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  1. SAMUEL PACHECO

    Tudo isso para empresas dos secretários de educação e governadores venderem mais material didático. Nunca vão admitir, e ainda vão por a culpa nos professores.

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  2. Rodrigo Henrique

    E sobre o nosso querido jornal: você, Folha, que criticou a suspensão do NEM em editorial porque vai prejudicar alunos que já estão no meio desse currículo, fará outro editorial com base nessa reportagem? Quais alunos estão sendo prejudicados com a suspensão, os do público ou os do privado? Ou a preocupação da Folha é só com os alunos de escolas particulares?

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    1. Carlos Bruno Desenzi

      Algo me diz que FSP apoiou também quando isso ocorreu em 1977 e não deu certo.

  3. Rodrigo Henrique

    (Continuação) E sem essas disciplinas no terceiro ano, toda a grade curricular do primeiro e segundo anos deveria mudar também, pois como ficaria o conteúdo dessas matérias referente ao terceiro ano? Tudo isso mostra que essa reforma foi mal planejada e imposta às pressas. O discurso era bom, mas na prática tá sendo completamente o oposto: aumento da desigualdade de aprendizagem.

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  4. Rodrigo Henrique

    O pior é ler a declaração do nosso ex-secretário Rossieli. Não admite o erro de forma alguma, acha que tá tudo certo. Dito isso, é bizarro esses itinerários. Se o aluno escolheu ciências humanas, por exemplo, essa carga horária dos itinerários deveriam ser aulas de história, geografia, sociologia e filosofia (idem para quem escolheu exatas e biológicas), não esses temas fúteis. Eu achava que seria assim, e aí me deparo com essas bizarrices.

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  5. Raymundo De Lima

    Pra quê aulas de ciências? Brasileiros doutrinados querem somente "aulas" de religião, para serem salvas por Jesus. Assim, plagiando os Talibans do Afeganistão, o Brasil vai pra antes da Idade Média, decadente e obscurantista.

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  6. Joao Antonio

    Difícil crer na boa fé e simultânea competência dos responsáveis pelo NEM.

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  7. Daniel Gomes Pereira

    Diminuir português e matemática, que já não acompanhavam as escolas particulares e agora tirar história, geografia, física e química, é apagar qualquer possibilidade de igualdade básica.

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  8. fernando silva

    Parafraseando Gaspari, o Eremildo também acreditou que o futuro dos alunos seria melhor com o NEM. Mas agora, ninguém tem certeza NEM do passado, NEM do futuro. E você?

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  9. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Engodo, isso é o NEM, um salto no escuro imposto aos jovens das escolas públicas, formar para nada pois não existe emprego num contexto de uso cada vez mais intenso de tecnologias poupadoras de mão de obra, reduzir a formação científica é o caminho para desqualificar os mais pobres !

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  10. Paulo Sales

    Educação fisica? Isso ainda existe?

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  11. sandra marqueti

    Houve duas idiotices no Brasil: ditadura militar e governo Temer. Aliás, por que Temer não está preso e seus bens confiscados?

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  12. Edmilson Barcellos da Rocha

    Os "itinerários formativos" são o caminho mais curto para aumentar o abismo que já existe entre a escola pública e a escola particular. São na realidade itinerários para o fracasso da educação pública. Os ensinos fundamental e médio no Brasil são realmente enciclopédicos mas, substituir um exagero por praticamente nada não resolve o problema, muito ao contrário o agrava!

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    1. Edmilson Barcellos da Rocha

      Os "itinerários formativos" são o caminho mais curto para aumentar o abismo que já existe entre a escola pública e a escola particular. São na realidade itinerários para o fracasso da educação pública. Os ensinos fundamental e médio no Brasil são realmente enciclopédicos, mas substituir um exagero por praticamente nada não resolve o problema, muito ao contrário o agrava!

    2. Edmilson Barcellos da Rocha

      Os "itinerários formativos" são o caminho mais curto para aumentar o abismo que já existe entre a escola pública e a escola particular. São na realidade itinerários para o fracasso da educação pública. Os ensinos fundamental e médio no Brasil são realmente enciclopédicos, mas substituir um exagero por praticamente nada não resolve o problema, muito ao contrário o agrava!

  13. Telma Solange Guidi

    Doria foi péssimo para a Educação, para alunos e para professores. Tomara que os paulistas acordem e nunca mais o elejam!

