Ruy Castro > Ele nos ensinou a odiar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marisa Coan

    O senhor precisa consultar um psiquiatra com urgência.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Talvez a senhora deva fazê-lo, Marisa. Para ver com olhos de ver, ouvir com ouvidos de ouvir. Faça-o o quanto antes.

  2. Audrey Constant Bruno

    A Internet é, ainda, uma terra sem lei. Como disse o genial Jaron Lanier, autor de "Por que você deve deletar agora suas redes sociais ", se o produto à venda é de graça, você é o produto, sua atenção e engajamento. E elas só mobilizam o pior do ser humano. O medo do outro, o medo do diferente. Jair, mau militar, mau político, miliciano, misógino liderou seus iguais, medíocres.

    Responda
  3. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Texto cirúrgico sobre os tenebrosos 4 anos de Bolsonaro, que nos jogou num poço de ódio que contaminou toda a sociedade. Pesquisas têm demonstrado que, durante seu (des)governo, houve retrocesso na vacinação de modo geral (não só contra Covid). Foi quando aumentaram as fakes sobre vacinas. Agora o atual Ministério da Saúde precisa recuperar o mal causado pelos sinistros da Saúde.

    Responda
  4. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Bolsonaro é o mentor tétrico de tudo o que passou a acontecer de crimes de ódio no Brasil. Foi o governo em que famílias se dividiram e amigos se inimizaram. De 2019 a 2022, o país passou por um período tenebroso. Agora respiramos aliviados.

    Responda
  5. Maria Ines Polotto

    Por isso também, tu és imortal! Obrigada!

    Responda
  6. Claudio Huguet

    Perfeita a análise. Triste e insuportável a realidade que vivemos. Parabéns, Ruy, pela crítica aberta, direta e destemido.

    Responda
    1. Claudio Huguet

      Destemida, digo.

  7. Orasil coelho pina

    Parabéns! Gente com a inteligência e civilidade como o Ruy, nos estimula continuar assinantes da Folha!

    Responda
  8. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    O fascismo latente. Só faltava riscar o fósforo. Foi o que o bolsonarismo fez.

    Responda
  9. José Bernardo

    Absolutamente nada a acrescentar ao texto. Magistral.

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Perfeito seu artigo. O que.me assusta em todos esses acontecimentos é saber que esse desprezível tem milhões de apoiadores. Triste também é ver pessoas filmando e fotografando para postar em seus canais e ganhar likes. Triste país.

    Responda
  11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    No bolso de um soldado fascita morto na Itália havia um bilhete: "Matar é o que importa. É quando sua vontade se expressa no corpo do outro." Já tínhamos quema de índio em Brasília, espancamento de doméstica no Rio, mas agora ganhou legitimidade social.

    Responda
  12. MAKOTO SHIMIZU

    Excelente artigo, opinião. Aos que possuem dinheiro, que comprem armas, e aos pobres extremistas, que façam uso do que estiver ao alcance, facas, machadinhas, e causem pavor, terror, para que os radicais endinheirados possam incitar pela ridícula tese de prover armas de fogo para professoras, contratar agentes armados nas escolas, dar grandes passos ao passado de filmes de velho oeste. A doutrinação do ódio está fazendo efeito, o pior foi semeado e está brotando. Cabe à comunidade se unir.

    Responda
  13. Leonilda Pereira Simoes

    É inacreditável que alguns leitores queiram ligar a violência e discurso de ódio a qualquer um menos ao genocida. Querem se enganar e esquecer que ele afirmou que a ditadura deveria ter assassinado 30 mil pessoas? Isso foi antes de o PT ser criado, não sabiam? Disse que FH tinha de ser metralhado, antes de o PT estar no poder. Não são frases de ódio carregadas para o Planalto quando desinformados achavam que ele valia alguma coisa? Fazer sinal de arminha é meigo? Parem de se fazer de ingênuos.

    Responda
  14. raul neto

    Parabéns, Ruy. Nos últimos anos a cuktura da violência foi edifcada por bolsonaro. Também a cultura da mebtira como podemos ver no comentário abaixo.

