Wilson Gomes > Precisamos falar sobre a direita republicana Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É sempre salutar falar de Democracia e PolÃtica; sobre direita, esquerda ou centro, mas há aà um porém: sem tocar no assunto mais importante, que são os interesses envolvidos, não temos como entender os movimentos desse jogo que geralmente vem com as cartas marcadas. Quem abraçou o autoritarismo e mesmo o fascismo, para concluir um projeto de entrega do patrimônio público, de direitos sociais e trabalhistas, foi a sagrada instituição chamada 'mercado', parceiro do bolsonarismo para seus fins.
É binário demais e ao mesmo tempo necessário demais. Só esquerda republicana versus direita republicana fazem a polÃtica republicana? Tem gente por aà que sequer aceita a existência da direita esclarecida. Estufam o peito e dizem orgulhosos e esquecidos: Sou de esquerda! Sou + evoluÃdo, + compassivo, sou dono da verdade polÃtica, vetor da civilização, minha ideologia prevalece. Enquanto isso, semeiam discórdia, divisões. Possibilidades remotas de união em torno de um projeto. (Claudia F)
Se a direita brasileira de rendeu ao Bolsonarismo, não existe direira republicana no Brasil. Pragmatismo é uma caracterÃstica da direita, mas pragmatismo não é se aliar ao fascismo e a direita brasileira sempre fez isso, seja com a Ditadura ou agora com o Bolsonaro.
A "desbolsonarização" da direita passa necessariamente pelos templos neopentecostais no Brasil. Boa sorte para quem tentar fazer isto.
Não existe "direita republicana," nunca existiu isso, é uma fantasia. A premissa fundamental do projeto ideológico da direita é manter e fortalecer hierarquias, e para isso é necessário o autoritarianismo e a exclusão. O bolsonarismo promove exatamente as mesmas coisas que a suposta "direita republicana," muda só a estética.
Os EUA são aliados da Arábia Saudita desde muito tempo. Não é Trump, é o fino da "direita democrática e liberal". Inclusive, apoia as ações militares da Arábia Saudita no Iêmen, que causaram muito mais mortes que certas guerras aà causaram. Mas como quem agride é aliado dos EUA, a "direita liberal e democrática" finge que nem existe.
Quê direita? Bolsonarismo e Trump? Lembre-se que a esquerda sempre apoia nominalmente os regimes fundamentalistas islâmicos por ser contra os EUA! Vide Irã por exemplo!
Nicarágua fica abaixo da Arábia Saudita, onde o próprio prÃncipe deu um sumiço no jornalista de oposição, mas o paÃs continua sendo adulado pelos EUA e toda a direita.
Nessa linha, como fica o regime "democrático" de esquerda, da Nicarágua, regime este sobre o qual Lula não deu um pio?
Livro de ficção é livro de ficção. Citar o que você citou é a mesma coisa que citar a saga crepúsculo. Uns podem achar que lá há um tratado sociológico sobre a humanidade, mas nunca sai da categoria de ficção.
Cito livros de ficção porque "a arte imita a vida!". Você, se quer ser um contraponto ao Bolsonarismo, deveria ler mais! Bolsonaro que se orgulhava de só ler whatsapp.
DifÃcil entender porque tem gente que cita livros de ficção como se fossem reais.
Eis a semelhança entre direita radical e esquerda radical: um querendo comer o outro
Eu discordo. Temos direitas democráticas em muitos lugares do mundo. O projeto da esquerda para uma sociedade sem nenhuma classe ou hierarquia nunca deu certo. Já leu "A Revolução dos Bichos"?
Parabéns por suscitar o debate. No final todos só temos a ganhar no dia em que nossas direita e esquerda agirem de forma republicana, aceitando as regras do jogo democrático. Sem extremistas de direita ou de esquerda, por favor.
Direita o que??? Republicana??? Quando a direita brasileira foi republicana? Nunca! Sempre abraçou, por exemplo, a exclusão social e desigualdade, fora nunca "perder o cavalo" de qualquer golpe de estado que passasse na rua, tanto que foi feliz aliada de todos os regimes ditatoriais aqui implantados. Mais sentido faz acreditar em fada-madrinha do que em "direita republicana" no Brasil.
