Ilustríssima > Sem perceber, Muniz Sodré endossa racismo estrutural que tenta negar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alberto Pita

    Será que convém mais assumir um racismo estrutural do que um racismo institucional, porque o primeiro remete para a ideia de que culpa não é dos atuais brasileiros mas sim dos idos 1500 e o segundo acaba por responsabilizar a sociedade atual? Será isso?

    Responda
  2. Jaime Souza

    -Temos que ser antirracistas! // "-Ok, então eu não vou ser racista!" // -Não! Somos todos racistas! Se você nega que é racista, você invisibiliza! // "-Ué, mas você disse que não pode ser racista!" // -O que disse, racista? Você não entende porque não quer entender! Fogo nos racistas! // "-Mas pera aí: eu sou mestiço! Eu vi as relações raciais dentro de casa, tenho minha perspectiva como pardo!" // -Pardo é papel! Pardo não existe! // "-Somos 100 milhões!" // -Colorismo! Capitão do Mato! // :O

    Responda
  3. José Iran Vasconcelos

    Os articulistas não deram a definição clara de "estrutura", o que parecia ser o centro da discussão. Na falta de uma definição clara, é impossível para o artigo entregar o que almeja em sua premissa: a proximidade entre o que o sociólogo Sodré chama de "racismo intersubjetivo" e o que os articulistas chamam de "racismo estrutural".

    Responda
  4. Paulo Wach

    Onde existe ausência de leis racistas? Que idiotice é essa? O Brasil tem várias leis antiracistas, e isso prova que o racismo não está na estrutura social do Brasil. Será que é tão difícil de entender essa M?

    Responda
  5. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Talvez a conflito é encaixar que tipo de racismo é, mas o que não se nega é a sua existência.

    Responda
  6. Davi Oliveira

    Quando o genial, o visionário, Joaquim Nabuco escreveu no seu livro Minha Formação, que "a escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil", demarcou a existência dessa estrutura. Debates sobre conceitos são importantes para a academia, mas ao ver a persistência da dependência de empregada, do elevador de serviço, da violência dos policiais negros contra negros, dos vigilantes seguindo pretos nos shoppings, penso: se esse racismo não é estrutural, que será?

    Responda
  7. Flavio Colker

    O capitalismo brasileiro é de exclusão. Todo preconceito aqui serve a manutenção de um capitalismo jeca, hipocrita, inadimplente e incompetente. A luta para desalojar as elites rentistas e latifundiarias, será dura.

    Responda
  8. Luciano Ferreira Gabriel

    Senhores autores, institucional, sistêmicos e estrutural são coisas distintas. Sugiro lerem Douglas North ou Acemoglu, por exemplo. Não tem nada a ver com problemas de tradução. Ao colocá-los como sinônimos em vários trechos os autores se confundem. A própria ressalva que fazem, ao dizer que Almeida, ao dizer estrutural, quis dizer institucional, explicita isso. Senhores, dimensão biopolítica dos poderes? A confusão deste texto desde o início reforça os argumentos do artigo de Muniz Sodré.

    Responda
    1. Flavio Colker

      Muniz é tão ou mais combativo do que Silvio. Eu diria um combatente mais eficaz ao distinguir duas formas racistas distintas, a americana e a brasileira.

  9. João Baptista Jacobs Jacobs

    Vocês editam opiniões que gosto ler ou ouvir. Entretanto, vocês não respeitam as opiniões dos seus assinantes que tem o direito de manifesta-las, ideias próprias. Vocês da folha, censuram-nas e portanto não são imparciais, mas tirânicos. Irei parar com minha assinatura como protesto. Vocês praticam políticas incompatíveis com o pensamento crítico formal

    Responda
  10. Claudio Melo

    O bos tanaro tirou do armário milhões de rac|stas al|enados, trouxas fasc|stas golp|stas etc

    Responda
  11. Hercilio Silva

    O debate civilizado de quem diverge pouco mas está no mesmo objetivo foi o bom do artigo de Sodré e deste. Entendo que até a abolição das leis de segregação racial o racismo americano era sistêmico, a abolição não eliminou leis racistas. Aqui mão temos leis, temos práticas. Aí entra a questão do termo estrutural.. O que passou desapercebido é a crítica de Sodré, até essa estrutura funciona mal aqui, sobrevive enraizado, mesmo oficialmente abolida na estrutura, como estrutura não funciona.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Jussara, a legislação penal é racista ou a prática policial e penal é racista? Não conheço leis penais direcionadas a raça, se existem gostaria de saber. A prática claramente é. E é tão estruturante que parte até mesmo de policiais negros sem questionamento.

