Opinião > O Estado deve premiar a excelência? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Airton Araújo

    Alguns comentários raivosos me deixaram tranquilo: o autor do texto tocou num ponto que merece discussão.

    Responda
  2. Abilio Rodrigues

    O texto foi removido a pedido do autor.

  3. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    Seria mais proveitoso para a sociedade um equilíbrio medíocre ou expoentes de excelência que servirão de celeiros de produção científica?

    Responda
  4. Carlos Alberto M Castilla

    Difícil acreditar que se queira socializar recursos sem considerar nenhum mérito intelectual, seria como abandonar toda e qualquer referência do pensamento acadêmico em prol de uma equivalência social, racial e economica. Viva o comunismo das ideias e pensamentos, viva a mediocridade! Chegamos ate aqui como?

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Excelência na área política neste país é utopia . Exemplos de demagogia são incontáveis, basta ver aquela nomeação de uma senhora que ocupou o cargo máximo do país, ser nomeada para uma instituição financeira mantida pela a sigla BRICS. Será pelo mérito? Qual ?

    Responda
  6. joão moreira

    Em algumas áreas a excelência deve prevalecer. Principalmente na investigação científica.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    O mais belo exemplo disso é Wittgenstein. Por exigência de seus pares publicou uma grande obra super elaborada, mas a qual veio a negar totalmente e em caráter definitivo, passando a defender ideias radicalmente opostas. Assim, número de citações de seu trabalho lhe traziam o sentimento contrário ao dos que se vangloriam. Excelente artigo.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Seu Érico, instigante discussão, à qual faço duas observações: (a)A cientometria toma determinados indicadores como critério de excelência; por exemplo, número de publicações e citações. Evidentemente frágeis, fomentam o muito discutido e pouco modificado "produtivismo". (b)Considerar que "distúrbios psíquicos" podem deixar indivíduos pra trás é até gentil: uma pletora de loucuras, como o autoritarismo e a insociabilidade, impulsionam a alta produtividade científica, e são glorificadas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.