Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Paschoal Pimenta

    Gostaria de ver no STF o professor Conrado Hubner Mendes

    Responda
  2. Jose Paschoal Pimenta

    Gostaria de ver no STF o professor Conrado Hubner Mendes

    Responda
  3. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Acho que o que foi feito pelo Congresso Nacional, só pode ser modificado pelo mesmo. A Função precípua do STF é interpretar o que lhe chega, à luz da Constituição Federal

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Não aceito moderação. o meu comentário é só um assunto polêmico mas dentro do contesto e de forma civilizada

    Responda
  5. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Não aceito moderação. o meu comentário é só um assunto polêmico mas dentro do contesto e de forma civilizada

    Responda
  6. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    De notório saber jurídico, corrijo

    Responda
  7. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Para a vaga de Levandovisk deve ir um ministro do STJ com notável saber jurídico. Realmente precisamos de um garantista do preceito constitucional

    Responda
  8. GINO AZZOLINI NETO

    agora não falta mais nada: um jurista italiano fazendo lobby para uma promotora. Gente, que seja um juiz de carreira, homem, mulher, trans, a pqp, que seja seja da carreira da magistratura

    Responda
  9. antonio franco

    Sempre membros da quadrilha aparecendo pra assumir o lugar de quem vai aposentar. O Lula tem que colocar os membros para que ele continue com os mil processos contra ele parados ou engavetados. Qualquer um que assumir o STF NAS VAGAS QUE VÃO ABRIR ESSE ANO SERÁ PESSOAS SEM A CONFIABILIDADE QUE O BRASIL PRECISA. Até agora algumas pessoas mencionadas são da quadrilha do Lula que irão defender o maior ladrão do mundo como fez até agora GILMAR MENDES-LEWANDOSKI- BARROSO- ROSA WEBER- CARNEM LÚCIA- AL

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      opa Antonio Franco vc esta afirmando que o STF é uma quadrilha? Confere? Vc tem como provar? Reafirma?

  10. MARCELO DAWALIBI

    Monica Bergamo, Painel e outros segmentos da Folha sempre de portas abertas para o lobby jurídico. E não sejamos ingênuos: quando surge uma matéria dizendo que fulano ou fulana é cotado para uma vaga no tribunal, é evidente que o co-autor da matéria é o próprio cotado.

    Responda
  11. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    O critério do notório saber jurídico e da realidade social brasileira é fundamental para o currículo de quem deveria ser nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal. O STF tem jurisdição sobre todo o país e as questões constitucionais apreciadas pela Corte influem na vida de todos os brasileiros. Não basta ser afinado com determinado segmento social ou do Direito, pois o Juiz tem que ser imparcial. Fazer do STF um tribunal político é lhe retirar a soberania para dizer o Direito Constitucional.

    Responda
  12. Laércio Góes

    Chega ser ridículo. O que é garantismo? Seguir os direitos garantidos pela Constituição? Todos os juízes deveriam ser garantistas, afinal deveriam julgar baseados na lei.

    Responda
  13. Nelson Vidal Gomes

    Por mais que se esforce, justa ou injustamente - e isso merece estudo da comunidade acadêmica - Lula não consegue construir uma imagem de Estadista e de inocente, mas esta última todos sabem que decorre do fato de ter sido condenado por 09 Juízes e que nem mesmo o STF, que anulou seus processos por erro de local de julgamento, o inocentou. Que Deus nos nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Alexandre Cintra

      Certamente o que se espera do chefão do mensalão é que indique o próprio advogado pro STF. Nada mais. Afinal, o que esperar desse ser “humano”?

    2. Wilson Luiz Antonio

      Lamentável o desconhecimento jurídico geral, a que só critico porque se lançou mão de argumentos pretensamente jurídicos. Não precisa absolver, quando nem processo válido há. A validade do processo é condição inafastável de qualquer decreto de culpa. Absolvição, repita-se, dá-se no bojo de um processo válido. O que houve foi um simulacro de processo, uma farsa com diversos atores, mas nem por isso deixou de ser uma farsa. E o STF apenas desarmou o circo. Estudem e melhorem seus argumentos.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Nove Juízes, a rigor, é uma concessão ao arredondamento, na realidade Lula foi julgado por 14 juízes, desta feita incluindo Moro, dentre esses sua substituta no processo do sítio e um outro desembargador que assumiu no TRF 4 mais os 05 do Superior Tribunal de Justiça e mais de 03 do STF, nenhum desses o absolveu, que é o que se espera de quem é acusado de alguma coisa. Muitos juízes! Namastê!

