Demétrio Magnoli > O 'tudo' de Zelenski Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Lula está mais preocupado com a cerveja e talvez leve até Zeca Pagodinho pra reunião. Vovô Smurf está gaga.
A Criméia foi conquistada há quase 10 anos, sem oposições de nota. Porquê volta à baila se já era situação estável na nova ação russa? Há derrota acachapante que justifique? É oportunismo do Zelensky incluÃ-la em negociações, parece até buscar inviabilizá-las para manter a Europa lhe 'servindo'. O Brasil não tem peso, mas tem boca. Por falar verdades pode não ganhar, mas também pouco perde. Macron tb se rebela, por Taiwan. Será que não foi alguém do lado do Macron que 'deu a letra' pro Lula?
Artigo perfeito.
Vai beber Vodka Martini, relax.
O tabaréu, atual ocupante do Palácio do Planalto, tem a obsessão pueril de ser o primeiro agraciado com o Nobel. Por falta de credenciais acadêmicas, só lhe resta a opção do Nobel da Paz. Já tentou com um plano mirabolante de selar a paz entre americanas e iranianos. Agora, vê no conflito russo-ucraniano a oportunidade de realizar seu sonho e registrar seu nome na História. Mas falta-lhe conhecimento e verve diplomática. Só vai restar-lhe a dúvida, além do razoável, de sua questionável probidade
LuÃs, grande conhecedor de geopolÃtica, comenta aà sobre a invasão do Iraque, da SÃria, da defesa de Taiwan, da invasão e retirada do Afeganistão, da invasão e retirada do Vietnam.
Caro jornalista, gostaria de saber qual a sua posição ou opinião com relação a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Os Estados Unidos respeitaram a ONU?
Mais recente ainda, da atual invasão dos EUA á SÃria, coincidentemente na área com campos de Petróleo. Se não me engano, a SÃria não faz fronteira com EUA.
José, manda um print. Por favor!
leia o jornal daquela época
Grande erro de avaliação das diplomacias americana e europeia com o governo do L .
O robô ChatGPT vai ser chamado para explicar o cenário internacional para o governinho L … que está indo contra o dólar , contra a OTAN , Europa e USA . O robô vai dar alguns conselhos não-ideológicos úteis para os caras .
Para um gado que está acostumado a seguir a manada, a ser guiado, sem analisar ou questionar, o chat gpt é de fato um bom conselho.
Por mais que as pessoas achem isto um absurdo, Lula se preocupa com a vida. Alguém acha que os EUA está preocupado com o povo da Ucrânia? EUA quer a destruição da Russia para o saque, pra isto servem os pobres ucranianos. Esta guerra já podia ter terminado, precisa terminar, somente China e Brasil possuem isenção e força para isto.
Uma coisa que preciso que me explique: é justo, por exemplo, um paÃs invadir o Brasil, exigindo parte de seu território e um paÃs etrangeiro que nada tem a ver com a cultura, história ou mesmo relação internacional com o Brasil exigir que também entreguemos o que nosso? A exemplo, seria justo abrirmos mão de parte do nosso povo? Lula não está preocupado com a vida, está preocupado com a imagem dele perante a Rússia e a China e só isso.
José, tentando fazer uma analogia simplista como a sua, se seu irmão e filho estivessem no campo de batalha, indiferentemente se do lado Russo ou Ucraniano, você estaria feliz em pensar que eles voltariam vivos para casa com uma paz?
Nenhum paÃs sério aceitaria bombas atômicas instaladas em suas fronteiras. Isso é geopolitica. O recente ingresso da Finlandia na OTAN está aà para demonstrar os interesses reais em cercar a Russia. É fácil desmascarar a demagogia: os mesmos que condenam a invasão russa concordariam com a instalação de mÃsseis atômicos em Cuba ou Venezuela? Demagogia vulgar.
O SR não entendeu nada do artigo. A guerra só acaba se a Rússia desistir da sua ação contra a soberania de outra nação. Se invadirem sua casa e o Lula propor que você aceite em nome da paz , o sr. aceita ?
Demétrio. Que tal falar da área da SÃria, que está invadida pelos EUA, justo área de petróleo? EUA invadiu Afeganistão, Iraque, LÃbia..., destruiu todos, sendo que nenhum deles faz fronteira.
