Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Pereira Ignacio

    Janja !!! Hauahauahauahauahauahah

    Responda
  2. josé SOARES

    Estranha essa fixação da jornalista com a primeira-dama. Creio que quer atacar por essa via o Presidente, que vai indo muito bem.

    Responda
    1. Edson Jardim

      aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ATÉ TÚ, MÕNICA? Ai, Credo !!!

  3. José Filho

    Janja para presidenta. Michele Para vice-presidenta - ou Michele para presidenta e Janja para vice-presidenta. Os seguidores de um e de outro obdecerão imediatamente.

    Responda
    1. Neli de Faria

      sensacional O post do ano.

  4. Ugo Maia Andrade

    Poderia adotar uma solução de meio termo e não adianta vir com o papo moralista de "combate à sonegação" e ao "contrabando" que visa mobilizar as pessoas numa luta contra o mal. Imoral mesmo é o lucro estratosférico dos bancos que, aliás, são um dos responsáveis por quebrar empresas, com juros de empréstimos que não podem ser repassados para o preço de produtos e serviços.

    Responda
  5. Leandro Eustáquio da Silva

    Janja não..... Esbanja!

    Responda
  6. Guilherme Zambrana Toledo

    Seria interessante uma pesquisa, já que a DataFolha é tão prestativa, para saber quais são as classes sociais que mais compram esse tipo de mercadoria da Shopee. Quem sabe não teríamos uma surpresa.

    Responda
  7. Jose Walter

    Viva Janja, Vila Lula! Para quem sente saudades do governo anterior, sobra escrever fofocas, querendo transformá-las em fato!.Que " jornalismo", hein?

    Responda
  8. PAULO ROBERTO ANTUNES

    Ao invés de aumentar em cerca de 60% o imposto do que vem da China, porque não aproveitam também e isentam, em ao menos 40% a carga de impostos imputada à industria nacional? Dêem fôlego à industria nacional para que essa possa concorrer com Shopee e suas variantes "paraguaias".

    Responda
  9. Fernando Araújo

    É muito cidadão de bem a favor de sonegação.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Existem vidas fora da dicotomia lula e cidadão de bem. Votei para Lula, mas ao digitar meu voto não deletei meu senso crítico. Errou? Critico, acertou? Aplaudo. A janja aqui errou ao dizer que as empresas serão taxadas...

  10. Roberto Rangel

    Janja continua fazendo como ninguém o seu papel de Yoko Ono, ou seja, aquela que acha que faz parte da banda, mas não toca nada, e quando canta, desafina.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Que Injustiça! Yoko Ono é uma grande artista plástica, musicista também.

  11. ROBERTO DE FREITAS

    Janja está certa, falou a verdade taxação, imposto ! Errou somente porque quem paga é o povo e não empresas

    Responda
  12. MARCIO Gionco

    "Taxação é para as empresas , não para o povo" é piada né

    Responda
  13. RAFAEL ELER DE SOUZA

    O problema não é cobrar, acho justo, o negócio é ser 60%...em lugar nenhum na América é nem perto dessa alíquota

    Responda
  14. Paulo Araujo

    Melhor a Janja começar a ficar quieta porque já está pegando o apelido dela de Esbanja. Ultraje para o povo brasileiro o governante, ou a conja, querer móvel de 40, 50 mil.

    Responda
  15. Josue Oliveira

    Mentem quando dizem que as empresas passarão a pagar o imposto. Já paguei por importação no Ebay. Você preenche a declaração com o valor (se enganar, tem multa) e paga normalmente. E tem a taxa dos correios, taxa de desembaraço. Simplesmente mentem, o comprador pagará.

    Responda
  16. Alberto Henrique

    Pensei que à Janja tivesse um pouquinho de inteligência,ou é mau caráter mesmo?

    Responda
    1. Alaor Magno

      Voce gosta mesmo é de mercadoria feita com trabalho escravo. Burguês safo.

  17. Manoel Paulo Neto

    O fato é o jeitinho utilizado por tais empresas, já que não sabia porque tantas encomendas chegavam em minha casa se de fato havia realizado uma só compra. Nada mais nada menos, simplesmente um fatiamento do pedido para burlar a receita. Vou pagar mais, porém alguma coisa teria que ser feita.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Que pena,no meu caso compro um frasco de vitamina que vem dos EUA valor de 95 reais,fazer o que né,vou pagar imposto,com certeza à empresa que vendeu não vai pagar por mim ,como disse a primeira dama.

    2. Manoel Paulo Neto

      Caro Alberto, acredito que ficou claro a informação. 'Fatiamento do pedido', em nenhum momento disse que chegou mercadorias além das solicitadas no pedido original.