    2. Jussara Jacintho

      Prezado Hercilio, a nossa legislaçao penal é muito racista. Os interesses e bens juridiccos que protege com maior eficacia, sao claramente bens/interesses cuja titularidade é das classes privilegiadas do pais. A literatura fala em estado racial e estado racista , mas nao racial, para distinguir os estados estruturados a partir da segregacao explicita, daquele cujo racismo nao esta explicitado pela lei.

  12. Ailton Souza

    Tendo a acompanhar Sodré pelo simples motivo do mesmo seguir um princípio que é rigoroso nas ciências sociais e que nem Florestam Fernandes, se vivo o aceitaria. Ou seja, o conceito tem que ser objetivo e não pode ser adotado conforme a circunstância ou conveniência do autor. A sofisticação exige um exercício profundo, tal como o fez Bourdieu na criação do conceito de Habitus..

    Responda
  13. Rodrigo Farias

    O título do artigo é desnecessário. Uma boa surpresa foi a maneira respeitosa como a entrevista de Sodré foi tratada mesmo por quem discorda dele, e isso nas redes sociais, o ambiente menos favorável a debates civilizados sobre tais temas. Acho muito bom os autores apresentarem argumentos e referências, definirem termos. Mas o título remete ao tipo de acusação moralista que contamina vezes demais discussões sobre temas raciais e de gênero: o outro colabora com o "inimigo" por levantar uma questa

    Responda
  14. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Os autores fazem uma "ginástica" para justificarem sua defesa e aplicarem no Brasil os conceitos patrocinados pela Fundação Ford, concordo com a tese que demonstra "as artimanhas da razão imperialista", o desvio corporativo racialistas pós moderno é a saída para justificar e continuar a exploração capitalista, foi a direita fascista quem demonstrou a compatibilidade do corporativismo com o nazismo, ele não ficará melhor na "esquerda"!

    Responda
  15. jose carlos toledo junior

    A propósito,.o artigo abaixo, na minha opinião de leigo, deveria ser suficiente para por a concepção de Sodré para descansar na paz eterna. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/03/ausencia-de-leis-racistas-no-brasil-nao-invalida-conceito-de-racismo-estrutural.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo

    Responda
  16. jose carlos toledo junior

    Como vasos sanguíneos alcançam cada célula de um corpo, o racismo alcança cada pessoa da sociedade. Se não é estrutura é um sistema estruturado. Para um leigo como eu, institucional exige institutos governamentais e privados. Estrutura não, portanto, tendo a discordar de Sodré. Institucional, estrutural, estruturado? O racismo existe e está disseminado. Sodré sabe. Mas, na sociedade, sua definição rigorosa serviu a libertários reacionários racistas como se vê em comentários dos 2 textos.

    Responda
  17. RAYMUNDO DE LIMA

    Este texto ontribui p minha saúde cognitiva: do Muniz Socré e o atual. Os contaminados pelas redes sociais ("cracolândia digital") estão muito viciados-ansiosos, daí não compreender para fazer bom debate. Pra mim, o único problema deste texto é, na primeira parte, não apresenta exemplos, visando esclarecer argumentos e contra-argumentos. Mas na segunda parte, sim, apresenta exemplos que esclarece. Parabéns.

    Responda
  18. Reinaldo da Silva

    A apreciação do debate de idéias se tornou a maior dificuldade, talvez insuperável, não só no espaço dos comentários da Folha. Quem ousa apresentar suas idéias sobre temas complexos, para serem refletidos, é logo apredejado, ofendido, por quem nem sequer leu ou irá ler o livro. Para esses os artigos publicados disseram tudo. Eis o comportamento dominante nas cracolândias digitais (redes sociais), que penetrou nas relações sociais e aniquila a capacidade de entender a nossa complexidade social.

    Responda
  19. Frederico Goulart

    Enquanto isto, no chá da academia, um negro ali instituído nesta estrutura, continua limpando o chão do banheiro.

    Responda
  20. Joseti Marques

    Talvez sem perceber, os autores confirmam o pensamento de Sodré. A começar pela ressalva que fazem logo no início, ao dizer que Almeida, ao dizer estrutural, quis dizer institucional. O problema da academia é a vaidade, que prefere digladiar em torno de conceitos em detrimento do essencial que une e gera o conhecimento. Enquanto isso, o racismo serpenteia e se fortalece no seio da sociedade, como um rio que vai desaguar num mar de iniquidades contemporâneas, repetindo e atualizando o passado.

