Conrado Hübner Mendes > 100 dias de civilidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Excelente, como sempre! Concordo totalmente com você, Cláudia, mais do que para qualquer um serviu para o próprio jornal.
Perfeito.
Texto perfeito. Teria de ser lido e relido pelos que fixam as linhas do Jornal. Seria bom tambem que comparassem o viés panfletário e leviano de alguns de seus editoriais às análises bem mais srias de jornais como o El Pais e outros orgaos de imprensa respeitados no mundo
simplesmente perfeito. tapa na cara nos recentes editoriais cÃnicos deste jornal.
Que texto! Esse colunista seria, sem dúvida, o nome certo no lugar certo, para ocupar uma vaga no STF.
Não, porque ele deixaria de escrever.
Bravo!!! Por colunistas assim ainda vale a pena ler a Folha. Duas correções: tem mesmo caroço nesse angu da dobradinha Sérgio Moro e Gabriela Hardt, que será descoberto a seu tempo, e Lula está certÃssimo, com a legitimação que lhe conferiram mais de 60 milhões de eleitores, em criticar duramente a maior taxa de juros básicos do Mundo, sem justificativa.
"Em seu governo faltou oxigênio, não só para a respiração pulmonar. Não se respirava nem a expectativa de segurança existencial. Não se respirava futuro, apenas medo do futuro sob a liderança de quem ascendeu sob a promessa de exterminar desafetos e suprimir minorias." - O ápice!
A aula é aos próprios colegas, mas adianta? Todo respeito pelo professor, sua competência não necessita falar o que patrão quer escutar, mas a mediocridade faz o medo no medÃocre; aÃ, escrevem com irracionalidade social, mas com muita racionalidade individualista, egoÃsta tipo 'salvem-se quem puder', 'pelo emprego, eu falo o que mandam', e se escondem na 'ideologia'. A finalidade desta comparação polÃtica incomparável e cÃnica entre Lula e o coiso, é vender dificuldades para colher facilidades.
É uma inversão da realidade a ideia de que o anterior chefe do Executivo quis erodir da democracia. Vale observar que Jair Bolsonaro governou frisando sempre o fato de ter grande apreço pelas liberdades dos cidadãos asseguradas na Carta Magna. Quem efetivamente maculou o ordenamento jurÃdico foram aqueles membros do STF obcecados tanto em se ingerir nos outros Poderes como em promover procedimentos atentatórios aos direitos e garantias fundamentais, por exemplo o absurdo inquérito das fake news.
Antonio, um ser humano dá claro sinal de ter inteligência limitada justamente quando responde a algo que lhe desagrada com colocações insultuosas em vez de argumentos.
Antonio, uma ser humano dá claro sinal de ter inteligência limitada justamente quando responde a algo que lhe desagrada com colocações insultuosas em vez de argumentos.
Grande apreço. Realmente a cada dia me convenço que apenas a inteligência tem limites. A ignorância, a burrice e a falta de caráter não têm.
tenta se se levar o brasil para outro patamar, deixar de ser um pária internacional e os pobres parias sociais, mas sempre tem jornalista defendendo o paridade do preço internacional da petrobras, com a produção toda subsidiada, sempre aparece algum jornalista defendendo o netinho do banco central com os juros reais mais que o dobro de quem tem nivel de inflação muito maior. Jornalistas trabalham meias verdades para dar um tom razoável a fakenews com narrativas.
Excelente! Temo que não dure muito na Folha...
Pensei o mesmo. Vai ser texto de despedida. O dono do jornal já disse o que quer.
Caro Conrado. Muito obrigado pelo brilhante contributo. Bem haja.
Coluna linda... Não é preciso anuência canina ao governo Lula pra termos consciência de que não há paralelo entre esse governo e o governo Bolsonaro. Temos a loucura de exigir perfeição, mas perfeição é a maior utopia de todas, nem nós diante de nossos olhos somos perfeitos, portanto o governo Lula é falÃvel e imperfeito, mas nunca - nem levemente - no nÃvel do governo anterior.