    3. Alberto Henrique

      Tá dizendo que fez uma compra e chegou várias encomendas? Me passa o nome dessa empresa, também quero ser cliente deles.

  18. Pery Pedro

    A Janja é a Yoko Ono deste governo.

    Responda
  19. Guilherme Zambrana Toledo

    A Folha está tentando criar um clima de insatisfação popular em cima de um caso claro de falcatrua de impostos de importação. Daqui a pouco vamos ver passeatas na Paulista, com o dito ‘povo’, com suas babás e vestindo roupas de grife e óculos escuros marca Prada, indignados contra a injustiça feita aos mais pobres.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Alberto, impostos não são cobrados por medicamentos importados até o valor de cem mil dólares. Informe-se melhor a respeito.

    2. Alberto Henrique

      Cara,sou aposentado ganho uma merreca,sempre compro pela internet vitamina e remédio com valor que não passa de de 100 reais,alguns da China outros dos EUA,você acha justo que eu pague imposto por isso? Ou você pensa igual à primeira dama,que quem vai pagar é a empresa que vendeu? Rsrsrsrsrsrsrs

  20. milton yasuo fujimoto

    Infelizmente não dá pra acreditar na ingenuidade da grande imprensa. Quer plantar a ideia de que o alvoroço foi causado pela fala da Primeira Dama, aliás tão indesejada (pela fsp) quanto o PR.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      A primeira dama falou uma grande bobagem,não tem como defende-la.

  21. Fernando Sanches

    Quem se ferra é o pobre que comprava coisas mais baratas nesses sites. Quem defende essa medida não passa de um gado político. No dinheiro da elite do funcionalismo público, ou nas grandes furtunas, ninguém quer mexer. Enfim, o pobre, leigo e batalhador, que paga o pato, sem novidades.

    Responda
  22. Reinaldo da Silva

    Lendo os comentários insidiosos confirma-se cada vez mais que o espaço da Folha se tornou uma nova cracolândia em que a estupidez, a ignorância mais rasteira predominou. É por isso que muitas pessoas estão se afastando desse ambiente. Que fiquem só os que nada perdem porque a constituição psicológica e moral chegou ao fundo do poço.

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      Ricardo, de onde você tirou, ou melhor, inventou, essa tal "dicotomia de certo e errado"? Por isso concorda com as ofensas e estupidez que vem predominando nos espaços dos comentários. Isso só confirma o meu comentário. Então, siga em frente meu caro.

    2. Alaor Magno

      Silva. A dicotomia do certo ou errado esta na sua mente. Por voce não existiria os comentários de leitores. Somente sua opinião.

  23. Claudio Luiz da Cunha

    Para a fsp a primeira Dama deveria ser a Conja

    Responda
    1. Neli de Faria

      A Conja é culta...Não dirá que a empresa pagará o imposto.

    2. Alberto Henrique

      Não é à conja,mas tá parecendo.

  24. Claudio Luiz da Cunha

    O sonho da fsp era ter a Onja como primeira Dama

    Responda
  25. Luiz Otávio Ferreira

    Mais uma pesquisa da Folha de São Paulo! Não pode taxar os compras em sites e assim aumentar a arrecadação e controlar o déficit! A solução e cortar despesas com saúde, educação, previdência, proteção social ... Enfim. Fazer o que Paulo Guedes fez. Poderiam também cortar, de novo, os impostos sobre gasolina. Assim a classe média bolsonarista paulista ficaria feliz e voltaria a ler a Folha de São Paulo

    Responda
  26. RINALDO SOUZA COELHO

    Não tem como apoiar nem como achar que nada deveria ser feito. Nosso problema é estrutural e estrapola a questão das importações. Absolutamente tudo no Brasil é caro. Porque a cadeia de atravessadores é enorme e a pilha de impostos e jeitinhos também. O que serve para a maioria não se aplica as excelências dos palacios que por sua vez dependem desse emaranhado de imposto pra continuar a viver as custas do sacrifício do povo. Não é a concorrência desleal de fora que é perversa é a de dentro.

    Responda
  27. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Acho que já deu , alguém precisa avisar a Janja , que cada um no seu quadrado , fazendo isso ja tá difícil . Imaginem toda hora aparecendo um papagaio falando abobrinhas .

    Responda
  28. joao lima

    E a Senhora Janja entende de economia?!! Ah, Brasil! Democracia Plena e Liberdade de Imprensa!

    Responda
    1. Alaor Magno

      Lima. Tu gosta de mercadoria feita com trabalhadores escravos de outros paises.

