Reinaldo José Lopes > Crença na imortalidade transforma bilionários em profetas apocalípticos sem Deus Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tem uma sátira no youtube com o titulo "Singularity ruined by Lawers". Mesmo se for possÃvel, em algum momento no futuro, fazer o upload da consciência para um computador, pode ter certeza que alguém vai tentar faturar em cima disto e não vai ser o que as pessoas esperam.
Ontem vi um filme no A Prime com Robin Williams, o Homem Bicentenário. Tudo a ver. Recomendo. Coluna ótima, com licença, assino em baix
Apesar dos dilemas éticos envolvidos com Inteligência Artificial (que devem ser regulados pelo Estado), estamos prestes a viver uma revolução nos meios de trabalho, da mesma forma que vivemos na Revolução Industrial, ou no advento dos computadores pessoais. Essas ferramentas irão por um lado aumentar muito a capacidade produtiva do planeta como um todo. A grande questão que se coloca é o que vai acontecer com as pessoas que serão substituÃdas por máquinas?
É muito provável que inteligências muito superiores à s humanas já existam em algum plano. Hipótese já há muito tempo considerada pelas religiões, por alguns filósofos e grandes intelectuais e, mais recente, por alguns fÃsicos e outros estudiosos das ciências quânticas. Talvez o que falta para alguns bilionários perceberem é que, provavelmente, o desejo desenfreado e insaciável seja consumo de bens ou de pessoas, seja pelo poder, seja por controles territoriais esteja levando a humanidade ao fim
Bobagens, mas suscitam algo instigante. Prevê-se que em algumas décadas haverá videoconferência entre os seres na vida é no pós vida. Pode ser outra bobagem, mas faz mais sentido que essas repetições de padrões congelados no espaço tempo de IA.
... a série/ficção Real Human é reflexo explicito. O oposto, com substância quÃmica orgânica na ficção Lucy.
Claudemir, acho que o autor é um Chatbot, ou age como se fosse um (ou usa um). Diante de algumas provocações que fiz no comentário anterior não houve reação, apenas elencou mais argumentos, variações do comentário principal. Quanto ao 'age como um' explico (também ao Fernando): muitas de nossas reações são "robotizadas", damos respostas automáticas para encerrar assuntos. "Lacramos" a conversa assim. Os antigos chatbots são todos cheios desse recurso. O Chat-GPT tenta ir além disto...
Como assim, crença na imortalidade? Ela é um fato, uma lei da natureza. Se não mais o EspÃritismo e a Teosofia já a demonstraram e provaram-na à ecaustão. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
*Senão mais
Kkkkkk
*a exaustão
O jornalista foi na veia: IA só pra quem pode pagar. Em miúdos, uma tecnologia que não nos une, mas sim contribui para aprofundar o imenso fosso que já existe entre os muito ricos e os pobres. Se levada adiante tal como agora está formatada, pode até excluir a maioria pobre do processo de produção de conhecimento.
Vivenciamos novas crenças com as mesmas finalidades: poder, dinheiro e aquela velha pretensão impotente de imortalidade.
Interessante: os entusiastas da IA são os primeiros a jogar pedras nas religiões e afirmar que acreditar em Deus é um absurdo medieval. Mas conversar com uma máquina de escrever e acreditar que fala com um morto, isso pode. Parodiando um articulista desta Folha, vai indo que eu não vou. Prefiro apostar com Pascal. Cinquenta por cento de chance de ganhar e nada a perder.
O ser humano criou as religiões por medo do desconhecido e da morte então para mim é mais do mesmo numa versão high-tech.
O mundo espiritual existe!.
Ótimo texto!
O que observo é que esse tema da IA também está associado a temores ancestrais: alguma coisa que vai nos dominar, vai nos emparedar, vai limitar o nosso raciocÃnio. Talvez na crença de que essa IA tome o lugar de Deus, um ser superior. Mas será que ela consegue substituir ou emular algo que não existe? Afinal, esse ser onipotente, onisciente, onipresente, um ente que está zelando por nós, nos protegendo, cuidando do nosso bem-estar, de nossa integridade, esse ser não existe.
Visão de Obadias. Assim diz o SobeÂrano, o Senhor, a respeito de Edomusk! Ainda que você suba tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, dali eu o derrubarei", declara o Senhor. A arrogância do seu coração o tem enganado, você que vive nas cavidades das rochas e constrói sua morada no alto dos monÂtes; que diz a você mesmo: 'Quem pode me derrubar?'
E a lua como satélite artificial e oca?
Uma IA bastante sabida pensaria o mesmo que nós: que esses magnatas estão sobrando no planeta Terra.
