Ilustrada > Mural de Kobra é apagado em São Paulo e artista diz que arte não é descartável Voltar
Comente este texto
Leia Mais
São Paulo tem tantos espaços ociosos. Fico imaginando um grande, enorme, espaço, parque, a céu aberto com dezenas de muros brancos nele espalhados. Com administração pública e conservação para os experimentos de arte dos nossos artistas. Utopia! É. Pode ser. Quem gosta de arte iria visitar.
Vejo que o Kobra abandonou totalmente a sua origem de grafiteiro. Arte de rua é pra ser uma coisa temporária mesmo. O lance de ser algo fugaz faz parte da beleza. Se for pra durar pra sempre, pinta num museu.
Arte no Brasil atual é crime, sujeito a punição
Eu vejo, agora, estampada nesse muro branco da Av. Morumbi, a cara da elite paulistana atrasada.
Sim, a que vive em Paris ou Miami. Rasgando-se em elogios como o mundo da Europa é 'civilizado e ordeiro'. Aliás, hoje mais Miami, onde a maioria já tem sua mansão garantida. Silvio Santos comprou uma pra cada filha... Estes traidores já deveriam ter ido embora do Brasil, mas seguem sugando o trabalhador que lhes alcança a riqueza em troca, quando muito, 1 salário mÃnimo.
Essa foi a maior prova do atraso cultural da elite ignorante que manda no paÃs. Incapazes de apreciar a música, a literatura, a poesia e a arte se não lhe forem lucrativas. Esse mural deveria ter sido desapropriado p se tornar patrimônio público, pois retratava um momento histórico de Sampa. Proprietárioimb cil!
Talvez sejam capazes de apreciar tudo isso, só não gostem da ideia de serem obrigados a exibir no muro de sua propriedade. Em vez de desapropriar um imóvel que você não sabe quanto trabalho custou, e a quem, para adquirir, que tal doar parte dos seus bens para o patrimônio público transformar em plataforma intocável e eterna para a arte de rua?
O Kobra pinta o Thiago Brennand no particular e depois quer ter postura de politicamente correto?
Atitudes como essa vão de prédios e lugares com significado histórico, passando por terrenos arborizados , espaços de grande representatividade publica, nada resiste ao poder e insensibilidade desses endinheirados. Caso ocorresse em Orlando onde gastam seu doce dinheirinho estariam indignados. Isso representa e diz muito do que somos e o que nos espera num futuro próximo.....
Sou contra a insensibilidade artÃstica e o capitalismo "selvagem", mas fico aqui pensando: será que você sabe que ao longo da história foram os "endinheirados" que patrocinaram as artes e sustentaram (não metaforicamente) grandes artistas? Que muitas das obras que marcam a história artÃstica da humanidade foram feitas sob encomenda? Acho que abalaria seu sistema de crenças, hein?
Imagina a comunidade ganhar uma obra de arte pra amenizar a dureza do dia a dia, pra ensinar e colorir?. O mundo admira Kobra, mas o muro que voltou a ser branco é de alguem que nao valoriza a arte! Ei kobra vc tem nossa admiração , seu trabalho , com temas sociais deve ter incomodado os imbec. Palmas procê! Kobraaa
Caro Gustavo. Qdo a pessoa critica obras de arte e não as valoriza já sei de que mundo quadrado é! Saudações!
Se você olhar com atenção, verá que alguns artistas são bem im becis, e que não é preciso gostar de arte para ter uma vida afetiva e intelectualmente rica, inclusiva benéfica à coletividade. Radicalismo ideológico-demagógico, sim, pode levar à im becilidade sem volta.
Foi pintado há 10 anos atrás, revitalizado e agora que o cara vem dizer que foi pintado sem autorização?! Tava onde meu filho?!
O que nos torna diferentes dosim becis é a arte!
Quem é indiferente, apoia ou busca legitimar a remoção de murais na cidade de São Paulo é a mesma que apertou 17 e 22 nas últimas eleições presidenciais, que vou naquele marketeiro para prefeito e governador ou, ainda, no pet daquele mesmo marketeiro para prefeito. Essa gente tem a mesma energia daqueles que preferem stand de tiros à bibliotecas.
Claro, como não? Quem discorda de você só pode ser um fascista de direita mau-caráter. Excelente sua energia.
Lorota. Se vão derrubar o muro, não precisavam pintá-lo de branco.
Impressionante como esses painéis multicoloridos ganharam status de arte intocável. O Romero Britto dos muros (isso não é um elogio) agora quer que proprietários se obriguem a manter eternamente suas obras, e muitos acham normal esse absurdo? Inacreditável. Por fim, a Folha menciona outras obras dele que foram apagadas, mas deixou de citar aquela de 400 mil reais que se ''auto-apagou'' (leia-se: derreteu) em Boa Vista.
André Lemes, se você a ler com cuidado e sem a lente embaçada do extremismo xenófobo, talvez consiga enxergar não uma musa ideológica, mas uma considerável inspiração intelectual consciente e crÃtica, qualidades completamente ausentes do seu protesto.
