Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedito Claudio Pacifico

    A atual forma de escolha de ministros do STF foi definida por Bolsonaro em busca de controle , agora ninguém vai reverter isto com o próprio congresso querendo ter os seus indicados no STF, Bolsonaro destruiu os pilares da democracia no Brasil , Trump jogou ela no ralo nos EUA

    Responda
  2. Jose Martins

    O presidente do Congresso Nacional tenta aviltar uma prerrogativa do Presidente da República indicando o novo Ministro do STF. O Congresso Nacional não indica um novo Ministro, apenas aprova ou não... O Congresso está capturando uma atribuição que não é dele, quando quer forçar a escolha de outro candidato à função.

    Responda
  3. Marcelo Negros

    Chegaremos ao final de Lula 4 com a Corte Suprema mais Progressista do mundo. Uma dádiva de Lula para as gerações!

    Responda
    1. Francisco Jose Longo

      Em contra-partida depois será uma desgraça.

  4. Mateus Mendonça

    Tem mais um erro no texto. Vocês mencionam “maioria absoluta” no entanto, 41 de 81 votos é a maioria simples.

    Responda
  5. Ana Lucia Sabadell

    É necessário, apesar de reconhecer o papel que o STF cumpre no país e tudo o que fez durante a emergência sanitária da Covid, pensar em estabelecer um mandato pro STF. E é necessário recordar igualmente o significado jurídico do termo: notório saber jurídico. E o meu currículo me permite solicitar um debate. Reivindico um mandato de 8 anos, como em ocorre em várias democrácias ocidentais.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Ana Lúcia Sabadell, podes citar algumas dessas democracias ocidentais em que ministros da corte suprema têm "mandatos de oito anos", como reivindicas para o Brasil?

  6. Raul Deodato Moura

    O livro "Os Onze" de Felipe Recondo e Luiz Weber, fornece um relato muito interessante de como se dá a indicação e aprovação de um nome para integrar o STF.

    Responda
  7. Mauricio Ferreira Da Silva

    Creio que deveria ter tempo de 12 determinado de 12 anos pra oxigenar o STF e também dar possibilidades para juristas mais velhos e com larga experiência sejam indicados, já que no atual modelo, um presidente não vai querer nomear alguém com 60 anos pra ficar somente dez anos na corte e poder ser substituído por um adversário político, com outro viés ideológico..

    Responda
    1. Marcus Machado

      Imafina a guerra politica em cada oxigenação dessas? No final, só senadorss e deputados velhos estsriam ali, como já ocorre nos Tribunais de Contas.

    2. Ana Lucia Sabadell

      Acho que pode er menor, justamente pra oxigenar mas dar tempo de construir uma jurisprudência sólida, que não deixe o país à mercê de altos e baixos na tutela de direitos fundamentais. E pode-se ampliar pra 85 anos. Na Itália uma das pessoas que mais contribuiu pra Corte durtante sua passagem, foi um professor que assumiu a vaga aos 8o e poucos anos. Paolo Grossi, grande jurista e cientista do direito.