-
Vinícius Godoy
Façam o mesmo teste com a versão do ChatGPT 4.0. Custa menos de uma assinatura de streaming, caso a Folha quiser testar. Eu garanto que os resultados serão surpreendentes. A versão 3.5, que foi usada nesse teste, é muito inferior.
-
roberto silva
Acho que este experimento prova mais a subjetividade da correção, ao menos um dos dois professores não tem competência para correção ou os dois se a nota justa for, como aparenta, bem maior. Qual aluno conseguiria, alem de toda argumentação, citar as referidas leis?
-
Marcelo Maluf
Roberto, a discrepância entre corretores está prevista, motivo pelo qual a redação pode passar por um 3º corretor ou até mesmo ser corrigida por uma banca específica. Quanto às referidas leis, qualquer participante poderia citá-las, pois elas estavam nos textos motivadores da proposta. Como o ENEM exige que se use repertório externo aos textos motivadores, a nota fica bastante comprometida nessa competência.
-
-
BRAULIO S ALVES FERNAN
Os dois avaliadores são pretensiosos, mas sabem muito bem que a redação do ChatGPT tiraria mais que 800 pontos. Pouquíssimos candidatos, mesmo aqueles que estudaram em bons colégios, fariam uma redação como essa. Não é que seja uma maravilha de perfeição, mas atribuir 120 pontos a algumas competências é absurdo. Quem conhece os parâmetros do Enem sabe que a nota mínima seria 160 em quatro competências e 200 em uma = 820 (nota mínima).
-
Marcelo Maluf
Braulio, talvez você não conheça tão bem as especificidades da grade de correção do ENEM. Na Competência II, por exemplo, para as notas mais altas (160 e 200), a grade exige a presença de um repertório legitimado externo aos textos motivadores. O ChatGPT não cumpriu essa exigência, por isso a nota é 120 na CII. O INEP divulgou em 2020 a grade de correção e os módulos que explicam cada competência. Se for do seu interesse, como parece ser, você pode consultá-los.
-
roberto silva
Exatamente Bruno, os professores quiseram aparecer!
-
-
Giovanni Giocondo
Para uma tecnologia na qual foram investidos sabe-se lá quantos milhões de dólares, é MEDÍOCRE e limitado! Pegue esse dinheiro todo e invista na educação dos estudantes das periferias das grandes cidades, e o resultado será amplamente superior. Se hoje, sem recursos, parte dos alunos de baixa renda faz melhor, imagine com um ensino digno das suas pretensões! Sou professor de cursinho popular no extremo da zona sul de SP e digo com a maior sinceridade. Meus alunos são superiores ao CHAT gpt.
-
Ricardo Lima
A avaliação foi injusta porque o comando somente reproduziu o enunciado. Todos os estudantes querem nota máxima e essa informação tinha que estar no comando. Além disso, todos os estudantes sabem quais são as competências e essa informação também tinha que estar no comando. E por fim, se foi o ChatGPT, a Folha poderia testar também o GPT 4 que supera em muito o anterior
-
OLIMPIA LEAL DE OLIVEIRA
Pensando em soluções, já que grande parte dos nascimentos ocorrem em hospitais ou outros serviços de saúde, seria um grande passo garantir que todas as crianças saíssem dessas instituições devidamente registradas. Uma parceria saúde - cartórios, em que além da gratuidade, o primeiro registro civil fosse feito no mom do nascimento e como condição para a alta. Imagino que algo assim já tenha sido pensado e que operacionalizar não seja fácil, mas minimizaria o problema e seria de vital importância.
-
OLIMPIA LEAL DE OLIVEIRA
*momento
-
-
Carlos Oliveira
A redação apresentada pela IA e o escore hipotético obtido no ENEM demonstram o quão acertada, importante e necessária é a medida adotada pelo Governo Lula de barrar e mudar a proposta bolsonarista do Ensino Médio. O Brasil exige que nossos estudantes tenham acesso a uma educação libertadora formando cidadões críticos. E não a boiada direitista que se submete a tudo que um mito idiota propõe.
-
Celso Caramori
Bem mío qui eu
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.