É que, para acreditar no direito dos proprietários, é preciso acreditar em propriedade privada - não só "a minha", mas "a dos outros" - e aceitar, sei lá, talvez, quem sabe, que movimentar a economia pode ser tão importante para a sociedade quanto um mural de tão celebrado artista internacional (versão "passaporte" da carteirada... chamemos de "passaportada"). Mas, claro, é muito fácil decidir sobre o patrimônio dos outros, com a nobre preocupação de "alimentar o povo com arte" (essa rebelde).
O que nos torna diferentes dosim becis é a arte!!
Bárbara Maidel, musa ideológica de Blumenau, deveria voltar para a terrinha e advogar pelo "O Sul é Meu PaÃs". Até o loco uma grana para ajudar a causa...
Cara,"Romero Britto dos muros"? Faça-me o favor.
Cara, podia ser uma obra do meu artista favorito, Anselm Kiefer. Sem autorização é sem autorização. // No entanto, eu também gostaria de ter meu espaço visual respeitado e não ser forçado a passar os olhos por outdoors, propagandas sem fim, avalanches de estÃmulos paisagÃsticos em todo o tempo. Por que apagar trabalhos artÃsticos mas permitir publicidade? Por que as nossas cidades não são pensadas de forma cidadã, humana, mas somente do ponto de vista comercial, invasivo?
Também podemos ver o apoio a extinção há alguns anos do ministério da cultura. Assim concluÃmos que a nata está longe de ser culta.
É isto o que acontece quando um incauto se empodera.
É impressionante como os empresários brasileiros a cada dia que passa mostram sua cara de boçai$ dá mais baixa qualidade. Uma obra linda dessas ser apagada pela idi$otice de alguns, que acham que o capital é mais valioso que a arte atemporal, mostra como o Brasil ainda tem muito que crescer cultural e moralmente. O mÃnimo que as pessoas deveriam fazer era não frequentar esse estabelecimento que futuramente será colocado. Uma vergonha para a humanidade.
A obra realmente era agradável de ser vista. Estranha essa decisão, visto que agregaria muito ao novo estabelecimento.
Gosto é gosto. Há quem prefira o muro branco e há quem prefira renovar de outras maneiras. E, vamos ser sinceros... o Kobra tá a um passo do Romero Britto. Com todo respeito, claro.
So na sua cabeca comparar um.artista q tem murais em varias cidades do mundo com aquele bajulador sem talento do R.B.Tudo bem gosto eh gosto. O seu eh horrivel.
Não, você não teve nenhum respeito
"E, vamos ser sinceros... o Kobra tá a um passo do Romero Britto." // Essa doeu viu. Mas não mentiu.
Aà está o tutorial de como desvalorizar abissalmente seu terreno! Tinha uma obra de arte, agora um terreno baldio. Dale Brasil, o paÃs do futuro!
O muro tem dono. O mural foi feito sem autorização. Queriam o quê? Que o dono pedisse autorização agora para fazer o que bem quiser? Queria mostrar para filho, comprasse o imóvel ou tirasse uma foto. Os grafites são lindos, mas se a ideia é eternizar, não faça em um muro mas em uma tela. Eu hein.
Octavio, o dono não pode tudo, mas pode pintar o próprio muro. Gostaria de ver sua reação se sua casa ou algum outro bem seu, por um motivo qualquer, se tornasse patrimônio público "não oficialmente". Quem sabe você pode pedir par o Kobra ir pintar lá? Veja se ele faz de graça - ou se cobra.
Concordo. Assino a FSP a 10 anos; com as assinaturas grátis o nÃvel dos comentários virou gente que acha que tem que ter mais intervenção estatal em propriedade privada. Como se fosse algo ótimo ter que pedir autorização para podar árvore. Pintou muro dos outros, esteja preparado para o dono derrubar o muro, pintar o muro, etc. - ainda mais sem autorização; coleguinha pinta o muro alheio sem perguntar ao proprietário e automaticamente o muro é da coletividade. Depois eu sou o ignorante.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O "dono" não pode tudo. Te dou um exemplo, o dono não poderia colocar fogo no lote, não poderia abrir ali um bota-fora, não pode cortar as árvores sem autorização. Tem coisas que se tornam patrimônio público, mesmo que não oficialmente. O dono foi insensÃvel e antipático
Tu é ignorante hein?!!!
Esse é o tipo de pensamento profundo, tal qual um poça…Deus me livre ser digo!
Quando é triste viver em uma sociedade com pessoas ignorantes.
Por quanto tempo os proprietários acham que o muro ficará assim, branquinho? Além do fato de ser uma obra de arte, o grafite era a melhor forma de proteger o muro contra pichação.
A obra valia muito mais do que o que o terreno possa valer e agora sem a arte de uma pessoa com reconhecimento internacional, o valor caiu mais ainda.
Gente inculta faz dessas...A obra de arte vale mais que o terreno. O cara é tão nó cego que desvalorizou próprio imóvel.
O imóvel será vendido e o mural era lindo. Uma tolice cobrirem com branco...
Poluem isso sim!
Lamentável! É justamente a falta de arte no Brasil que contribui para a violência.
Como, exatamente?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Mural de Kobra é apagado em São Paulo e artista diz que arte não é descartável Voltar
Comente este texto