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  14. Carlos Bruno Desenzi

    Ver reportagem

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    1. Carlos Bruno Desenzi

      No regime militar

    2. Carlos Bruno Desenzi

      Foi ffffffiiiiiiaaaassssccccc0000

    3. Carlos Bruno Desenzi

      Reforma parecida

    4. Carlos Bruno Desenzi

      Correio Braziliense

    5. Carlos Bruno Desenzi

      Tres de marco de dois mil e dezessete

  15. Carlos Bruno Desenzi

    Ver reportagem do correio Braziliense de 03/03/17 sobre o assunto.

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  16. Carlos Bruno Desenzi

    O governo militar fez algo muito parecido com isso em 1977. Foi um f1@5co. Voltaram atrás. Fui vitima disso.

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  17. florentina alves

    Esta Folha de SP criticou duramente o atual governo por suspender a implantação do novo ensino médio. Por que não verificou o retrocesso da educação brasileira nesses quatro últimos anos? O resultado é este, reproduzido por este governo que segue nesse descaminho, que punirá todos os alunos de SP.

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  18. ANDRE BARRETO

    Política pública feita por tecnocrata só pode dar m. Vejam a declaração do Rosieli. Totalmente fora da realidade da sala de aula.

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  19. Benedicto Ismael Dutra

    No passado não havia a ciêcia teorica dos intelectuais; homens simples falavam com a natureza tentando compreender as suas leis, e aos poucos iam percebendo existência do Criador. Hoje, se desde cedo, as crianças tiverem contato com a natureza poderão se tornar verdadeiros cientistas unindo a ciência da natureza com a religião.

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  20. lenise de souza ferreira

    Deplorável .

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  21. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Isso é só o começo do que vem pela frente..o tarcizin mira o Planalto.. e o pior é que professores o apoiam...

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  22. ALEX PAES LANDIM NEGREIROS

    É um crime este novo ensino médio onde o jovem brasileiro já era mediano em todas as disciplinas e agora cairá no ostracismo no português básico, matemática, ciências, não ia conhecer a própria história, a geografia do país e do mundo. O inglês, idioma universal. Vão formar pra ser serviçal.

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  23. Luís Manuel da Silva César

    Sou Europeu... na Europa o numero de horas lectivas, ou seja numero de hora de aulas já é maior que no Brasil... e agora, por lá já se entendeu que tem que ser mais e mais, na matemática, fisica, quimica, informatica... porque jornalistas e ciências humanas não ajuda no futuro..., o futuro é mais e mais tecnologia, não o contrário!

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    1. Flávio Guilherme

      Aulas de história mostram que o modelo predatório adotado por países europeus acabou com a possibilidade de países da África e América Latina de se desenvolverem. Europeus deveriam se envergonhar disso, e não apontar o dedo nem dar pitacos desnecessários.

    2. Carlos Bruno Desenzi

      Bem errado e desinformado. Por exemplo o que faz a IA através de coleta de dados é analisar o comportamento humano sob vários aspectos.

    3. Eduardo de Azevedo Silva

      Tecnologia que irá substituí-lo, a menos que você seja dono de meio de produção...

    4. Tadeu Roberto Corbi

      Vc é europeu (português suponho). Edaí? Isto torna sua opinião mais abalizada do que a dos brasileiros? Tua infeliz colocação mostra que as ciências humanas nunca poderão ser abandonadas sob o risco de nos tornar-nos tão xenófobos quanto vc.

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Kkkkkkkkkjjjj

    6. Tadeu Roberto Corbi

      Para vc o futuro é transformar o homem em máquina.

  24. Elisabeth Schmidt

    O eterno tubo de ensaio brasileiro: a Educação.

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  25. Rafael Theodoro Silva

    Alguém tinha dúvidas que daria errado? As escolas de elite adotaram?

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  26. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    A precarização da profissão do Professor, está, em curso com o novo ensino Médio, além de levar ao desespero Pais/Responsáveis e alunos. Portanto precisamos lutar bravamente para revoga-lo.

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  27. Andréa Bandeira

    Revogar o NEM é a única alternativa, se desejamos que diferentes setores das classes sociais tenham o mesmo direito à educação com qualidade e futuro com equidade social. O Brasil precisa cuidar para que as futuras gerações superem as mazelas sociais que enfrentamos, hoje e historicamente.

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  28. Marco Aguiar

    É muita burrice e arrogância governacional em manter essa esquizofrenia educacional. A quem interessa o povo brasileiro não ter conhecimentos de ciencias exatas e humanas? Por quê nossos governantes querem nos transformar num continente apenas selvagem como a mae Africa e produtor só de commodities? O G7 é claro! Esses autodenominados "patriotas" e essa horda cega de "evangélicos" precisam ser contidos para o Bem das nossas futuras gerações!

