Mônica Bergamo > Bisneto de Princesa Isabel defende homenagem a Luiz Gama mas vê 'revanchismo' em revogação de medalha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Isabel tinha escravizados.
O que esse cara quer é mamar nas tetas do Estado, essa monarquia brasileira vivia da escravidão. O Brasil foi o último paÃs ocidental a abolir essa abominação graças à monarquia.
A opinião dele a respeito me parece ser tão relevante quanto o tÃtulo que possui, num paÃs onde a monarquia acabou já faz muito tempo, ou seja, nada. Estranhon é que o estado seja obrigado a sustentar essa famÃlia real.
Um parasita, que nunca trabalhou na vida, que vive as custas dos impostos que todos nós pagamos para sustentar a sua famÃlia. Vive apoiado em um tÃtulo que deveriam ter sido instinto no Brasil a séculos. A tal "princesa" foi pressionada, principalmente pela Inglaterra, e acabou assinando uma lei hipócrita, mentirosa, porque, na prática, a escravidão passou a ser exercida por uma burguesia mercantilista, e posteriormente, por uma elite do modo de produção capitalista. Esse bisneto é um inútil!!
O Brasil era Monarquia Parlamentar, como a Inglaterra. Aqui aceitam o rei inglês reinar mas não mandar. Mas exigem que o monarca brasileiro acabasse com a escravidão, mesmo sem poder para isso. A Princesa Isabel sancionou a Lei Ãurea, aprovada pelo Parlamento, eleito nas regras vigentes na ocasião. Reclamam da libertação sem dar condições dos escravos libertos terem vida digna. O que deveriam fazer ? Não libertar enquanto não existissem estas condições ? As condições até hoje não existem.
Aqui não se seguia o modelo inglês, tÃnhamos o chamado parlamentarismo à s avessas, porque o imperador tinha o poder Moderador. Poderia ter agido bem antes, não fosse sua base de sustentação fazendeiros escravistas. E você acha que não se deve reclamar da forma como se deu a abolição por que só enxerga a possibilidade dela ter sido mantida? Tenha dó.
Esse bisneto nunca deu um dia de expediente na vida. Vive do naus esdrúxulo imposto do paÃs: na verdade, vive de taxa de corretagem passiva, ganha comissão sem nunca ter vendido um único imóvelÂ… ao contrário dos escravizados pelos antepassados dele, que trabalhavam em condições desumanas, sem receber nada em troca, além dos andrajos que vestiam e do resto de comida da casa grandeÂ… ainda bem que o meu povo é pacÃficoÂ…
A abolição não foi um ato de bondade da princesa; foi, antes, resultado de décadas de uma luta desigual por igualdade. A lei Ãurea foi, a meu ver, uma grande demissão coletiva, sem nenhuma indenização. Mas os descendentes dos escravizados não querem revanchismo (pra sorte dos escravistas); apenas querem o que sempre quiseram: igualdade e alguma reparação histórica. Nada além.
Enoque, demissão coletiva, sem nenhuma indenização, foi uma coisa muito inteligente de se registrar. Parabéns!
Em relação às reformas sociais e econômicas, Pedro II deixou a desejar, apesar de ter muitos pontos positivos. Não é motivo portanto, para louvá-lo como semideus. .
O primarismo revanchista, seria extinguir o imposto esdrúxulo sobre as transações imobiliárias em Petrópolis/RJ, que garantem ao bisneto um dimdim sem fazer nada de produtivo para recebê-lo! Se ele consegue trabalhar com as próprias mãos, porquê não abdica dele? E Folha, plataforma pra monarquistas e monarquinhos? Nos poupe o tempo de digitar a nossa opinião sobre a falta se noção desse branco priviegiado.
Quem liga pra opinião desse sujeitinho?
Talvez quem tenha história ou pense com "sua própria cabeça ".
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Realeza não combina com Brasil. Parece que o povo brasileiro ainda cultua tiranos e déspotas esclarecidos como se fossem deuses. Isabel e Dom Pedro II foram expulsos do Brasil depois do ultimo baile da Ilha Fiscal e não voltaram nunca mais. Só deixaram alguns descendentes decadentes e moralmente inferiores em território brasileiro vivendo de esmolas do poder público que um dia foi mais generoso para com eles do que é agora.
Napoleão I foi imperador e déspota...
Um ato isolado de Isabel não consegue apagar anos e anos de luta do movimento negro no Brasil. Trata-se de homenagear quem vivia a luta pela abolição no seu dia a dia, de maneira permanente, que fazia o possÃvel e impossÃvel para livrar seus iguais mesmo antes da abolição. Qual o problema de colocar o povo negro como protagonista de sua própria história?
"Se". Poema do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Neli, recomendo um estudo mais profundo da História, como por exemplo o relacionamento entre Portugal, Inglaterra e Brasil. Pode começar estudando a Restauração de Portugal em 1640 e os tratados entre Portugal e Inglaterra, para onde efetivamente foi parar o ouro extraÃdo no Brasil, a razão pela qual os holandeses invadiram Pernambuco, etc.
Se não fosse ela..., ou melhor dizendo: se não fosse Dom Pedro I , até hoje o Brasil pertenceria a Portugal. Como as outras colônias portuguesa que só ficaram independentes nos anos sessenta. Se não fosse Dom Pedro II não teria a Floresta da Tijuca no Rio;iniciou saneamento básico, aliás, numa belÃssima reportagem que a Folha publicou recentemente. E se não fosse a princesa Isabel, sabe-se lá quando iria acabar com odioso perÃodo.
