Ilustríssima > Sem perceber, Muniz Sodré endossa racismo estrutural que tenta negar Voltar
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Será que convém mais assumir um racismo estrutural do que um racismo institucional, porque o primeiro remete para a ideia de que culpa não é dos atuais brasileiros mas sim dos idos 1500 e o segundo acaba por responsabilizar a sociedade atual? Será isso?
-Temos que ser antirracistas! // "-Ok, então eu não vou ser racista!" // -Não! Somos todos racistas! Se você nega que é racista, você invisibiliza! // "-Ué, mas você disse que não pode ser racista!" // -O que disse, racista? Você não entende porque não quer entender! Fogo nos racistas! // "-Mas pera aÃ: eu sou mestiço! Eu vi as relações raciais dentro de casa, tenho minha perspectiva como pardo!" // -Pardo é papel! Pardo não existe! // "-Somos 100 milhões!" // -Colorismo! Capitão do Mato! // :O
Os articulistas não deram a definição clara de "estrutura", o que parecia ser o centro da discussão. Na falta de uma definição clara, é impossÃvel para o artigo entregar o que almeja em sua premissa: a proximidade entre o que o sociólogo Sodré chama de "racismo intersubjetivo" e o que os articulistas chamam de "racismo estrutural".
Onde existe ausência de leis racistas? Que idiotice é essa? O Brasil tem várias leis antiracistas, e isso prova que o racismo não está na estrutura social do Brasil. Será que é tão difÃcil de entender essa M?
Talvez a conflito é encaixar que tipo de racismo é, mas o que não se nega é a sua existência.
Quando o genial, o visionário, Joaquim Nabuco escreveu no seu livro Minha Formação, que "a escravidão permanecerá por muito tempo como a caracterÃstica nacional do Brasil", demarcou a existência dessa estrutura. Debates sobre conceitos são importantes para a academia, mas ao ver a persistência da dependência de empregada, do elevador de serviço, da violência dos policiais negros contra negros, dos vigilantes seguindo pretos nos shoppings, penso: se esse racismo não é estrutural, que será?
O capitalismo brasileiro é de exclusão. Todo preconceito aqui serve a manutenção de um capitalismo jeca, hipocrita, inadimplente e incompetente. A luta para desalojar as elites rentistas e latifundiarias, será dura.
Senhores autores, institucional, sistêmicos e estrutural são coisas distintas. Sugiro lerem Douglas North ou Acemoglu, por exemplo. Não tem nada a ver com problemas de tradução. Ao colocá-los como sinônimos em vários trechos os autores se confundem. A própria ressalva que fazem, ao dizer que Almeida, ao dizer estrutural, quis dizer institucional, explicita isso. Senhores, dimensão biopolÃtica dos poderes? A confusão deste texto desde o inÃcio reforça os argumentos do artigo de Muniz Sodré.
Muniz é tão ou mais combativo do que Silvio. Eu diria um combatente mais eficaz ao distinguir duas formas racistas distintas, a americana e a brasileira.
Vocês editam opiniões que gosto ler ou ouvir. Entretanto, vocês não respeitam as opiniões dos seus assinantes que tem o direito de manifesta-las, ideias próprias. Vocês da folha, censuram-nas e portanto não são imparciais, mas tirânicos. Irei parar com minha assinatura como protesto. Vocês praticam polÃticas incompatÃveis com o pensamento crÃtico formal
O bos tanaro tirou do armário milhões de rac|stas al|enados, trouxas fasc|stas golp|stas etc
O debate civilizado de quem diverge pouco mas está no mesmo objetivo foi o bom do artigo de Sodré e deste. Entendo que até a abolição das leis de segregação racial o racismo americano era sistêmico, a abolição não eliminou leis racistas. Aqui mão temos leis, temos práticas. Aà entra a questão do termo estrutural.. O que passou desapercebido é a crÃtica de Sodré, até essa estrutura funciona mal aqui, sobrevive enraizado, mesmo oficialmente abolida na estrutura, como estrutura não funciona.
Jussara, a legislação penal é racista ou a prática policial e penal é racista? Não conheço leis penais direcionadas a raça, se existem gostaria de saber. A prática claramente é. E é tão estruturante que parte até mesmo de policiais negros sem questionamento.
Prezado Hercilio, a nossa legislaçao penal é muito racista. Os interesses e bens juridiccos que protege com maior eficacia, sao claramente bens/interesses cuja titularidade é das classes privilegiadas do pais. A literatura fala em estado racial e estado racista , mas nao racial, para distinguir os estados estruturados a partir da segregacao explicita, daquele cujo racismo nao esta explicitado pela lei.
Tendo a acompanhar Sodré pelo simples motivo do mesmo seguir um princÃpio que é rigoroso nas ciências sociais e que nem Florestam Fernandes, se vivo o aceitaria. Ou seja, o conceito tem que ser objetivo e não pode ser adotado conforme a circunstância ou conveniência do autor. A sofisticação exige um exercÃcio profundo, tal como o fez Bourdieu na criação do conceito de Habitus..
O tÃtulo do artigo é desnecessário. Uma boa surpresa foi a maneira respeitosa como a entrevista de Sodré foi tratada mesmo por quem discorda dele, e isso nas redes sociais, o ambiente menos favorável a debates civilizados sobre tais temas. Acho muito bom os autores apresentarem argumentos e referências, definirem termos. Mas o tÃtulo remete ao tipo de acusação moralista que contamina vezes demais discussões sobre temas raciais e de gênero: o outro colabora com o "inimigo" por levantar uma questa
Os autores fazem uma "ginástica" para justificarem sua defesa e aplicarem no Brasil os conceitos patrocinados pela Fundação Ford, concordo com a tese que demonstra "as artimanhas da razão imperialista", o desvio corporativo racialistas pós moderno é a saÃda para justificar e continuar a exploração capitalista, foi a direita fascista quem demonstrou a compatibilidade do corporativismo com o nazismo, ele não ficará melhor na "esquerda"!