Se trata de uma denúncia, os Estados Unidos está pouco preocupado com o povo Ucraniano, assim como com o povo dos paÃses que invadiu. Sem mostrar os dois lados da moeda, perdes a isenção. Te enganas quando dizes que foi tratado sobre este tema de invasões no passado, nunca Demétrio fara qualquer crÃtica aos EUA, o alinhamento é total.
mas isso já foi tratado e analisado no passado, qual a analogia brilhante que quer fazer ? Se existiu erros dos EUA antes, a úcrania agora deve aceitar ser esmagada por isso ?
Até por coerência na análise da conjuntura internaciona, que tal se o colunista tivesse em relação a Taiwan - parte integrante da China desde sempre - a mesma preocupação que tem pela integração da Criméia de população majoritariamente russa à ucrânia. Nunca li qualquer comentário, por parte do diligente colunista, sobre o intervencionismo americano em favor de uma anacrônica autonomia nacional da ilha em relação ao continente
Para Lula, o imperativo do prestÃgio internacional vale mais do que qq noção básica sobre guerras, ocupação, aliados, êxito estratégico, sucesso tático e tratados de paz. (Claudia F.)
Putin tem apoio, se ele cair fica a parcela da população que apoia sua polÃtica externa. A Rússia deverá sair da guerra ou com uma vitoria/derrota acachapante ou se uma revolução colorida atingir seu solo. Pra além disso, o que existe hoje é a ascensão de mais um jogador no mundo multipolar que se desenha. Lula faz bem em posicionar o Brasil como um futuro jogador.
Magnoli o eterno bolsonarista harmonizado.
nada como um boizinho petista que não consegue refletir sem colocar o bolsonaro no meio. Se lula mandar cmer capim por ser contra o bolsonaro , come na hora . Muuu
Hahahahah, nem me parece Bozolóide, mas a blague foi boa.
Essa defesa da soberania ucraniana é pilantragem intelectual de segunda para dar argumento a direita baboba, rentista, vadia.
Lula é um estadista de primeira linha e o colunista é um zé mané ressentido.
Lula disse que "Zelenski não pode querer tudo" e que "os EUA precisam parar de incentivar a guerra" Não mandou nenhum recado para o Putin, que começou do nada uma guerra de invasão para aumentar seu império. Parece que ainda está na primeira guerra fria, defendendo as imperialistas URSS e a China só porque elas se diziam "de esquerda", como se isso santificasse as duas ditaduras, enquanto ataca a maior democracia do mundo, que também é imperialista mas tem o defeito de ser "capitalista".
Ney, seu comentário é uma pequena jóia do pensamento predominante por ser o mais fácil, o aparentemente óbvio: a guerra foi iniciada pelas ambições imperiais do demente Putin, que está sendo combatido pelas democracias, evidentemente lideradas pela maior delas, os EUA. É uma guerra entre o Bem e o Mal. Nenhuma análise quanto aos antecedentes e consequências... Pensando bem, a sua jóia é uma bijuteria barata.
Há muito tempo o ex-libe Lu perdeu minha atenção. Hoje caà sem querer na chamada de capa. Claro que o Lula deve estar em prantos pela opinião do calcanhar rachado
A nossa imprensa, dadas raras exceções, merece o cercadinho de Bolsonaro! O que esse excesso de crÃticas a falas que não são unanimemente tidas como errôneas contribuem para o paÃs?
Certo, Lula não entende nada da guerra, Demétrio entende? mesmo? Piada. Lula entende da paz e é por isso que Demétrio não está conseguindo entender. Esperamos que Demétrio esteja pronto para aprender.
Não chega a ser um absurdo parte do território ucraniano entrar na negociação pela paz. Nosso Brasil já fez e cogitou fazer isto em seu passado histórico. O governo de Portugal cogitou dar o nordeste para a Holanda para ficar livre das agressões e o Uruguai foi entregue pela paz na região cisplatina. Pelo que dizem, o povo da Criméia se considera Russo e talvez um plesbicito poderia decidir o destino deste pedaço da Ucrânia.
Fatos, Napoleão e Hitler priorizaram a invasão da Rússia por verem lá o almoxarifado de matérias primas e acesso ao extremo oriente. Com o fim do pacto de Varsóvia, a Nato devia deixar de existir. A Rússia estava sendo cercada. Narradores com má fé, não precisam de fatos e filtram dados.
Esqueceram de apontar a solução. A única à vista, é a Ucrânia virar pó. Certo ou errado Lula deixou sua opinião. A menos pior!
Lula tem obrigação de estudar os assuntos que não domina, antes de emitir opiniões e sugestões. Principalmente, quando quer dar uma de “super importante conselheiro mundial”. Tomara que ele leia e assista o Demétrio e, sobretudo, aprenda com seu vasto conhecimento geopolÃtico.
