Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Yrlov Sorovsky

    Para reflexão: Quando os portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram a fé cristã junto com outros aspectos de sua cultura. E se o Brasil tivesse sido descoberto pelos árabes?

    Responda
  2. Tersio Gorrasi

    Para explicar fenômenos que extrapolam o conhecimento científico atual (convenientemente chamados de mitos, lendas ou pseudo ciência) é preciso uma nova ciência, com leis próprias e mais amplas, das quais o que conhecemos seria apenas uma pequena parte dela, em analogia à relatividade de Einstein e a física clássica de Newton

    Responda
  3. Leonildo Liberio Alves Silva

    É tipo acreditar no Bolsonaro. Tem que ter muita fé.

    Responda
  4. Lilia Adão

    Crendo ou não de uma coisa ninguém pode negar... Até hoje se fala dele e isso 2 mil anos depois... É muito forte, isso... Coisa de Deus!!!

    Responda
    1. Lilia Adão

      Só quem crê em Deus pode entender... É uma questão de Fé!!!

    2. Marcus Machado

      O que seria uma "coisa de Deus"?

  5. Fernando Teixeira

    A ciência tradicional não tem competência para falar de Jesus. Ele, no entanto, a tem para falar de ciência. Ao realizar transformações moleculares na água, ao intervir na catalepsia de Lázaro, no sistema ótico cerebral de cegos e na restauração da saúde de leprosos, na perturbação simbiótica de obsessões, Ele demonstrou seu elevado conhecimento da forças da natureza material, quanto da espiritual. A ciência somente consegue perscrutar eventos físicos, e em pequena escala ainda.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Quanra bobagem!

    2. CELSO RIBAS

      kkkkkk!!! Vocês fanáticos são muito engraçados!!

    3. John Sullivan

      E vc acredita nas história pq foram escritas séculos depois dos acontecimentos?

  6. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Já viram a turma da tv: em nome de Jesus, me dá teu cartão de crédito ou de débito.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Como podem ser tão ingênuos?

  7. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    O que já faturar$m em nome dele, é uma vergonha

    Responda
  8. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Existiu? Creio que sim. Divindade? Só pros bolsos dos aproveitadores.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Do tipo pa$tores da nossa tv.

  9. Laudgilson Fernandes

    Talvez tenha existidoo Jesus, mas o Cristo realmente existiu? Seria mais um antropomorfismo do Deus Solar associada a tantos outros semi deuses. Hórus, Mitra, Hércules, Dionísio, Baco etc etc. Até a Páscoa foi absorvida de religiões ditas pagãs. O natal e tantas outras manifestações religiosas oficiais.

    Responda
  10. Tersio Gorrasi

    Se não existem argumentos a favor da verdade da narrativa, tampouco existem contra ela. São apenas pontos de vista e nada mais

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Que historiador registraria como verdadeiros eventos fantásticos associados a um inimigo do império romano e blasfemador da religião judaica? No entanto, teve seguidores dispostos a dar suas vidas pela causa o que não interessava a nehum historiador contemporâneo, cuja função seria descrever personalidades de destaque na guerra, na política ,nas artes e na literatura

    2. Marcus Machado

      Claro que tem. A matança de Herodes das crianças nunca existiu, por exemplo. Um mito. Os três reis magros, outro.

    3. Paulo Augusto

      Os argumentos contra é que não existe historiador da época que tenha escrito sobre ele, e os romanos - que eram ávidos por registrar tudo - não tem um documento sequer sobre ele.

  11. Jane Santos

    Não tenho religião, mas se acreditar em alguma delas deixa as pessoas melhores, mais seguras, então, está valendo, respeito.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Certo, mas isso é outra coisa...

  12. Pedro Regis

    Jesus existiu historicamente, mas é o individuo mais superestimado de toda a história humana. Foi apenas um pregador de um apocalipse que nunca veio (seu ensinamento defendia que seria próximo). O único legado é o próprio cristianismo, que é colossal na história, mas não é a verdade. E era imperfeito: se mostrou desnecessariamente irritado com quem o desobedecia (chegando a chamar uma mulher de cadela por isso) e segundo a Bíblia matou vários porcos como desculpa de um exorcismo.

    Responda
    1. Pedro Regis

      Sendo cachorrinha ou não, tanto faz. Denominar de maneira baixa alguém como um animal é uma amostra como Jesus se irritava desnecessariamente com as pessoas quando entrava em discordância com os interesses dele, não apenas no episódio do Templo. Então reitero meus pontos: matar porcos e se irritar são exemplos de um homem imperfeito que é o mais superestimado da história.

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Para reforçar seus argumentos vc usou o termo "cadela" quando segundo as escrituras,o termo usado foi cachorrinhos... mas "cadela" é bem mais agressivo, não é mesmo?

  13. João CArlos Albuquerque

    Jesus, o homem, foi e continua sendo assassinado. Principalmente pelos que se dizem cristãos e por todas as igrejas que só se interessam por contos fadas e o sobrenatural. Sua sabedoria e humanidade é desprezada por todas as igrejas.

    Responda
  14. ANTONIO G BECKER

    Jesus é o Senhor da minha vida!!!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Todos são livres para acreditar na lenda que quiserem...