Não era este Senhor que seria o vice-presidente na chapa do ex-presidente anterior? Ou era ele ou outro descendente da famÃlia imperial, mas que chegou atrasado na convenção e no seu lugar colocaram o General Mourão.
Era a princesa Frozen.
Era o outro. Parece que foi eleito e reeleito deputado federal.
"Joãozinho PrÃncipe"...
Esse cidadão inútil vive no Brasil das maravilhas. Passa dia como uma borboleta esperando que o povo vá beijar suas mãos.
O que dizer de alguém que tem, como único tÃtulo , ser bisneto de uma avó que nem escolheu?
Acho que nem vc escolheu sua bisavó. OU escolheu?
Falou um representante da famÃlia mais competente no ramo do uso de escravizado. Nenhuma outra conseguiu manter tantos homens sob cravos por tanto tempo na história deste continente. Tão competente que ainda tem seguidores até hoje, a lhes chamar de Dons.
A delinquencia intelectual da esquerda é supra sumo......eu JAMAIS, por exemplo, admiraria Che guevara que afirmou: eu esmagaria Jesus Cristo como um inseto
Só perde mesmo para a delinquencia intelectual da direita: "Autoridade absoluta pode existir, liberdade absoluta não existe nunca." Salazar.; ou então: "Holoc@usto: Podemos perdoar, mas não podemos esquecer."JMB.
Gostaria muito que alguém esclarecesse sobre o papel real da princesa Isabel no processo abolicionista .Luiz Gama , sem dúvida, é merecedor de todas as honras, mas se o papel da princesa foi digno, o ato de revogar a medalha é apenas mais um tapa na cara imunda de Bolsonaro sem que a princesa tenha culpa.Com a palavra quem entende do assunto.
A monarquia no Brasil e mesmo em Portugal, era uma monarquia constitucional, algo próximo do Parlamentarismo, como é a monarquia na Inglaterra e Espanha, onde a função do imperador é meramente formal. No caso do Brasil, por ser o último paÃs no mundo a abolir a escravidão, era economicamente inviável mantê-la, pois era praticamente impossÃvel repor o contingente de escravos, cujo Ãndice de mortalidade era elevado.
E o que legitima a opinião dele? Nada! Um senhor da elite branca que provavelmente nunca se preocupou com a possibilidade de a polÃcia abordá-lo na rua por causa da sua cor, e cuja única relação com a causa negra é carregar no sobrenome a lembrança remota de uma parente que foi forçada a atuar na causa por circunstâncias polÃticas. Ficasse quieto (e a respeitosa cronista também) e seria melhor.
Monarquia é sinônimo de parasitismo.
Sim, mas esses pelo menos são eleitos para mandatos por tempo determinado. Monarcas são escolhidos por sucessão hereditária e permanecem parasitando até sua renúncia ou morte.
Bem como a maioria absoluta de nossos vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, além de senadores. Também não esqueçamos dos presidentes.
Esse bisneto recebe algum favor do governo?? Vamos cortar tbm qq regalia que essa famÃlia possui. A monarquia acabou faz tempo. Na democracia não cabem mais privilégios. Ele que trabalhe e passe pela meritocracia.
Esses membros da "famÃlia real" não me parecem estar passando necessidades...
Concordo com o senhor: ele deve trabalhar e ganhar seu próprio sustento como fazem hoje nossos democratas ex-presidentes (Lula e Dilma inclusos), ex-deputados com dois mandatos parlamentares, juÃzes aposentados e toda na gama de privilegiados que se servem do estado, custeado por todos nós. A enfiteuse que beneficia a famÃlia real, só é paga por quem negocia imóveis em Petrópolis.
entrevistem, por favor, descendentes do Luiz Gama, a monarquia acabou, Folha!
Sujeito inú til! Defendendo homenagem inú til, para pessoas inú teis...
A Mangueira, escola de samba do Rio de Janeiro, foi campeã em 2018 com um "samba de protesto" em que descia o pau na Princesa Isabel mas, naquele mesmo ano, elegeu um Deputado Estadual branco, que não tomou posse no dia marcado por estar preso. O Brasil era um paÃs melhor quando se fazia rock de protesto.
Viva Princesa Isabel! Viva Dom Pedro I Viva dom Pedro II! Os únicos estadistas do Brasil!
Célia não dá para modificar, do presente, o passado. Se pudesse modificar, criticaria. Leio, por aÃ, muitos criticando a Libertação, sem ter dado condições para se sustentarem posteriormente. Por que o povo não cobra dos oportunistas que apossaram do Brasil posteriormente? Nunca deram condições para que os Ex e seus descendentes se sobressaÃssem.E mesmo hoje:o Brasil existe apenas para sustentar polÃticos:esquerda, direita,oposição, situação.
Sõ pode ser piada.
Viva o Brasil! Último paÃs das Américas a abolir a escr@vidão...
E a cidade de São Paulo continua a homenagear o marechal Tito, mas retirou o nome do Costa e Silva do Minhocão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Bisneto de Princesa Isabel defende homenagem a Luiz Gama mas vê 'revanchismo' em revogação de medalha Voltar
Comente este texto