    Responda
  15. raul neto

    Parabéns, Ruy. Nos últimos anos a cuktura da violência foi edifcada por bolsonaro. Também a cultura da mebtira como podemos ver no comentário abaixo.

    Responda
  16. Celso Monteiro

    Caro Rui, tenho o maior respeito por você como jornalista, não compartilho mais de simpatia pela esquerda mas considero imprescindível o confronto das ideias para termos uma sociedade mais sadia. É importante lembrar que o discurso de Lula 1 "nós contra eles" foi a primeira manifestação de ódio. Aproveitar uma barbárie ocorrida para exemplificar uma cultura de ódio considero oportunismo indigno da imprensa. Circulam pelas redes sociais fotos do assassino fazendo o L. Vc se retataria?

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Celso, existe um abismo entre Lula e o inominável. Entre ser adversário e ser inimigo. As montagens fakes, são também uma onda maligna trazida pelo gabinete do ódio do inominável. Quem teve como símbolo da campanha a arminha, ensaiada inclusive nas mãos inocentes de crianças no colo do nefasto inominável? O ódio está sempre presente em suas falas e rompantes! Que Deus nos livre dele, em termos de poder, para sempre, amém!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Lula jamais legitimou o assassinato de seus adversários. Lembro no debate com Collor: "Estão dizendo que eu quero a luta armada. Não. Quero apenas que se cumpra a constituição de 1988,. Culpar o PT pelo romanismo (chega de preconceito contra os bárbaros), do ex-presidente, que voltou da Florida, é culpar a mulher estuprada pelo seu estupro.

    3. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

      Óbvio que não irá se retratar, nem deveria, ou você já se olhou no espelho e pediu desculpas a si mesmo por se autodeclarar idiota por ter acreditado em um farsante, como são todos da extrema-direita? Circulam pelas redes sociais? Não há imagem nem nome do autor do ato vil? Você sabe o que é fake news? Não aprendeu nada com seu líder que está para ser preso em breve?

    4. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Celso, as redes sociais do assassino ostentam sua preferência pelo bostanaro e suas armas. Procure, não afirme de ouvir falar...

    5. Leonilda Pereira Simoes

      Lula dizendo nós contra eles não manifesta nem de longe o ódio que o genocida e a famiglia sempre explicitaram graficamente, inclusive em bolos de aniversário com enfeite de revólver, etc. Lula posou com armas ou fez sinal de arminha? Fez piada com mais de 700 mil mortos pela Covid? Não, ele não chegou nem perto. E vc segue cegamente redes sociais? Nero tratorou tudo o que de bom vinha sendo feito, levou indígenas à morte por inanição e milhares a passar fome. Você culpa o Lula por isso?

  17. Marita Teixeira Soares

    Triste verdade. Olho pra minhas filhas e netos e meu coração fica apertado. Não era bem este o mundo que sonhamos pra eles

    Responda
  18. José Roberto Martins Filho

    Verdade pura.

    Responda
  19. José Roberto Martins Filho

    Verdade pura.

    Responda
  20. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

    Tristissimo e perfeitamente correto

    Responda
  21. Anderson Pereira de Souza

    Texto preciso.

    Responda
  22. Flavio Camilo

    Como dizia o Bezerra: vc com revólver na mão é um bicho feroz, sem ele anda rebolando e até muda de voz.

    Responda
  23. Alexandre Miquelino Levanteze

    Perfeito Ruy, parabéns pelo artigo.

    Responda
  24. Regina da Silva Mariano

    Parabéns, Ruy Castro! Nestes últimos 4 anos , fomos massacrados diariamente por discursos de ódio às minorias, às instituicoes ,aos diferentes, aos pobres, aos adversários, às escolas, universidades, professores!!!Discursos violentos armanentistas, mentirosos, negacionistas, com uma profunda aversão à ciência, ao conhecimento, à vida....eis aí o resultado!

