Reinaldo José Lopes > Monges que observavam eclipses ajudam a mapear erupções na Idade Média Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Continuando: Copérnico foi o primeiro a publicar trabalhos sobre heliocentrismo (Revolução das Órbitas Celestes) durante o Renascimento. Antes de Copérnico Nicolau di Cusa já havia escrito sobre o tema, mas por receio da Inquisição, nada publicou. Sua obra (A douta ignorância) só ficou conhecida recentemente com a abertura de parte da biblioteca do Vaticano.
Caro Rodrigo Gonã Alves, um detalhe precisa ser esclarecido: O primeiro Heliocentrista da História não foi Copérnico e sim Aristarco de Samos no século III AC, na antiga Grécia. Aristarco notou através de medidas de eclipses que o Sol é maior que a Terra e essa maior que a Lua. Conclui que os menores orbitam o maior e não ao contrário. Muito da obra de Aristarco se perdeu no incendio da biblioteca de Alexandria.
Continuando: Nicolau Copérnico leu e aprimorou a obra de Nicolau di Cusa. Esse último só teve sua obra descoberta recentemnete na biblioteca do Vaticano.
Olá Rodrigo Gonã Alves: Existe uma informação que precisa ser citada. O primeiro heliocentrista da historia não foi Copérnico e sim Aristarco de Samos, no século III AC. Aristarco observou por eclipses que o Sol é maior que a Terra e esta maior que a Lua. Assim conclui que o menor deve girar em torno do maior e não ao contrário. Obras de Aristarco se perderam no incêndio da biblioteca de Alexandria. Copérnico foi o primeiro a publicar no Renascimento.
Se considerarmos o inicio da Idade Média (Século V) acreditava - se sim que a Terra era plana. Monge Cosmas Indicopleutes chegou a escrever o livro Topografia para Cristãos, no qual a Terra era plana. Essa obra foi referência nesse perÃodo da Idade Média e Monge Cosmas acusava as obras gregas de serem pagãs.
Isso mesmo! Só a partir do século XV surgiram formas de se provar o heliocentrismo e, consequentemente a terra não plana e movimentos dos corpos do sistema solar. O responsável por isso for Nicolau Copérnico. Esta teoria mudou a ciência e forma como vÃamos o mundo.
Acredito que o autor esteja falando que a nobreza educada ja sabia que a Terra era redonda. Na idade media a população em geral não sabia ler nem escrever, e acreditava no que a Igreja ensinasse. Mas a nobreza era educada, e estudava inclusive ciência.
Gostei de saber que na Idade Média não houve só derramamento de sangue!
A I e II G.M. foram na idade média?
Universidades foram criadas na Idade Média que erroneamente os de má fé ou ignorantes chamam de época de atraso.
É desinformação intencional.
*muito
uito imteressante!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Monges que observavam eclipses ajudam a mapear erupções na Idade Média Voltar
Comente este texto