    4. Wilson Luiz Antonio

      Só para completar, quem conhece duas páginas de um bom livro de direito constitucional sabe que o STF não tem de inocentar ninguém, pois a própria Constituição Federal já o presume a inocência do acusado, antes do trânsito em julgado. Agora, se se quer condenar alguém, tem de apresentar provas. E o Moro e os desembargadores do TRF4 até hoje fogem até de responder em que páginas do processo estão as provas que os levaram a condenar Lula. Sabe por quê? Porque simplesmente não existem. Conforme-se.

    5. Wilson Luiz Antonio

      Moro foi declarado suspeito, e isso anula seus atos no processo. A plenitude do exame da prova só se dá na 1a instância. A defesa de Lula lutou bravamente, mas esses 9 juízes que você citou estavam pré-determinados a condenar (você duvida disso?), ou seja um julgamento com cartas marcadas, em que nem Jesus Cristo como advogado demoveria aqueles 4 amigaços que Moro tinha no TRF4, de sua predisposição em confirmar a sentença. Lula continua gigante, dentro e fora do país. Conforme-se.

    6. Daise Friedrich

      É pque os 9 juízes que condenaram o Lula estavam errados! Aliás, cadê as provas? Nenhum desses ilustres incompetentes dizem onde estão as provas! Dou 100 mil Reais a quem me apontar onde na sentença está a prova, ou as provas! É pra isso que existe outras instâncias cara, pra corrigir os erros das anteriores! Será que tem que desenhar?

  14. Alessandro Pereira de araujo

    Querem forçar a barra e ficam plantando nomes, num lobby absurdo. Seja para o que for, já sugeriu que é "radical" e o combo apresentado mais aparenta ser uma ativista, cuja cota já está preenchida. Não vira.

    Responda
  15. Ricardo Pereira Ignacio

    Eu acho que pra escrachar de vez deveria ser o Zé Dirceu

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não se deprecie. Seu cabedal jurídico eh mais que suficiente para o requisito , sem falar nas garantias já trazidas pelo Bozo, com as duas sumidades , ao STF.

  16. Ricardo Pereira Ignacio

    Deverá ser lixo igual aos atuais !!!!

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Lixo foram Bolsonaro e seus seguidores fascistas. Referir-se a ministros da mais alta corte de Justiça como lixo é típico dos tomadores de cloroquina. Perdeu, Mané. O STF não está nas mãos de fascistas, vândalos e corruptos.

    2. LUTHERO MAYNARD

      Lixo foram Bolsonaro e seus seguidores fascistas. Referir-se a ministros da mais alta corte de Justiça como lixo é típico dos tomadores de cloroquina. Perdeu, Mané. O STF não está nas mãos de fascistas, vândalos e corruptos.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Quem não é? Só o Ricardo mesmo.

  17. joao lima

    O Congresso deve urgente sobre emenda constitucional à respeito da seleção de novos ministros do STF, STE, Advocacia da União e outros correlatos exigindo saber notório, conduta ilibada, exame psicológico, exame de saúde, idade e também a duração de 4 em 4 anos, quando terminar o mandato do Presidente da República fazer nova seleção para esses cargos citados acima! Não selecionar por indicação para esses cargos! Democracia! Democracia Plena e Liberdade de Imprensa!Isso se chama Democracia!

    Responda
    1. Luiz Bartolotti Bartolotti

      Faltou acrescentar a influência maligna da politicagem , que coloca esposas de gov em TCE, mesmo sendo enfermeira e a outra não se desligou das suas empresas . Parentes de togados com escritórios emprestamos para oficializar ações .Nojento .

    2. Luiz Bartolotti Bartolotti

      Faltou acrescentar a influência maligna da politicagem , que coloca esposas de gov em TCE, mesmo sendo enfermeira e a outra não se desligou das suas empresas . Parentes de togados com escritórios emprestamos para oficializar ações .Nojento .

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mandato de 4 anos coincidentes com o do presidente que nomeia? Quer mesmo acabar com a democracia, não é?

    4. Ricardo Candido de Araujo

      Você queria um era um STF completamente dominado pelo seu mito(mano), um exemplo de "garantidor" da Democracia...

  18. JORGE CESAR BRUNO

    Espero sinceramente que o presidente Lula não escolha o Zanin!! Que seja uma mulher ou negro, enfim, com sólidos conhecimentos jurídicos e extrema competência!! Não vejo como defender a escolha de seu advogado particular!

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Por que não? A indicação de Zanin é para a vaga de Lewandovski. A indicação de Ana Paula Pinho é para a vaga de Rosa Weber! Dois garantistas sendo QUE ZANIN TEM LARGA EXPERIÊNCIA NO COMBATE, digamos assim, a um dos meios de atuar essenciais da autocracia, do neofacismo, o lawfare. Teremos segurança jurídica na defesa da CF de 1988 que o neofacismo tanto quis destruir. Bolsonaro teve a ideia autoritária de aumentar o número de membros do STF num CONTEXTO DE DISPUTA entre democracia e autocracia.