    Responda
    1. Regina Silva

      Disse tudo: a vaidade infinita da academia inundando os jornais e tomando nosso tempo.

    2. Regina Silva

      Disse tudo: a vaidade infinita da academia inundando os jornais e tomando nosso tempo.

    3. joão moreira

      Isso! Achei de alto nível o debate. Mas ele estava focado essencialmente em conceitos ("estrutural" é isso ou aquilo?). Enquanto isso, a caravana passa!

  21. Marco Aurélio Mello

    Com este texto, sem perceber, os autores endossam o argumento de Muniz Sodré.

    Responda
    1. Gustavo Henrique da Silva

      Você não leu o texto

  22. Luiz Cláudio Sena Santos

    Não sei se devo chamar de faca ou de punhal. Só sei que mata.

    Responda
  23. Jorge Oliveira

    Muniz Sodré vem da escola do Abdias Nascimento, sofista do movimento negro, é o contra que as elites gostam, ""Façam que eu falo, mas não fazem o que eu faço?" São ha quinta-coluna tupiniquim.

    Responda
  24. Jorge Oliveira

    Muniz Sodré vem da escola do Abdias Nascimento, sofista do movimento negro, é o contra que as elites gostam, ""Façam que eu falo, mas não fazem o que eu faço?" São ha quinta-coluna tupiniquim.

    Responda
  25. Ernesto Dias Junior

    Numa coisa eu concordo com os autores. "Institucional" é mais claro e compreensível do que "estrutural". Não requer análises epismologicas nem o recurso a Levi-Strauss para que a plebe sem diproma, como eu, capte o conceito.

    Responda
  26. Regina Silva

    Ah, mas que coisa mais chata! Ninguém pode contrariar a visão de mundo da academia e seu blá blá blá de base marxista. Bastou o professor Sodré expor uma tese e vem esse bando de negacionista. Folha, deu, né…

    Responda
    1. RAYMUNDO DE LIMA

      Ah, qye coisa chata! É só elevar o nível do debate que vem alguém rotulando de "marxista". Bons tempos que a Folha publicava o caderno Ideias e Folhetin, parece que os leitores daquela época eram menos chatos e mais cultos.

    2. Celia Moura

      Ah, mas que coisa mais chata! Ninguém pode expor seus pontos de vista e contra-argumentar a tese do professor Sodré e vem esses leitores discípulos. Regina, deu né?

  27. jose carlos toledo junior

    O racismo está enraizado na sociedade brasileira. Raízes formam uma estrutura.

    Responda
    1. Flavio Colker

      Estrutura psiquica é diferente da estrutura legal.

  28. MARCONDE KETER ALVARES MAIA

    Falta de tudo um pouco, prosa caótica ..

    Responda
  29. jair pereira

    Até agora foi o texto que mais se aproximou de fazer a crítica a Sodré pelo bom debate. Ponto. Nada além disso. Não encontrei elementos que pudessem corrigir a premissa sustentata por Sodré. Pelo contrário.

    Responda
  30. RONALDO F VAZ

    Os diferentes exemplos que os autores dão nao sao referentes a estrutura - Claude Levi-strauss - , mas são elementos formas e simbólicos, antes reforçam a concepção de Sodré.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Paulo, estrutura trara-se de configurações rigidas e invariantes. Simbólico trata-se de representações ideais, de palavras e imagens.

    2. paulo werner

      qual a dificuldade de entender que o simbólico é estrutura? Tanto para Levi-Strauss quanto no trabalho de Silva de Almeida. Sodré derrapou.

  31. RONALDO F VAZ

    Os autores acusam Sodré de endossar o racismo como uma estratégia sofisticas de desqualifica-lo moralmente. Aristóteles recomenda isso nas Reputações Sofisticas da obra Organon.

    Responda
  32. RONALDO F VAZ

    Os autores estão equivocados nos seus fundamentos epistemológico. A questão da estrutura, de elentos fixos, deve ser debatida a partir da obra Antropologia Estrutural I De Claude Levi-strauss, não a partir de sistêmico.

    Responda
    1. angelim pilati

      Se atente aos comentários , não as críticas q vc merece

  33. Florentino Fernandes Junior

    Ainda bem q nem 1 por cento da pop vai ler e muito menos entender esse cipoal

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Fez mobral, né?

    2. Landson Abercrombie

      Não se preocupe. Aqueles de nós, que compreendem, ajudaremos os 99 % a entender. Quanto aos racistas, não passarão.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.