Antonio Prata > O papa papa glúten Voltar
Comente este texto
Leia Mais
genial.
A grita corrente contra o glúten vem do trigo de hoje, muito diferente do trigo de outrora. O de hoje vem sendo progressiva e continuamente modificado para ser mais durável e comercial. O assunto é discutido no "A Dieta da Mente", de David Perlmutter.
Vou fazer um novo comentário. Talvez um pouco mais agressivo. Como as pessoas hoje em dia estão mais intolerantes, seja no aspecto polÃtico assim como a respeito de suas opções. Até mesmo na questão de saúde. As pessoas só precisam escrever mrda como se tivessem conhecimento do assunto. Alguém sabe o que é doença celÃaca? Sabe o que é? É um problema muito sério e se não sabe, CALE-SE!
Ah, tá bom Chiara. Estilo literário... Vc não sabe o que significa o que é ter que questionar em restaurantes qual o tempero que usam numa carne ou num galeto. É muito comum os celiacos também serem intolerantes a lactose. Não sou celÃaco, e sim minha esposa. Melhor é palpitar, principalmente se não tiver alguém próximo com este problema. Felicidade a sua.
Queridão, você que entende tanto de glúten, que tal mudar um pouquinho o foco e pesquisar estilos literários, ahn? Olha que bonito! É um mundo maravilhoso a se descortinar, tem romance, poema, crônica... De repente você passa a ver diferença entre isso e bula, informação nutricional, prescrição médica, artigo cientÃfico, dentre outros.
Duas questões: a exposição excessiva ao glúten na alimentação. Todas as refeições, lanches costumam ter produtos com glúten. Segundo, o que se mistura no pão. Outro dia fotografei o rótulo de um pão e tinha mais de 10 ingredientes. Pão bom é farinha, água, sal, fermento, fermentação. Como dizem agora, o assunto é cheio de camadas.
Não há o que contestar esse problema mundial em intolerância ao glúten! A ciência médica evoluiu em descobertas, assim como alterou o modo fÃsico de vida pela população. Antes quase todos pensavam que fumar e beber álcool não fazia mal.
Boa! E digo sempre: viva o glúten! Boa Páscoa com brusqueta!
Mais um comentário (já que meu 2° não foi publicado. Mas preciso esclarecer uma coisa para o Antônio Prata: todo produto, por lei, precisa conter se possui gluten ou não. A questão do gluten não é uma "frescura", mas um doença. Quando vc se refere ao corpo de Cristo, suponho que esteja falando da hóstia. Não precisaria estar esclarecido que " contém gluten"? Até em comprimidos efervescentes de vit C já vimos: contém gluten! Pense bem antes de escrever, ok?
É isso aÃ, Prata! Gluten e lactose para quem quiser!
Um pouco tarde para comentar. Talvez AP não tenha conhecimento de que o trigo dos nossos dias tenham muito mais gluten que no passado. Segundo a Embrapa o trigo de hoje tem cerca de 20x mais gluten que há 40 anos. Pode ser que aà esteja o fato de encontrarmos mais pessoas celÃacas.
O glúten permanece igual nos últimos 120 anos em certificações pelo Instituto europeu Leibniz. Essa citação, que também li, teve equÃvoco de produção de glúten por área.
Na qualidade de alguém que não quer ser vegano, toda solidariedade aos defensores do gluten.
Existe a mesma intolerância, a impsição da vontade da galera da alimentação saudável. Como deficiente visual, já fui abordado por gente que não me conhecia querendo me obrigar a tomar mate. Queriam o meu bem.
O que tem a ver gluten com vegano???
Prata sempre genial! Viva o glúten!
Genial, Prata!
O pão tem protagonismo histórico! Estabilizou o Império Romano na época de Octávio e sua polÃtica panificadora, epa, pacificadora, e por outro lado, sua carestia derrubou o Antigo Regime na França, transformando os rumos do Ocidente. Contestá-lo denota a crise de valores da pós modenidade, Bauman poderia ter lançado "O pão lÃquido", mas seria entendido como mais um cervejeiro artesanal. Tempos difÃceis!
Pão é vida!! A maior invenção do homem!!
Como pessoa celÃaca eu gostei muito da coluna, escrita com humor e sabedoria . Agradeço a menção ( pequena aos celÃacos ) .Mas acho que vai da escolha . Ninguém deveria ser obrigado a não consumir glúten mas que é mais saudável diminuir o consumo depois dos 40 anos, é um fato. Como tbem seria bom popularizar mais os produtos sem glúten que são carÃssimos ainda , onde pesa para nós celiacos .
Bem isso. Imagina ficar mudando algo de milenios. Conservadorismo sempre! Que volte lactose, glúten e patriarcado!
Muito bom! E bendita seja a pessoa que criou o primeiro sanduÃche. Que ideia simples, eficiente e revolucionária : cortar o pão e colocar um recheio no meio. E vida longa à s padarias brasileiras. Minha única reclamação é que, aos cinquenta e dois anos, ninguém me acha mais um pão, kkk.
Kkk, boa, Marluce. Mas também já tô meio que naquela fase : você gosta de mulher? É, gosto. E de massa, chocolate e vinho? Vixe!
Talvez seja por excesso de consumo de glúten rs!
Quem reclama ou não consome pão, não sabe o q está perdendo. Um pão com manteiga na chapa logo pela manhã com um cafezinho é uma dádiva dos deuses. Depois quem resiste a um misto quente ,um bauru , um pão c/ mortadela ,c/ calabresa ou só manteiga mesmo, um pão de queijo? Jesus segundo a BÃblia se auto declarou: "Eu sou o pão q desceu dos céus" , portanto o pão é divino , sem contar q há muito tempo atrás , usava-se uma gÃria q todo homem bonito era um " pão ",prova do valor do dito cujo.
Genial!
Brilhante.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > O papa papa glúten Voltar
Comente este texto