Vinícius Torres Freire > Como Lula pode fazer uma fogueira do fogo de palha otimista no mercado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Jornalista deveriam aprender a se desculpar com elegância em vez de dobrar a aposta no caos quando contrariados pelos fatos. Fica feio sr. Torres Freire.
Esse tÃtulo é de tamanha deselegância que ao terminar de ler o "tÃtuto" o texto já perde a credibilidade.
Acabei de ler uma análise bastante lúcida da jornalista Malu Gaspar (do jornal concorrente carioca da folha). Ela é clara, direta, honesta. Elogia, mas evidencia os velhos erros do PT, que são muitos e persistentes. Sendo de esquerda, o leitor é obrigado a aceitar sua argumentação, porque não há implÃcitos acovardados como o que se tem lido nos textos da folha, em especial o desse pÃfio VinÃcius. É urgente um choque de ética no jornalismo da folha.
Para quem quer ler algo inteligente e imparcial, recomendo buscar na internet: O dreno financeiro que paralisa o paÃs: a farsa do déficit , do economista e professor da Usp, Ladislau Dowbor, leitura rápida e descomplicada. Se a Folha fosse um bom jornal teria colunistas como este professor.
Inteligente, imparcial, internet... Muito engraçado. Agora conta uma de papagaio.
Excelente artigo, Gilberto! Uma aula de economia real, sem as farsas e mentiras propagadas pela mÃdia vendida e pelo "mercado" oportunista.
Os proveitos vão todos para o mesmo endereço, os bancos e outras corporações financeiras, a chamada Faria Lima. Não há como entender a luta polÃtica atual sem entender para onde vai o dinheiro.
Rebanho de bodes, literalmente. Bodes são grandes inimigos de Lula.
Parece que foi ontem que o então poderoso ministro da economia Antonio Delfin Neto falava que o bolo precisava crescer para repartir e reduzir as desigualdades. Após mais de 40 anos houve um pequeno crescimento mas nenhuma reduçaõ de desigualdades sociais. E os esclarecidos, ficam discutindo se foi o governo anterior ou o anterior a este o responsavel pelo crescimento pÃfio, só a pressao da sociedade para que ocorram reformas administrativas e politicas independente se é governo A ou B.
VTF Voltando ao normal dele, tem gente que vê o copo meio cheio, outros mei vazio, o do autor sempre quase vazio e o que tem dentro é Barro
O discurso é o seguinte: Se tudo der errado, a culpa é do Lula, se der certo foi sorte, como dizem que houve no Lula 1 e Lula 2. O Lula nunca acertará. Sempre haverá sorte, segundo esses comentaristas de plantão.
A economia precisa voltar, as desigualdades diminuirem, o meio ambiente ser protegido, a violencia politica, que chega aos niveis da escola primária, diminuirem, o estado tem prestar os serviços esperados. Brasileiros descobrirem que este pais é de todos os brasileiros e que um governo é eleito para servir e não para extorquir. Tudo tem que se encaixar neste contexto. Se a pratica economica não encontra este contexto, ela tem que mudar. O mercado é a bactéria no intestino, necessária, mas lá.
Embora eu não concorde com tudo, o texto é bastante coerente até o último parágrafo. Entretanto me parece que dizer que as coisas podem ir mal se o governo fizer "bobagem com lei de estatais ou na Petrobras" é equiparar temas de polÃtica de estado (parágrafos anteriores) com questões ideológicas, como a ideal composição da direção de uma estatal. Entendo que o PT errou neste tema no passado, mas o tema é de importância midiática apenas, é espuma. No percamos o foco.
Poxa Bruno, admitir que o governo errou nisso no passado foi a melhor autocritica que ouvi ate agora neste espaço. Quase escorreu uma lágrima. Poderia dizer que chamar o maior escandalo de corrupção da historia de uns errinhos aqui e ali é pouco, mas nestes dias estou aceitando qualquer coisa que voces nos deem. Muito obrigado, de coracao, sem ironia.
a bobagem que o governo do pt fez na petrobrás foi a liberação das reservas do pre sal. Hoje o pais exporta petróleo, mas nao tem capacidade de refino. Com a paridade internacional de preço, a petrobrás tem lucros monstruosos, e refinar só vai diminuir sua margem de lucros e dividendos. Então nao vão concluir as refinarias. O Brasi que se exploda.