    2. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. NILVA MARIA DE JESUS DE JESUS

      Concordo plenamente, o STF não é cabide de emprego e nem de compadres.

    4. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Concordo contigo, se acontecer vai queimar a largada.

  19. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Não é esse italiano que paga o preço da corrupção de Lula e sua quadrlha ! Esse garantismo é quem continua a garantir que preto,pobre e prostituta continuem sendo preso,aos corruptos e poderosos como Lula e sua quadrilha o STF garante com seu garantismo a impunidade ,que corrompe e deforma a nossa democracia.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Joinha, joinha...no valor de MAIS TRES MILHOES DE EUROS NÃO É CORRUÇÃO, PECULATO? Qual corrução Lula pessoalmente como político se envolveu? Nenhuma. Conseguiu provar sua inocência e contribuir para o crença estado democrático de direito. Vc deve ser autocrata.

    2. Ademar Adams

      Quadrilha gil, comandava o Bozo, ladrão de jóias, chefe de milícias e pai dos rachadinhas. Teu “ídalo” e teu mico. Perdeu mané!

    3. Rodrigues Machado

      Vai ser denunciado pelo discurso de ó d i o

  20. Neli de Faria

    Sem entrar no mérito, mas até Italiano bedelha aqui? Roma voltou a dominar o mundo?A dupla Lula e Dilma indicou excelentes Ministros para o STF. Os saudosos Carlos Direito, Teori Zavraski; aposentados: Grau,Antônio César Peluso, Ayres de Brito, Barbosa; os atuais:Barroso , Fux, Fachin, Carmen, Rosa. Ministros que enaltecem o Judiciário! Ou à época precisou de ajuda do Estrangeiro ?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Xenofobia Luiz? Aqui não é res nulius em que cada qual pode meter o bedelho. Na hora que um Brasileiro puder bedelhar no ordenamento Jurídico Italiano, na Corte Italiana, aplaudiria a indicação. Ítalo: mais ampla defesa que teve? Houve um amplíssimo direito de defesa. O Erro foi moro ter crido no canto do Capitão e ter abandonado a magistratura. Tem que falar para os dignos políticos respeitarem as Normas ...todas!

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Olha a xenofobia!

    3. Italo Diolindo

      Após a Lava Jato, fica mais nítido de que precisamos de mais magistrados garantistas no STF. Podem indicar qualquer pessoa do Oiapoque ao Chuí, desde que tenha notório saber jurídico e que seja garantista. Precisamos de mais juristas garantistas penais no Brasil (fato!)

    4. Neli de Faria

      Recordo que a Constituição Nacional é a única da Terra a dar cidadania para os malfeitores comuns. E constitucionalizou o aforismo: o crime compensa. Esse aforismo foi introduzido no Direito brasileiro, legalmente, na Ditadura Militar. Para proteger um dos seus escangalhou com a execução da pena.

  21. Jorge Rodrigues

    O termo garantismo é muitas vezes usado para dissimular proteção aos corruptos poderosos. É isso o que ocorre no Brasil (especialmente nas hostes do STF). A existência de várias instâncias recursais mais o direito de interpor infindáveis recursos nada tem a ver com garantismo; está muito mais para perpetuação da impunidade.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O problema, na verdade, é a morosidade do judiciário. Portanto, queres acabar com a proteção constitucional à presunção de inocência em nome da rapidez da punição. Está seria obtida com uma maior celeridade e não rasgando a proteção. Mas isso os apressadinhos não dizem.

    2. NILVA MARIA DE JESUS DE JESUS

      concordo.

    3. Max Morel

      Concordo totalmente.

  22. José Fernando Ziliotti

    Com todo respeito à promotora e professora, Ana Cláudia Pinho, cujos currículo e atuação - mostrados pela coluna - são meritórios, mas querem globalizar a escolha para o STF. Em tempo, politicamente acredito que a escolha do Zanin seja equivocada por personalista.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem quer? Pode dar nome aos bois? Por que um reconhecido jurista internacional não pode dar a sua opinião, inclusive porque não tem poder político algum no país? Prefere a opinião dos bozoloides?

  23. PAULO CURY

    é um bom exemplo, pergunta para familia do Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, o que eles acham . Nesta matéria que me desculpem os mestre citados nesta matéria mas a italia não é exemplo para nada..

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Afe! Para nada? Nosso direito é direito romano, mané! Sabe onde fica Roma?