"Ler è chato e dá sono".
Excelente. Lula é uma mula. E isso é mais do que uma rima.
Se sendo uma mula, como você diz, ele conseguiu ser por três vezes presidente do Brasil, nem imagino o que ele seria se não fôsse uma mula. Tem muita gente inteligente que não é nada na vida.
Lula quer negociar a paz já de olho em uma nova governança mundial.
Lula contradizendo.o que seu próprio governo assinou. Sem palavra, sem caráter e, sobretudo, com zero de conhecimento. GeopolÃtica requer um pouco mais.
A máxima que pra todo problema complexo há uma solução simples, que no final nem solução é, anda mais viva que nunca na cabeça do nosso presidente. Mas na tentativa/erro, uma hora ele acerta.
Pra q estamos se metendo tanto. Lula tem problemas imensos aqui BR O Lira vai ferrar geral o seu governo Lira é bozo e quer grana Pega os dolares dos Chineses e CALA-TE. Quer se aparecer
Lula é um boa praça, mas tem assuntos que quando fala atira no pé. E é um dos problemas de quem tem opinião em tudo, muitas delas contraditórias e hipócritas. Salve a Ucrânia!
Cada qual tem seu guru. Jair tinha Olavo, Lula tem Reinaldo Azevedo.
Então melhoramos bastante. Ao menos o guru do atual governo nunca disse que a Covid era uma historinha de terror para fazer a população ter medo.
Digamos que você esteja certo quanto ao Lula, sinto somente alÃvio: posso discordar de quando em quando do Tio Rey, mas ele sempre usa o cérebro. Olavão, limitava-se ao reto - como o Bozo, aliás.
Resposta: O Lula quer é intermediar o fim da guerra! Para isso, os paÃses mediadores precisam conversar com os envolvidos diretamente (Ucrânia e Rússia), e ir propondo sugestões de rumo para o fim da guerra. É isso que o Lula está fazendo!
Uai, o argumento é respeitável. Todavia, como aqui se deveria fazer jornalismo - e não Diplomacia Pragmática - cabe perguntar ao articulista porque não senta a pua nesta folha, que publica texto do seu Lazarov e suas bobagens russo-imperialistas, um artigão de tamanho duplo ou triplo...
Marcos. Com implÃcito quis dizer que pode-se tirar conclusões do artigo que não foram textualmente mencionadas. O artigo, para quem o leva a sério, deixa patente que o russo escreveu baboseira.
Peter, prezado, fui até reler. Gostaria de uma crÃtica ao jornalismo - sim, articulista não é ombudsman - precário realizado em sua vizinhança, tal como claramente crÃtica uma fala presidencial muitÃssimo menor. Não encontrei. Acho uma pena.
Bom dia, Marcos. Parece-me que este artigo deixa implÃcito as barbaridades escritas pelo russo.
É só a Ucrânia ter uma vitória avassaladora na guerra que ela não precisa abrir mão de nada. Mas ela consegue? Talvez se o Demétrio se alistar na linha de frente do batalhão que vai reconquistar militarmente a Criméia? De boas intenções o Putin podia devolver a Criméia pacificamente se os EUA devolverem a California, Novo México e Arizona para o México. Seria um gesto lindo e justo de dois agressores.
É tanta infantilidade que não tem tamanho. E a guerra no Iêmen, é para parar, ou os EUA e seus aliados no oriente podem ficar agredindo um paÃs soberano numa guerra que já matou centenas de milhares? O mundo inteiro vai condenar o Salman e o Biden, ou só vidas brancas importam para você? Bem tÃpico dos que prestam continência para a bandeira de estrelas e listras, não para a brasileira.
Visivelmente você não estudou a polÃtica russa do século 19. A Rússia teria que devolver muito mais seguindo seu critério. Se quiser mesmo que esta guerra pare e só convencer o mundo inteiro de condenar Putin. Ele com certeza reconsideraria. São os ignorantes em termos de polÃtica do exterior, como Lula, e os paÃses com geopolÃtica própria como China e India que são responsáveis pela continuação da guerra.
"Se a Russia parar de combater, a guerra acaba. Se a Ucrania parar de combater, a Ucrania acaba". Essa foi a melhor definição que li, até o momento, sobre essa invasão sanguinária.
Se a guerra não acabar, pessoas acabam, russas e ucranianas. Não podemos confundir definições territoriais com vidas em territórios.