As pessoas, num futuro, serão imortais e serão uma espécie de IA em um corpo imortal ou descartável. Já passou da hora de parar de acreditar nessa coisa de alminha, espiritozinho, etc. Quem tiver inteligência, que pesquise !
"Não tem registro, não tem registro..." Ontem quase fiquei em pânico, sou capaz de apostar que a fritadeira de ar aqui de casa me olhou meio torto. PS: só brincadeira mesmo, tá?
"Não tem registro, não tem registro..."
A imensa maioria das pessoas jamais teria acesso a uma suposta 'imortalidade', e mesmo que existisse, bastaria um desses 'imortais' visitar a cracolândia, cair nos inúmeros golpes aplicados via redes sociais, ou ainda se houver a temida terceira guerra, já era
Penso que a primeira coisa que uma máquina com inteligência muito superior à humana vai fazer é, simplesmente, limitar, ainda mais , a capacidade humana…já vi esse filme.
Talvez, brota na cabeça dos seres humanos mais ri dhÃcu los. RiquÃssimos, na maioria das vezes por nenhum mérito ou esforço-apenas por privilégio- eles comprariam a imortalidade na forma da promessa de ter cérebro digital funcional a ser realizada daqui 2 milenios. Tudo para satisfazer o insaciável: a fantasia de que talvez a humanidade precise do seu extraordinário intelecto e criatividade daqui a 2000 mil anos. Como aqueles que pagaram para ficarem congelados na esperança de voltar a viver.
Eu corrigiria o tÃtulo e reposicionaria os argumentos considerando a AMORTALIDADE, e não imortalidade. Acho que é disso, não naquilo, que estamos falando Â…
Entre prós e contras é melhor comer uma picanha e beber uns scotchs doze anos enquanto a tal da IA não toma de assalto este planeta, porque por enquanto o máximo que produziram foi um plagiador de textos e um robozinho redondo que limpa meu chão e meu gato salta em cima dele. Kubrick lá pelos ido de meia nove achava que no inÃcio do século vinte e um já serÃamos dominados pelas máquinas. Que nada, houve o recrudescimento da fé cega e o retorno ás pautas do medievo.
Essa é mais uma prova de que o dinheiro não compra tudo. Elon Musk é uma figura caricata, as_que_ro_ra e patética. E toda a sua grana não consegue mudar isso.
Imutáveis são consumidos pelo tempo. Quem leu "O fim da eternidade" de IA( tb, mas não artificial) sabe que não existem máquinas perfeitas e que as tidas como estas criam travas à evolução. O Século 21 é fútil... Imagem só. Ideais estáticos, mesmo em filme. E vivem do passado, pensando que é o futuro...
Acho patética essa investida emocionalesca contra o desenvolvimento de AI. Exigir prudência no seu desenvolvimento é trivialmente sensato, mas deformar o tema como se fosse coisa somente de bilionários deslumbrados e narcisistas é falta de assunto e criatividade. Sugiro pedir ajuda ao ChatGPT-4 para seu próximo artigo. A "civilização humana" é e sempre foi um circo de horrores. Estamos muito, muito perto da destruição total do planeta sem AI alguma... Pior não fica...
Patético mesmo. E o autor desse artigo parece mais um crente que qualquer outra coisa.
A "história humana" é uma sucessão de clichês desastrosos, exceto pelo surgimento absolutamente pontual de mentes excepcionalmente brilhantes, das quais a repugnante "massa humana" se alimenta... Mantido o "curso histórico", a destruição do planeta é inevitável sem a interferência de qualquer AI. Que a espécie humana como a conhecemos atualmente necessita ser extinguida é pré-condição para o futuro do planeta. A improvável "fusão" com uma AI é uma tênue esperança... para os otimistas...
Não acho que Reinaldo esteja investindo emocionalmente contra a inteligência artificial. Quem o acompanha sabe que é entusiasta do desenvolvimento cientÃfico. Talvez, por conhecimento da história, tenha a mesma intuição que tenho da IA: as máquinas da revolução industrial causaram o mesmo furor e temor, mas só aumentaram a escala dos problemas. É história repetida...
Reinaldo, lúcido como sempre e necessário como nunca. Chico Anysio, gênio da raça brasileira, já alertava sobre os riscos do milenarismo e seus profetas criminosos - Tim Tones e Jim Jones precisam ser revisitados, antes que o pior aconteça novamente. Afinal, um mundo guiado por BA BA CAS como Elon Musk só pode acabar em ruÃnas.
Belo texto. Forma e conteúdo. Parabéns Reinaldo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Crença na imortalidade transforma bilionários em profetas apocalípticos sem Deus Voltar
Comente este texto