André Roncaglia > Novo arcabouço fiscal é um avanço institucional Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns André, explicação com a clareza de sempre, muito boa a sua coluna.
Esse é o jornalismo que eu espero da Folha de São Paulo. Esclarecedor, profundo e didático. E não o blá-blá-blá editorial que temos visto ultimamente no jornal, e que não contribui com nada.
- É professor, será que os podesoso$ irão colaborar? Nossas elites historicamente só se importam com seus privilégios.
O NAF é conservador na alta, ao estabelecer piso máximo de 2,5%, mas um grande avanço em relação ao teto de gastos que limitou o crescimento do paÃs a partir do Temer e culminou com o apagão em áreas essenciais como educação durante o Bolsonaro. Resta agora a disputa com os ricos e grandes empresas que nadam de braçada com isencões, para não falar da sonegação, enquanto o povo arca com a maior parte dos tributos que no Brasil incide mais sobre produtos alimentÃcios que sobre o patrimônio.
O Arcabouço é o seguinte: o contribuinte entra com o bouço e o polÃtico arca com o restante. Governar é gastar com os amigos e agradar ao eleitor. Seu o "bouco" do contribuinte o governo não pode arcar com a gastança.
O governo entra com a botina e o povo com o traseiro e esse escriba com o pano!
Só tem um problemainha: cadê o tal arcabouço?
Hein? Acordou agora de seis anos de pesadelos ou acabou de chegar do universo paralelo?
O povo ARCA com o prejuÃzo e os polÃticos enche o BOUÇO!
O arcabouço junto com a reforma tributaria q vem aÃ, é o maior acontecimento socio, economico e politico das ultimas decadas q vai colocar o Brasil num outro patamar de desenvolvimento. Trata-se de algo há muito cobrado e reinvidicado por imprensa, midia e mercado mas q nenhum outro governo anterior quis ou conseguiu fazer.
kkkkkkkk
Inquestionavelmente, o novo plano de equilÃbrio fiscal é mais flexÃvel e muito melhor que o teto de gastos, uma estrutura que impede gastos públicos qdo a economia e pais mais precisam. Na baixa. Era recessivo e inexecutavel, como ficou claro. Agora, eu queria entender a afirmação do colunista de que esse novo plano turbina investimento na baixa. Para mim, diminui investimentos na baixa e aumenta na alta e nesse ponto compartinha erro do teto. É pro cÃclico e deveria ser anti cÃclico.
O piso de investimentos garante o mecanismo anticÃclico, isto é, de empuxo à atividade econômica num cenário de desaceleração da atividade. O desenho do arcabouço está assentado em conceitos largamente utilizados na paÃses desenvolvidos, onde seria impensável uma contração dos investimentos públicos aos moldes do Teto de Gastos. Tendo a concordar com vc na avaliação de o arcabouço poderia ser menos conservador, mas tbm sei q ele tem que passar pelo Congresso mais reacionário q já tivemos.....
Será o que ele quis dizer era que na baixa o governo vai turbinar para aumentar
Eu entendo que tem um piso. Mas, o investimento diminui na baixa, justamente quando o estado deveria aumentar investimento. E aumenta na alta. É pró cÃclico.
Na baixa ele turbina proporcionalmente, já que ele cria um piso de investimentos. Em termos de valor tem redução, mas proporcionalmente às receitas ele será maior.
Arcabouço: o povo ARCA combo prejuÃzo e os polÃticos enchem os BOUÇO!
Quem tentou encher os bolsos de joias foi o seu BolsoNero.
Aonde aparece o povo no arcabouço fiscal, se não na parte que será protegido com a continuidade de investimentos mesmo em perÃodos de déficit? Juntando essa matéria com a da tributação das grandes empresas vc erra mais ainda. Do meu ponto de vista o governo caminha certo pra cobrar mais dos grandes com limites pra ajudar os menos favorecidos pra não fazer igual o último aà que estourou teto há 2 meses da eleição.
Governo bom é o que destrói o Estado. Inclusive fisicamente. Você deve ter atingido o extase quebrando vidraças em BrasÃlia. Ou terá sido destruindo obras de arte?
Tomara que seja ! Boto uma fé no Haddad; só deveria trocar de Partido...Pq a Presidente do mesmo é o C. p/ conferir
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > Novo arcabouço fiscal é um avanço institucional Voltar
Comente este texto