Demétrio, o ressentido raivoso se apresenta, estranhamente, mais comedido, mas não menos radical. Não é à toa que leva os bolsonaristas ao êxtase. Se Lula, claramente influenciado por Amorim, está certo ou errado, não dá para saber ainda. Mas sabe-se que a realidade sempre se impõe. E, nela, o idealismo dos que fazem a guerra santa de Zelenski possui uma densa camada de hipocrisia.
Lula foca no interesse comercial do Brasil que lucra muito com a guerra. Não é de todo incompreensÃvel mas lamentável e mesmo assim.
Demétrio, vc não conhecia o Lula antes disso?porque essa surpresa? Esse bhe. bhum só fala abobrinha. Dobradiça perfeita com Dilma.
O colunista finge ignorar todas as atrocidad es que a Ucrânia cometeu contra as minorias russas, do Donbass até Odessa, passando por todas as regiões ocupadas pela Rússia , ignora que Ange la Me rkel reconheceu que os acordos de Min sk eram só para enr olar a russos enquanto a Ucrânia se preparava para a guerra, que a Otan imp ediu a Ucrânia de neg ociar a paz mais de uma vez no ano passado, que foi dado um go lpe patro cinado pelos E UA na Ucrânia em 2013/2014 derrubando um governo pró russo..
O Magnoli, louco para falar mal do Lula, acredita ter encontrado um flanco perfeito, uma guerra onde o esquema Bem x Mal está perfeitamente delineado, e ai quem não se alinhar com o "Bem"! E tome de "guerra imperial russa", "aventura do Putin" etc. A principal motivação da guerra, a entrada da Ucrânia da OTAN, não é mais algo a ser discutido, é necessidade vital!
Cont. Eu poderia dissecar o artigo ponto a ponto, mas não há espaço. Só aponto um absurdo: "se a Rússia parar de combater, a guerra acaba". Não, se a Rússia parar de combater, ela acaba, pois será tratada pela OTAN como a Alemanha após a 1a. Guerra: as sanções serão aumentadas até que esta se prove "confiável", ou seja, absolutamente submissa aos interesses do EUA, e pague uma indenização trilionária. Os indignados estrategistas de botequim dirão "Ela merece!". Aà virá a 2a. Guerra, aliás, a 3a.
Excelente texto. O presidente atual é apenas um oportunista facilitador de corrupção, totalmente ignorante em história e geopolÃtica. E, talvez, esclerosando.
Saudade do anterior, que prestou solidariedade ao Putin, né?
Não há negociação sem cessão, se Lula defendesse a saÃda da Rússia da Ucrânia e a consequente adesão à OTAN, ele tomaria partido dos ocidentais. O fato é que a Rússia não sairá com as mãos vazias. Há muita hipocrisia nesse artigo. A OTAN não é pacifista, Zelensk se deixou manipular por interesses externos e acabou com a Ucrânia. A única saÃda honrosa para o Zelensk é matar até o último ucraniano e fugir como mártir para o ocidente. Outra possibilidade seria Putin cair, entretanto não cairá.
Concordo, só não espero que chegue a tanto
Perfeito, Demétrio. Seu artigo está claro como cristalina. O Lula não é neutro, fala bobagens e está distante de ser um grande estadista. Ele não pode negociar a soberania dos outros. Não pode fazer sugestões sem nem, ao menos, falar com uma das partes interessadas. Ele manda o Amorim pra Rússia, pra falar com o Putin, ele fala com o Xi, deve falar com outros, menos com o Zelensky, que é a parte mais prejudicada. Os putinistas devem aparecer criticando seu texto, denotando serem detentores do
Depois que a poodle do Biden falou, ninguém vai gastar argumento. Sabe que quem aplaude o Demétrio confunde a vida com filme de Hollywood.
Cont.: denotando serem detentores do oráculo que lhes revela os "fatos verdadeiros", porém não passarão do cópia e cola dos bots russos.
Lula é um indivÃduo soberbo, pensa que suas palavras ou propostas são leis que devem ser seguidas pelos outros. A geopolÃtica mundial é extremamente complexa e não será Lula com sua visão tosca e simplória que a guerra entre Rússia e Ucrânia cessará. Lula deveria cumprir o que prometeu aos seus eleitores durante sua campanha para presidente, ao invés de ficar dando palpites, acreditando que veio para resolver os problemas da humanidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > O 'tudo' de Zelenski Voltar
Comente este texto