-
LiAn Andrade
Alternativa no Peru, o triciclo (motocar, ou tuktuk), domina em todas as periferias, servindo a população mais pobre (a maioria), e com muito mais segurança. A elite proíbe circularem nas zonas centrais. Algumas cidades fizeram pistas exclusivas. Em Lisboa e China são elétricos. Alento.
-
Espártaco Soares De Paola
Interessante comparativo. E em meio século nada mudou. O próximo passo desta distopia será a substituição de toda essa massa de prestadores de serviço, ou seja, nós, por inteligências artificiais. Quem sabe o destino da humanidade seja mesmo a do Planeta dos Macacos. Talvez merecêramos mesmo.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Como bem lembrou abaixo um leitor é espantoso como a organização e os movimentos sociais hoje estão restritos às pautas identitárias. Talvez décadas de demonização e ação anti sindical e, mais recentemente, de enaltecimento de um suposto empreendedorismo, tenham influenciado no cada vez mais danoso individualismo.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Byung-Chul Han já falava sobre isso há mais de 10 anos em seu "Agonia do eros".
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Excelente texto Caro Conti. Excelente ilustração Bruna Barros. Aqui em BH temos um pronto socorro (João XXIII) que é referência em atendimentos de acidentes graves. Temo que ele não suporte ou não dê conta de atender todas as vítimas deste capitalismo ou neoliberalismo que determina que a vida deve se equilibrar em duas rodas, o que só é possível se submetermos os corpos à velocidade imposta pelo neocolonialismo dos apps. Agora temos os Uber tax. Não sei onde vão parar o futuros.
-
Adailton Alves Barbosa
- É claro que esses profissionais, precisam ao menos ter alguma suguridade social, não é aceitável que sites tão ricos, não lhes possam auxiliar em nada.
-
Marcos Benedetti
Intelectual de butique tentando expurgar seu enorme peso de consciência, através da transferência de culpa para a classe média. Onde foi que vimos este filme antes não? Vc já conversou com pelo menos um dos milhares de motoboy s que precisou na vida, caro MSC?
-
Rita Fernandes
Excelente texto, Conti!! Precisamos dar visibilidade ao sofrimento cotidiano desses jovens trabalhadores, excluídos do sistema de proteção social e do trabalho. A ocorrência de acidentes de trabalho no trânsito é um enorme problema de saúde pública e precisa ser visto e encarado pela sociedade. É escandalosa a morte de quem sai de casa pra ganhar a vida. Muito boa sua contribuição!!
-
Florentino Fernandes Junior
Melhor q fazer panfletarismo politico
-
Florentino Fernandes Junior
Se todos fizerem, eles no minimo duplicaram seus ganhos
-
Florentino Fernandes Junior
Eu tenho o costume de sempre dar uma gorjeta. Meu grso de areia no oceano
-
Fernando Alves
Ajuda a pagar o enterro
-
-
LiAn Andrade
Alternativa no Peru, o triciclo (motocar, ou tuktuk), domina em todas as periferias, servindo a população mais pobre (a maioria), e com muito mais segurança. A elite proíbe circularem nas zonas centrais. Algumas cidades fizeram pistas exclusivas. Em Lisboa e China são elétricos. Alento.
-
LUIZ ALBERTO LEAL
Mais um belíssimo texto de Mário Sérgio Conti!
-
Claudio Moreira Roberto
Professor ;SP está virando um cidade assustadora ! Milhões de motoboys alucinados e rebeldes, milhares de carros blindados,( não sei p/ q? ...uma industria que cresce com a desgraça dos outros ) ; apartamentos de 50 milhões de um lado da via ..do outro; favelas... Isso não é qdade de vida ..sorry!! Não se consegue ir de um ponto ao outro em menos de 50 min.... Estou de saída..porem ,eu posso..! Adeus SP;;só a passeio / Triste realidade..
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Está virando? Algum dia não foi? Aqui estão presentes todas as mazelas e contradições do país, como muito bem explanou o Mário.
-
-
Luiz Antonio Ferretti
País que troca picanha por abóbora num estalar de dedos. Simples assim.
-
Alexandre SS
Parabéns pelo texto, só corrigindo, motos poluem proporcionalmente muito mais que os carros que possuem dispositivos que amenizam as emissões.
