-
Rogerio Silva
Apoio totalmente a postura da imprensa. Não se trata de censura, mas de não dar publicidade e fama (mesmo que temporária) a quem perpetra tais ataques odiosos, especialmente contra crianças. Basta saber que houve o fato. Suas consequências são as naturalmente esperadas: dor e lágrimas para as famílias enlutadas; prisão ou morte para o agressor (pelo menos assim esperamos).
-
Wilson Barbosa Soares
Na minha opinião, não é a notoriedade ou o anonimato que mais influenciam perpetuadores de crimes monstruosos; enquanto estes crimes estiverem demorando 8, 12, ou até 15 anos para serem julgados, o Estado estará também sendo fator destacado neste algoritmo macabro. Se o Joãozinho dá um tapa na Maria e seu pai diz que daqui a 20 anos ele vai ser punido, quem se sentirá mais ameaçado? Joãozinho ou Maria?
-
Luís Cláudio Marchesi
Advogado não é jornalista. O articulista pode estar bem intencionado. Mas há uma máxima no Jornalismo: não se briga com a notícia, por pior que ela seja. Fatos devem ser registrados para a história, sem sensacionalismo e demagogia. Quando se trata dos Datena da vida, o autor tem razão. Mesmo sem ser jornalista, de fato e de direito!
-
LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO
Vá tentar convencer os datenas da vida... Vá lá mostrar ao departamento comercial que houve uma queda nas curtidas. Vá esperar sentado por responsabilidade da mídia.
-
José Bernardo
Ainda ontem, aqui na Folha, Ilona Szabó alertava para a gravidade extrema de uma situação em que ataques a escolas representam, em essência, ataque à instituição Escola. Como sociedade temos que olhar para toda a gravidade e complexidade do que isto representa, para não nos contentarmos com medidas pontuais, ainda que necessárias.
-
Ernesto Dias Junior
"Educação bancária", seja lá o que seja isso, e culpa da direita. Belíssima contribuição para o debate, mocinho.
-
eliane maria rosenberg colorni
Caro Thiago! Realmente tornar a violência uma forma de aparecer, acaba estimulando outros. Outros que estão perdidos e sem outro objetivo na vida. Infelizmente muito depende das escolas e de pais/ mães que possam mandar os filhos para uma escola. Que deveria ter um quadro de profissionais aptos a identificar comportamentos inadequados ..quando isso vai acontecer? Cresci no Brasil e moro na Holanda: tristes diferenças!
-
Ernesto Dias Junior
Tenho certeza de que na Holanda o comportamento inadequado de um desconhecido que pulasse o muro portando uma machadinha seria imediatamente identificado.
-
-
Marcos Benassi
Eita, caríssimo, tem ferida que vai ficar supurando pelaí, aberta, por década. Onde foi que nos enfiamos, hein? Buraco cheio de fome e violência.
-
Ernesto Dias Junior
Nóis tá fu, Marcão. Mas o Thiago está 1) certo com relação ao papel da imprensa mas 2) pisa na bola quando tenta explicar o acontecido ao final do texto.
-
-
MAKOTO SHIMIZU
Covarde assassinato resultante de 4 anos de discursos de ódio, incitação à violência, polarização, facilitação de acesso às armas de fogo, importação das piores práticas dos EUA de assassinatos em escolas locais públicos e exaltação de extremistas radicais
-
Gisele Barachati
Acho interessante, para não dizer outra coisa, que num texto de opinião, num jornal sério como a Folha de São Paulo, sobre o tema dos massacres em escolas, que o argumento final da matéria recaia sobre uma suposta educação bancária que não se preocupe com a formação de cidadãos para a paz. A quem estão culpabilizando a violência generalizada a que estamos submetidos nos tempos atuais? Para bom entendedor, poucas palavras bastam! Sou professora há 22 anos e o que mais faço é pregar a paz.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Sim, Gisele: Também sou professor e somos sempre os culpados de qualqer coisa. Uma vez um cidadão, aliás misógeno, disse que professora só gostava de vender avon.
-
-
RICARDO BATISTA
Coisa mais triste crianças indefesas sendo atacadas e mortas numa creche. O olhar perdido e perplexo das sobreviventes. Que lástima! Mas não é nada fácil controlar a cobertura jornalística. Afora os habituais caçadores de ambulância, agora há outras mídias. E com um celular nas mãos, qualquer pessoa pode ser um pouco repórter. Sem falar na vulgar curiosidade humana pelo mórbido.
-
Vinicius Vilares
Thiago faz questão de culpar o que ele chama de "extrema direita" por absolutamente qualquer problema que acontece na sociedade. É inacreditável como tudo para este colunista é motivo para militar. O cara é um maluco. Xarope. Que invadiu uma escola e matou crianças. Que as autoridades, deste modo, reforcem a segurança escolar. A pena de morte precisa ser considerada no país urgentemente. Não tem como esse cara viver em sociedade.
-
josé SOARES
Pena de morte já existe em diversos países e não resolveu a violência. No Brasil ela já existe sem julgamentto. contra os periféricos .Por fim,e os erros de investigação e do Judiciário com inocentes?
-
josé SOARES
Pena demorar existe em diversos países e não resolveu a violência. No Brasil ela já existe sem julgamentto. contra os periféricos .Por fim,e os erros de investigsç
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Ê só dar uma visualizada no perfil do delinquente! O estímulo ao armamento e o gabinete do ódio contribuem em muito para o aumento da violência!
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Quanto à extrema-direita seu discurso sim, desumaniza tudo o que não seja ela e sim, justifica massacres, com frases tipo: "bandido bom é bandido morto."
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
O problema da pena de morte é um só: O que fazer se matam a pessoa errada? Isso não é video, que você rebubina.
-
-
roberta melissa oliveira sales
E, além disto, mostrar o rigor e o peso da lei. Há quem diga ser contra segurança armada nas escolas. Eu discordo e sou a favor. H quem diga que a escola deve manter políticas enconfrocao de um ambiente paz. Concordo. Mas também concordo e defendo que quem ameaça, seja verbal ou por redes sociais, colegas, professores, quem agride, verbal, fisicamente, oi por redes sociais, colegas e professores NÃO TEM DIREITO A EDUCAÇÃO. SEJA EDUCAÇÃO BÁSICA OU SUPERIOR.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.