Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE TARCISIO FRANCO CAMARGO

    Redes sociais refletem E realimentam problemas sociais. Sai do bolha, Glenn.

    Responda
  2. Vilarino Escobar da Costa

    Extremamente raso a sustentação do Sr Glenn! Ao refletir e potencializar os problemas sociais, as redes se tornam sim responsáveis diretas pelo que veiculam !!

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Se o que vemos, lemos e assistimos não nos influencia ou afeta, então por que o colunista força o seu vocabulário liberal para nos influenciar?

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Devemos entender que ninguém age por uma provocação escrita, um vídeo ou uma foto que expõe violência extrema, ódio, preconceito? Então podemos dizer que a Psicologia e as outras Ciências Humanas erraram ao identificar essas atrocidades desumanas, entre outras, o resultado de bullying. Ora, se os bullyings têm na sua essência a comunicação verbal, então as autoridades americanas que detectaram essa causa, estão erradas. Afinal de contas, a comunicação não tem responsabilidade de nada? É inócua?

    Responda
  5. Andréia Chaieb

    Que barbaridade! "Especialistas alertam que transtornos mentais são uma das principais razões pelas quais qualquer jovem consideraria praticar um ato tão horrível." Glenn culpa o indivíduo tal qual a doutrina Neoliberal, que nega a influência social e das redes na mente influenciável dos jovens! Vimos a detonação da democracia ao redor do mundo fomentada p redes, eleições foram influenciadas, em q mundo Glenn vive, quais são seus interesses?

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Ele é um defensor da liberdade de expressão até as ultimas consequências ao estilo dos ultra conservadores do seu país, contra todos as evidências. Lá preferem ter um maluco por semana atirando em escolas mas manter a livre expressão de ideologias extremistas, de gente que apoia a livre circulação de fuzis, aplaude tiroteios, racistas, homofóbicos, etc. O Brasil só copia o pior dos EEUU.

  6. Eduardo Nogueira

    Historicamente a imprensa começou a ser regulada quando o potencial político de notícias falsas as tornou perigosas para a democracia, notícias precisavam ser checadas, a questão em relação às redes sociais é que o acesso irrestrito à material sem garantias tem tornado perigoso o acesso a elas, o que se pede nesse caso é controle ético dos conteúdos e não censura, acho que o Sr. Greenwald em seu liberalismo não percebe ou não quer perceber os danos causados pela falta de controle das redes.

    Responda
  7. leonardo cortez

    O que aconteceu com o Gleen Greenwald? Trabalhando pro titio Elon? Que bosta de texto.

    Responda
  8. Carlos Gueller

    Sem dúvidas a barbárie crescente tem muitas e complexas causas. Ninguém está dizendo o contrário. Mas a defesa irrestrita da liberdade de expressão ao estilo trumpista/bolsonarista para promover o ódio, as fake news, os ataques às escolas, a ideologia nazista que o o Glenn promove acho bastante absurda. A sociedade norteamericana tem muitas coisas para elogiar, mas a disseminação do ódio e os ataques frequentes nas escolas não estão entre elas.

    Responda
  9. Hilton Japyassú

    As redes têm que sumeter a uma agência reguladora seus algoritmos, na íntegra. Sem saber como as redes manipulam o conteúdo que veiculam, não podemos autorizar seu funcionamento. Muitos analistas mostram que os algoritmos favorecem o extremismo e os discursos de ódio. Abram seus algoritmos para entendermos a ética e a legalidade por trás destas corporações que controlam as redes sociais

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que está por trás é a grana mesmo. Os algoritmos favorecem os conteúdos que geram likes, comentários, reações e os impulsionam e remuneram aumentando o faturamento das plataformas. Por isso não querem controles, pode secar ou reduzir as fontes de receitas.

  10. Aderval Rossetto

    Já existiam leis, até simplórias e mundiais, que regulam o modo de agir comercialmente dessas empresas; e apenas estão sendo cobrados mais incisivamente que sejam respeitadas.

    Responda
  11. Cleomar Ribeiro

    ... O Sr. G. GreenWald agora é o mais fiel parceiro de operadores de rede social ( Broadcasting), especialmente, das bigtechs que eles queriam. Ontem, delator de 'esquemas' de operadores de rede social, hoje amante descarado e de joelhos a 'mamar' nos operadores para ter seus caixas abastecidos de ouro e suas gaiolas abastecidas de escravos... Ele agora na operação ' Passa-Culpas' ( ' Passa-Pano') para insurrecionistas de bigtech!!!...

    Responda
  12. José Eduardo Oliveira De Vincenzo

    É óbvio que as redes sociais causam inúmeros problemas, embora elas também tenham vários aspectos positivos, negar os problemas delas é atrasar e desviar a solução melhor para elas.

    Responda
  13. Miro Costa

    No Brasil, o atual surto de violência - e não só nas escolas - tem uma razão preponderante: a impunidade dos poderosos. Quando as pessoas veem um criminoso famoso ser solto e, com a ajuda do sistema, ser guindado à presidência da república, o recado que fica é que se para ele o crime compensa - ele roubou, lavou e ainda assim, ou por isso mesmo, merece voltar para " salvar a democracia ", - isso pode valer para qualquer um.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Será que está se referindo ao Bozo joia?

  14. Carlos Telles

    Concordo que o tema é polêmico e difícil de resolver. As atividades sócio culturais foram praticamente extintas no último governo, justo para incentivar a massificação das redes, uma cultura que não existia, na época dos crimes americanos do passado e que deve ser melhor estudado hoje

    Responda
  15. wellington amaral dias

    Como qualquer jornalista, seria sua obrigação entender o impacto da comunicação sobre o comportamento da sociedade, seja apenas os leitores, os adeptos se grupos de rede social, ou qualquer meio de propagação da informação que tenha audiência.

    Responda
  16. Amaury Kuklinski

    É só observar como a mera publicidade de um fato gerou o desencadeamento de vários outros.

    Responda
  17. Carlos Sogly

    Sr Glenn, também acho inapropriado que sua interpretação crie um paralelo da nossa sociedade com a sociedade americana, onde o senhor vive. Somos um copy/paste bem antiquado e com elementos motivacionais óbvios: tivemos um governo crimi-noso pró-armamentos, x-fóbico, uma evolução digital caótica e no ápice de domínio de outros alterados (Twitter, Meta...) e uma crescente de direita radical bolson@rista... É PREMENTE controle de fake news e e-violence!

    Responda
  18. Carlos Sogly

    Sr Glenn, as redes sociais colaboram muito para a deterioração da sociedade, inclusive permitindo que psicopatas, seitas malucas, pedófilos, criminosos de alto nível intelectual disseminem e coadunem pessoas incautas, de maneira subrepticia. Num país onde impera o analfabetismo funcional, a pobreza, o escravagismo moderno, a desigualdade abissal como o nosso, estamos à merce de predadores digitais SIM! A atitude de controle das redes é necessária pois leva tempo as mudanças...

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ...O Sr. G. Greenwald sabe muito bem disto, ele é cínico, e bruto e rude e cruel e está como parceiro na operação ' Passa-Culpas' ( Passa-Pano) de operadores de sistemas de escravidão ( bigtechs )!... enquanto o ouro das bigtechs estiver fluindo para abastecer seus caixas de ouro e escravos escorregando para abastecer suas gaiolas de escravos, será esta sua manifestação a ser revelada em público!!!...

  19. MARIA STELA C MORATO

    Aí tu falou umas verdades.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E outras tantas opiniões altamente questionáveis !