Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Márcio D'Avila Ribeiro

    Defender os absurdos de uma religião usando como argumento os absurdos da outra, é falta de argumentos.

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    Excelente artigo. Faz pensar.

    Responda
  3. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Excelente artigo do professor Salem Nasser que tanta falta faz na mídia pelo seu caráter pedagógico , onde a ignorância impera sobre o Oriente, o mundo árabe e o Islã. Espero que a FSP que " adota a bandeira da pluralidade " siga a sugestão do professor e traga artigos e articulistas que possam transmitir conhecimento o mais próximo da verdade sobre os diversos povos na questão política, cultural e religiosa

    Responda
  4. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Excelente artigo do professor Salem Nasser que tanta falta faz na mídia pelo seu caráter pedagógico , onde a ignorância impera sobre o Oriente, o mundo árabe e o Islã. Espero que a FSP que " adota a bandeira da pluralidade " siga a sugestão do professor e traga artigos e articulistas que possam transmitir conhecimento o mais próximo da verdade sobre os diversos povos na questão política, cultural e religiosa

    Responda
  5. José Gonçalves

    Não vi o papa João Paulo II pedir a cabeça do diretor Jean-Luc Godard após Je Vous Salue, Marie chegar aos cinemas. Mas vi, mais ou menos na mesma época, o aiatolá Khomeini pedir a morte do escritor Salman Rushdie após o lançamento do livro Versos Satânicos. Godard morreu de causas naturais no ano passado. Rushdie sofreu ataque de um fanático islâmico que quase lhe tirou a vida, mas o deixou cego de um olho.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      E aqui tem uns fanáticos religiosos que idolatram um indivíduo que dirige loas à tortura e disse que tinha que matar uns 30 mil, inclusive o Presidente da República. Não matou o citado, mas contribuiu e muito para a morte de mais de setecentas mil pessoas. E fê-lo conscientemente, visto que até desdenhou deles e de seus familiares.

    2. wilson kfouri

      Sugiro ler os livros A Limpeza Étnica na Palestina e A Invenção do Povo Judeu dos professores de História das Universidades de Haif( Ilan Pappé) e Tel Aviiv( Shlomo Sand)

  6. Dario Lima

    Religião, é o altar da hipocrisia, independente do Deus ou do diabo que veneram. "O homem inventou Deus à sua imagem e semelhança".

    Responda
  7. Ivo Ferreira

    Muito bom. Se é pra falar mal de alguma religião, que fale de todas. Todas tem suas zonas pouco iluminadas.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Miro, já lestes o Velho Testamento? É seguido literalmente por milhares de judeus. O sofrimento que o nazismo lhes impôs de nada serviu.

    2. Miro Costa

      Certo. Mas não é disso que se trata aqui. A pergunta é: qual a religião que que mais oprime as pessoas, principalmente as mulheres? E, pior, qual a religião que condena pessoas à morte (não falamos da Idame Média, mas do séc. XXI) porque "insultam" seu profeta ou seus líderes? Só o Islã.

  8. wilson kfouri

    Quanto houve a Santa Inquisição os judeus perseguidos na Espanha e Portugal foram se refugiar em países muçulmanos do norte da África e foram acolhidos. Quando a Alemanha cristã perseguia os judeus os mesmos viviam em harmonia com a população muçulmana que era maioria na Palestina. Hoje há uma limpeza étnica na Palestina promovida pelo estado de Israel.

    Responda
    1. wilson kfouri

      Miro Costa,sugiro ler os livros A Limpeza Étnica na Palestina e A Invenção do Povo Judeu dos professores de História das Universidades de Haif( Ilan Pappé) e Tel Aviiv( Shlomo Sand)

    2. wilson kfouri

      Israel pratica limpeza étnica na Palestina.Gaza está numa prisão à céu aberto cercada por terra ,mar e ar .A Cisjordânia está repleta de assentamentos irregulares sofrendo um apartheid intolerável.Essa opinião é compartilhada com judeus ilustres como Ilan Pappé,professor de História da Universidade de Haifa que escreveu o livro A Limpeza Étnica na Palestina e Shlomo Sand professor de História da Universidade de Tel Aviv que escreveu o livro A Invenção do Povo Judeu

    3. Miro Costa

      ...quem foi que recusou a partilha da palestina, e em vez disso fez uma guerra visando destruir Israel?