  29. Marcos A T Garcia

    A classe média não quer pagar imposto e arranjaram uma culpada. Simples assim.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Cara ,ganho 2 salários mínimos de aposentadoria,você acha mesmo que sou classe média? Compro um frasco de vitamina que vem dos EUA 95 reais,é justo que eu pague imposto sobre essa compra? Ou você pensa como à primeira dama ,que quem vai pagar é a empresa que vendeu? Rsrsrsrsrsrs

    2. José Roberto Pereira

      Para mim o culpado é o BolsoGuedes.

    3. CELSO RIBAS

      Perfeito, é exatamente isso!

  30. marcos machado

    Se eu quero comprar algo na China, nada mais natural que eu pague impostos justos!....o problema do Brasil é que somos 170.000.000 de Jooes grilos, Chicós e Macunaímas

    Responda
  31. Daniel Vitorazzi

    Minha mulher que me desculpe, mas estes sites só vendem quinquilharias inúteis, as famosas inutilidades domésticas. Tem que taxar em 500 %.

    Responda
  32. jose batista

    Ela queria comprar uma mesa de 100 mil, depois q comprou um sofá de controle remoto em couro italiano de 65 mil. Mãe dos pobres!!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Manda o fujão devolver o que afanou

  33. Henrique Marinho

    Essa Esbanja ainda vai derrubar esse governo de ex presidiários. O fo da é que quem paga a conta somos nós.

    Responda
    1. CELSO RIBAS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. José Roberto Pereira

      Tá com mais saudade das Jóias, Rachadinhas ou Milcheques?

    3. Marcos A T Garcia

      Sem anistia! Nem Deus anistiou Adão e Eva!

    4. jose batista

      Deslumbrada!!

  34. Manoel Cardoso

    A fsp gosta de futrica

    Responda
    1. alderijo bonache

      A FOLHNA DE SaÃO PAULO DESCENDO LADEIRA!

  35. márcia corrêa

    Enquanto era homem defendendo a proposta, estava tudo mais pacífico, mesmo com discordâncias. Bastou a Janja defender, pronto: uma turba grosseira misógina corre para jogar pedras!

    Responda
    1. márcia corrêa

      Bobagem ou não, quando é homem que fala, a reação é outra!

    2. márcia corrêa

      Bobagem ou não, quando é homem que fala, a reação é outra!

    3. Alberto Henrique

      Cara,o que ela disse foi uma grande bobagem e não uma defesa do imposto.

    4. José Speridião Jr

      Aí veio a compra dos móveis esnobes. Imagine, um governo que mesmo antes de assumir saiu com o chapéu nas mãos pedindo esmolas orçamentárias dar o péssimo exemplo comprando sofá e outros móveis por 40, 60 mil reais. Faça-me um favor a escolha de Janja foi pelo luxo e ostentação e para o povo significa que tem que arrecadar para pagar os esbanjamentos. Não é questão de misogenia e sim equalização com os defeitos dos demais machos.

    5. Marcelo Batista

      Ai meu Deus.... tente entender que foi porque ela falou besteira e não por ser mulher..

  36. vicente machado

    Porquê essas isenções? Todos têm que pagar os impostos.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Joaquim, esse argumento é válido? Ou seria somente uma desculpa para continuar o contrabando de cerca de cinquenta milhões de artigos por ano, que se valeram de uma falcatrua para não pagar impostos? É a metade da população brasileira que ganha um salário mínimo ou menos que compram esses artigos?

    2. jose batista

      Inocente ou indecente?

    3. Joaquim Rocha

      60 por cento é demais. A conta cai diretamente sobre os mais pobres.

  37. Alexandre SS

    Como vão fiscalizar 500 mil embalagens que chegam diariamente no Bradil ?

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Dica: elas chegam todas no mesmo container, cada uma com uma nota falsa com nome diferente. Recomendo ouvir a entrevista com Gabriel Galípolo no podcast "O Assunto".

    2. Marcos A T Garcia

      Fiscaliza! Fiscalizam meu imposto de renda!

    3. Guilherme Zambrana Toledo

      Toda importação da China passa obrigatoriamente pela aduana, seja em aeroportos ou portos. Para ser retirada pelo importador, seja pessoa física ou jurídica, é preciso pagar os impostos aduaneiros. Sem o pagamento desses impostos não é possível retirar as mercadorias. Simples assim.

    4. Joaquim Rocha

      Concordo plenamente Benassi. Não seria difícil fiscalizar. Mas cobrar indiscriminadamente é muito mais fácil. Lula perde mais uma chance de resolver a favor dos mais humildes. Inacreditável vindo dele.

