Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ernesto Dias Junior

    Foi o que Adadi prometeu não foi? Aumentar impostos só dos milionários que vivem comprando quinquilharias da China. O esforço do governo pelo retorno da direita radical é gigantesco.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Não, o esforço não tem sido do governo, mas da própria direita e da imprensa que tem sistematicamente distorcido, mentido e dado voz a representantes da extrema-direita e da família golpista. Está com saudades de ser chutada e não se importa com as agressões e ameaças sofridas por seus jornalistas quando a extrema-direita estava no governo federal.

  2. Rodrigo Andrade

    Como sempre, a balbúrdia entre direita e esquerda serve como cortina de fumaça pros dois lados continuarem nos saqueando enquanto a patuleia briga. Porque não baixar os impostos do comércio legal, tornando TODOS os produtos mais acessíveis pro povo? Essa é a pergunta que tinha que ter sido feita pro Ministro

    Responda
  3. Luiz Gonzaga

    Acho que Primeira Dama tem que ser discreta e ponto. Se não for política com cargo no governo, não tem que se meter sobre oque não domina. Só prejudica o marido. Dá um cargo num ministério pra ela para parar de falar de tudo. Ainda mais na Internet.

    Responda
  4. Almir Alves

    Sonegação de imposto é crime, além disso, é concorrência desleal com as empresas instaladas no Brasil. Melhor gerar empregos aqui do que na China, não é mesmo? Há, também, a necessidade de se fazer a reforma tributária.

    Responda
  5. Josue Oliveira

    Votei no L, mas o PT não pode ficar dando tiro no pé, pedindo a volta do Bolsonaro.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Desde quando evitar sonegação é dar tiro no pé ??

  6. jose batista

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Jeisa Benevenuti

    Folha...passa pra gente o nome da pesquisa, os dados, os estudos .

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Inconformado coitado

    2. Rodrigo Andrade

      Pelo visto vc acredita até que a Janja não postou coisa nenhuma, que é Fake news. Muitos passadores de pano nessa seção de comentários

  8. Josue Oliveira

    O comprador não ganhará porque comprará o mesmo produto na 25 de Março com o preço maior. É o protecionismo do Haddad. Tiro no pé. Espero que os deputados não aprovem isso.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Josué, se não podemos taxar o contrabando, e esse é o nome para o que está sendo feito, para não prejudicar o mais pobre, então vamos liberar o tv box, os cigarros e bebidas paraguaios, etc.

  9. Paulo Roberto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Maria jose dos santos

    A esposa de Lula está igual os filhos do Bozo .dando palpite onde não deve..Ela e apenas a esposa nao acessória do presidente ..boca calada nao entra mosquito

    Responda
  11. Tv Forense

    Só quem desconhece as torturas e o trabalho escravo contra o povo chinês aprova o liberou geral nas importações das bugigangas chinesas, O barato aqui saí caro ao trabalhador chinês.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Trabalho escravo é você ter metade da população brasileira vivendo com um salário mínimo ou até menos.

    2. Rodrigo Andrade

      Sério? Conte-nos mais sobre isso. Imagino que você foi a campo e pode nos dar seu relato imparcial

    3. Associação Associação

      Não faço juízo de valor pq não sou chinês, a cultura ocidental liberal capitalista é muito diferente da deles. Vc perguntou ao trabalhador chinês o que ele acha, se se considera escravo? Assista ao filme "Indústria Americana". Por Marcelino Neves

    4. Rodrigo Cabral

      Então, o que o Lula ta fazendo nesse país que cresce com trabalho escravo?

  12. Antonio Luiz Silva de Mello

    Deveriam fazer uma reportagem divulgando a opinião das pessoas a respeito da retirada do mercado das tvs box não regulamentadas e dos sites de streaming piratas, tenho certeza que a grande maioria seria contra.

    Responda
  13. Alexandre Sartori Barbosa

    Articulação maléfica da Folha em colocar Janja e apanhar na mesma frase.

    Responda
  14. Gilberto Rosa

    Que vergonha, voltam os ataques a família de Lula como forma de pressionar o mesmo, já não bastasse a morte de Marisa, agora a Monica abre espaço para ataques a Janja e palco para aquele que disse que não estrp porque era feia. Na Folha foram quinhentas manchetes para falar da taxação e uma para falar da importantíssima viagem de Lula a China, que ficou poucas horas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Rodrigo, sim vai impactar, sobe o preço, mas a substituição por produtos nacionais gerará empregos ou a taxação servirá para escolas e saúde, escolas que possam nos levar a ter pessoas que produzirão produtos, como os chineses fizeram. Não somos um país pequeno que precise de mercadorias externas, precisamos evoluir e não nos entregar. Quanto a China, não é subjetivo, e real, vai gerar muito emprego no Brasil, por isto que a folha precisa melhor explicar, para não haver este engano dos leitores.