    Responda
  25. Júlio Pedrosa

    O título brasileiro de um filme americano (The Wild Bunch, 1969) parece-me resumir tudo isso: "Meu ódio será sua herança"...

    Responda
  26. Raphael Lopes Rios

    Caro Ruy, entendo q o Bolsonaro é produto do ódio e não a causa do ódio presente no Brasil. Pior ainda é politizar uma atrocidade q a própria polícia considera isolada. Precisamos de maiores debates para entender o q acontece no Brasil, e a polarização nos cega para a realidade.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      SILVIA, a posição política dele não tem relação com o massacre. Isso já foi confirmado pela polícia. Contra fatos não há argumentos. E reitero q se fosse assim, o médico q estuprou a grávida no ano passado era lulista. O mal não tem um lado político exclusivo.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Claro. O fato de o assassino ostentar nas redes sociais sua predileção por bozonaro e armas é mera coincidência. Então tá.

    3. Raphael Lopes Rios

      LEONILDA, eu sou professor e história e sei, como qualquer um estudante do ensino fundamental, q Nero nunca colocou fogo em Roma. Foi um incêndio. Isso é uma prova viva de que pessoas formam opinião por meio da imprensa em detrimento aos fatos concretos. Outro exemplo é atribuir ao Bolsonaro qualquer culpa pela tragédia de Blumenau. É tão " correto" como achar q Nero era mal

    4. Leonilda Pereira Simoes

      Nero não é produto do ódio, ele propaga ódio, só não vê quem não quer. Ele é o lado que carrega o machismo, a misoginia, o racismo. Você não reparou nisso nesses 4 infelizes anos passados? Não achou muito terrível ele não visitar um hospital e fazer piada com mais de 700 mil mortos pela Covid? Até ele chegar ao poder havia disputa política normal, depois virou o caos que deixou além dos mortos milhares de famintos e indígenas vítimas de genocídios. E tem quem feche os olhos. Faz o favor.

    5. Raphael Lopes Rios

      Fátima, como faremos alguma coisa sem debates? Me ajuda aí, colega. Acho q só quem não tem o costume de debater para achar q a culpa é do ex-presidente

    6. Fatima Marinho

      As crianças foram vítimas do ódio Bolsonarista. Eh bem possível que o assassino tenha frequentado o acampamento dos patriotas em Blumenau ou Brasilia. Não precisamos de mais debate, precisamos fazer alguma coisa.

    7. Flavio Camilo

      Caro Raphael creio que o Bozo colabora para esse ódio sim, nesse caso fazendo parte da causa. E sobre a polícia considerar algo ... Mas concordo que a polarização nos cega.

    8. Gilmar Maghenzani

      Rios aqui não houve polarização e sim a realidade venho dizendo que o ó dio do PT que a impre nsa começou em 2013, mais o ó dio de 2018 do escritório em Brasília culminou nestas atrocidades que vc viu, e viu não venha dizer que não.

  27. Tadêu Santos

    Como que um indivíduo sai do anônimato para de repente sentar na cadeira da presidência da República?! Normalmente a oportunidade surge de uma trajetória política bem sucedida, com bons projetos sociais e obras. No caso do bolZonaro resultou de duas atitudes violentamente agressivas dentro do próprio parlamento brasileiro. Ex-capitão expulso do exército, dep eleito pelas milícias durante 28 anos, adepto às armas, preconceituoso e reacionário, além de terrivelmente negacionista e corrupto! BANDID

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Começou com o ódio do PT, Lula e Dilma pela mídia depois com esse ser inominável que se apegou a esse ódio para se eleger

    2. Tadêu Santos

      As duas atitudes violentamente agressivas foram as ofensas à deputada Maria do Rosário, que representa todas ofensas cometidas nos 4 anos de mandato à todas mulheres e a homenagem ao torturador Ustra qdo votava no impeachment da Dilma. Os fatos e atos surgidos após o mandato comprovam o quanto o exMito é perigoso, como o contrabando de joias e o ataque as três sedes da Nação Brasileira!!!