    5. Marcos Benassi

      A fiscalização nem precisa mudar, pode continuar por amostragem, Alexandre. Apenas cancelarão a isenção de impostos para as pequenas compras entre PFs, fraudadas em série.

  38. REINALDO ZATONI

    Os varejistas exploradores do mercado chinês , quiseram e obtiveram a exclusividade do governo petista ,o povo que faça o L agora ....

    Responda
  39. REINALDO ZATONI

    Os varejistas exploradores do mercado chinês , quiseram e obtiveram a exclusividade do governo petista ,o povo que faça o L agora ....

    Responda
    1. João Francisco dos Santos

      Nem sabe o que está falando.

  40. David Emanuel de Souza Coelho

    Só quem ganha com essa medida é o veio da Havan e os demais varejistas que arrancam o coro do brasileiro. Eles compram suas quinquilharias também na China, mas só aceitam livre mercado e isenções quando é em favor deles.

    Responda
    1. João Francisco dos Santos

      Exatamente!

    2. Fabio Dutra LEALDINI

      Quem ganha é o pais! Nao e justo empresas que fabricam produtos no Brasil, carregados de impostos, concorrer com produtos vindo de outros paises sem impostos e que pagam salarios degradantes. É questão de propiciar a concorrencia justa. Ademais, precisamos ter mais empatia e pensar na proteção dos empregos de nossos operarios

  41. David Emanuel de Souza Coelho

    Só quem ganha com essa medida é o veio da Havan e os demais varejistas que arrancam o coro do brasileiro. Eles compram suas quinquilharias também na China, mas só aceitam livre mercado e isenções quando é em favor deles.

    Responda
  42. Nardelio S S Martins Fraga

    Essa senhora se acha demais! Só sabe criar confusão! Claro que tem que opinar, mas o problema é que ela quer se meter onde não é chamada!

    Responda
  43. Claudio Moreira Roberto

    Que Mané Janja !!?? fala sério

    Responda
  44. Claudio Moreira Roberto

    Como deixar uma despreparada e inapta no assunto dar " pitaco " ?..Bom,vamos combinar q Dilma virou Pres do banco dos Bris...

    Responda
  45. Paulo Araujo

    Janja deveria ter mais compostura, noção da sua função é cargo, e parar de causar danos seguidos à imagem do governo e do próprio Lula, como se este estivesse senil. A vaidade é o pecado que o Diabo mais gosta.

    Responda
  46. Paulo Araujo

    Ridículo. Censurando a palavra Diabo e Devil no meu comentário.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Ih véi, as vezes não tem palavra nenhuma à censurar, é o cara que tá marcado mesmo.

  47. ROGERIO DA SILVA COUTO

    AFolha sabe exatamente porque é que tem que retirar a isenção nas transações desse tipo, o nível de deslealdade na concorrência com o varejo interno e tudo o mais. Mas omite, fica quieta porque o governo é petista e o negócio é malhar qualquer que seja a medida adotada por ele.

    Responda
    1. REINALDO ZATONI

      Não reclame , agora tudo que significa Pete e um imenso telhado de vidro , e será criticado igualzinho fizeram no governo passado por qualquer coisa , c est la vie ....

    2. Paulo Araujo

      Leia direito e ver que a matéria é bem favorável ao governo, fala umas três vezes que é retirada de uma isenção e combate de sonegação, e não, criação de um novo imposto. Não deixa a paranoia bolsonarista te contaminar.

  48. Luiz Eduardo Menezes

    Boca fechada não entra mosquito. No momento que vivemos qualquer palavra dita gera confusão.

    Responda
  49. Lorena Machado Fabrico

    Será que a primeira dama deveria dar pitaco, mesmo sendo uma pessoa muito, mas muito politizada como é o caso da Janja? Agora olhando lá para fora e invertendo gêneros: maridos de mulheres chefes de estado de outras nações ficam se manifestando a respeito de assuntos polêmicos? Todo bônus tem seu ônus.

    Responda
    1. márcia corrêa

      Talvez não devesse... Mas é impressionante a reação violenta às manifestações dela. Será que se fosse um homem falando a mesma coisa a reação seria essa?!

  50. Ana Ferraz

    Apenas gostaria de saber porque essa "notícia" aparece duas vezes como manchete no portal UOL e o fato do TRF4, do juiz amigo do moro, ter "sumido" com um novo pedido de prisão do Tacla Duran não ser nem mencionado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, não faz pergunta difícil, Ana! A quem estiver curioso com a menção que a colega leitora fez, sugiro espiar o Reinaldo Azevedo, ainda que não esteja na primeira página.