BelÃssimo artigo. Um respiro de inteligência e moral ante o jogo desonesto e irresponsável da grande mÃdia. Folha inclusive. O que se lê diariamente na primeira página dos jornalões é um vale-tudo que ultrapassa a fronteira da ética em  fomento explÃcito ao ódio à esquerda e ao antipetismo. O debate é pÃfio, enviesado. Vale tudo para desmoralizar Lula, até negar os princÃpios básicos da honestidade intelectual. Ou seja, nada de novo no front.Â
Professor Conrado, muito obrigado por este artigo indispensável. Eu acrescentaria que o mesmo tipo de convicção, de conhecimento e de percepção do que está em jogo também é necessário por parte da ala de esquerda raiz deste governo, que acredita que tudo está igual a 2003, que tem amplo e majoritário apoio popular e no Congresso, que tem oposição tÃbia e que pode prescindir dos aliados da frente ampla que teve na eleição.
Levar crÃticas ao campo da chamada justiça, tendo como pano de fundo um atentado contra a democracia , já subjaz a mesma uma defesa do regime. O que pode caracterizar uma injustiça - vejo um contra-censo na premissa. A impressa deve noticiar fatos , e a realidade é que o Lula 3 está um pouco perdido. Os atentados contra a ordem só não alcançaram sucesso por falta de apoio das FA - sim, somos uma república das bananas!
Falta de apoio dos Eua. O resto está normal, com o Congresso que foi eleito. Ninguém está perdido, só há dificuldade de virar um Boeing indo para o abismo em pelo vôo e com metade da tripulação desejando que o avião caia no abismo. Não cairá.
É inegável que Lula vem adotando atitudes dignas de Bolsonaro. Nomeia uma deputada ligada a miliciano para o Ministério do Turismo, e Juscelino Filho, sÃntese do Centrão, para as Comunicações. Mantém o Orçamento Secreto, com outro nome. Vai escolher para PGR um Aras para chamar de seu. Por fim, informa seu objetivo de destruir um adversário e para tanto emprega um verbo que não saÃa da boca de Bolsonaro. Por fim, contra esse mesmo adversário, lança uma fake news. Temos um Bolsolula.
Professor de Deus!! Não temos Jânio,Cristina,Gregório,Fernanda(eu sei,por quatro meses!!),a democracia não pode se dar ao luxo de te perder. Ela só saiu do coma e,apesar de ser uma aluna-paciente indisciplinada,ainda merece investimento. Escrevo isso,pensando na cara do seu patrão ao ler seu texto.
Depois daquele recente Editorial cretino passando pano pro bolsonarismo, pensei seriamente em cancelar a minha assinatura. Conrado e alguns outros poucos colunistas é que me fazem persistir. Parabéns pela lucidez! Mas seguimos atentos às cretinices editoriais da Folha.
A direção da Folha de São Paulo deveria obrigar todos os seus colunistas ( não é senhor Vinicius Torres Freire?) a ler e debater as colunas de Conrado Hübner).
Isso mesmo!!!
Magistral, como de costume. Os artigos do Professor Conrado seguem sendo uma das únicas razões para eu mantenha a assinatura aqui.
A única armação que hove mesmo foi do Superior Tribunal....Tudo foi mentira ..Moro é o culpado?! Como acreditar num paÃs assim?
Obrigado por mais um texto costumeiramente exato e de alto padrão!
Acrescento ainda: reformulação de programas que foram combalidos, a revisão do ensino medio, reajuste da merenda escolar. Não é pouco para 100 dias de governo.
A parada do genocÃdio indÃgena, a superação da tentativa de um golpe de estado, a aprovação de uma PEC que recompôs o orçamento dos Ministérios, isso tudo é pouco?
As colunas do Prof. Conrado são um bálsamo dentro de um jornal q critica Lula apenas por Lula ser Lula. Os editoriais da folha são duros e destrutivos a um governo tão recente mas q não agrada aos donos do jornal , afinal hj são banqueiros e só vêem o lado do deus "mercado" ,este coitadinho tão sensÃvel q não abre mão de nada. Lula há de fazer um excelente governo ( seus primeiros 100 dias mostram isso) e calar a boca de crÃticos saudosos do paulo guedes e do "mito", este sim desastroso.
