Hélio Schwartsman > Quando não ser não basta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Boa! Sensatez é isso!

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    As escolhas políticas estão mais preocupadas com seus interesses pessoais aos coletivos, tudo gira em torno do próprio umbigo, enquanto os problemas coletivos que afetam o cidadão comum, são postergados a um futuro que nunca chega , Mais que correta a frase : "anseio em acertar as contas com o passado", onde dá-se a sensação que é o objetivo atual .

    Responda
  3. Rafael Gallina Delatorre

    Teto de gastos, reforma trabalhista, privatizações criminosas, reforma da previdencia, maior taxa de juros do planeta, com ameaça de serem ainda maiores... Por menos a França está em convulsão, sem muito alarde por aqui, por sinal. Esse é o legado economico de Temer/Bolsonaro. Um BC que diz que precisamos de recessão. Boso cheiroso, é isso que esse jornal quer.

    Responda
  4. Tersio Gorrasi

    Não é preciso mais nada, basta que deixemos o Lula governar como acha que deve ser, que o resultado virá em breve. Muitos desejarão não ter feito o L, mas aí será tarde demais

    Responda
    1. Geilson Silva

      Volta Bozzo!

  5. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    A "genialidade" política de LULA é diretamente proporcional a capacidade dele corromper. Me parece que no momento,ela está reduzida. Mas está em curso(fim da lei das estatais,fim do marco do saneamento) a volta de mecanismo que vai trazer de volta a "genialidade" de Lula !

    Responda
    1. Geilson Silva

      Mas é o que o outro fez / não fez? Melhor todos os erros que Lula possa cometer que os “acertos” do antecessor.

  6. ELDES JOSE MATTIUZZO JR

    Lula nunca fez reformas estruturantes. Surfou oito anos nas reformas feitas pela equipe econômica de FHC, que sabe saiu impopular justamente por tê-las feito. Agora que assumiu um país em frangalhos, precisa fazê-las, mas isso é contra sua natureza, sua ideologia, seu populismo. Saudade de uma herança maldita, hein minha filha?

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Exato! José Roberto Mendonça de Barros definiu a gestão lula no roda viva como o cara que chegou, pegou o pomar pronto, banqueteou-se, disse que foi tudo obra sua, não plantou mais nada pros próximos. Eu acrescentaria que ele pôs fogo e foi-se embora. Isso é pt

    2. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

      Infelizmente é difícil as pessoas compreenderem isso. O menor problema com o Lula é a corrupção e é só nisso que se fala. A cabeça dos petistas é de um estado gordo, aparelhado, onde enforca cada vez mais a classe média e pobre através de impostos para manter os privilégios dos ricos e servidores públicos. Nunca esse país teve um projeto de desenvolvimento da educação a longo prazo e melhor distribuição de riqueza. Mas nesse país 80% da população ainda faz L ou arminha.

    3. Wilson Junior

      Perfeito, governar depois de FHC foi fácil, até que começaram a estragar o legado,.

  7. zenio ferrreira eisenlohr

    Hélio, me permita discordar. Não vejo dubiedade, exitação. Cabe a Hadad e Tebet cuidar da agenda estruturante, o que está sendo feito. E cabe ao presidente, como animador de auditório, o discurso e incentivo aos gastos sociais. Afinal, isso não existiu no governo passado - o governo das trevas.

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Nossa, tanto esforço pra trazer o ladrao de volta pra isso, animador de auditório? Kkk Na verdade, a melhor avaliação do nine que já vi: bobão animador de auditoria. Eita Brasil

  8. José Bernardo

    A parte fácil é dizer que Lula é melhor que Bolsonaro; a parte difícil é reconhecer as dificuldades tremendas que ele recebeu como legado dos dois antecessores, não menor entre elas um BC que sabota e chantageia em claro posicionamento político. Realmente não creio que o articulista escreva para agradar ao patrão, ou nem leria ou comentaria; mas com sua visão alinhada certamente está conseguindo.

    Responda
  9. Devanir A Merengué

    Enfrentar o b0z0naz1fascis0, mantido pelo grande capital, forças conservadoras e reacionárias, todo tipo de fake news, corrupção, muito dinheiro público sendo usado de forma ilegal etc teve algo de heróico. O cenário é de pós guerra...

    Responda
  10. jose carlos toledo junior

    O governo temer foi ilegítimo , usurpador e sobretudo, foi desastroso. Tudo deu errado e precisa ser revogado. Teto, reforma trabalhista, terceirização total do trabalho, sindicalismo. Dar um reset no governo daquele golpista conspirador é condição para se fazer bom governo. Esquece neoliberalismo. Essa desgraça é razão pela economia estagnante e concentradora no mundo inteiro, da insatisfação do povo com política e o combustível da extrema direita fascita que ameaça democracias.

    Responda
  11. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    Estão torcendo contra, mas é cedo demais para traçar qualquer veredito. Esperemos o ano terminar para as primeiras conclusões.

    Responda
  12. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    Estão torcendo contra, mas é cedo demais para traçar qualquer veredito. Esperemos o ano terminar para as primeiras conclusões.

    Responda
  13. Celso Muniz

    Hélio Schwartsman está pedindo que o abacateiro dê côco. Lula sempre foi uma enganação ou acreditaram mesmo naquela "maquiada" na embalagem externa para venderem o Lulinha, paz e amor ? Nunca foi estadista, nem nunca será. Nunca esteve nem estará à altura.