  28. Paulo Cordeiro Júnior

    Ruy Castro, assino em baixo também, como alguem já comentou aí. A presença deste camarada na cadeira presidencial, com seu discurso de ódio, amante do medonho General Ulstra, homofóbico, misógino e demais virtudes conhecidas só colocou pra fora o que estava escondido nos recantos mais obscuros do carater de significativa parte de seus apoiadores. É o Brasil em um novo patamar, graças a esse ser vil chamado Jair Messias Bolsonoro e seus pares.

    Responda
  29. Humberto Giovine

    Bolsonaro, na presidência da república, conseguiu externar para o Brasil e ao mundo, toda podridão de seu conteúdo. Infelizmente muitas pessoas se reconhecem no seu reflexo.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      O melhor comentário! Perfeito!

  30. Vince Gom

    Liberdade de expressão, talquei?

    Responda
  31. Marina Gutierrez

    Ruy Castro, assino embaixo.

    Responda
  32. Regina Fonseca

    Eu diria que ele impulsionou, pois segundo minha teoria ninguém se torna naquilo que já é

    Responda
  33. JAYME KOPELMAN

    Ruy Castro, Muitos leitores da Folha assinam embaixo, eu dentre eles. E, estou absolutamente convencido que até mesmo muitos leitores do Estadão endossam seu texto de hoje. JK

    Responda
  34. jorge frankiln zakimi

    Quando que uma creche, escola havia sido atacada por monstro. Brasil está importando só porcarias propagandeadas pela extrema direita......infelizmente.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      Caro Gilmar, vc viu o massacre no metro dos Estados Unidos no ano passado? O autor era de extrema-esquerda. O maior massacre nos último tempos no Brasil foi na escola do RJ quando Dilma Rousseff era presidente e não havia sinais da extrema-direita no país. Lembra? Talvez o ódio está relacionado ao fato de pessoas atribuírem equivocadamente ao q pensa diferente todos os males da humanidade

    2. Gilmar Maghenzani

      É que quem incita a violência o ódio que leva a loucura como esse que cometeu o crime, é a direita não ele.

    3. Raphael Lopes Rios

      Nao vi ninguém dizer o autor dos massacres em Blumenau pertence a extrema-direita. Aliás, por acaso é só a extrema-direita q comete atrocidades? Vale lembrar q o estuprador de uma grávida no ano passado era " progressista", Lula Livre..

  35. Carlos Alberto siciliano

    Bolsonarismo mata.

    Responda
  36. Ayer Campos

    Não estáo viajando os que associam o crime ao bolsonarismo. Não se trata somente de uma associação lógica, mas uma ilação analítica, na esfera psicossocial: o crescente mal-estar geral com um estado de coisas tenebroso, sem horizonte de alívio a curto prazo, sempre foi mais ou menos sufocado por freios morais e religiosos - e o bolsonarismo atrabiliário e insano semeou as ideias patogênicas que apresentam a violência como solução individual ou coletiva.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Aplaudindo seu comentário !

  37. Luiz Alberto Brettas

    Antes desses últimos quatro anos, eu nunca tinha desejado a morte de alguém... Esse crápula fez aflorar, de dentro, mesmo de pessoas boas, o que temos de pior como humanos...!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Fiz a mesma coisa. Não briguei com ninguém, mas estabeleci uma distância, segura.

    2. Edinelson Lagoia Macedo

      Olha que eu me afastei de muitas pessoas que julgava aparentemente normais e que nos últimos quatro anos mudaram muito. Mudaram para pior, nelas aflorando sentimentos e atos ruins estimulados pela política de alienação através das mídias sociais, praticada adotada em massa pela extrema direita.

    3. Gilmar Maghenzani

      Tire do pensamento isso Luiz continue um ser humano

  38. Diego Rodrigues

    Eh bem por aí... Algo mudou, está pior. De alguma forma paira nuvem de empoderamento do desejo de morte, como se raízes ocultas fossem arrancadas à força e expostas à luz. E pior que esse ímpeto de destruição não pode simplesmente ser apaziguado com qualquer discurso, agora isso faz parte de nossa paisagem, não irá embora, há um nova era que gerações demorarão a mudar.