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    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc tem ideia de quem fez ?

  29. maria luísa beltrao lemos

    Quem foi o gênio do programa?

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    1. Elisabeth Schmidt

      Não foi o gênio Weintraub?

  30. Leila Barbosa

    Total Absurdo ! Aumentando cada vez mais a distância entre o ensino público e privado. Mais uma maneira de impedir o acesso a uma educação de qualidade e a universidade a todos, principalmente aos do ensino público. A quem interessa?

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  31. Leila Barbosa

    Total Absurdo ! Aumentando cada vez mais a distância entre o ensino público e privado. Mais uma maneira de impedir o acesso a uma educação de qualidade e a universidade a todos, principalmente aos do ensino público. A quem interessa?

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  32. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Vai ser curioso ver os alunos da rede Pública de São Paulo fazer as provas do Enem e alguns vestibulares específicos . Gente abandonada pela escola escrever gato com jota e cachorro com x na redação. Sem falar do desastre nas demais disciplinas não ensinada no terceiro ano. A desigualdade vai aumentar de forma exponencial, coisas de muitos não saber o que é pela falta de mais aulas de Matemática.

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  33. Enos Mendes

    Não se preocupem: faça que nem os seus mestres: façam o L e tudo vai dar certo (ironia)...

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    1. Flávio Guilherme

      Menos, Mendes...

    2. Marco Aguiar

      Caramba, a partir da resposta desse cidadão dá para entender porque esses políticos conseguiram impor esse programa de segregação educacional favorável à elite que poderá pagar a parte para seus filhinhos passarem no vestibular ou estudar nas universidades do exterior que têm essas matérias como básica!!!

    3. Alexander Toledo

      Quem criou e forçou para aprovar essa reforma foi o Temer. Logo apos o golpe em Dilma. Você também precisa de aulas de Hisória, amigo. O presidente Lula vai acabar revogando, pois a pressão popular nem começou ainda, aguarde e verá.

  34. João Batista de Junior

    Sou contra

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  35. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    A elite brasileira não tem nenhum compromisso com o futuro do Brasil. A juventude brasileira não merece tamanho descaso das autoridades. É uma pouca vergonha.

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    1. ELENY Corina Heller

      É a perda antecipada de mão de obra qualificada no futuro. Perda irreparável. Que desespero!

  36. Roberto Gomes

    No ensino médio tive aulas de Latim, história da arte, geopolítica (com um professor fera), sociologia, filosofia, além de muita matemática (tinha exercícios de trigonometria que eu duvido que qualquer aluno de hoje consiga resolver), portugues, redação, história, geografia, biologia (odiava genética), física. Conteúdo, conteúdo, conteúdo. Estudei em uma das melhores universidade do Brasil, fiz especializações no exterior, tenho uma vida bem decente. Fico muito triste por essa juventude judiada.

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    1. maria luísa beltrao lemos

      Arno, poderia não ser garantia de sucesso, pois dependia do aluno estudar ou não. Mas garanto que era bem melhor que agora.

    2. Arno Costa

      No século passado era assim mesmo, porém não era garantia de sucesso

  37. Hercilio Silva

    Em resumo, quem entrar nessa não vai conseguir passar no Enem e nem nos vestibulares.

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  38. marcos fernando dauner

    no meu terceirão eu tive apenas seis disciplinas - matemática, química, física, biologia, português e inglês . resultado - Sexto lugar -entre mais de oitocentos candidatos- no meu concurso vestibular na ufpr .

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    1. daniel Rodrigues Santos

      Pois saiba que hoje não se deve alfabetizar mais: deve-se alfabetizar e letrar. Não se ensina mais matemática, tem que ter letramento matemático e pensamento para resolução de problemas. Como não se consegue resolver os problemas graves da educação, cria-se perfumarias baratas e sem essência.

    2. Luiz Carlos Farias

      Uau , que modelo revolucionário . Então basta diminuir o oferta de disciplinas ?

  39. Anderson Santos

    Esse é o legado do Golpe...

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    1. Alexandre Pereira

      Não, não é. A extinção dos dinossauros e a mudança climática também não.

  40. Paolo Valerio Caporuscio

    Educação brasil do " futuro" cada vez mais mediocre e na ignorância.

