Deborah Bizarria > Caso Shein deveria impulsionar defesa por abertura comercial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcos fernando dauner

    Evangélica é sinônimo de bolsomita ? Ser evangélico é defender sonegação tributária ? não entendi a matéria . o que é ser evangélico ? A FSP nunca respondeu isso .

    Responda
  2. Valmir Andrade

    Maluca. Sim, estou de acordo que seja publicado no jornal impresso.

    Responda
  3. Ivan Zacharauskas

    Seria muito interessante saber se empresas como Shein, Shoppee, entre outras, fazem alguma ideia ou mesmo se gostariam de divulgar como são tratados e remunerados os trabalhadores de seus fornecedores. Alguém poderia publicar uma matéria sobre como trabalham os artesãos da moda na Ãndia, ou os da tecnologia boa e barata na China. Sim, eu acredito que a concorrência destes é muito desleal com as empresas brasileiras. E sim, também acredito que os impostos são muito elevados e protecionistas.

    Responda
  4. Marcelo Fernandes

    Esperar o quê de uma colunista que se apresenta como "economista evangélica"? Parece que ela rezou muito e estudou pouco. Afinal, até os camelôs da 25 de março sabem que o Brasil não tem condições de competir abertamente com a China. Eu pago a Folha pra ler isso? Só Jezuis na causa mesmo.

    Responda
  5. paulo werner

    É pra rir? Ela sabe que não existe projeto de industrialização sem tributação estratégica? Ela sabe que esses “pequenos percentuais@ de desemprego são milhões de famílias sem renda? Ela sabe que essas empresas estão fraudando a legislação (simulando compras individuais)?Ela achou mesmo que ser evangélica é um bom identificador profissional? Ela nao sabe q sabemos que ela digita 22 naquela urna?

    Responda
  6. Eiron Nunes da silva Neto

    Sugiro a leitura do livro "chutando a escada", de Ha-Joon Chang (A estratégia de desenvolvimento em perspectiva histórica). Nós não imprimimos dólar e o mundo desenvolvido é historicamente protecionista. Como competir diante das diversas assimetrias nesse mundo em q vivemos ? Conceição Tavares no YouTube, assistam. Não aguento mais fundamentalismo liberal, sinceramente.

    Responda
  7. Eiron Nunes da silva Neto

    O pessoal lá fora aceita Real ? Vamos viver a vida inteira exportando sacas de soja pra importar pen drive chinês ou americano ? Bora se conscientizar da realidade.. produzir valor agregado significa substituir importações na medida do nosso alcance. Nada contra importação... Mas n se cria uma economia produtiva com escambo - A capacidade de produzir é central no desenvolvimento. Olha ao menos as melhores práticas.

    Responda
  8. Emerson Marcos Leal

    Coluna ruim

    Responda
  9. Guilherme Zambrana Toledo

    O velho argumento de que a abertura das importações aumentaria a competitividade das empresas brasileiras. Isso pode ser válido se a concorrência entre uma empresa nacional e uma internacional estiverem no mesmo patamar. Essa abertura foi um desastre para fornecedores de autopeças e para fabricantes de tecnologia avançada como a Itautec, que fabricava computadores ou mesmo a Gradiente.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      alguém sabe o que é um "computador dessente ? "

    2. Guilherme Zambrana Toledo

      Alexandre, é exatamente esse o ponto. A Itautec não possuía os recursos tecnológicos e nem escala de produção para competir com o mercado externo. A abertura de importações irá liquidar de vez a indústria manufatureira do Brasil. Voltaremos ao período colonial, exportando produtos agrícolas e extrativista e importando manufaturados. A China só desenvolveu sua indústria com o apoio do governo e com uma taxa de importação de oitenta por cento.

    3. paulo werner

      Guilherme, liberais brasileiros não trabalham com casos concretos, são defensores de princípios fundamentais. Nem suportariam analisar a política industrial dos “países modelo” que tanto veneram.

    4. Alexandre Swioklo

      A Itautec nunca produziu tecnologia avançada, só vendida computadores ultrapassados para quem não podia trazer um computador dessente por um terço do preço.

  10. Pedro Ribeiro

    O artigo citado é completamente irrelevante. Zero repercussão, basicamente citado por uma única e mesma autora. Alô Folha, não tem Editoria não? Um panfleto desses tomando espaço na home, gastando meu tempo? Põe o Samuel, a Cecília pra comentar e contribuir, esse texto não dá pra nada nada.

    Responda
  11. Vilarino Escobar da Costa

    Fraquinha a defesa da colunista !

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Fazendo um trocadilho, foi uma argumentação meio bizarria.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.