A direita civilizada e democrática foi jogada aos extremos, quando figuras como Bolsonaro cooptaram os próceres do PSDB e MDB e os moderados de outros partidos de direita.Ele só conseguiu isso com uma ajuda importantÃssima do PT, que sempre se considerou a vestal do paÃs, mesmo enrolado nos maiores escândalos.Existe luz no fim do tunel se o PT quiser.
O problema da direita brasileira é o fato do paÃs nunca ter experimentado o liberalismo econômico. Empresários e sindicalistas são clientes do Estado. "Vitórias" trabalhistas foram obtidas sob uma ditadura, enquanto o liberalismo de Estado foi obtido sob outra ditadura. O Estado brasileiro sempre escolheu e escolhe os ganhadores. Nesse cenário todos perdem.
Felipe, acho que você está perdido. A coluna fala sobre direita e o comentário sobre liberalismo. Melhor pensar mais antes de escrever.
Fernando Alves, e o Socialismo, funcionou?
A desculpa para as teorias que não funcionam sempre é "isso que chamaram de X não é o X verdadeiro"
Seu Wilson, meu caro, o senhor tem uma visão muito mais qualificada do que a minha, mas não posso evitar o contraponto: "direita republicana", no Brasil, tá em falta há muitas décadas. Se não atualizava e exteriorizava suas vÃsceras despóticas, era por falta da oportunidade que a Bozofrenia ofereceu, não pela qualidade democrática das entranhas. A civilidade também já não se vê no direitismo estadunidense, que tem tradição democrática muito maior do que o nosso - chutou o paw da barraqueta.
Marcos, muita gente na esquerda tem essas ideias. E a maioria da esquerda deseja forte intervenção estatal na economia. Além disso, se você me pede para não generalizar, por que você faz a mesma coisa com a direita? Dizendo que todos são Bolsonaristas e antidemocráticos?
Gilmar, todos vimos durante o inÃcio da Guerra na Ucrânia pessoas da esquerda - juntamente com bolsonaristas - por razões diferentes, entretanto, se colocando ao lado da Rússia por ser contra "o Imperialismo Estadunidense". Não se faça de desentendido.
Felipe, prezado, na direção do Gilmar: existem certos indivÃduos, eventualmente algum(ns) grupelho(s), que acredita na perspectiva marxista da "ditadura do proletariado" como fase intermediária pra derrocada capitalista. Todavia, convenhamos, generalizar isso daà é uma tosqueira equivalente a esta mesma ideia...
Pera aà Felipe qual esquerda apoia o Putim?
Mas e as alas da esquerda que defendem Putin na guerra da Ucrânia, que sentem saudades do modelo soviético, que querem regular a mÃdia? Existia alguma democracia na URSS?
Me considero mais a direita e tenho arrepios do Bolsonarismo. Precisamos de direita e esquerda democráticas se queremos ver o Brasil melhor. E eu sou a favor de combate à desigualdade social, sustentabilidade, direitos das minorias, educação e saúde públicas. Porém, defendo sim uma economia de livre mercado - pois vejo que a esquerda defende uma economia muito burocrática, cheia de entraves e intervenção estatal - com a geração de emprego e renda, o maior beneficiado será o trabalhador.
Fernando, você dá voltas e voltas para não chegar a lugar algum. Você não tolera que pensem diferente de você.
Desrespeitoso foi você. Em que momento eu falei sobre o governo Dilma? Você que saiu falando que eu defendi o governo Dilma. Colocar palavras na boca dos outros para ridicularizar a pessoa é desrespeitoso e imaturo. Você não tem argumentos e inventa opiniões que ninguém teve para parecer inteligente.
Felipe, seu comentário é sério e autêntico. (Claudia F.)
Fernando, está vendo como você é desrespeitoso?! Ao invés de argumentar, você parte para a ofensa. O quê, na sua cabeça é liberal? Por fim, o Governo Dilma foi bom para a economia?