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  41. edilson borges

    ensinar fazer brigadeiro pode incluir estudo sociológico de mercado, matemática financeira prá determinação de custo e preço, química das transformações dos alimentos e proporções melhores, geografia da fome e biologia prá explicar a nutrição e a falta dela, e mais um punhado de temas transversais que podem ser trazidos numa discussão de bom nível. problema é fazer isso tudo correndo. implantar isso em pilotos e replicar acertos parece mais sensato.

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  42. Mateus Bego Bueno

    O novo ensino médio está cumprindo perfeitamente o papel para o qual foi concebido: precarizar ainda mais a educação pública e alijar o jovem cidadão do direito ao conhecimento. É urgente que o governo Lula enfrente os poderosos interesses que estão por trás dessa aberração e revogue completamente essa (de)forma!

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  43. jose prado

    E os professores estão preparados para aprofundarem os conhecimentos dos alunos? Misericórdia!

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  44. Fabrício Schweitzer

    Com uma desigualdade social abissal, não podemos ter muitas esperanças. Educação de qualidade vai além da escola. Onde estão as oportunidades de aprendizado fora da escola? Em casa? Na internet? No zap? Um país que não lê, não tem arte, sem bibliotecas e com um congresso como o nosso, fica difícil. Sem contar as assembleias e as câmaras. Ah, e o bolsonarismo.

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  45. Luis Henriques

    Algo precisa ser feito para tornar as aulas mais interessantes. Observo que várias escolas ainda dão aula como 30 anos atrás. Num mundo de interne e chatGBT o ensino nao pode ser o mesmo. Os especialistas que tratem de mudar essa situação.

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    1. Luis Henriques

      Por isso que tem que mudar. Da forma que é hoje com a internet e chatGPT nada se cria tudo se copia.

    2. RONALDO F VAZ

      Desde sua origem na Grécia antiga o ensino envolve professor e aluno. Isso não mudara nunca. O que voce propõem e isa softs para produzir trabalhos prontos, por inteligência artificial. Ou então copia e cola na internet. Coisas absurdas

  46. Simone Rodrigues

    Camilo Santana, infelizmente, não tem a envergadura necessária para ser o ministro da educação em momento histórico tão complexo. Precisamos de alguém que efetivamente tenha um ideário de esquerda, que pense em políticas públicas para a educação do povo sofrido de nosso Brasil. Camilo já mostrou que está compromissado com o Itaú/Unibando, Todos pela Educação, Fundação Lemann e outros que querem destruir a educação pública e geri-la com gestão privada, tomando conta dos recursos públicos para si.

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    1. Simone Rodrigues

      Que tal o professor Daniel Cara?

    2. Irazel Soares

      Você está sugerindo o Milton Ribeiro?

    3. Alexandre Pereira

      Ideário de esquerda? Taí a razão da situação atual. Ideologia máxima, racionalidade zero.

    4. marcos machado

      Parei em "ideário de esquerda"......os paises que dominam o mundo não possuem uma educação com viés socialista, as pessoas ignoram que o principal pensador do socialismo: Karl Marx odiava o Altíssimo....que falta faz o conhecimento e o estudar!

  47. Simone Rodrigues

    Acho que já está claro para todos que o novo ensino médio (minúsculo mesmo) foi aprovado às pressas no governo do golpista temer com o objetivo de esvaziar ao máximo e precarizar a formaça dos jovens brasileiros filhos da classe trabalhadora. A única coisa digna a ser feita agora para minorar os estragos é chamar pessoas do naipe do Daniel Cara e outros pesquisadores sérios do tema para criar um outro ensino médio que atenda às necessidades de formação e cidadania de nossos jovens. #ForaCamilo!

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  48. Anderson Pereira de Souza

    Uma das consequências do golpe de 2016, a precarização da educação da educação pública. Mas no pacote veio a precarização das leis trabalhistas, o desmonte da previdência (menos para militares), e a política de ódio e bozonazização. Parabéns coronéis, vocês venceram outra vez.

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  49. Eduardo Elói

    O negócio é o seguinte: o aluno tem que aprender alguma coisa, mas não pode ficar muito sabido. Muito sabido, ele vai perguntar: o que tanto guardam embaixo do tapete, os donos do poder político e econômico? Esse é o resumo da coisa toda.

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  50. Gildázio Garcia

    Trabalho em uma Escola particular em Ipatinga-MG há mais de 30 anos, onde os alunos do Velho e do Novo Ensino Médio têm 3 aulas de Geografia e de História por semana no 1° e 2° anos e 4 no 3°. E para ficar melhor ainda, o material utilizado, desde 2009, é do Bernoulli.

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