    2. Rodrigo Andrade

      Amigo, essa taxação vai impactar as pessoas amanhã. A viagem à China, se render muitos frutos, ainda assim é algo subjetivo e intangível pra maioria das pessoas

  15. Vinicius Rodrigues

    A Sonegação existe sim, é evidente, e a concorrência é D esleal. Mas entendo que está ação deveria vir em conjunto com o estímulo a produtores têxteis nacionais, para que pudessem vender, no mínimo, em condições de igualdade com os Chineses. Há mas isso é protecionismo? Nao, alguns setores precisam de desenvolvimento mais que outros

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Vinicius, os sites podem ser chineses, mas a grande possibilidade é que os produtos têxteis são provenientes do Vietnã. Há anos que os chineses estão reclamando da concorrência desleal vietnamita, que está destruindo a indústria têxtil chinesa.

  16. Alberto Melis Bianconi

    Nessa hora o consumidor percebe que nossa carga tributária é alta, e curiosamente são os varejistas alinhados com Bolsonaro que aplaudem a medida, afinal são eles que precisam vencer a concorrência desleal do e-comerce chinês. Janja também errou, mas não de todo, porque o repasse dos impostos não é tão simples, ou nossos varejistas seriam indiferentes. O país precisa que sejamos menos imediatistas... apenas se todos pagarem impostos esses poderão ser menores, para todos.

    Responda
  17. JAILSON DE BEZERRA

    Mais uma crise plantada por redes sociais. Quando as pessoas vão parar de dar ouvidos a essas imbecilidades$?

    Responda
  18. André Lemes

    Janja quer ser Ruth Carsoso, mas jamais passará de uma mistura gro.tes.ca de Roseana Collor e Michelle Bolsonaro: uma groupie com talento para alpinista social.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Qual o motivo que a Folha apagou meus comentários? Por eu ter enaltecido a Doutora Ruth Cardoso e Mariza Letícia? E ter dito que a melhor primeira dama foi Nair de Tefé. com a Doutora Ruth Cardoso?

    2. Marcos Benassi

      Puxa, que análise! Hahahah!

    3. Neli de Faria

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Alberto Melis Bianconi

      O que a inveja e o ressentimento faz com as pessoas!

  19. Marcos Benassi

    Aposto que o pessoalzinho que está gemendo e chorando por não poder mais fugir do imposto devido é também aquele que grita contra corrupção e sonegação quando estas se referem a outrem. Aquilo que fazem nunca é ilegal, descaminho ou sonegação...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O outro lado, caro Marcos, é que sim nossa carga tributária é elevadíssima, o que em parte justifica a diferença de nossos preços com os preços chineses.

  20. paulo Raulino

    Essa questão expõe bem a necessidade de uma verdadeira reforma tributária, acompanhado de redução significativa dos impostos, coisa que acredito nunca acontecerá. Se os tributos fossem adequados, como acontece nas economias modernas, não haveria sonegação, contrabando, e nossas empresas estariam em igualdade para competir com o que vem de fora

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Verdade, mas não seria tão otimista, sonegação, contrabando haverá sempre. De todo modo, para ser feito com responsabilidade fiscal, o Estado precisa fechar as brechas primeiro para baixar as alíquotas depois. E para que esse depois aconteça será necessário pressão política da sociedade.

  21. Paulo Camargo

    O PT incluindo os pobres no orçamento sim, mas pelo lado da arrecadação a taxa sobre comprinhas que os pobres fazem no shop chinês vai ajudar equilibrar o orçamento.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      O governo está apenas evitando a sonegação.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Nessa hora o sr. Camargo é pobre!

  22. paulo Raulino

    Primeiro, nunca deu nem nunca dará certo essa história de mulher do chefe, ou outro parente próximo, se meter na administração pública, sem que tenha função no governo. Segundo, o brasileiro defende sonegação, mesmo que tenha sido praticado por estrangeiros enquanto os comerciantes locais tenham pago devidamente os seus impostos. O que lhes interessa mesmo é pagar menos, ainda que significando concorrência desleal com o pequeno importador formal nacional

    Responda
  23. Michel Marques

    Ela precisa de um emprego, hobby ou atividade própria.

    Responda
  24. Alaor Magno

    Boa Janja. Tem que acabar com o contrabando pelo correio e taxar lixo eletronico e bugigangas alienigenas. Criar reserva de mercado e incentivar a industria nacional.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      "Reserva de mercado"... o empresário brasileiro e ineficiente vibra de alegria com essa frase, ao saber que poderá continuar oferecendo seus produtos inferiores e muito mais caros do que os oferecidos em economias desenvolvidas

    2. Alberto Melis Bianconi

      O tratamento igual não basta? O Estado precisa sempre favorecer alguém?

  25. Loocianum Cáceres

    Ação de esclarecimento já indica cuidado com a população. Transparência em atos de governo são muito importantes. Equilíbrios dinâmicos sempre necessários, doces e amargos.