Parece que o significado de liberal para você não é o significado de liberal para o mundo inteiro, então fica difÃcil discutir com você. Quanto a sua afirmação sobre a Dilma, só mostra como você é imaturo.
Fernando, Guedes tinha uma posição elitista, levou a economia brasileira ao buraco e não aprovou anda importante. Economistas que gosto: Arminio Fraga, Meirelles. Agora, você concorda com a orientação econômica do governo de Dilma né? Essa que nos levou à recessão.
Paulo Guedes é um economista que sempre se proclamou liberal, adepto da escola de Chicago (liberal) e fez parte de um governo declaradamente liberal na economia. Se nada do que ele fez foi prática do liberalismo, então acho bem plausÃvel a explicação de que ele era um comunista infiltrado.
Fernando Intelerante: eu nunca concordei com o projeto de Guedes. E outra, qual importante reforma econômica liberal ele fez? Nenhuma!
Paulo Guedes era comunista infiltrado.
E quem disse que Paulo Guedes implementou livre mercado? Você distorce as coisas!
O que seria PG?
Economia de livre mercado? acho que vc não acompanhou a economia de PG pq se tivesse não iria preferir
Nada impede um direitista de ser liberal ou moderado. Se os direitistas todos votaram no Bolsonaro e não apareceu nenhum candidato identificado com a direita com um porcento dos votos, significa que democracia e república não são valores importantes para a direita.
Fernando, vá pra Cuba!
Olha que inteligência! O sujeito só faz ataques pessoais, aà quando eu deixo claro o óbvio, a resposta é "não, é você". Suas atitudes falam por si só.
Fernando, ataque pessoal é só o que você faz! Argumentos? Nenhum.
Ainda estou a espera de um comentário seu que não seja ataque pessoal.
Você não aceita que alguém, dentro da democracia, discorde de você!
Felipe, você só sabe partir para ataque pessoal. Isso sim é desrespeito. Não sabe conversar, tudo vira ofensa.
Fernando Alves, você é extremamente desrespeitoso com quem discorda de você. Eu não sou Bolsonarista, apoiei Lula, mas metade da população votou em Bolsonaro, o que significa que o seu pensamento não é hegemônico!
Gilmar, não é de hoje que a esquerda apoia ditaduras. Além das ditaduras socialistas do século XX, temos também Venezuela e Nicarágua, além de Cuba, o PT sempre teve por todas elas bastante simpatia!
Blablablá e o PT nunca tentou roubar eleição impedindo opositores de votar, nem ficou ameaçando dar golpe, nem ameaçou os outros poderes. Pelo contrário, o PT já foi retirado do poder sem eleições e não deu um pio. Fora que outros candidatos de esquerda sempre recebem uma quantidade razoável de votos (Ciro, Marina). O bolsonarista quer justificar sua escolha usando como argumento um "esquerdista" que só existe na cabeça dele.
Felipe vc precisa rever os seus conceitos e informação, pq não houve apoia a ditaduras como vc fala mudou-se o contexto
E para a esquerda são? Diversos setores, mesmo no PT, flertam com pautas como regulação da mÃdia, aparelhamento do Estado, defesa de ditaduras e saudades do Socialismo. Lula venceu devido a direita moderada. A esquerda nunca esqueceu seu sonho de reviver os fracassos do século XX.
Historicamente, a direita no Brasil é golpista.
A história é feita do que aconteceu e não do que poderia ter acontecido.
PoderÃamos ter isso, sem que cabeças fossem cortadas.
Imaginar que todo saldo das revoluções são negativos é errado. Se o contrário fosse verdade, não terÃamos a noção de igualdade entre as pessoas, direitos humanos e etc.
E terminaram em mais miséria e opressão ainda: a Revolução Russa substituiu o Czarismo por Stalin. A Francesa, substituiu o Antigo Regime pelo Terror Jacobino.
Geralmente, as revoluções começam por causa da miséria e da opressão.
