-
niemeyer franco
É possível, sim. Pergunte pra Micheque.
-
Juliana Alves
Primeiro o colunista homem deveria ter dado a pauta para uma mulher, ele age igual aos pastores das igrejas comentadas,hipocrisia pura outra coisa Flordelis! Poderia ter falado mais sobre as guerras culturais pois estas mulheres são oprimidas pelos dogmas e normas religiosad e seus divinas , falha
-
Júlio Pedrosa
Creio que, como evangélico e pesquisador/cientista social, Juliano Spyer tem autoridade para comentar este assunto. Por que não teria? Ou levaremos a tal extremo o conceito de "lugar de fala"? Metade de minha família é evangélica, inclusa aí minha mãe, e creio que eu também tenho o direito de comentar aqui. Além disso, a FSP tem uma colunista autodeclarada evangélica, Deborah Bizarria, que, se quiser, com certeza poderá escrever sobre o assunto com outro olhar.
-
-
Iraia Galindo
Não dá pra ser um verdadeiro cristão e ser evangélico. Os evangélicos, infelizmente, estão longe de praticar o ensinamentos de Cristo. Muito pelo contrário.
-
Júlio Pedrosa
Parece que o artigo já começa tentando justificar o assassínio do marido de Flordelis. Será que ela ia com Anderson àquele clubinho interessante de casais porque era obrigada por ele? Era bom e gostoso só para ele ou para ambos? Enfim, para ser compatível com o mundo atual o cristianismo precisa sofrer uma boa razia, e a Bíblia merece uma boa poda (e não me refiro a trocar o pronome de Deus etc.), pois muita coisa no Santo Livro só serve hoje como registro etnográfico ou literário.
-
José Eduardo de Oliveira
pode até dá, mas feminista, pode ser...gente que explora tudo e todos, não admite nada além das palavras santas dos pastores. só não executam as fêmeas, como alguns discípulos da Caaba, porque elas são reprodutoras de fieis.
-
Nilton Silva
Se a própria Bíblia é machista, fica difícil ser feminista e evangélica ou mesmo cristã.
-
Marcos Benassi
Juliano, caríssimo, eu faria um pequeno ajuste na afirmativa: Lute como uma Mulher. Porque esta não deveria ser uma pauta "feminista", mas sim, *Feminina* (na verdade, uma pauta Humana). É necessário explicitar que a educação sexual produz avanços na luta contra a violência doméstica; que o aborto pode ser uma das alternativas ao estupro pelo cônjuge. A Quadrangular é exceção e diminutíssima em tamanho: as Igrejas Quadrúpedes, interessadas na irreflexão e monetização, são a infeliz regra.
-
Hercilio Silva
Excelente artigo, dá pra ser evangélica e feminista, há pautas comuns. Não dá pra ser evangélica radical, aliada da extrema direita e feminista. Não dá pra ser bolsonarista e feminista. Não tem como ser radical anti feminista e ajudar as mulheres.
-
marcos fernando dauner
na igreja luterana brasileira, a pastora presidente é mulher, há inúmeras pastoras sinodais e centenas de pastoras nas paróquias de todo o país .
-
marcos fernando dauner
fui censurado, por quê ?
-
Marcos Benassi
Hhahahaha, esse é um Mistério daqueles bíblicos, caro xará: a Sençurofrenia Folhomática requer anos de acurada exegese para ser compreendida. E olha lá.
-
-
alderijo bonache
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Maria Antonia Di Felippo
Bolsonaro mostrou o obscurantismo dos evangélicos.
-
Ricardo Lobo
dá para ser evangélica e feminista? Sim, é só perguntar como prá da goiabeira.
-
bagdassar minassian
... interessante a força dos textos considerados sagrados e, a mais e mil anos consagrados como cultura, isto é, hábitos, usos e costumes de povos 'perdidos' há mais de dois mil anos e validados para com o mundo atual.
-
bagdassar minassian
... sim, apesar do 'Livre Arbítrio' facultado a Todos os Humanos há a administração férrea e a naturalização do poder e domínio sobre a Mulher visto que, como sagrado, são ditadas regras de submissão com obediência irrestrita. Esta é a Mãe de Todos e vilipendiada descaradamente na vida real conforme o ambiente religioso no qual convive. O Livre Arbítrio, no caso, é a falsa liberdade de ação e pensamento praticamente impondo-a como incapaz;
-
Luiz Paulo Barreto
Mesmo que antropólogos e historiadores afirmem que no passado não foi sempre assim, me chama atenção a tradição judia de limitar o acesso das mulheres ao ensinamentos religiosos, como é das mais antigas religiões que tenho conhecimento, parece que acontece desde que o mundo é mundo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.