A propósito,.o artigo abaixo, na minha opinião de leigo, deveria ser suficiente para por a concepção de Sodré para descansar na paz eterna. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/03/ausencia-de-leis-racistas-no-brasil-nao-invalida-conceito-de-racismo-estrutural.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo
Como vasos sanguÃneos alcançam cada célula de um corpo, o racismo alcança cada pessoa da sociedade. Se não é estrutura é um sistema estruturado. Para um leigo como eu, institucional exige institutos governamentais e privados. Estrutura não, portanto, tendo a discordar de Sodré. Institucional, estrutural, estruturado? O racismo existe e está disseminado. Sodré sabe. Mas, na sociedade, sua definição rigorosa serviu a libertários reacionários racistas como se vê em comentários dos 2 textos.
Este texto ontribui p minha saúde cognitiva: do Muniz Socré e o atual. Os contaminados pelas redes sociais ("cracolândia digital") estão muito viciados-ansiosos, daà não compreender para fazer bom debate. Pra mim, o único problema deste texto é, na primeira parte, não apresenta exemplos, visando esclarecer argumentos e contra-argumentos. Mas na segunda parte, sim, apresenta exemplos que esclarece. Parabéns.
A apreciação do debate de idéias se tornou a maior dificuldade, talvez insuperável, não só no espaço dos comentários da Folha. Quem ousa apresentar suas idéias sobre temas complexos, para serem refletidos, é logo apredejado, ofendido, por quem nem sequer leu ou irá ler o livro. Para esses os artigos publicados disseram tudo. Eis o comportamento dominante nas cracolândias digitais (redes sociais), que penetrou nas relações sociais e aniquila a capacidade de entender a nossa complexidade social.
Enquanto isto, no chá da academia, um negro ali instituÃdo nesta estrutura, continua limpando o chão do banheiro.
Talvez sem perceber, os autores confirmam o pensamento de Sodré. A começar pela ressalva que fazem logo no inÃcio, ao dizer que Almeida, ao dizer estrutural, quis dizer institucional. O problema da academia é a vaidade, que prefere digladiar em torno de conceitos em detrimento do essencial que une e gera o conhecimento. Enquanto isso, o racismo serpenteia e se fortalece no seio da sociedade, como um rio que vai desaguar num mar de iniquidades contemporâneas, repetindo e atualizando o passado.
Disse tudo: a vaidade infinita da academia inundando os jornais e tomando nosso tempo.
Isso! Achei de alto nÃvel o debate. Mas ele estava focado essencialmente em conceitos ("estrutural" é isso ou aquilo?). Enquanto isso, a caravana passa!
Com este texto, sem perceber, os autores endossam o argumento de Muniz Sodré.
Você não leu o texto
Não sei se devo chamar de faca ou de punhal. Só sei que mata.
Muniz Sodré vem da escola do Abdias Nascimento, sofista do movimento negro, é o contra que as elites gostam, ""Façam que eu falo, mas não fazem o que eu faço?" São ha quinta-coluna tupiniquim.
Numa coisa eu concordo com os autores. "Institucional" é mais claro e compreensÃvel do que "estrutural". Não requer análises epismologicas nem o recurso a Levi-Strauss para que a plebe sem diproma, como eu, capte o conceito.
Ah, mas que coisa mais chata! Ninguém pode contrariar a visão de mundo da academia e seu blá blá blá de base marxista. Bastou o professor Sodré expor uma tese e vem esse bando de negacionista. Folha, deu, né…
Ah, qye coisa chata! É só elevar o nÃvel do debate que vem alguém rotulando de "marxista". Bons tempos que a Folha publicava o caderno Ideias e Folhetin, parece que os leitores daquela época eram menos chatos e mais cultos.
Ah, mas que coisa mais chata! Ninguém pode expor seus pontos de vista e contra-argumentar a tese do professor Sodré e vem esses leitores discÃpulos. Regina, deu né?
O racismo está enraizado na sociedade brasileira. RaÃzes formam uma estrutura.
Estrutura psiquica é diferente da estrutura legal.
Falta de tudo um pouco, prosa caótica ..
Até agora foi o texto que mais se aproximou de fazer a crÃtica a Sodré pelo bom debate. Ponto. Nada além disso. Não encontrei elementos que pudessem corrigir a premissa sustentata por Sodré. Pelo contrário.
Os diferentes exemplos que os autores dão nao sao referentes a estrutura - Claude Levi-strauss - , mas são elementos formas e simbólicos, antes reforçam a concepção de Sodré.
Paulo, estrutura trara-se de configurações rigidas e invariantes. Simbólico trata-se de representações ideais, de palavras e imagens.
qual a dificuldade de entender que o simbólico é estrutura? Tanto para Levi-Strauss quanto no trabalho de Silva de Almeida. Sodré derrapou.
Os autores acusam Sodré de endossar o racismo como uma estratégia sofisticas de desqualifica-lo moralmente. Aristóteles recomenda isso nas Reputações Sofisticas da obra Organon.
Os autores estão equivocados nos seus fundamentos epistemológico. A questão da estrutura, de elentos fixos, deve ser debatida a partir da obra Antropologia Estrutural I De Claude Levi-strauss, não a partir de sistêmico.
Se atente aos comentários , não as crÃticas q vc merece
Ainda bem q nem 1 por cento da pop vai ler e muito menos entender esse cipoal
Fez mobral, né?
Não se preocupe. Aqueles de nós, que compreendem, ajudaremos os 99 % a entender. Quanto aos racistas, não passarão.
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