A esmagadora maioria dos regimes revolucionários terminou em sangue, miséria e opressão.
No Brasil a esquerda não é golpista. Agora, isso não significa que todo regime revolucionário foi positivo.
E a esquerda? Cheia de sonhos de poder, revolução e saudades dos terrÃveis regimes socialistas.
Não há liberais no Brasil, basta tentar maior igualdade que os ditos liberais se abraçam a extrema direita. E desta vez conseguiram se auto destruir no apoio ao fascismo.
Regulação econômica existe no mundo inteiro, aqui não pode. Aliás, deixaram tao solto em vários paÃses que a extrema direita saiu comprando órgãos de imprensa. E chegou onde está com apoio explÃcito das grandes empresas de redes sociais, fornecendo ferramentas pra quem tinha dinheiro pra pagar por fake news.
Regulação econômica existe no mundo inteiro, aqui não pode. Aliás, deixaram tao solto em vários paÃses que a sxr4m
Felipe vc está errado nos seus conceitos deste governo vc poderia rever?
E a esquerda que quer regular a mÃdia e defende Putin por ser antiamericana é democrática?
Perfeito. A direita brasileira tem de existir e ter papel polÃtico relevante. Mas a direita civilizada e democrática.
Tentou-se fundar um bipartidarismo no Brasil polarizado entre PT e PSDB. Ocorre que o PSDB é um partido de centro-esquerda, então todos os valores e ideais caros à direita ficaram órfãos por um tempo longo demais. Foi isso que gestou o bolsonarismo.
Felipe errado de novo?
O PSDB não é de centro esquerda. Eles são uma face bem ruim da direita: uma direita mesquinha, alheia ao povo e incompetente. Lembram muito os coronéis da República Velha.
Qual a definicão de "direita democrática"? Como pode ser democrático a defesa do acúmulo de capital? Como podem ser democráticas as privatizacões de estatais que servem aos interesses do paÃs? Como pode ser democrática a separacão de classes, a reducão dos direitos trabalhistas ou o aumento das das desigualdades sociais? Por fim, qual "direita" no mundo não se dobrou aos bolsonarismos e trumpismos de seu paÃs?
Você acha que só existe democracia na esquerda? As alas socialistas do PT que defendem os regimes socialistas ao redor do mundo, sentem saudades da URSS mostram que não. Eu sou a favor de uma economia liberal, com liberdade econômica, setor privado pujante, privatizações, etc. porque acredito que isso funcione melhor do que o modelo do Estado comandando tudo. Justamente quero que haja geração de emprego e renda. Você quer um Estado gigantesco, que no final prejudica os mais pobres.
DifÃcil articular a direita no Brasil quando temos de um lado um ex presidente ladrão de jóias, um golpista que não respeita o jogo democrático; e de outro, um juiz corrupto que corrompeu as regras dos processos judiciários e que protagonizou um dos piores momentos na vida polÃtica brasileira
Acontece que Bolsonaro não representa toda a direita brasileira. Há muitos exemplos de corrupção e tendências autoritárias na esquerda também.
Perfeito! Texto lúcido e esclarecefor
Excelente análise! E uma parcela significativa da população é de direita. Sempre foi assim, mas agora muita gente perdeu o receio e a vergonha de se declarar. Só que precisam arrumar uns representantes melhorzinhos, que esses que estão aà são de lascar! E, claro, saber perder.
Na teoria, em ambiente controlado: Perfeito. Mas levando em conta as vaidades e interesses pessoais acima da gestão pública, o ambiente deixa de ser controlado, principalmente pela geopolÃtica de cada continente. Nós últimos anos não achei representantes da esquerda e principalmente da direita dignos de respeito, nem no Brasil e poucos no mundo.
Lucidez total
Excelente texto, com a clareza e a precisao que somente Wilson Gomes consegue ter
Belo texto, esclarecedor. Espero que haja mais debate entre esquerda e direita republicanas para que possamos ver nossa sociedade continuar em busca de desenvolvimento e bem estar social.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Precisamos falar sobre a direita republicana Voltar
Comente este texto