    Responda
  39. ALVARO BRAGA DA SILVA BRAGA

    Caro Ruy Muito bom , faltou acrescentar a intolerância religiosa que leva também a expressões de ódio , muito triste .

    Responda
  40. Ruy Pistelli

    Discordo ! Psicopatas não precisam de gatilhos para agir, nem motivação, são irracionais ! Que Deus conforte o coração desses familiares, se é que isso seja possível.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Psicopatas não precisam de gatlhos, mas isso não significa que os gatilhos não funcionem para eles.

    2. Regina da Silva Mariano

      Irracionais coisa nenhuma! São extremamente manipuladores!!!

    3. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Psicopatas, que habitam sociedades onde o Mal é reprovavél, buscam viver em estado de latência; Psicopatas, que habitam sociedades onde o Mal é glamourizado, passam a andar livremente pelas ruas, buscando alvos, exalando os odores da morte e da violência.

    4. José Vinicius Beghetto

      Discordo, metade desse "povo" não são psicopatas. São somente socialmente frustrados, politicamente ignorantes, espiritualmente cegos e economicamente indiferentes que só precisaram de um "líder" ou "mito" para orientar-los. "Tamos todos fu..."

    5. Sergio Akira

      O número de psicopatas no Brasil provavelmente não aumentou ou diminuiu no governo do.diminuto bolsonaro. O seu (des)governo porém sem dúvida agiu de forma decisiva para facilitar a eclosão de crimes bárbaros, tanto pela ampla liberação de armas de fogo , como pelo estímulo ao clima de violência e ódio.

    6. Sergio Akira

      O número de psicopatas no Brasil provavelmente não aumentou ou diminuiu no governo do.diminuto bolsonaro. O seu (des)governo porém sem dúvida agiu de forma decisiva para facilitar a eclosão de crimes bárbaros, tanto pela ampla liberação de armas de fogo , como pelo estímulo ao clima de violação e ódio.

    7. Dani Evans Ribeiro

      É mesmo ? E por que não tínhamos crimes assim antes do Bolsonaro , o Sá di co , espalhar suas palavras de ó di ó aos 4 ventos ?

  41. VAGNER DOJA BARNABE

    Parabéns Ruy. Como sempre brilhante!

    Responda
  42. VAGNER DOJA BARNABE

    Ineligibilidade é muito pouco, ou quase nada, pro grau de vilania que o inominável acrescentou á nossa sociedade ainda imberbe em sua penosa caminhada rumo á civilização. Não basta ser contra o bolsonarismo. É urgente sermos antibolsonaristas e tudo o que ele representa de desumanidade

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Talvez ele seja condenado a ser terrorista no processo do caso de 08/01 e aí cadeia, ou de prevaricação das joias aí cadeia

  43. ROGERIO RIBEIRO

    Ruy Castro maravilho, sou seu fã. As mazelas as quais você se refere tão bem no seu texto, já são conhecidas e incorporadas no nosso dia-a-dia, no nosso calvário de nação violenta, machista e de desequilibrados. Mas, com toda certeza desse mundo, nada foi visto ou vivido com o que estamos passando nesse momento. Bolsonaro trouxe e arregimentou um ódio que levará anos para sairmos dele, para voltarmos a ser, enquanto não há solução definitiva e eficaz, um povo contumazmente violento e machista.

    Responda
  44. André Costantin

    No ponto. Uma crônica desata um nó que um exército de analistas, teses acadêmicas e afins demoram ou nem terão coragem de trazer à luz.

    Responda
  45. REINALDO ALENCAR LOTUFO

    Ruy Castro sempre genial. Leitura precisa do que estamos vivendo.

    Responda
    1. Fernando Peixoto de Melo

      E o Ruy, sempre indo direto ao ponto!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.