seria os quatro anos até 2022,esterco puro saindo pela boca.
O governo anterior não serve para comparar com nada, evidentemente. Já analisando os primeiros cem dias em relação ao que poderia ter sido, vemos o governo voltando às velhas práticas, desprezando as alianças que o apoiaram, fugindo da reforma do Estado e aumentando impostos. Não vai durar.
Qual imposto foi aumentado? Qual aliança foi desprezada? Que reformas de estado são essas? Lendo a bobagem que o senhor escreveu, podemos concluir que o retrocesso civilizatório, chamado de bolsonarismo, só ascendeu por conta de gente reacionária como o senhor. Agora só falta o senhor dizer que não votou no Bolsonaro.
E pensar que os 100 dias desse lixo tá sendo piores que os do Bolsonaro.
Adernou, Adernilson...
Eu já acho que "tá sendo melhores"!!!
Rachadinha, rachadão, açaizão, tratolão, covaxão, viagrão, protesão, mansão, chocolatão, gadociatão, michecão, roboticão, asfaltão, ouração, secretão, granadão, colarzão.....Nunca houve governo, só corrupção.
Eu fico admirado com esses robôs "humanos" defensores do "facÃnora-mor da nação"; são seres igualmente inomináveis.
Aernilson, vc está ade3rnando
Os cem dias do bozo foram um.pesadelo, mas nos cem dias de Lula mt coisa foi feita em.beneficio do povo e em respeito as instituicoes.so um cego nao ve q voltamos a normalidade.
Adenilson, você é um robô do gabinete do ódio bozista. Provavelmente, do pior tipo, o de carne e osso...
Apesar dele ter constante problema de obstrução intestinal, é de admirar tamanha produção de fertilizantes biológicos em 4 anos junto ao fervor dos bovinos. E na saÃda, ainda tentou desobstruir um mar de estercos no dia 8/janeiro. Por sorte seus intestinos falharam.
Não esquecer que junto a essa turma estava Moro e sua conje, bailando "Edite Piá "nas festas de Zambelli e avalizando a distribuição de armas para milicia fantasiada de CAcs, Mourão o bhu rrão, Sales devastando a floresta, Damares a lou ka , ja haviam iniciado as manifestações golpistas, milicos como coronel Cid (va ka vota em va ka) mostrando o carater ( a falta). Como sobrevivemos a tudo isso?
Bom é ver o recente vÃdeo do Reinaldo de Azevedo no YouTube: "Chegou a cara da direita brasileira". Lá ele cita alguns dos piores descalabros dos 4 anos de desgoverno Bostonaro se em 100 dias já estava assim, pode-se imaginar.
Não podemos esquecer que Bolsonaro deixou de herança Campos Neto na presidencia do BC. O Campos, ex banqueiro e futuro banqueiro, definiu maior juros real do mundo, milhares de vezes o maior roubo já ocorrido, e tem o apoio da Folha dos bancos de São Paulo.
Lembrando que Campos Neto, responsável pelo BC, tem dinheiro em paraÃso fiscal, pra não pagar imposto. De onde vem este dinheiro? É utilizado para especular com suas decisões? Continua se orientando com o dono do banco BTG, como afirmado por este?
Max, rem razão, pobre coitado do presidente do BC, ele é até a favor de baixar, mas não tem poder, esse colegiado indicado pelo Papa Francisco é contra.
Essa mania de fulanizar o problema é que é lamentável. Todos sabem que quem define os juros é o Copom , que é um õrgão colegiado. Não é o presidente do BC que sozinho define os juros. É muita má fé jogar nas costas do presidente do banco a taxa de juros praticada no perÃodo.
Como um nada polÃtico, com tantas demonstrações prévias de insanidade, confirmadas durante o desgoverno, chegou ao poder? Como ainda tem 20% de apoiadores? Graças a lava Jato, graças a grande mÃdia, incluindo-se a Folha e este colunista, que hoje chuta o cadáver, e que conscientemente ajudou a chegar ao poder.
Cem dias para trás! claro que é interessante comparar um desgoverno com um governo, mas não valoriza o que foi feito e alterado na administração pública atual. Em 100 dias o Governo atual abriu negociação com servidores, que estavam há mais de 4 anos sem reposição da inflação que acumulou cerca de 25%. Superou e foi magistral frente a tentativa de golpe nos primeiros dias.
Bem, tratando-se de bolsonaro, basta um único dia para conhecer o desastre que ele provoca, em todos os sentidos.
Goste-se ou não de Lulla, não há comparação com esse rato larápio Genocida Golpista e desequilibrado. Respiramos outros ares!
O Bolsonaro também tentou acabar com a cadeirinha de criança nos carros.
Muito bem lembrado!
Ótimo texto! Temos que fazer um desses a cada 100 dias para nunca esquecer.
Perfeito! Faça isso mais vezes, por favor, para refrescar a memória de certos brasileiros
Realmente o vÃrus Bolsonaro veio para destruir tudo. Graças ao povo nordestino ficamos livres dessa desgraça.
Como sobrevivemos a 4 anos daquele desgoverno???
A palavra é exatamente essa: sobrevivemos. O conceito de vida civilizada ali passou longe.
Caracoles, foi perfeito o análise dos cem dias dos governos !
Dizem por aà que o celular do Bebiano vai ainda aparecer e assombrar o ex pr varrido e abjeto. Maktub
José Silva, tá falando de um certo futuro presidiário?
o unico abjeto tem nome e sobrenome...e eh ex presidiario...
Página infeliz da nossa História, já diria o Chico. Os nomes mencionados no artigo já seriam inacreditáveis, mas todos juntos ao mesmo tempo é surreal demais! The nightmare team! A grande loja dos horrores. E ainda havia Damares, Salles, depois Pazuello, mais aqueles filhos etc. O Bebianno pelo menos durou um pouco mais que o Magno Malta, que foi chutado no primeiro dia, kkk.
Magno Malta e Sergio Moro, bolsonaristas raÃzes e masoquistas que encarnam o modo de ser do bolsonarista padrão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Os Cem Dias de governo em 2023 e os de 2019 Voltar
Comente este texto