    4. Miro Costa

      Teu argumento não se sustenta. Estamos no séc. XXI, não na Idade Média. E hoje só o Islã mata gente que "insulta " a religião. E, quanto ao Oriente Médio, veja como foi que tudo começou: q

  9. Miro Costa

    Muniz Sodré, como sociólogo, não passa de um guru da esquerda. Quanto ao Islã, porém, ele tem toda razão, e este contraponto apenas repete o mantra falso de que esta é a religião do amor. O Islã é, sim, sinônimo de intolerância e violêncoa contra quem discorda das verdades do Corão. Exemplos não faltam. Existem pessoas moderadas no Islã? Claro. A questão é que essas, que podem até ser muitas, não são aquelas com o poder político para ordenar a morte de discidentes. Sodré, aliás, corre riscos.

    Responda
  10. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Enquanto países tomados pelo Islã como Irã, Afeganistão e outros procederem como o fazem em relação a mulheres e liberdades em geral, é inútil que os bem intencionados árabes queiram defender o Alcorão.

    Responda
  11. milton temer

    Parabéns a Salem Nasser pela lucidez e a tranquilidade oriental diante da derrapagem do mestre Sodré. A forma e o conteúdo são alicerces perfeitos para as citações finais. Se conheço Muniz Sodré, humanista da melhor cepa, tenho quase certeza de que ele reparará a manifestação anti-islâmica

    Responda
  12. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Se você, leitor, tiver a oportunidade de viajar a algum país muçulmano, procure conversar com as pessoas. Aí puxe assunto sobre liberdade da mulher, homossexuais, negros.... e veja a mágica acontecer!

    Responda
  13. Paloma Fonseca

    Logo depois do atentado às Torres Gêmeas, ao pegar um ônibus, dei-me conta de que sentei logo atrás de um casal jovem muçulmano: as vestes e a língua estranha eram sinais da crença oriental. Fui tomada de paúra, afinal eles estariam naquele ônibus com um único fim, o de lançarem-se aos ares levando todo mundo junto, em uma via movimentada. Desceram poucas paradas adiante, meu olhar acompanhando-os até perdê-los de vista, e senti tremendo alívio, dizendo a mim mesma: "Cala-te!".

    Responda
  14. Marcos Benassi

    Seu Salem, prezado, se sua crítica é ou não certeira, não discuto, teria que retomar os artigos do sêo Muniz e sopesá-la. Entretanto, digo sem medo de errar, é feita de modo muito civilizado, o que é uma grande coisa nos dias de hoje. Um debate público nesse nível tá mais que bão, porque nos lembra que a fricção entre idéias é parte essencial do convívio Bípede, qualquer que seja o estofo religioso das partes, se houver algum. Eu agradeço a civilidade, seu Salem, obrigado.

    Responda
  15. RAFAEL THEODORO DA SILVA

    Em minha modesta opinião, toda froma de opressão é abominável, aprimir através do proselitismo querendo estabelecer um conceito de vida , de ações ao próximo é algo bem ruim. A era Bolsonaro trouxe esta linha de conduta, Deus não tem nada a ver com a patifaria que o homem faz no mundo, criticar o islã, lembremos o que esta magnífica civilização trouxe a humanidade, a começar pelo conceito de hospital.

    Responda
  16. Felipe Araújo Braga

    O Islam é muito bonito enquanto fé pessoal. Os Evangelhos também são. Porém, no mundo atual a religião tem sido usada para oprimir as pessoas - faziam isso no tempo de Cristo e Maomé - ambos foram perseguidos por, religiosos! As igrejas pentecostais no país têm um lastro de ignorância, exploração perseguição aos diferentes e apoio a Bolsonaro e contra as vacinas. O mundo islâmico também, nos últimos tempos, tem produzido terríveis regimes, onde mulheres, minorias e opositores são massacrados.

    Responda