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  1. Vitor Figueiredo

    Educação formal dos pais, renda per capita do núcleo familiar e qualidade da escola são três variáveis fundamentais para a qualidade da educação de crianças e jovens segundo estudos de especialistas no assunto. Aponto ainda investimento pesado na educação da crianças de 0 a 6 anos, melhoria da educação pública e da remuneração de professores e pedagogos como elementos que podem minorar nossa desigualdade socioeconômica.

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  2. Vitor Figueiredo

    Educação formal do país, renda per capita do núcleo familiar e qualidade da escola são três variáveis fundamentais para a qualidade da educação de crianças e jovens segundo estudos de especialistas no assunto. Aponto ainda investimento pesado na educação da crianças de 0 a 6 anos, melhoria da educação pública e melhor remuneração de professores e pedagogos como elementos que podem minorar nossa desigualdade socioeconômica.

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  3. Sandro Moretti

    Há 12 anos estudando educação nunca encontrei um projeto de estado, que envolvam as instâncias federais, estaduais e municipais; que começa na educação infantil e termina no ensino médio, ou seja um projeto de duração de 14 anos, com acompanhamento técnico e fiscalização durante sua execução. Temos uma colcha de retalho que o MEC define a parte que cada instância deve executar e cada uma executa de acordo com seus políticas de governo.

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    1. Sandro Moretti

      Só temos projetos de Alfabetização para os 3 primeiros anos do fundamental I e para o ensino médio.

  4. Maxmilliano de Oliveira Reis

    A falha na educação no Brasil mais se asemelha á um projeto do que de fato educação. De um lado é bom saber que as escolas estadais se equiparam a alguns das particulares, mas não é de hoje que a falha na educação do Brasil cria impecilios para o desenvolvimento do país. Infelizmente a capacidade de educar-se academicamente ainda recaí sobre a família e capacidade que o individo ou jovem adquire para enfrentar a falta de educação de qualidade.

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    1. Luis Nunez

      Seu texto está cheio de erros gramaticais.

  5. josé cláudio do nascimento

    A escola pública adotou na década de 90 a promoção automática, ou seja, o aluno "passa de ano" sem estudar, pois a escola o promove automáticamente. Além disso, as escolas estaduais não têm nenhuma autonomia. E, para piorar, o professor recebe salário baixo. O Brasil, em matéria de educação, faz tudo errado.

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    1. Marcelo Magalhães

      Perdão José, mas o Brasil é elogiado no mundo inteiro pela sua educação. E faz muito por ela. Temos professores da melhor qualidade, que mesmo recebendo muito pouco conseguem formar muita gente. Não existe país com as dimensões do Brasil, com as desigualdades e com a diversidade que tenha um trabalho semelhante. Somos elogiados principalmente pelos modos especiais, que incluem deficientes, indígenas, Quilombolas, adultos, carcerários etc. Procure saber…

  6. Gildázio Garcia

    Para quem ainda não entendeu, por não se informar direito ou por má-fé, o Novo Ensino Médio, com disciplinas/matérias/conteúdos "sem pé nem cabeça", só está aumentando as desigualdades entre os estudantes das Escolas públicas e privadas.

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    1. Gildázio Garcia

      Ô Sr. Luís, leia e releia o título do artigo, talvez compreenda a razão do meu comentário.

    2. Luis Nunez

      Não entendi o comentário. O que uma coisa tem a ver com a outra?

  7. PAULO CURY

    então que se melhore as escolas publicas, quem sabe gastando menos nas universidades

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    1. Nelson Dumas

      E, também, combatendo a corrupção e destinando verbas a esse importante interesse público, qualificando e avaliando docentes, profissionalizando, sem política ideológica, a gestão escolar, e modernizando, DE FATO, o currículo escolar (conhecimento, inovação, mercado trabalho). Adotar, verdadeiramente, o triângulo de Sábato (academia, governo e empresas) na elaboração curricular e no ciclo educacional. Só isso.

    2. Gildázio Garcia

      Sr. Felipe, também acredito que só produz qualidade quem tem qualidades. Estou no Magistério da Educação Básica há 41 anos, e a minha reconhecida mediocridade está relacionada a uma graduação em História em uma Faculdade de "final de semana", de Caratinga-MG. EaD, com exceção das Federais, é a treva, é anti-Iluminismo.

    3. Gildázio Garcia

      Sr. Paulo, até concordo que é preciso ter uma equidade entre os níveis Básico e Superior, mas não se despe um Santo para vestir outro.

    4. marilza abrahão

      Cubra os pés e deixe fora os braços! Solução de gênio…..

    5. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, não há produção científica sem investimento de verba pública. A totalidade das vacinas contra a COVID-19 desenvolvidas nos EUA partem de, no mínimo, 90% de origem de pesquisa financiadas com dinheiro público. O setor privado é capaz de transformar tempo recorde uma pesquisa básica em um produto comercial como vimos, mas não investe nelas. Assim, as universidades públicas são fundamentais para qualquer país decente, são imprescindíveis.

    6. Felipe Araújo Braga

      Cara, que comentário horroroso. Nossas universidades públicas não gastam demais não, operam com o mínimo possível necessário para manter a excelência. Ocorre que você ignora que os próprios professores do Ensino Básico são formados em faculdades privadas EaD, assim fica difícil que haja, no ensino básico, qualidade né? E seu comentário sugere aprofundar ainda mais o problema!