  15. Pedro Vasco

    Jesus foi personagem histórico sim, muito embora a natureza divina seja questionada. Historiadores antigos do primeiro e segundo século como Suetônio; Plínio, o Moço; Flávio Josefo, e o Talmude Judaico confirmam isso. Além disso, pessoas proeminentes da ciência, filosofia e história acreditavam em Jesus, mesmo não sendo cristãos, como Michael Grant, Rudolf Bultmann, Will Durant e Albert Einstein acreditavam em Jesus. O ateu pode ter o direito de negar o sobrenatural, mas a história não.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Pedro, existem vários documentos e textos sobre os por ti citados mas sobre a lenda Jesus, somente a bíblia o invoca.

    2. Pedro Vasco

      Paulo, também vou acreditar que Nabucodonosor, Alexandre e Gengis Khan não existiram. Além disso Aristóteles e Platão são contos de fada inventados pelos gregos. Vou acreditar no que for ideologicamente conveniente pra mim. Você desacreditou Josefo, e os demais? Se for lenda o que você diz, por que a influência dele é grande demais pra ser mito. E sim, os historiadores em geral acreditam que Cristo existiu, embora não necessariamente compartilhem a fé dele.

    3. Paulo Augusto

      Não, não foi. Nenhum historiador da suposta época que Jesus viveu escreveu uma linha sequer sobre ele. O único parágrafo supostamente escrito por Flavio Josefo já foi demonstrado que é fraude. Inclusive um membro da igreja - São Foscio - foi excomungado por reclamar dessa falsificação pois ele tinha um exemplar de Flavio Josefo sem a adulteração. Acreditar numa fantasia qualquer um pode. Prová-la que seja verdade, aí é outra estória.

  16. Josana Salles Abucarma

    A ciência não deu conta de nos explicar, nem chega perto do que é Deus, tem muito chão pela frente. Assim como a ciência não investe em acabar com o cancer porque o tratamento dá muito dinheiro, descobrir a verdade de Deus devasta o mercado, o consumismo, a luxuria, as guerras, o egocentrismo e a ganãncia. Nem mesmo os cristãos dão conta de cinhecer Jesus Cristo e seguir seus ensinamentos. Não interessa ao mundo contemporaneo manter a fé em Cristlo.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não se explica uma fantasia.

  17. Paulo Augusto

    A ciência não pode falar sobre Jesus porque a ciência se baseia em fatos e Jesus é somente uma lenda religiosa. Nenhum historiador da suposta época que Jesus nasceu escreveu uma linha sequer sobre ele.

    Responda
  18. Edson Fortini Toledo

    As fontes que esse (historiador) expõe são somente cristãs e muito tardias. Não dá pra dar credibilidade alguma a isso. Se for olhar assim, até Saci passa existir.

    Responda
  19. Alípio Dias dos Santos Correia

    Ciência e fé andam por caminhos muito diferentes. A ciência propõe "teorias" com base em pesquisas e no métodos científico, a fé postula "verdades" inquestionáveis. A Ciência descarta o sobrenatural.

    Responda
  20. Celso Caramori

    As pessoas precisam de um ente sobrenatural para lhes dizer o que é certo ou errado ou seja são pessoas que são adestradas com ameaças de irem para o inferno ou recompensa como o paraíso, isto deve lhes trazer algum conforto e fugir da dura realidade que é a vida do dia a dia. Nada contra.

    Responda
  21. Alípio Dias dos Santos Correia

    Discordo da opinião de que historiadores sérios não duvidem da existência de Jesus.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Felipe, nenhum historiador da suposta época que Jesus viveu escreveu um parágrafo sequer sobre ele.

    2. Felipe Araújo Braga

      O Cristianismo já era documentado no primeiro século. Difícil ter surgido do nada. As narrativas judaicas sobre Moisés são de 10 séculos depois, as de Jesus, Maomé e Buda do mesmo século. Eles existiram sim.

  22. cicero lopes da silva

    O que mais intriga-me sobre a história de Jesus é o fato do cristianismo insistir que jessus nasceu de Maria Virgem. Também dizer que jessus ressuscitou é muito forte. Gostaria de ter fé, pois a filosofia cristã é muito bonita, mas os fatos que citei é uma impedância muito forte para mim.

    Responda
  23. Rubens gonçalves

    ELE é o filho do homem. Mas os religiosos de hoje trocaram no por judas .

    Responda
  24. Anderson Francisco

    Jesus Cristo jamais estaria ao lado dos BOLSOVERMES!

    Responda
  25. Manoel Raimundo Alves

    O que a ciência diz de Jesus, para mim, é irrelevante. Eu creio que ele existiu, morreu e ressuscitou, conforme as escrituras. Eu creio que foi assim. E Isso, basta-me! Papo encerrado.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não Pedro, historicamente é que ele não existiu. Ele só aparece na bíblia.

    2. Pedro Vasco

      Historicamente ele existiu.

    3. Paulo Augusto

      Mas é isso somente: uma crença.

    4. Felipe Araújo Braga

      Bonita sua fé, mas ela não precisa negar a ciência. A ciência pode torná-la mais forte!

  26. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A coisa mais presente sobre a vida de Jesus na terra é uma urna. Thiago primo de jesus. É o q está escrito na urna.

    Responda
  27. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    Jesus Cristo em terra de banguelas, não tem dentes.

    Responda
    1. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

      Titãs