    Responda
  26. Humberto Cal

    Decaindo esta coluna parece que a articulista é Sônia. Abraão

    Responda
  27. Neli de Faria

    A taxação para as empresas me deixou perplexa! Uma pessoa culta, ou em linguagem popular, sabida, desconhecer que quem arca , como dizia minha defunta mãe, então viva, com o imposto é o comprador e não o vendedor. Sempre admirei os Sociólogos: mas ela pisou na bola e marcou gol contra: Lula, seu governo e contra a linda carreira que faz parte. Não adianta bovídeo defender o indefensável!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Quero saber o Motivo que a Folha desativou meu comentário ali em cima.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Ela se manifestou e errou (em parte, porque uma pequena parte do imposto será absorvido pelo comerciante chinês sim, que continuará concorrendo), e daí? Não vejo onde estaria tentando aparecer, roubar a cena. Indefensável, porque não há nada para defender. Aumentaram as críticas ao governo? Faz parte de uma gestão democrática e permite uma discussão que faz falta, sobre a carga tributária brasileira.

  28. Eduardo Freitas

    Qual seria a importância de Janja para o Brasil? Nenhuma.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Mas ela quer aparecer, então ou deveria medir as palavras ou arque com as consequências.

  29. julio alves

    Folha procurando agulha em palheiro para exercer seu antipetismo atavico! A fala de Manhã não teve a menor repercussão, a não ser dentro da redação da própria Folha que diariamente busca formas de não divulgar o que tem acontecido de bom após a saída da extrema direita do poder executivo!

    Responda
  30. Eulalia Moreno

    O alerta amarelo acendeu quando numa entrevista para o Fantástico a sra. Lula da Silva disse que se espelhava em Michele Obama e Evita Peron. Na sra. Obama, até que vai, mas em Evita Peron? Tenha dó. Ela andava calada, mas a falta de holofotes a incomoda. O PT deve ter mais o que fazer do que andar apagando os incêndios que a sra. Lula provoca.

    Responda
    1. julio alves

      Incêndios que apenas Folha vê e joga gasolina

  31. Marina Pagano

    Pelo menos Janja não deu pulinhos falando em línguas” (meu Deus, o que foi aquilo???) nem se ajoelhou pedindo a salvação da pátria. Só de não causar constrangimento algum já tá muito bom!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, ótema, essa...

  32. Roberto Ferreira

    Janja quer transformar-se de 1ª dama em 1ª ministra

    Responda
  33. Roberto Ferreira

    Janja quer se transformar de 1ª dama em 1ª ministra .

    Responda
    1. Alaor Magno

      Diferente da Micheque que era expert em rachadinhas. Janja enxerga longe e ve que o povo precisa de comida e não de quinquilharias feitas com trabalho escravo em outos paises.

  34. Franklin Medeiros

    A Janja calada é uma poetisa.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Ela é o par perfeito para o Bolsonaro. Bem que o Lula poderia reativar o cercadinho só para ela falar para o mundo.....

  35. Tersio Gorrasi

    Há dois aspectos a considerar qui: 1. Muita coisa que se compra lá fora não tem similar nacional, ou se tiver, a disponibilidade é muito menor do que a demanda e 2. A grande maioria que compra esses produtos até 50 dólares é das classes média e pobre, ou seja, justamente os eleitores de Lula

    Responda
  36. Marcos Serra

    Como diz o ditado: "Galinha véia é que faz canja boa".

    Responda
  37. Luiz Antonio Ferretti

    Xi.

    Responda
  38. Maria Lúcia Bergami

    Economia é assunto de Haddad e Tebet. Janja precisa opiniar em suas pautas.

    Responda
  39. alderijo bonache

    Vivemos num país tão caricato que as pessoas ao invés de lutar pela manutenção de sua indústria nacional, se preocupara mais com muambeiros do quinto mundo. Devem taxar mesmo.

    Responda
    1. Rogério Eder Andrade Pinto

      O país é caricato e preconceituoso! Deixa a isenção de impostos em compra mixuruca com desculpas fajutas mas abre mão de impostos a grandes companhias sob o manto da "geração de emprego", desculpa tão fajuta quanto uma nota de três reais! Tudo continua como dantes: quando o sujeito é pobre ele é sonegador, quando é rico, trata-se de elisão fiscal ou equiparação tributária, o leitor por escolher o título da esculhambação! E assim seguem as elites tupiniquins: sugando o s.a.n.g.u.e do eleitor

  40. José Filho

    Nada como um monte de holofotes e boquinhas para a pessoa mostrar quem de fato ela é. Ser de direita ou de esquerda é irrelevante diante dos egos inflados e vaidade exacerbada. Aguardem que mais kks virão por aí!

    Responda
  41. wilson barbosa

    Tudo é como se vê. A midia deu comestardalhaço à declaração infeliz de Janja em tempos de anti-petismo Geni. Como tinha muita coisa pra entender e nao queriam aprofundar ficaram ali na superficie a falar da 1a dama. Assim, a Janja ficou amarrada ao pelourinho da extrema-direita. De novo o assunto é regurgitado. Tem até pesquisa! Imagina se nos últimos 4 anos a midia repercutisse desse jeito o que disse e fez a Michelle Bolsonaro! Meu Deus! Não se falava de mais nada... Quanto custa like/deslike?

    Responda
    1. Waldir Luiz

      A imprensa fazia o mesmo com o Bolsonaro. Ela só está seguindo os ensinamentos do mestre nas abobrinhas. Então o destaque é democrático, gostemos ou não.