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Estadista foi fhc

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Estadista era aquele presidente, que fugiu para a Florida, levando joias das Arábias, dadas sabe-se lá com qual objetivo? Estadista era aquele senhor que dizia sobre parentes de mortos pela covid, "Vão ficar chorando até quando?" Estadista era aquele cidadão, que quando parlamentar falava: "não estupro esta mulher porque ela não merce?" Se ele era um estadista, então rebaixamos muito nossas exigências.

    3. RONALDO F VAZ

      Seu Bolsonaro queria ser um cisne que dava pérolas, mas não passa de um porco

  14. Marcelo Ribeiro

    Um presidente que opta pelos mais pobres, não vai agradar um jornalista que representa os mais ricos, nem que fosse Deus.

    Responda
  15. Edimilson Volpe

    Prezado Hélio, gosto de suas opiniões, mas seu liberalismo econômico de ouvido é ruim, pode crer. Se você precisa de muito mais, diga lá como, mas supere a equipe econômica preparada, e bem antenada, do governo. Acha mesmo que consegue? Na política vou simplificar: você pode querer "muito mais", mas a opção à Lula é... Bolsonaro. Você quer aquilo de volta?

    Responda
    1. Edimilson Volpe

      Daverson Furlan, você é bolsonarista, acho que seria inútil recomendar que aprenda interpretação de texto e escrita. Não vou jogar xadrez com pombo. Adeus.

    2. Daverson Furlan

      Cara, tu é ruim de interpretação de texto, hein? Hélio comparou com Bolsonaro porque foi o que deixou a presidência e porque a eleição foi polarizada entre esses. Em nenhum momento Hélio disse que Bozo é bom ou que queria a volta dele. Menos fígado, pls.

  16. Luis Carlos Correia dos Santos

    Caro Hélio, por favor, volta pra filosofia q vc escreve muito melhor. Agira até dececonomia vc acha q entende. Francamente.

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    Ou foi so uma cortinade fumaça midiatica?

    Responda
  18. Florentino Fernandes Junior

    Por falsr em garimpeiros, eles sairam mesmo?

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Torcendo por eles, heim?

  19. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Jornalismo infantil o cara comparar Lula com o Cbozo genocída , affffff misericórdia kkkkk .

    Responda
  20. Wilson Lima

    Lula não seria Bolsonaro nem que passasse a se esforçar muito para ser. Provavelmente, somente as crias do ex-presidente, seus aprendizes 01, 02, 03 e 04, é que conseguirão, um dia, se se aplicarem um pouco mais, alcançar o mesmo nível de ruindade daquele que os criou desde pequenos.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      De fato para chegar ao nível do ex-presidente, para quem tudo deve ser foia, tem que se esforçar muito.

  21. MARCIO OLIVEIRA

    Excelente interpretação dos fatos. Vamos aguardar pra ver o que teremos em 4 anos, a volta de um extrema direita renascida ou uma esquerda fortificada com mais votos do que os magérrrrimos 2 milhoes que lhe deram a vitória.

    Responda
  22. jose luiz ribas

    Pois é, Lula deve continuar a ser lula com viés de Fidel, Che, Lenin e Mao

    Responda
  23. Maurizio Ferrante

    O que é um jornalista? Penso seja alguém que analisa os fatos e opina sobre eles. Penso que um jornalista não é um super homem que, analisando os fatos de 3 (três!) meses extrapola suas opiniões para os 4 que faltam.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      É o típico vamos matar o mensagerio para não ouvirmos a mensagem.

    2. Ivo Ferreira

      O que é um fanático? Alguém que não aceita críticas ao seu ídolo. Que quando alguém cita fatos concretos para apontar falhas, fala mal do crítico, não discute as falhas...

  24. Maria do rocio Barszcz

    Graças a Deus Lula não é Bolsonaro! É por isso que fiz o L

    Responda
  25. Luiz Paulo Barreto

    De fato, a gestão mudou da água para vinho, de início pensei que seria um governo de revanche; e recentemente quase foi; mas são muitas correntes de pensamento querendo protagonismo, Lula deverá entender que pode deixar o planalto como o presidente que dará o tom do crescimento, mas precisa se afastar de retrocesso ideológico e não querer massagem de ego, deixar louros do sucesso para após 2026.

    Responda
  26. Ayer Campos

    O 'mais' de que precisamos não é lícito exigir ou esperar de Lula, que foi eleito por pequena margem, enredado em heranças malditas e armadilhas institucionais (teto, BC, Lira), maioria do CN voraz ou hostil e cidadania esmorecida, descorçoada e alienada... O que Lula pode dar, já mostrou desde o início: alguns ministros de excelência, compromisso com os mais pobres e mais fracos e um populismo sadio, apto a despertar esperança e algum otimismo. v

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Ministros de excelência? Flávio Dino? Rui Costa? Margaret Menezes? Na boa, tá no nível de weintraub, Osmar terra, etc.. Não melhorou nada não. Lula não tem plano, Haddad desenhou um remendo que culminará em mais carga tributária (menos eficiência). De resto, lula rancoroso, nada tem de humores para reconstrução do país. É muito pra ele? Concordo que é, mas ficasse de pijama em casa, sem reclamar. Que ele está gagá, está. Todos veem, mas fingem não ver.

    2. Flavio Ferrando

      Todo populismo é nocivo. O Lula não tem programa de governo, na verdade nenhum candidadto no Brasil é capaz de apresentar um programa de governo, não conseguem discutir idéias.

  27. MARIA STELA C MORATO

    Precisamos mesmo. Qualquer mortal é melhor que Bolsonaro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.