A Economia só volta a melhorar quando tirarmos o bode fedorento lula da sala. Faz o ele VinÃcius.
Esqueça o inominável golpista. Vamos crescer num ambiente sadio e democrático.
E vai fazer isso como, Quinzinho? Dando golpe? Acorda brasileirinho que o presidente é outro e o estrago deixado pelo inominável vai ser consertado com responsabilidade.
Seu Quinca, o Sr está em outro planeta ?
E colocar o gado mito ladrão de joias no lugar? E voltarmos as discussões de se a Terra é plana, que o holocausto não aconteceu, que a Damares é Santa e tantas outras imbecilidades, é isso???
O bode fedorento está encrencado com as joias da Arabia, com o 8 de janeiro etc etc. Lula fez deste paÃs a 6a economia do mundo. O estadista convidado este ano para o G7. Que tal tirar o bode fedorento do rancor de classe e da cegueira ideológica da cabeça?
Verdade Joaquim, vamos pedir o golpe do Bolsonaro com a famÃlia e deus....
chora gado.. muuuuuuuuuu
L
Se for pra cima subiu , se for pra baixo caiu , se o mercadinho gostar .. gostou , se não gostar , não achou legal , o colunista tem uma bola de cristal quadrada que olha pro passado , engenheirinho de obra pronta !
Linguagem errática... irrelevante...
Comentarista de polÃtica e economia é igual aos comentaristas do futebol: é guiado pelo vento. Mas, claro, sempre puxando para o lado que lhe convém. Se der tudo o contrário do que vislumbra, muda de assunto, passa para outro comentário, com outras elucubrações. Eita!
Do que lhe convém, por coincidência, convém aos bancos patrocinadores.
exato , o famoso engenheiro de obra pronta, mas sempre incluindo o gosto pessoal no comentário , só pi caretagem remunerada .
Quer dizer que, quando o senhor melindroso mercado está nervoso, ele está só nervosinho, então? Certo. Deixe ele fazer falar sozinho, caramba.
Lula ganhou a eleição, mas a polÃtica econômica ainda é fortemente influenciada pelo sabota dor RCN e pelas chantagens do gan ster de AL.
Além de escrever mal como sempre (mais frases entre parênteses do que fora), o colunista mostra-se ideólogo infantil. Para ele, bom seria um plano fiscal irreal que previsse um superávit de 10% esse ano; com cortes de investimento no meio de desaceleração econômica, contrário a todos livros e práticas em todos paÃses. A coisa errada no plano é essa previsão draconiana de superávit. Bastava o plano com a banda de limite mÃnimo e máximo de aumento de gastos para acalmar o "mercado".
O bode mais mal cheiroso chama-se Bolsonaro. Esse já saiu da sala e do Palácio.
Kkk
Dólar abaixo dos cinco reais. A previsão de inflação para o ano que vem é de menos de 5%. Aà dá pra sonhar com taxa de desemprego abaixo dos 5% até o fim do mandato. Quem sabe gasolina a menos de cinco reais o litro. Os bolsonaristas ficarão possessos, então nós diremos : eu cinco muito!
Mandou bem
Esse Vinicius deve ter muitas ações da Petrobrás. Mexe pra lá, mexe pra cá, e volta ao assunto. Só uma coisa sobre isso: não é por causa dos acionistas minoritários que o Brasil inteiro tem que sofrer com combustÃvel caro e suas consequências. Esta cansativo esse papo. A mudança na polÃtica de preços é o certo, só não vê quem não quer. E quanto ao resto, o governo está no rumo certo. Sossega urubu.
Fala, fala e não diz nada, só tenta dizer que o que tá bom, não tá bom. Sera que não dá pra dizer pro patrão, hoje prefiro não escrever nada, afinal, as coisas estão indo bem pro Lula, se eu só criticar, vou fazer ainda mais papel de puxa saco do mercado. Santa paciência, o Lula na China, fazendo um monte de negócios, dolar caindo, bolsa subindo e o Vivi se contorcendo pra desmerecer, aff.
O redbanho vai mugir
Muito boa analis vinicius
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Como Lula pode fazer uma fogueira do fogo de palha otimista no mercado Voltar
Comente este texto