-
ISAIAS DA SILVA
O texto tem uma única falha: um moto polui dezenas de vezes mais que um veículo médio. Se comparado a um moderno chega a 70 vezes mais. Uma moto sozinha gera mais ruído que dezenas e dezenas de carros juntos. Pena que no afã de acertar o colunista falou groselha. Se não sabe, não chute. É feio e estraga um texto quase perfeito.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Porém, consomem muito menos combustível. Há tecnologia para que seus efeitos sejam amenizados, como nos carros. Resta saber por que as montadoras não são obrigadas a equipa-las como o são os carros.
-
-
Alexandre SS
Parabéns pelo texto, só corrigindo, motos poluem proporcionalmente muito mais que os carros que possuem dispositivos que amenizam as emissões.
-
Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha
Um texto romântico, que peca pelo exagero. Um motoboy realmente profissional ganha mais de $ 300 por dia e ainda dá nota fiscal de MEI. E certamente contribui para a previdência como contribuinte individual. Portanto, não entre nessa de generalizar.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Há uma lei que regulamenta a formação de cooperativas de prestação de serviços, com todos os direitos. Na linha Proudhon. Só não fizeram por que continuam dormindo. Inclusive o Luís Marinho.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Também nunca entendi por que não se organizam. Parece que os trabalhadores, não apenas os motoboys, se deixaram encantar pelo canto do empreendedorismo e pelos discursos anti sindicais que há décadas são martelados pelas elites econômicas.
-
-
Henrique Marinho
Me pareceu mais um conjunto de platitudes do que um bom texto.
-
Carlos Moura
A diferença do motoboy para o "motociclista" é basicamente a renda. Em termos de comportamento não vejo muita diferença. A falta de empatia com o restante dos usuários da via quase empata.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Assim como a absoluta falta de empatia dos motoristas para com os pedestres. Aliás, não restrita a eles, diga-se, já que o poder público municipal não investe um milésimo do que o faz com o conforto dos motoristas em condições mínimas de caminhabilidade aos pedestres.
-
-
ALCEU NADER
A beleza do texto é ofuscada por uma informação errada: motos poluem até quatro vezes mais que os automóveis.
-
Carlos Moura
Pois é a moto por lei pode emitir 17x mais CO2 em g por km rodado que um carro.
-
Fabiano da Rocha Ciambra
Sim, por causa dos catalisadores. Mas me pergunto se o índice de poluição usado para comparar os veículos é por Km rodado ou por litro consumido. Isso pode fazer toda a diferença na análise sobre a poluição. No mais, o texto é impecável.
-
-
Miguel Gossn
Concordo com o leitor André Costantin. Belíssimo texto. E, ao mesmo tempo, desalentador.
-
André Costantin
Belíssimo texto!
-
Joaquim Rosa
Motoqueiros, os principais responsáveis pelo stress no trânsito.
-
luiz cardoso
Troque cada motocicleta por um automóvel e você verá o que é "stress" no trânsito, rsrs.
-
-
roberta melissa oliveira sales
Texto magnífico. Brasil: pais uberizado, ifoodizado e atrasado.
-
LUIZ NUNES
Culpa do excesso de população. Se não tem condições não tenha filhos, pare de jogar a conta para a sociedade. Fica muito fácil o pensamento "nasci, agora tenho direito a tudo, pago pelos outros, é claro!" Por isso o Brasil não vai para frente nunca, é uma questão de mentalidade.
-
Erica Luciana de Souza Silva
Mas, infelizmente, conseguiram convencer os motoboys e os URBERs de q eles são a casta superior dos trabalhadores, pois chegam a ganhar sei lá qtos reais por dia e fazem o seu próprio horário. E isso suplanta a falta de direitos e garantias. Parte considerável desses vota no trast#e q gosta de jóias das arábias por considerar q a luta por trabalho digno é mi¥mi.
-
-
Kleber Veloso
P o r r a. Enfim, alguém escreveu algo que preste neste jornal. Ave
-
José Bernardo
Há outros, que também ajudam a segurar a assinatura por aqui: entre eles, Antonio Prata, Conrado Hubner Mendes, Fernanda Torres, Reinaldo Azevedo, Ricardo Pereira, Ruy Castro, Vera Iaconelli...
-
Miguel Gossn
Conti é um dos melhores (talvez o melhor) articulistas daqui.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.