Chamem o Vidal, o Max Morel, o Fernando Fernandes, O Fabricio cadê vcs ?
Excelente. Por favor, passe a escrever os editoriais da Folha. Obrigado!!!
Com exceções, é mesmo um jornalismo polÃtico meia boca que temos visto por aqui, análises rasas, apressadas, igualam o que não é igual, enquadram o MST mas aliviam para o 3G das Americanas (invasores das finanças alheias), proÃbem o presidente eleito de opinar sobre juros e economia mas divulgam os posicionamentos estapafúrdios do ex-presidente sobre os rumos da nossa economia. O jornalismo que cobra tanto a autocrÃtica dos outros tá na hora de fazer a sua.
Na mosca , no fÃgado, Márcia , parabéns , comentário que mostra bem o que este jornal está se tornando.
Obrigado Conrado, valeu a páscoa. Por colunista , como você, mantendo essa assinatura.
Ufa! Grato Conrado! Valeu pagar mais uma mensalidade da FSP.
Nas corretas palavras do Conrado, “erros, agora, podem custar o regime”. Vai ajudar muito, portanto, que o governo Lula não se comporte, nas divertidamente amaciadas palavras de Conrado, “de modo pouco responsável”. Inclusive na indicação para o STF, também aqui lembrando as sábias palavras do Conrado.
Vai perder o emprego, "comunista". Aviso aos navegantes, "contém ironia"
Perfeito é exatamente isso. A imprensa que sempre foi liberal (na economia) e que contribuiu muito para a queda de Dilma e a ascensão do Arruaçeiro-mor, tomou um susto quando percebeu o monstro que ajudou a criar. Como se já tivesse esquecido a lição, insiste em julgar o governo petista com uma lupa jamais usada aos outros governos. Comparar bolsonaro com qualquer outro polÃtico de nossa fauna é no mÃnimo desonesto.
Perfeita análise! Os jornalistas e o Conselho editorial da Folha deveriam ler!
Sim perfeita e tbm os bozolinos poderiam levar para sala de aula da 5ª série
Ótima reflexão. Realmente, as pessoas tem preguiça de exercitar o cérebro e fazer uma análise mais profunda e justa.
Excelente texto: claro, objetivo e verdadeiro. A Folha de São Paulo precisa aprender com jornalista como você, Conrado. Parabéns!
Acho que vc começa o texto defendendo com uma certeza q não existe (nem teoricamente, nem praticamente) a tese de q numa democracia deve haver limites para a tolerância. Depois passa o resto do texto tentando contornar os perigos da sua tese, qual seja, que aqueles que não raro põem estes limites não confundam alhos com bugalhos. Não seria mais fácil permanecer na teoria tradicional: não deverÃamos ter medo da tolerância em matéria de manifestação do pensamento. Até mesmo por razões estratégicas
"Eu sonego impostos mesmo e quem puder que sonegue". "Tem de fuzilar e jogar na ponta da praia" "Tem de metralhar". Liberdade de expressão, sem punição por liberdade ser. Depois, quando a dita dura se estabelecesse, comendo solto no lombo de todo mundo, os ditos "liberais" correriam medrosos, como sempre, pedindo que a "sociedade civil" se mobilizasse. Sabe por que? Porque o pretenso liberal acha que a ditadura nunca o alcança. Aos assassinos da democracia, potenciais ou cinéticos, cadeia!
Flávio o que não devemos tolerar são ataques à democracia e a cometer crimes, acho que vc não entendeu
Se você quer ver o que é necessário para o outro lado dialogar é só ler um comentário logo abaixo do seu. O necessário é anular a eleição, prender o vencedor e tornar o perdedor ditador perpétuo do Brasil. Boa sorte dialogando com essas pessoas. O problema real é antigo, que é contemporizar com absurdos e transformar em "mera questão de opinião".
Não sei, Marluce. Democracia precisa engajamento. O primeiro passo pra tentar acessar alguém é a pessoa se sentir ouvida, mesmo q sua posição seja extravagante; e o primeiro passo para perder essa pessoa é chamar ela disso ou daquilo. E, se não conseguirmos, de fato, começar a acessar essas pessoas q estão do outro lado, os avanços mencionados no texto serão passageiros e a democracia continuará em risco.
