Opinião > Islamofobia naturalizada ou ignorância? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Defender os absurdos de uma religião usando como argumento os absurdos da outra, é falta de argumentos.
Excelente artigo. Faz pensar.
Excelente artigo do professor Salem Nasser que tanta falta faz na mÃdia pelo seu caráter pedagógico , onde a ignorância impera sobre o Oriente, o mundo árabe e o Islã. Espero que a FSP que " adota a bandeira da pluralidade " siga a sugestão do professor e traga artigos e articulistas que possam transmitir conhecimento o mais próximo da verdade sobre os diversos povos na questão polÃtica, cultural e religiosa
Não vi o papa João Paulo II pedir a cabeça do diretor Jean-Luc Godard após Je Vous Salue, Marie chegar aos cinemas. Mas vi, mais ou menos na mesma época, o aiatolá Khomeini pedir a morte do escritor Salman Rushdie após o lançamento do livro Versos Satânicos. Godard morreu de causas naturais no ano passado. Rushdie sofreu ataque de um fanático islâmico que quase lhe tirou a vida, mas o deixou cego de um olho.
E aqui tem uns fanáticos religiosos que idolatram um indivÃduo que dirige loas à tortura e disse que tinha que matar uns 30 mil, inclusive o Presidente da República. Não matou o citado, mas contribuiu e muito para a morte de mais de setecentas mil pessoas. E fê-lo conscientemente, visto que até desdenhou deles e de seus familiares.
Sugiro ler os livros A Limpeza Étnica na Palestina e A Invenção do Povo Judeu dos professores de História das Universidades de Haif( Ilan Pappé) e Tel Aviiv( Shlomo Sand)
Religião, é o altar da hipocrisia, independente do Deus ou do diabo que veneram. "O homem inventou Deus à sua imagem e semelhança".
Muito bom. Se é pra falar mal de alguma religião, que fale de todas. Todas tem suas zonas pouco iluminadas.
Miro, já lestes o Velho Testamento? É seguido literalmente por milhares de judeus. O sofrimento que o nazismo lhes impôs de nada serviu.
Certo. Mas não é disso que se trata aqui. A pergunta é: qual a religião que que mais oprime as pessoas, principalmente as mulheres? E, pior, qual a religião que condena pessoas à morte (não falamos da Idame Média, mas do séc. XXI) porque "insultam" seu profeta ou seus lÃderes? Só o Islã.
Quanto houve a Santa Inquisição os judeus perseguidos na Espanha e Portugal foram se refugiar em paÃses muçulmanos do norte da Ãfrica e foram acolhidos. Quando a Alemanha cristã perseguia os judeus os mesmos viviam em harmonia com a população muçulmana que era maioria na Palestina. Hoje há uma limpeza étnica na Palestina promovida pelo estado de Israel.
Miro Costa,sugiro ler os livros A Limpeza Étnica na Palestina e A Invenção do Povo Judeu dos professores de História das Universidades de Haif( Ilan Pappé) e Tel Aviiv( Shlomo Sand)
Israel pratica limpeza étnica na Palestina.Gaza está numa prisão à céu aberto cercada por terra ,mar e ar .A Cisjordânia está repleta de assentamentos irregulares sofrendo um apartheid intolerável.Essa opinião é compartilhada com judeus ilustres como Ilan Pappé,professor de História da Universidade de Haifa que escreveu o livro A Limpeza Étnica na Palestina e Shlomo Sand professor de História da Universidade de Tel Aviv que escreveu o livro A Invenção do Povo Judeu
...quem foi que recusou a partilha da palestina, e em vez disso fez uma guerra visando destruir Israel?
Teu argumento não se sustenta. Estamos no séc. XXI, não na Idade Média. E hoje só o Islã mata gente que "insulta " a religião. E, quanto ao Oriente Médio, veja como foi que tudo começou: q
Muniz Sodré, como sociólogo, não passa de um guru da esquerda. Quanto ao Islã, porém, ele tem toda razão, e este contraponto apenas repete o mantra falso de que esta é a religião do amor. O Islã é, sim, sinônimo de intolerância e violêncoa contra quem discorda das verdades do Corão. Exemplos não faltam. Existem pessoas moderadas no Islã? Claro. A questão é que essas, que podem até ser muitas, não são aquelas com o poder polÃtico para ordenar a morte de discidentes. Sodré, aliás, corre riscos.
Enquanto paÃses tomados pelo Islã como Irã, Afeganistão e outros procederem como o fazem em relação a mulheres e liberdades em geral, é inútil que os bem intencionados árabes queiram defender o Alcorão.
Parabéns a Salem Nasser pela lucidez e a tranquilidade oriental diante da derrapagem do mestre Sodré. A forma e o conteúdo são alicerces perfeitos para as citações finais. Se conheço Muniz Sodré, humanista da melhor cepa, tenho quase certeza de que ele reparará a manifestação anti-islâmica
Se você, leitor, tiver a oportunidade de viajar a algum paÃs muçulmano, procure conversar com as pessoas. Aà puxe assunto sobre liberdade da mulher, homossexuais, negros.... e veja a mágica acontecer!
Logo depois do atentado à s Torres Gêmeas, ao pegar um ônibus, dei-me conta de que sentei logo atrás de um casal jovem muçulmano: as vestes e a lÃngua estranha eram sinais da crença oriental. Fui tomada de paúra, afinal eles estariam naquele ônibus com um único fim, o de lançarem-se aos ares levando todo mundo junto, em uma via movimentada. Desceram poucas paradas adiante, meu olhar acompanhando-os até perdê-los de vista, e senti tremendo alÃvio, dizendo a mim mesma: "Cala-te!".
Seu Salem, prezado, se sua crÃtica é ou não certeira, não discuto, teria que retomar os artigos do sêo Muniz e sopesá-la. Entretanto, digo sem medo de errar, é feita de modo muito civilizado, o que é uma grande coisa nos dias de hoje. Um debate público nesse nÃvel tá mais que bão, porque nos lembra que a fricção entre idéias é parte essencial do convÃvio BÃpede, qualquer que seja o estofo religioso das partes, se houver algum. Eu agradeço a civilidade, seu Salem, obrigado.
Em minha modesta opinião, toda froma de opressão é abominável, aprimir através do proselitismo querendo estabelecer um conceito de vida , de ações ao próximo é algo bem ruim. A era Bolsonaro trouxe esta linha de conduta, Deus não tem nada a ver com a patifaria que o homem faz no mundo, criticar o islã, lembremos o que esta magnÃfica civilização trouxe a humanidade, a começar pelo conceito de hospital.
O Islam é muito bonito enquanto fé pessoal. Os Evangelhos também são. Porém, no mundo atual a religião tem sido usada para oprimir as pessoas - faziam isso no tempo de Cristo e Maomé - ambos foram perseguidos por, religiosos! As igrejas pentecostais no paÃs têm um lastro de ignorância, exploração perseguição aos diferentes e apoio a Bolsonaro e contra as vacinas. O mundo islâmico também, nos últimos tempos, tem produzido terrÃveis regimes, onde mulheres, minorias e opositores são massacrados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Islamofobia naturalizada ou ignorância? Voltar
Comente este texto