Educação > ChatGPT vai melhor que 80% dos alunos no Enem, mas derrapa em matemática Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. jean bergerot

    O potencial da Inteligência Artificial é assustador, infinito para os padrões humanos e está em rápida evolução. É como se estivéssemos diante de um pequeno teste em fase inicial. Sugiro que a FOLHA repita esse mesmo teste daqui a um ano e compare os resultados.

    Responda
  2. filipe moura lima

    Reprovou em matemática, reprovado está.

    Responda
  3. Flávio Guilherme

    A IA (Inteligência Artificial) existe há anos, está muito consolidada. O que permitiu isso foram os dados de dispositivos móveis e redes sociais, que aumentaram a possibilidade de treinamento de algoritmos de aprendizado de máquina. Políticos, como sempre, vão discutir tardiamente a proibição de experimentos de IA? Já era. Agora o mundo baba em pequenas telas.

    Responda
  4. Gustavo Henrique Silva

    Mostra como ainda é dependente do que o ser humano produz

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    A Folha está escondendo a denúncia contra o Pai da juíza da Lava Jato, Gabriela Hardt. Ele roubou tecnologia da Petrobras, denúncia do Leandro Demori, com documentos comprovando. Hoje o presidente da Petrobras pediu os documentos de Demori e vai investigar. Bolsonaro vendeu a parte da Petrobras para a empresa para quem o pai da juíza trabalhou, com os documentos roubados. Vale ver o vídeo do ICL notícias.

    Responda
  6. Licia Aihara

    Computador falhar em matematica?

    Responda
    1. Paolo Pugno

      Esse é um espanto muito simplista. Obviamente, computadores não erram em cálculos, desde que instruídos a fazer os cálculos corretos. O problema está aí: a correta interpretação do problema e a determinação de que raciocínio seguir é que são os pontos principais. A abstração certamente não é um dos pontos fortes do ChatGPT, e a compreensão do problema e o raciocínio são essenciais. Pode haver várias formas de se resolver um problema matemático, mas dificilmente se obterá sucesso sem compreensão.

    2. Paolo Pugno

      Essr é um espanto muito simplista. Obviamente, computadores não erram em cálculos, desde que instruídos a fazer os cálculos corretos. O problema está aí: a correta interpretação do problema e a determinação de que raciocínio seguir é Rua São os pontos principais. A abstração certamente não é um dos pontos fortes do ChatGPT, e a compreensão do problema é o raciocínio são essenciais. Pode haver várias formas de se resolver um problema matemático, mas dificilmente se obterá sucesso sem compreensão.

  7. roberto silva

    Realmente não faz sentido avaliar uma versão ultrapassada. O GPT 4 já está disponível.

    Responda
  8. jose silva

    O chatgpt pega quantos ônibus por dia; Ele vai pra escola para comer o lanche; Trabalha para ajudar a família; Tem computador? Tem internet? Tem um local apropriado para o estudo; E para dormir? Quantas refeições faz por dia?

    Responda
  9. Vinícius Godoy

    ChafGPT 3.5? Veja como é a velocidade da pesquisa em IA: a pesquisa já nasceu velha, visto que a versão 4 do ChatGPT é tão superior que não faz sentido tomar como base o antigo modelo. Um exemplo claro é a evolução na matemática: todos esses error já foram corrigidos, o que aumentaria incrivelmente a média.

    Responda
  10. jose celso righi righi

    Não entendo essa definição de Inteligência Artificial, tudo isso, é criado pelo cérebro humano e o nosso cérebro não é Artificial, se o ChatGPT erra, isso ocorre porque quem o programou colocou ali conhecimentos humanos, portanto, falha.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      É que a IA é um conjunto de técnicas e ferramentas que aplicam modelos matemáticos (e outros) que permitem, por exemplo, que a máquina aprenda pelos dados que tiver à disposição. Então, ela fica treinando e aprendendo com tais dados e, por ter capacidade de processamento (e dados), chega a relacionar dados e eventos de uma forma rápida. E isso evolui qto mais se treina.

  11. Luciano Timm Bergmann

    100 Dias: Era Lula A.I.- Creio que se Paulo Freire estivesse vivo hoje, provavelmente enxergaria a inteligência artificial como uma ferramenta poderosa para o aprendizado. A democratização do conhecimento por meio da tecnologia pode transformar dispositivos móveis em agentes de evolução educacional. No entanto, é essencial desenvolver a inteligência crítica na educação, estabelecendo o diálogo tão necessário.

    Responda
    1. Eliane Morosini

      Também precisam decidir o que vão fazer com os seres humanos, que cada vez perdem mais espaço pras máquinas.

  12. Ivan Zacharauskas

    "concorrentes orgânicos"?... Está aí, claramente, como seremos vistos num futuro próximo, uns orgânicos...

    Responda
  13. Flavio Lima

    Muito legal a análise. Parabéns e obrigado aos autores do texto.

    Responda
  14. Carlos Oliveira

    A redação apresentada pela IA e o escore hipotético obtido no ENEM demonstram o quão acertada, importante e necessária é a medida adotada pelo Governo Lula de barrar e mudar a proposta bolsonarista do Ensino Médio. O Brasil exige que nossos estudantes tenham acesso a uma educação libertadora formando cidadões críticos. E não a boiada direitista que se submete a tudo que um mito idiota propõe.

    Responda
    1. Edson Nogueira

      Se não fosse o seu "deslize", na gramática (plural de cidadão é cidadãos), eu lhe daria 10.

  15. LEONARDO LEITE DE CASTRO

    Gostaria de ver o mesmo teste submetido ao GPT-4, já disponível e bem mais completo nas respostas.

    Responda
  16. Carlos Mello

    Matemática não é banco de dados. Tem que pensar e IA ainda não sabe fazer isso.

    Responda
    1. Octavio Rossi de Morais

      O ChatGPT4 já não teria tantos problemas com a matemática. A IA depende de informações inseridas para gerar conexões e "pensar".

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.