A tolerância com qualquer coisa que se pareça com o inominável deve ser zero! #semanistia! Questão de civilidade!
Lula tem desafios de ordem democrática. Hummm.. será? O que o stf fez foi democrático? VÃtima, acusador, defensor, julgador e polÃcia ao mesmo tempo? OAB caladinha diante disso tudo? TSE fez o Que bem entendeu para botar o presidiário na cadeira de volta. Stf soltou (não inocentou) por mera tecnicalidade. Sei não, acho que nada disso é democrático.. De resto, concordo com tudo que disseste, texto muito bom.
Crimes em sede do STF, como foram, têm o rito que está sendo cumprido. Diz, assim, a CF que recepcionou o Regimento da Corte. Lula foi condenado em processo que não vincula o crime ao fato gerador, isto está na sentença do próprio juiz. Corroborada pelo TRF que condenou Lula em outro processo, ignorando erros crassos da sentença da "juÃza copia e cola". Ali, os julgamentos foram polÃticos. Técnicos foram no STJ e STF com resultados diversos, mas que julgaram embargos e suspeição.
O STF fez o que deveria pq é a lei, sem provas e sem a jurisdição o processo não poderia seguir na lavajato e a OAB calada pq é de elite não poderia e nem iria apoiar o povo, acho que o sr. deve melhorar seus conhecimentos
Democrático foi o teu Ãdolo, larápio de joias, recursos públicos, para montar uma verdadeira imobiliária com a famÃlia, dinheiro de rachadinhas, propinas sobre a compra de vacinas e muitas outras falcatruas. Tudo isso, fora a famigerada tentativa de golpe de 08 de janeiro.
Caso você não tenha percebido: a) O Direito é uma ciência e, como tal, segue determinada técnica (que, no caso, se denomina "devido processo legal"; b) quem colocou o Lula no cargo de Presidente da República não foi o STF e sim o povo brasileiro.
Olá! Grato pelo texto. Falava disso ontem ao absurdo de quererem comentar 100 dias de governo. Digo absurdo por conta das análises que restringem aos feitos polÃticos e não os 70 dias anteriores a posse e os decorrentes para o fatÃdico dia 8/1 que cominou na desolação da capital. Ótimo texto!
Respiramos outros ares prof Conrado! Goste-se ou não de Lulla, seres humanos com acertos e erros voltaram a governar o paÃs!
Obrigado pela lucidez
Não esquecer do asqueroso: "Não te estrupo porque você não merece".
E o "o exército brasileiro foi incompetente. A cavalaria americana resolveu o problema (exterminando os nativos)". Dito em sessão oficial do congresso nacional.
O cordão dos puxa sacos cada vez aumenta mais. PÃfio.
Quem sabe, um dia, desça dos céus, uma luz, que o ensine a escrever tal e qual o articulista. Mas pensando bem, não adiantará, pois a pior cegueira é da burrice que nos assola
O Olavo já morreu.
Parafraseando a boiada, "vai pra Hungria".
Será que você mudou de planeta?
Ótimo artigo, sinto-me representada!!
Ah, o que a luz nos traz. Bom respirar liberdade, sonhar um futuro melhor, nos livrarmos de assombros noturnos. A sociedade tem que reaprender muitas coisas, principalmente a imprensa. Não terÃamos passado por tudo que passamos sem a conivência de jornalistas incompetentes, ou pior, vendidos ou de má fé
No meio das sandices diuturnamente publicadas pela folha, esse texto é um tapa com luvas de arame farpado nos rostos dos editorialistas. Só que não é insensibilidade deles e sim trabalho muito objetivo da turma que recebe para conspirar e cavar um segundo golpe, caso Lula realmente queira colocar o pobre no orçamento e fazer o rico pagar impostos.
Bela visão parabéns
Disse tudo
Um Pulitzer para Conrado!
Análise impecável , cirúrgica, necessária parabéns professor.
Excelente!!!!Que lucidez!Obrigada, dr. Conrado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Conrado Hübner Mendes > 100 dias de civilidade Voltar
Comente este texto